[TUTORIAL][Nivel-Baixo] Entendendo os Fundamentos de uma Custom Rom

  • Respostas:13
  • Sticky
Conta desativada
  • Posts no fórum: 1 987

19/10/2013, 19:17:06 via App

Entendento Os Fundamentos de uma ROM


Aqui têm algumas coisas essências, Só o básico, Tutorial nível [NOOB].

Quando Você De-compila uma ROM, você se de-compara com varias pastas.. as principais são:


  • app
  • bin
  • etc
  • fonts
  • framework
  • lib
  • media
  • xbin


app. O diretório app contém os aplicativos de Sistema quê vêm de fábrica em seu aparelho, Aqui você pode colocar aplicativos em sua ROM, Más lembre-se quê para a ROM reconhecer os apps a permissão têm quê ser rw-r--r--



bin. Se sua ROM é simples você não vai querer mexer aqui, Até porque os arquivos estão em sylimk, Uma vez em sylimk eles estão presos a outros binários, Ou seja.. Alterar algum afeta outros, Más aqui você pode colocar alguns scripts para performance.



etc. A pasta etc está com arquivos diversos, No Android Gigerbread ao Jelly Bean 4.2.X existem arquivos como o vold.fstab quê contém a remontagem de partições, Quê são editados para a inversão de memórias, Uma coisa legal da pasta etc é quê você pode colocar Scripts na pasta init.d, Claro.. Se a pasta existir, Em outras temos a pasta de permissões quê toda ROM têm a sua e é muito usada no Port de ROMs.



fonts. Aqui não precisa nem dizer prá quê serve, Você pode colocar algumas fontes legais, Eu recomendo a Roboto quê é a fonte do Android 4.0.X - 4.3.X. Lembrando das permissões quê têm quê ser colocadas do updater-script




framework. Aqui têm a engine do tema, O framework-res.apk/framework.jar é responsável por quase tudo da interface, Você pode de-compilar e editar alguns arquivos, Procure no xda alguns tutorias sobre isso.




lib. Aqui contém todos os binários do sistema, Desde binários de áudio, câmera e drivers da GPU, Todos em extensão .so, Procure atualizar os drivers da sua GPU para melhor performance, Está localizado na pasta egl



media. Aqui você pode trocar a bootanimation, Trocar os sons de sistema e outras coisas, Só isso mesmo :lol:



xbin. Por último a pasta quê está em sylimk com a bin, Aqui você pode adicionar Root em sua ROM com o binário SU, Adicionar várias técnicas como o zipalling quê é bem usado.


Meu próximo tutorial vai ensinar como compilar uma ROM Paranoid Android pelo código fonte usando o Ubuntu e um tutorial completo para você entender como funciona o updater-script

— alterado em 18/12/2013, 19:35:17

Lost in Amsterdam?

Thyago LuizpmachadoConta desativada

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 1 987

20/10/2013, 02:14:10 via App

Hugo Gabriel
kkkkkkkk... Muito bom.:D

Pelo meu linguajar.. o pessoal vai mais rir do que aprender.. kkkk

Lost in Amsterdam?

Responder
L. Schefer
  • Posts no fórum: 2 051

24/10/2013, 23:54:50 via Web

já que tu entende, me diz em que pasta ou em que arquivo fica a idioma. e se é fácil de adicionar outro idioma lá.

"Antes de realizar qualquer procedimento, leia, aprenda, entenda, tire as dúvidas lendo, execute, se tiver problemas leia as experiências dos outros usuários, e re-execute, persista e nunca desista!"

Novo no fórum? Leia as regras de publicações, elas vão te ajudar muito na hora de postar um novo tópico.

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 1 987

25/10/2013, 01:06:09 via App

Laíre S.
já que tu entende, me diz em que pasta ou em que arquivo fica a idioma. e se é fácil de adicionar outro idioma lá.

Não é facil, Nada Facil mesmo, Não é um arquivo que vc apenas baixa e cola em um certo lugar, Irar ter que editar varios arquivos pelo notepad, desde Settings, SystemUI, Framework-res, e à maioria dos apps nativos.

Lost in Amsterdam?

Responder
hugo.gabriel999
  • Posts no fórum: 947

25/10/2013, 15:58:19 via Web

Castro você sabe decompilar apps não é?
Bom estou com problemas para decompilar apps de sistema:


eu instalei o framework certinho mas na hora do "decompile" acontece isso aí,se poder me ajudar eu agradeceria muito
........,.,

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 12 371

05/11/2013, 12:08:28 via Web

Hugo Gabriel
Castro você sabe decompilar apps não é?
Bom estou com problemas para decompilar apps de sistema:


eu instalei o framework certinho mas na hora do "decompile" acontece isso aí,se poder me ajudar eu agradeceria muito
........,.,
olá, eu acho que esse é um bug do windows, poiis é o mesmo erro que acontece comigo, só consigo decompila quando coloco o linux emulador e faço o0 processo por lá.me corrijam se estou errado.

Quando você for seguir um tutorial,primeiro leia atentamente o passo a passo,em seguida leia os relatos das duvidas e dificuldades que outros tiveram ao fazer o tutorial, assim você terá toda a confiança para prosseguir com o tutorial sem problemas.
Se alguém lhe ajudou, não esqueça de agradecer, clicando no icone de positivo,isso incentiva quem está aqui disposto a ajudar .

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 12 371

05/11/2013, 12:12:42 via Web

logo vamos divulgar esse tópico nas redes socias, paulo sempre que tu fizer um tópico de desenvolvimento , me avisa por mp, as vezes demoro para ver , pois acompanho o fórum do androidpit como um todo, e são muitos aparelhos para acompanhar, ainda acho que um tópico do teu script seria bom , pois a visualização dele e a divulação seria mais fácil, mas é contigo a decisão.

Quando você for seguir um tutorial,primeiro leia atentamente o passo a passo,em seguida leia os relatos das duvidas e dificuldades que outros tiveram ao fazer o tutorial, assim você terá toda a confiança para prosseguir com o tutorial sem problemas.
Se alguém lhe ajudou, não esqueça de agradecer, clicando no icone de positivo,isso incentiva quem está aqui disposto a ajudar .

Responder
hugo.gabriel999
  • Posts no fórum: 947

05/11/2013, 12:45:23 via Web

jefferson h.
Hugo Gabriel
Castro você sabe decompilar apps não é?
Bom estou com problemas para decompilar apps de sistema:
..........................................
eu instalei o framework certinho mas na hora do "decompile" acontece isso aí,se poder me ajudar eu agradeceria muito
........,.,
olá, eu acho que esse é um bug do windows, poiis é o mesmo erro que acontece comigo, só consigo decompila quando coloco o linux emulador e faço o0 processo por lá.me corrijam se estou errado.
Já consegui resolver, eu usei uma nova versão (apktool v2.0beta7) -_-

Responder
L. Schefer
  • Posts no fórum: 2 051

12/11/2013, 20:09:30 via Web

Boa tarde pessoal,
O tópico foi movido para Tutorais Android para desenvolvedores, blz?
Atenciosamente,
Laire S.

— alterado em 12/11/2013, 20:31:05

"Antes de realizar qualquer procedimento, leia, aprenda, entenda, tire as dúvidas lendo, execute, se tiver problemas leia as experiências dos outros usuários, e re-execute, persista e nunca desista!"

Novo no fórum? Leia as regras de publicações, elas vão te ajudar muito na hora de postar um novo tópico.

Responder
Daniel Teixeira
  • Posts no fórum: 32

18/12/2013, 12:24:18 via Web

na verdade não é bug e sim que vc esqueceu de instalar o framework no seu usuario para o apktool funcionar do api da sua apk para isso é só digitar: apktool if framework-res.apk ai os apks de sua rom vai decompilar certinho :D

Responder
hugo.gabriel999
  • Posts no fórum: 947

18/12/2013, 17:40:03 via Web

Daniel Teixeira
na verdade não é bug e sim que vc esqueceu de instalar o framework no seu usuario para o apktool funcionar do api da sua apk para isso é só digitar: apktool if framework-res.apk ai os apks de sua rom vai decompilar certinho :D
Esqueci p°Rr@ nenhuma.. era a versão do apktool que não funcionava...

Responder
Daniel Teixeira
  • Posts no fórum: 32

18/12/2013, 18:37:15 via Web

Então ta :P

Responder
Max dia
  • Posts no fórum: 2

28/02/2018, 05:06:52 via Web

Por favor eu queria saber se teria como eu abaixa a quantidade de memória RAM que o sistema usa, pois tenho um iphone 7 plus repica mas a ROM dele é toda modificada, eu queria instalar um pura só que as compatíveis que eu achei tem mais memorai RAM tem como?

Responder