O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
opinião 27 Compartilhados 108 Comentários

Quando teremos um sucessor digno do Note 4?

O Samsung Galaxy Note 4 foi apresentado no dia 3 de setembro de 2014 e encantou muitas pessoas pelo seu design, suas especificações técnicas e, principalmente, seu desempenho. Um smartphone difícil de bater à época, e que ainda apresenta resultados excelentes. No entanto, para quem ainda tem o Note 4 no bolso, a procura por um substituto digno (sem abandonar a marca) ainda vai demorar, já que a Samsung falhou feio no Note 7.

Era uma vez a linha Note…

A Samsung conquistou muitos corações com a linha Note, especialmente aqueles usuários que procuram um smartphone com tela grande, capaz de lidar com multi-tarefas e encarar qualquer empreitada sem problemas. O primeiro membro da família entrou em campo em 2011 e abriu as portas para o mundo dos phablets, dispositivos maiores que um smartphone, mas mais compactos que um tablet, perfeitos para satisfazer os desejos de pessoas de negócios, gamers e geeks. O sucesso foi imediato: um milhão de aparelhos vendidos em menos de dois meses.

O Note 4 é, sem sombra de dúvida, um dos dispositivos mais populares da linha

Esse sucesso não parou em 2011. As novas gerações, apresentadas nos 3 anos seguintes (Note II, Note 3 e Note 4), continuaram a gerar receitas recordes e muito aceitação do consumidor. A fabricante continuou trabalhando no projeto do phablet, dando a ele uma traseira de “couro” (que alguns amam e outros odeiam), e otimizando componentes e recursos.

androidpit Samsung Galaxy Note4 4
O Galaxy Note 4, introduzido em 2014, ainda é um grande dispositivo! / © AndroidPIT

O Note 4 é, sem sombra de dúvida, um dos dispositivos mais populares da linha. A excelente tela de 5,7 polegadas AMOLED com resolução QHD garante imagens nítidas e claras é acompanhada por uma poderosa bateria de 3.220mAh que dá grande autonomia. A câmera principal tem sensor de 16MP (e era uma das melhores do mercado no lançamento) e a S-Pen mais inteligente que nas versões anteriores completam o pacote.

JM
Jessica Murgia
O Note 4 é o melhor representante da linha Note.
O que você acha?
519 participantes
50
50

O Note 4 inclui ainda um leitor de impressões digitais, herdado do Galaxy S5, que agora já é algo comum, mas que era uma característica quase exclusiva em 2014. Ele saiu de fábrica com o Android 4.4.4 KitKat, e foi atualizado até o Android Marshmallow. O desempenho? Excelente: o processador Snapdragon 805 com clock a 2.7GHz apoiado por 3GB de RAM pode encarar qualquer tarefa sem problemas. O preço? Alto, mas até justificado pelo excelente produto que o Note 4 ainda é.

Não, eu não esqueci do Note Edge. Apresentado em 2014 junto com o Note 4, ele não conseguiu despertar interesse que a Samsung esperava. Apesar da tela curva, ele não recebeu a mesma atenção do seu irmão de tela plana. O preço extremamente alto foi provavelmente o maior motivo para isso.

2015: um ano ruim para os amantes da linha

No ano passado, a Samsung decidiu limitar a distribuição do Note 5: nós tivemos sorte e recebemos o aparelho, mas a Europa ficou sem. O design renovado da linha (inspirado no Galaxy S6) despertou muito interesse pelo aparelho, mas a falta de uma bateria removível e de suporte a cartões microSD marcaram negativamente a quinta geração da família Note.

samsung galaxy note 5 s pen
O Note 5 não veio com suporte para cartão micro-SD / © AndroidPIT

O explosivo destino do Note 7

Nesse ano, esperávamos o lançamento do Note 6, mas a Samsung decidiu pular direto para o Note 7, fazendo com que ambas as linhas ficassem com o mesmo número (Galaxy S e Note). Até aí, tudo bem. No dia 2 de agosto, o Note 7 é oficialmente apresentado, que surpreende a todos pelo design detalhado e especificações técnicas esplêndidas.

O scanner de íris, embora não seja crítico para o usuário médio, garante um nível maior de segurança; o Gorilla Glass 5 protege ainda mais a tela de 5,66 polegadas que suporta conteúdo em HDR. Ele também veio com porta USB-tipo C, modo noturno, Game Launcher, Câmera principal de 12MP (a mesma do Galaxy S7), e assim por diante.

AndroidPIT samsung galaxy note 7 review 7589 off white flag
O Note 7 abandonou o mercado / © AndroidPIT

O maior problema foi a bateria … explosiva. O primeiro incidente forçou a fabricante a fazer um recall. No dia 19 de setembro, começa um programa de substituição: a Samsung pede que todos os Note 7 em circulação sejam devolvidos para que ela possa resolver o problema da bateria.

Em outubro, retomam as vendas na Coreia do Sul e nos Estados Unidos, mas algumas das novas unidades, que seriam seguras, começam a apresentar o mesmo problema. Em 11 de outubro, a Samsung declarou encerrada a produção e comercialização do Note 7 em todos os mercados. E assim acaba a curta e estrondosa vida do Note 7.

O que será de nós e da linha Note?

A Samsung fez a coisa certa: retirou os dispositivos do mercado para proteger os consumidores. Mas para todos aqueles que esperavam ansiosamente colocar as mãos em um Note 7, fosse imediatamente, fosse quando o preço ficasse um pouco mais palatável, resta esperar um ano para a chegada do Note 8 (se ele existir) ou procurar por um substituto à altura do Note 4 ou até do Note 3 nos catálogos de outros fabricantes.

JM
Jessica Murgia
A Samsung fez a coisa certa: retirou os dispositivos do mercado para proteger os consumidores.
O que você acha?
446 participantes
50
50

A Samsung agora tem que lidar com perdas enormes, que afetam não só o bolso da companhia, mas também a sua imagem. É claro que a empresa tem anos de experiência e a confiança de seus clientes. Afinal, alguns acidentes podem acontecer … mas duas vezes seguidas com o mesmo aparelho? Pelo visto, sim.

A fabricante nos deve uma explicação, que deve ser dada com clareza para tranquilizar os usuários. Em seguida, ela vai ter que decidir se segue com a linha Note, lança outra linha com um nome diferente ou resolve se concentrar unicamente na linha Galaxy S.

Aos donos de Notes, qual a opinião de vocês? Esperam pelo Note 8? Apostam em um S7 Edge? Ou começam a olhar para aparelhos que não carreguem o nome Samsung?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Felipe de Carvalho há 1 mês

    Na minha opinião, a opinião do autor neste texto é ridícula. Afirmar que o Note 5 não é um sucessor "digno", por que "(...) a falta de uma bateria removível e de suporte a cartões microSD marcaram negativamente a quinta geração da família Note." é uma afirmativa desprezível. Houveram inúmeras melhorias, em desempenho, tela, recursos de software, design, áudio externo, na s-pen, e no acabamento então, a melhora é absurda. A versão de 32gb é suficiente para 80% das pessoas, a versão de 64 é suficiente para outros 18%. Se a pessoa está nestes 2% onde 64gb não é suficiente, está usando um aparelho errado, deveria ir para câmera ou computador de uma vez. A bateria removível é dispensável, se em 20 min carregando dá autonomia de 8 horas. Então, na boa, matéria ridícula, apelando para o senso nostálgico do público para afirmar besteiras. O Note 5 é sim um grande sucessor do Note 4.

108 Comentários

Escreva um comentário:
  • Tenho um N3, esperava o N7 para trocar de aparelho, pena que não será desta vez, quem sabe com o N8 se ele existir.

  • Acho engraçado como o androidpit fica sentando o pau em smart por não ter bateria removível. Será que é por falta de algum "contra" de verdade no note 5? Nunca vi alguém que andasse com uma bateria reserva pro smartphone no bolso. Bateria removível é coisa do passado

  • a samsung explodiu o note 7 e o android pit rebaixou o note 5,parece que os note parou no note 4.

  • O note 4 com Marshmellow, recebendo atualizações frequentes de segurança, com a possibilidade de expandir a capacidade para até 64 gb e com uma alternativa de eventual remoção da bateria, em caso de necessidade, não vejo por que trocá-lo pelo Note 5, por exemplo, apesar do bom desempenho deste. Tá ótimo assim, por mais um bom tempo. Até o Note 8 ou 9...

  • Tenho um Note 5 e não tenho do que reclamar. Aparelho roda tudo, não trava e tem um bom desempenho no que diz respeito a bateria. Poderia ter entrada para cartão sim, mas não é um diferencial tão positivo assim, uma vez que vc pode colocar seus arquivos principais (foto, vídeo e etc) em serviços como onedrive e gdrive

  • PRA QUE BATERIA REMOVÍVEL MEU ?
    Atualmente acho BREGA e RIDÍCULO
    Cel caiu no chão, e a bateria voa longe
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Tipico celular de pobre

  • Note 7
    Porem, explodiu
    bjs

  • Note 4 > Note 5

  • Note 5 é muito superior ao note 4 não entendi está matéria? Já tive todos os Notes. Estou no 5 e é sensacional!

  • Matéria ridícula, que diferença faz um aparelho ter bateria removível ou não? Se temos um carregador tubo que carrega a bateria em minutos, em relação a não ter slote pra cartão SD, varia de usuário pra usuário, se a pessoa quer mais memória existem dezenas de opções no mercado ao seu gosto, não se pode desmerecer o Note 5 só por coisas fúteis como estas, eu tenho um m Note 5 e para mim as mudanças são convincentes tanto em hardware quanto software, isso só demonstra a desinformação do autor dessa matéria.

  • Note 5, e um otimo sucessor sim! tbm achei sem noção as justificativas para ele nao ser na visao do autor

  • As viúvas da bateria removivel... esqueçam!

    Note 5 bate de relho no note 4!

  • Fui dono de um Note (1) e um Note 3 (usado em conjunto com um Moto X como segundo smartphone). Para mim, a linha Note era algo imbatível em termos de smartphones android. Aí, veio o Oukitel K10000 (e sua bateria monstruosa) e o fantástico Huawei Honor Note 8 (que bate qualquer smartphone da linha note, seja o Note 4, Note 5 ou mesmo o próprio Note 7, por um preço menor). Então, respondendo à pergunta do tópico: o melhor sucessor da linha Galaxy Note, existe, e tem um nome: Huawei Honor Note 8.

  • Versão Brasileira e Exynos 5433.

  • Excelente texto! O Note 4 não possui um substituto à altura! A grande esperança, fracassou! O Note 7 foi um preço alto pago pela Samsung por um pressa desnecessária, que acredito ser um dos fatores do erro de projeto! Mas vale lembrar que a linha Note é algo de específico, com caneta, para produtividade e não apenas um celular! Portanto, as críticas são muitas vezes uma revolta contra a empresa, que vende produtos caros e, não raro, desrespeitam o consumidor! Mas acho que a Samsung está procurando se melhorar! Tenho um Note 4 como uma espécie de "computador portátil" e um Moto E 2ª geração, unicamente como celular!

  • O NT 5 é fantástico, mas eu ainda estou esperando pelo sucessor do NT 4!!
    Coisa que ainda não vi!! Devido aos quesitos que faltaram ( Micro SD, Bateria Removível e sem Explosões )..kkk!
    Ele é charmoso, mesmo a tampa traseira sendo de plastico que imita o couro!!

  • Fiquei ancioso para ter no note 7.porque o note 5 sem cartão não tem graça pra mim. Agora, se é pra lançar o note sem o eslote deveria os celulares vim com 128 gb ou mais.

  • Eu não compreendo o por que do Note 5 não ser um ''digno'' sucessor do 4. Primeiro, 32 Gb é MAIS QUE SUFICIENTE pra grande parte das pessoas. Segundo que, eu sinceramente não entendo o por que de uma bateria não removível ser algo negativo. E outra coisa, só por que a Europa é a Europa ela tem a necessidade de receber todos os smartphones do mundo?
    O Brasil e vários outros lugares não recebem um monte de coisa boa e não tem essa repercussão toda.
    Ok, já o 7 é um caso a parte, e que para mim não devia ter sido listado. Ele é bom, só que....explode. Se ele não explodisse, eu com certeza iria preferir ele a qualquer outro top de linha, ainda mais pelo meu amor pela linha Note (aí, a canetinha, canetinha linda e maravilhosa <3).

  • Tinha um Note 4, saí dele e peguei um Iphone 6s. Não me acostumei e troquei por um Galaxy S7 Edge e digo: o Note 4 é pouco coisa mais lento que o s7. De resto não perde em nada...

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi