O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
#IFA16 38 Compartilhados 21 Comentários

Esta empresa mostra que qualquer smartphone pode ser à prova d'água

Durante a IFA 2016, além de novos dispositivos e eletrodomésticos, também é possível perceber de forma muito clara a evolução de tecnologias disponíveis há algum tempo no mercado. Uma delas é, sem dúvidas, as certificações de resistência à água. Na feira deste ano, tive a chance de conhecer o pessoal da HZO, uma empresa especializada em tornar smartphones, tablets ou mesmo placas de computador em objetos à prova d'água, isso mesmo, impermeáveis.

Muitos smartphones possuem a certificação IPXX, o que significa que estes aparelhos possuem proteção contra água e poeira, como exemplo temos os dispositivos da Sony que comumente chegam ao mercado com certificado IP67 ou superior. Tradicionalmente, essa resistência à água é obtida através de um cuidado com o design blindado do dispositivo, com proteções de borracha e outras técnicas de isolamento.

Contudo, faz algum tempo que essa tecnologia evoluiu. Estou falando aqui da técnica conhecida por nano coating hidrofóbico. Em outras palavras, esta é uma cobertura microscópica que repele a água. Esta é uma substância que, quando aplicada sobre uma superfície, impede a entrada d'água a níveis microscópicos. Se uma fabricante usar este tratamento em todos os componentes de um smartphone, por exemplo, irá torná-lo impermeável e você poderia deixá-lo cair na água sem qualquer problema.

A nano coating hidrofóbico é uma cobertura microscópica que repele a água
androidpit hzo waterproof
À esquerda, o Galaxy S6 que não possui tal tecnologia e acaba molhando por dentro; à direita, o Raspberry Pi funcionando sem problema algum ao ser mergulhado, pois é impermeável / © AndroidPIT

Mas o que faz uma fabricante como a Lenovo utilizar tal tecnologia em seus fones de ouvido e a Samsung não? Muito provavelmente o preço final de um smartphone.

O uso de tecnologias que permitem o ter o smartphone em mãos dentro de uma piscina, estão entre nós há algum tempo. Mas desde 2012, a empresa HZO começou a aplicar este tratamento em dispositivos móveis, gadgets e wearables.

Durante a IFA 2016, em Berlim, tive a oportunidade de conversar com o pessoal da HZO e pude ver, inclusive, um Raspberry Pi completamente submerso e funcionando tão normal quanto o que tenho em casa. Agora, ao contrário deste que vi na feira, não posso nem imaginar deixar um copo d'agua sequer perto dele. 

Na foto acima, você vê um Galaxy S6 também submerso, mas este não possui a tecnologia de impermeabilidade dos componentes da HZO, e quando vemos o dispositivo de perto, facilmente percebemos como a água consegue fazer seu caminho para dentro da carcaça. Contudo, o Galaxy S6 facilmente poderia ter tal certificação.

Como funciona o nano coating hidrofóbico da HzO?

Como dito acima, o que permite à HZO impermeabilizar aparelhos eletrônicos é a tecnologia nano coating hidrofóbico. Este processo é feito em uma câmara na qual toda a superfície dos componente eletrônicos está exposta e, nela, é impregnada uma substância aplicada na forma de vapor. Assim, todos as partes da peça estão protegidas contra líquidos.

Vários fabricantes de eletrônicos, tais como Dell, Kobo, Nike, Motorola e outras trazem a tecnologia da HZO em seus dispositivos e espero que, em breve, outros nomes estejam nesta lista.

AndroidPIT hzo waterproof 02
Aqui temos algumas placas iniciando o processo de impermeabilidade dos seus componentes / © HzO

Você acha importante que empresas como a HZO façam parcerias com as fabricantes de smartphones para tornar seus dispositivos impermeáveis, mesmo que tenhamos aí um aumento no valor final dos aparelhos?

Os comentários favoritos dos leitores

21 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi