ENTENDENDO O 3G

  • Respostas:12
  • Sticky
Conta desativada
  • Posts no fórum: 12 371

18/02/2013, 18:02:34 via Web

Vou tentar explicar aqui de uma forma mais simples possível o que é o 3G.

Entendendo a 3G

A telefonia 3G está para a telefonia 2G assim como a internet banda larga está para a discada. Ou seja, transmissão de dados em alta velocidade que permite o acesso a conteúdo multimídia, como vídeos, TV e animações em alta resolução, a e-mail, mensagens instantâneas e a recursos antes relegados à telefonia fixa ou à telefonia IP, como videoconferência e download rápido de grandes quantidades de dados. Mas para entender o que é a telefonia 3G, é preciso familiarizar-se com a sopa de letras de padrões, tecnologias da telefonia móvel.

UMTS (Universal Mobile Telecommunications Service):

Evolução da GSM, essa tecnologia baseada em IP (Protocolo de Internet) opera na faixa de 1900 MHz e atinge taxas de transmissão de até 2 Mbps, a velocidades médias de 220 a 320 kbps. Ela possibilita serviços de alto consumo de banda, como videoconferência, transmissão de TV, e streaming de áudio e vídeo. Como é compatível com a GPRS e a Edge, a UMTS pode operar em qualquer uma dessas redes com segurança.

HSPA (high Speed Packet Access):

Tecnologia que permite enviar e receber grandes arquivos, jogar online, enviar e receber vídeos e imagens em alta resolução, fazer download de música e permanecer conectado à Internet ou à rede IP do escritório. Pode transmitir dados a uma velocidade de até 5,7 Mbps, com taxas mínimas de transferência variando de 144 kbps a 384 bps. A sigla tem duas variações - HSDPA e HSUPA. A primeira, High Speed Downlink Packet Access, refere-se à velocidade com a qual a pessoas podem baixar arquivos de dados. A segunda, High Speed Uplink Packet Access, à velocidade para enviar pacotes de dados.

WCDMA (Wideband Code Division Multiple Access):

Protocolo de transmissão da terceira geração da telefonia celula­r que utiliza o método de sinalização da tecnologia CDMA para alcançar velocidades mais altas e suportar mais usuários. A tecnologia foi desenvolvida pela NTT DoCoMo, operadora de telefonia japonesa como uma interface aérea da rede 3G da também japonesa Foma. O protocolo acabou virando parte do IMT-2000 (International Telecommunication Union), do padrão internacional da 3G. A WCDMA permite atingir velocidades de até 5,7 Mbps, dependendo do padrão adotado (HSDPA ou HSUPA).

Bom, o 3g é mais ou menos isso, para esclarecer mais teria que entrar em termos técnicos que não é o principal objetivo deste post,e sim esclarecer que , o seu smartphone, quase nunca vai aparecer "3G" na barra de notificação, e sim um "H" ou "E",sendo que quando estiver com o "E" você está em uma rede "2G", as vezes , dependendo do protocolo da operador até aparece o 3g, mas vocÊ estará com a velocidade da internet um pouco inferior do que se estivesse com o "H" lá na sua barra de notificações.

Se alguem tem mais algum complemento a respeito do assunto ou duvidas, fiquem a vontade comentar.

Fonte :http://informatica.hsw.uol.com.br/telefonia-3g1.htm

Quando você for seguir um tutorial,primeiro leia atentamente o passo a passo,em seguida leia os relatos das duvidas e dificuldades que outros tiveram ao fazer o tutorial, assim você terá toda a confiança para prosseguir com o tutorial sem problemas.
Se alguém lhe ajudou, não esqueça de agradecer, clicando no icone de positivo,isso incentiva quem está aqui disposto a ajudar .

Raul CostaConta desativada

Responder
Raul Costa
  • Posts no fórum: 3

01/08/2013, 14:09:31 via Web

Valew Jéfferson, isso pelo meno tira toda a dúvida.

Conta desativada

Responder
Compare Smartphone
  • Posts no fórum: 2

25/09/2013, 21:49:55 via Web

Pessoal, somente para complementar o assunto. Embora tenhamos todas estas taxas disponibilizadas pela tecnologia 3G, na prática elas são inatingíveis. As operadoras possuem regras (parâmetros) em suas redes para limitar a velocidade média de cada usuário já que ela tem que dividir o “túnel de dados” com centenas de clientes ao mesmo tempo. Por isso a maioria dos planos limitam a velocidade (diminuem mesmo a sua velocidade) se você ultrapassar a quantidade de dados prevista no seu plano.

Abraços,
Fabiano Souza
Compare Smartphones Team

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 210

13/09/2014, 16:31:06 via Web

Creio que você já se perguntou qual a diferença dessas letras (3G, H, H+, E) na sua barra de status, está aqui uma breve explicação!
image

Provavelmente você, ao usar seu smartphone ou tablet com 3G/4G, já se deparou com as letrinhas que aparecem junto com o sinal de celular, e ficou se perguntando que raios são aqueles G, H, H+, E… etc.

Outro fato também que você provavelmente já reparou é que quando aparece “E” ou “G”, a internet fica mais lenta, quase impossível de usar. Por que?
Bom, essa e demais perguntas são simples de responder, e farão bastante sentido após a explicação do que é cada letra. Vamos listá-las em ordem de velocidade e surgimento da tecnologia.

E - EDGE

O infame “E” que deixa a internet lenta. O EDGE (Enhanced Data Rates for GSM Evolution) é uma tecnologia 3G que oferece um avanço considerável em relação ao 2G e ao GPRS, mas que é lenta em relação ao HSPDA e HSPDA+, e obviamente o 4G. Ela surgiu em 2003 e oferece velocidades de download na casa dos 400 Kbit/s, e normalmente está presente onde não tem HSPDA.

3G - GPRS

Esse é o terror de quem assiste vídeos usando a rede do celular. O GPRS (General Packet Radio Service) foi implantado em 2000, podendo transmitir somente a 171 Kb/s. A grosso modo, quando implantado em conjunto com uma rede 2G, forma uma rede “2.5 G”. Ele na verdade é um protocolo que permite que redes 2G, 3G e WCDMA transmitam pacotes de dados para a internet, e é um subsistema do GSM. O formato é bem comum no Brasil em áreas onde não há cobertura 3G, mas onde chega o 2G. Por isso a internet normalmente é lenta..

H - HSPDA

O
formato é um aprimoramento do 3G, e também chamado de 3.5G, 3G+ ou Turbe 3G. Seu nome vem de High-Speed Downlink Packet Access e permite velocidades máximas teóricas de download de 42.3 Mbit/s, mas na prática o máximo que se chega é na casa dos 14 Mb/s.
H+ - HSPDA+

Essa é uma evolução do HSPDA, e fornece velocidade de download de até 168 Mb/s.

4G / LTE

Esse é o famoso 4G, que ainda está em implantação no Brasil. Tanto o 4G quanto o 2G e 3G na verdade são uma série de padronizações e protocolos, então não existe uma única definição. No geral, as redes 4G devem oferecer velocidades de download de até 300 Mbit/s.
Obviamente essas velocidades dependem das operadoras, e aqui no Brasil elas deixam a gente bem na mão. As redes 3G poderiam ter velocidades altíssimas, mas essas velocidades só são oferecidas pelo 4G (ainda bem abaixo do máximo do 3G), ou seja, o 4G tem velocidade de 3G, e o 3G tem velocidade bem abaixo do que deveria.

FONTE: CANALTECH

— alterado em 13/09/2014, 16:54:05

Arthur S.

Responder
Léo Walk
  • Posts no fórum: 663

13/09/2014, 16:49:41 via App

Valeu, brother. Obrigado.

Smartphone: Quantum Muv Up
Sistema: Nougat (Rom Stock)
Kernel: Stock 3.18.35+
Versão do Android: 7.0

Conta desativada

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 129

14/09/2014, 18:21:17 via App

Valeu brother! Esse infame EDGE acompanha a rede da Tim na minha cidade, enquanto a vivo já está no H 😓

Responder
L. Schefer
  • Posts no fórum: 2 051

14/09/2014, 19:08:57 via Web

Olá Leonardo, ótimo ficou tópico, vai ajudar bastante o pessoal a entender o porque do sinal fraco e até como corrigir isso. Muito bom mesmo!

No entanto quero fazer uma correção, a letra G presenta o GPRS (General Packet Radio Services) ou comumente conhecida com 2.5G, ou seja uma internet bem arcaica, ficando afrente apenas do GSM (Global System for Mobile Communications) ou 2G. Já o EDGE ( Enhanced Data Rates for GSM Evolution) ou como conhecido, o 2.75G, ficando abaixo apenas do 3G (UMST). O EDGE é a evolução do GPRS, por isso não pode ficar abaixo do GPRS por ser uma rede com transferência de dados bem superior a rede citada. Já o 3G [UMTS] (Universal Mobile Telecommunication System), é a evolução do EDGE ou 2.5G, essa rede ficou mundialmente conhecida como 3G, ou terceira geração de rede móvel, possibilitando altas transferências de dados, antes só possível através do WLAN, ou wifi.

Para não ficar difícil compreensão, deixo aqui a sequencia correta e mais alguns detalhes. Vamos revisar um pouco então ...

GSM ou 2G, foi a primeira rede que nos importa saber pois CDMA aqui no Brasil morreu faz tempo. Algum tempo depois chegou o GPRS ou 2.5G, porem a conexão era muito RUIM, lembro de algum tempo atra meu celular mostrar um G, ao conectar. rs. A evolução do GPRS veio com o EDGE ou 2.5G, conhecida tambem com EGPRS (Enhanced General Packet Radio Services), a partir dessa nova rede a internet ficou melhor, mas não o suficiente. Daí veio a rede UMST ou 3G, essa sim, muito rápida, agradou muito, porem com o tempo foi ficando limitada para as necessidades do dia a dia e outra tecnologias foram substituindo a mesma. Observação o GSM não tem uma Letra que o representa, por ser uma rede muito antiga. A rede foi citada aqui apenas para compreensão de todos.

Na sequencia o G representa o GPRS (2.5G), o E presenta o EDGE (2.75G), ja o UMST é presenteando não por uma letra, e sim pelo Próprio 3G. A partir do H, a sequencia está está correta.

Pra quem quer saber mais sobre as rede es as fontes: Aqui e aqui ... ;)

— alterado em 14/09/2014, 19:26:45

"Antes de realizar qualquer procedimento, leia, aprenda, entenda, tire as dúvidas lendo, execute, se tiver problemas leia as experiências dos outros usuários, e re-execute, persista e nunca desista!"

Novo no fórum? Leia as regras de publicações, elas vão te ajudar muito na hora de postar um novo tópico.

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 210

14/09/2014, 21:35:07 via App

só coloquei a diferença, não na ordem que se evoluiu . pra quem ainda ficou em duvida ,A Ordem É essa: E,G,3G,H,H+,4G :)

— alterado em 14/09/2014, 21:35:21

Responder
L. Schefer
  • Posts no fórum: 2 051

14/09/2014, 23:49:03 via Web

Leonardo Silva

só coloquei a diferença, não na ordem que se evoluiu . pra quem ainda ficou em duvida ,A Ordem É essa: E,G,3G,H,H+,4G :)

Olá tudo bem, estamos aqui para nos ajudar, sei que voce é novato nesse universo e as vezes é normal confundir as coisas ... Como eu ja tinha explicado antes, a ondem correta é: G (GPRS), E (EDGE), 3G (UMST), H (HSPA), H+ (HSPA+), 4G (LTE). Essas são as conexões que temos no Brasil, só lembrando que GPRS é inferior a EDGE.

"Antes de realizar qualquer procedimento, leia, aprenda, entenda, tire as dúvidas lendo, execute, se tiver problemas leia as experiências dos outros usuários, e re-execute, persista e nunca desista!"

Novo no fórum? Leia as regras de publicações, elas vão te ajudar muito na hora de postar um novo tópico.

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 1 344

15/09/2014, 13:15:14 via Web

Lembrando que a tecnologia 5G já esta em testes no Brasil, provavelmente deve ser disponibilizada em todo territorio nacional no ano de 3570, com velocidade de 2,Kbps, e preço de R$125,00 por MB trafegado :D Na promoção da TIM ;)

LG G2 D805 | ROM CLOUDY G3 V2.1

Responder
Jonas D.
  • Posts no fórum: 430

15/09/2014, 17:38:19 via App

Laíre S.

Leonardo Silva

só coloquei a diferença, não na ordem que se evoluiu . pra quem ainda ficou em duvida ,A Ordem É essa: E,G,3G,H,H+,4G :)

Olá tudo bem, estamos aqui para nos ajudar, sei que voce é novato nesse universo e as vezes é normal confundir as coisas ... Como eu ja tinha explicado antes, a ondem correta é: G (GPRS), E (EDGE), 3G (UMST), H (HSPA), H+ (HSPA+), 4G (LTE). Essas são as conexões que temos no Brasil, só lembrando que GPRS é inferior a EDGE.

Eu acompanhei bem essa evolução.
Eu costumo chamar o GPRS de 1G e o EDGE de 2G, daí vem o 3G, que de acordo com meu antigo Galaxy Y, é o H, ou seja, H=3G, depois o H+ que é o 3,5G de acordo com a Claro e com o Wikipédia, por fim o 4G e o 5G, que já está atividade em alguns países.

Motorola Moto E - XT1025
• CyanogenMod 13.0 (MM 6.0.1)
• TWRP 2.8.7

Responder
Ana Pereira
  • Posts no fórum: 46

01/12/2014, 16:47:45 via Web

:):):):):)

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 30

22/08/2019, 12:51:05 via Web

Já há muito tempo surgiu a tecnologia de quarta geração, se você está lendo sobre a tecnologia de terceira geração, é provável que você não tem dinheiro e então eu recomendo que você experimentá este é o lugar: https://apostas-br.com/ , porque é aqui que eu fui capaz de encontrar uma boa casa de apostas e começar a

Responder