Como instalar o Android 4.3 no Nexus 7 versão 2012

  • Respostas:6
  • Sticky
Camila Rinaldi
  • Admin
  • Equipe
  • Posts no fórum: 379

01/08/2013, 13:19:18 via Web

E aí, Pessoal, tudo bem?

Assim como muitos aqui, sou uma fã do Android e passo boa parte do meu tempo fazendo peripécias com meus gadgets afim de entender melhor as possibilidades do sistema operacional da Google. Na semana passada, o Big G colocou no mercado uma versão mais recente da Jelly Bean, o Android 4.3 e eu resolvi testar a atualização no meu tablet de 2012. Como não recebi a atualização via OTA, ontem tentei forçar o dispositivo a receber o pop up informando sobre a atualização, que é bem fácil, mas que, por algum motivo, deu erro no meu dispositivo.

Por causa deste erro, tive que realizar um procedimento de recuperação do meu Nexus 7 e, para isso, precisei "flashear" a ROM Android 4.3. Assim, fiz este tutorial pensando em você, que também teve algum problema e vai precisar reinstalar o sistema. Lembrando que este procedimento também pode ser feito por aqueles que ainda não receberam a atualização via OTA.

Antes de tentar "flashear" a ROM, por favor, tente o método simples descrito aqui no fórum pelo membro da nossa comunidade, Gyuber August, forçando o seu aparelho a receber o update!


Se o método simples não funcionou ou se você precisa "flashear" a ROM oficial de qualquer forma, siga o procedimento abaixo.

Atenção! Fazer o flash de uma ROM, mesmo que oficial, envolve riscos. Se você não seguir o procedimento corretamente, você pode acabar com um dispositivo inutilizável. Nem eu, nem o AndroidPIT poderemos ser ser responsabilizados por qualquer consequência negativa que venha a acontecer com o seu aparelho.

Este método resulta na perda de todos os seus dados!


Arquivos necessários:

Firmware Android 4.3 para Nexus 7 WiFi (nakasi)

Firmware Android 4.3 para Nexus 7 3G (nakasig)

Fastboot + ABD drivers

Pré-requisitos:

  • Carregar o Nexus 7 a, pelo menos, 80% da capacidade de bateria;
  • Verifique se os drivers estão instalados antes de "flashear" (veja como verificar isso no passo-a-passo a seguir);
  • Faça um backup dos seus dados.

Flash do Android 4.3 no Nexus 7 via Fastboot

1. Faça o download do firmware para o seu modelo (Wi-Fi ou 3G), não se engane!

2. Descompacte o conteúdo do firmware em uma pasta chamada, por exemplo, "AndroidNexus7";

3. Baixe o Fastboot + ADB drives e descompacte o conteúdo para Windows na mesma pasta;

4. Posicione o seu Nexus 7 em Fastboot Mode, para fazer isso desligue o aparelho e pressione o botão de volume (+) e volume (-) simultaneamente, e depois de três segundo, pressione o botão de ligar (Power);

5. Conecte o seu Nexus 7 em Fastboot Mode via USB ao seu PC. Neste ponto, o Windows irá perguntar-lhe sobre a localização dos drivers, especifique a pasta onde você descompactou o Fastboot + ADB;

Caso você tenha algum problema de reconhecimento do seu dispositivo pelo windows, saiba como fazer o reconhecimento manual do dispositivo.

Assim deve se parecer a sua pasta:



6. Se você não tiver o bootloader destravado (se você nunca "flasheou" qualquer coisa em seu Nexus 7), quando estiver na pasta que você criou lá no início, mantenha pressionada a tecla Shift e clique com botão direito. Clique em "Abrir o prompt de comando" e digite nele o seguinte comando:

fastboot oem unlock

Depois feche o prompt.

7. Na pasta AndroidNexus7, lançar "flash-all";

8. Neste momento, uma janela se abrirá na tela do seu PC. Não desligue seu tablet. Por vezes, pode sentir que o sistema está bloqueado, mas não será este o caso. Algumas fases são longas mesmo.


Caso você queira fazer o flash do Android 4.3 em outro dispositivo Nexus, aqui você encontra o tutorial realizado pelo Philipe Cella, membro da Comunidade AndoridPIT, com o mesmo processo no Nexus 4.

Imagens:


— alterado em 02/08/2013, 16:46:55

Camila Rinaldi
Head of content

Conta desativada

Responder
Thaymes Sousa
  • Posts no fórum: 1

02/08/2013, 21:39:15 via Web

Onde encontro o arquivo flash-all.bat?

Responder
Nildean Ramalho
  • Posts no fórum: 3

25/09/2013, 15:37:56 via Web

Camila,

Parabéns pelo tutorial, está muito bem explicado, porem eu tenho o seguinte problema:

Um amigo meu, tentou atualizar o nexus 7 dele e deu algum problema na inicialização. Tenho acesso ao fastboot porem o menu "Recovery mode" não me da nenhuma opção, aparece a imagem do android com a exclamação vermelha, mas sem aparecer as opções de wipe.
Quando dou o comando para desbloquear o bootloader e seleciono a opção "yes", apareçe a seguinte mensagem no prompt de comando:
(bootloader) erasing userdata...
(bootloader) erasing userdata done
(bootloader) erasing cache...
(bootloader) erasing cache done
(bootloader) unlocking...
FAILED (remote: (Unknown error code))

Tentei pelo linux e recebo o mesmo erro, li em vários fóruns e em todos mandam ativar a opção USB debugging, só que eu não tenho acesso ao sistema para poder fazer isso. Estou fazendo algo de errado ???
Por favor me da uma luz se possível.

Responder
Eduardo Zumba
  • Posts no fórum: 1

10/04/2014, 05:37:40 via Web

Uhulll Muito obrigado Camila. :) :) :)

Responder
Marcos Assunção
  • Posts no fórum: 5

15/07/2017, 01:37:17 via Web

Boa noite, Camila! Velho, vc brocou! rsrsrsrs....já estava chamando meu tablet de "peso de papel"! Eu tentei fazer um upgrade para o Android 7, mas não deu certo. Tentei corrigir, mas no final o Nexus só ficava no fastboot, nem no recovery mode entrava! rsrsrs... Quando vc falou que se ainda acessava o fastboot, tinha jeito...pqp! Chega bateu uma felicidade! rsrsrsrsrs. Enfim, parabéns e muito obrigado! A Androidpit broca!

Camila Rinaldi

Responder
test teste
  • Posts no fórum: 1

19/10/2018, 18:27:41 via Web

meu nexus 7 ele não quer desbloquear o boot...

Responder