O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
215 Compartilhados 123 Comentários

Quantum Fly ou Moto G4 Plus: qual intermediário é o mais avançado?

No ano passado, a Quantum lançou um dos melhores intermediários do ano, o Quantum GO. O dispositivo desbancou facilmente o Moto G 2015, que teve pouco destaque entre os modelos lançados naquela época, principalmente por contar com especificações que já eram consideravelmente ultrapassadas. Este ano a empresa brasileira colocou outro modelo na praça, o Quantum Fly, com processador deca-core e aspectos que tornam a disputa nessa faixa de preço mais acirrada. Mas, será que o Fly desbanca o modelo mais avançado dos Moto G, o G4 Plus?

Quantum Fly vs. Moto G4 Plus: design e acabamento

As diferenças entre ambos os modelos começam logo pelo acabamento. O Quantum Fly possui linhas retas e superfícies anatômicas, assim como as bordas. A Quantum optou por um material que mistura plástico nas extremidades e alumínio na parte central.

A parte frontal, contudo, é recoberta por video com bordas 2.5D, que são sutilmente arredondadas e garantem um toque mais suave no manuseio. Assim como muitos leitores do site, também achei a parte traseira do Quantum Fly parecida com o Lenovo Vibe K5, no entanto, a qualidade do material é melhor no modelo brasileiro.

telas quantum fly moto plus comparativo
Parte frontal do Quantum Fly / © AndroidPIT

O Moto G4 Plus, por sua vez, tem um visual bastante diferente dos demais modelos das gerações anteriores. No entanto, os materiais que compõem sua estrutura ainda são os mesmos: plástico policarbonato e, agora, silicone. É claro que temos uma pegada mais confortável, em comparação com o Quantum Fly, por exemplo, mas, de modo geral, não é um acabamento tão requintado.

Falo mais sobre o acabamento de ambos os dispositivos em suas respectivas reviews. Aqui no comparativo serei bem direito na minha opinião, que é: alumínio tem preferência. O visual do Quantum Fly é muito mais bonito.

hero quantum fly moto g4 plus comp
Quantum Fly (esquerda) e Moto G4 Plus (direita) / © AndroidPIT

Quantum Fly vs. Moto G4 Plus: Tela e software

Resolvi reunir os tópicos de tela e de software porque não temos muitas diferenças entre ambos nestes aspectos. O Moto G4 Plus possui 5,5", enquanto o Quantum Fly conta com 5,2 polegadas de tela. A diferença na proporção de ambos os painéis é mínima, imperceptível até, principalmente quando olhamos para a resolução, que é FullHD nos dois.

Tanto a Motorola quanto a Quantum equiparam seus dispositivos com painéis LCD e tecnologia IPS, com bons níveis de contraste e brilho. Contudo, temos uma ligeira vantagem para o G4+, que reproduz cores mais equilibradas e puras, enquanto o Fly tende para tons mais amarelados. O ponto contra entre ambas as telas é a proteção oleofóbica, que está presente apenas no Moto G4 Plus.

screen fly plus moto
Telas Full HD / © AndroidPIT

Com relação ao software, estamos diante de dois dispositivos que possuem um "pé" no Android puro. A Motorola pré-instala alguns apps que oferecem recursos extras ao software, como a central de ajustes Moto, mantendo a interface basicamente inalterada em comparação com o SO stock.

due quantum fly moto plus
Ambos rodam com Android 6.0 Marshmallow / © AndroidPIT

A Quantum também segue nesse caminho, alterando alguns ícones e pequenos contextos dentro do sistema. Também existem no Fly recursos pré-instalados em forma de apps, como o DashCam, que é um software que captura imagens quando colocado num veículo em movimento.

Quantum Fly vs. Moto G4 Plus: Desempenho

Como ambos são beneficiados pelo software pouco customizado, temos uma experiência bem parecida com o desempenho do sistema. Os recursos são ativados facilmente, as animações e as transições são bem reproduzidas e os serviços do Google são executados rapidamente. Contudo, existem alguns aspectos aqui que precisam ser ressaltados.

O Quantum Fly é embalado por um processador deca-core, com 3GB de memória RAM e 32GB de armazenamento. Esse processador conta com núcleos otimizados, que são executados separadamente para otimizar energia e também para fornecer maior velocidade de processamento somente quando necessário. Posso afirmar que o desempenho do dispositivo não decepciona, mas existe uma ligeira queda de frames em jogos mais exigentes. 

O Moto G4 Plus, por sua vez, vem com um processador de oito núcleos, 32GB de armazenamento e 2 GB de memória RAM. É uma diferença considerável, principalmente se levarmos em consideração que o clock do chipset é mais baixo, embora a GPU seja melhor para jogos com gráficos mais exigentes. Com o dispositivo da Moto é possível executar as mesmas tarefas que são possíveis no Fly.

Quantum Fly vs. Moto G4 Plus: Câmera

Eu poderia me estender nesse tópico e mencionar diversos aspectos que estão presentes nos softwares de ambos os modelos, assim como as especificações mais profundas das lentes e modos da câmera. Contudo, minha opinião com relação ao Moto G4 Plus se mantém, visto que, pessoalmente, considero a câmera desse modelo a melhor nessa faixa de preço.

A Motorola fez um trabalho excepcional na câmera do dispositivo, o que inclui o software, que recebeu um modo manual avançado e muito eficiente. É claro que não temos a melhor câmera do mercado, contudo, temos um sensor com qualidade suficiente para bater de frente com vários aparelhos consagrados, como o Moto X Style, com o LG G4 e o iPhone 6S.

side plus moto quantum fly
Câmeras do Moto G4 Plus e do Quantum Fly / © AndroidPIT

A câmera do Quantum Fly não decepciona, embora a mesma seja consideravelmente inferior. As selfies capturadas pelo dispositivo contam com qualidade regular, e podem ser melhoradas com a ajuda de um flash frontal. A Quantum deve liberar em breve uma atualização no software de câmera que corrige um problema das barras verticais, que aparece quando as imagens são capturadas na resolução máxima do sensor e com o recurso anti-vibração ativado. Falamos mais sobre esse problema neste artigo:

Para conferir o ensaio feito com a câmera de ambos os dispositivos em alta resolução clique nos links abaixo:

Quantum Fly vs. Moto G4 Plus: Bateria

Temos alguns pontos em comum entre ambos os dispositivos. Cada um vem com 3.000 mAh de bateria, que são fixas no corpo do dispositivo (irremovíveis). A autonomia varia bastante, com uma ligeira vantagem para o Moto G4 Plus. Em média, tendo como base o uso moderado, o aparelho da Lenovo pode obter até 14 horas de autonomia. O Fly, por sua vez, entrega nas mesma condições aproximadamente 12 horas.

Com 4G ativo o rendimento do Fly cai para 7 horas no mesmo tipo de uso, com redes sociais, câmera e mensageiros instantâneos ocasionalmente. O Moto G4 Plus nessas mesmas condições pode durar até 9 horas.

Tecnicamente, ambos os dispositivos estão empatados, principalmente quando levamos em consideração o fato do Quantum Fly ter mais memória RAM e processador de dez núcleos. Ambos contam com tecnologias de carregamento turbo.

Quantum Fly vs. Moto G4 Plus: Conclusão

O Quantum Fly é um dispositivo com ótimo custo/benefício. Temos nele um acabamento com boa qualidade, processamento e armazenamento acima da média nessa faixa de preço. Os pontos que não consagram o Fly como o vencedor desse comparativo é a câmera e o processamento gráfico - que também interfere um pouco na qualidade da tela.

Quantum Fly
R$1.449.00
Meu Quantum

O Moto G4 Plus, por sua vez, ganha o nosso comparativo por oferecer os mesmos benefícios que encontramos no Fly e mais alguns extras, como câmera de ótima qualidade e tela com boa definição e reprodução de cores. O software ainda mais próximo do puro também é outro ponto que merece ser ressaltado, visto que, mesmo com menos RAM e núcleos de processamento, o G4 Plus entrega duração de bateria e desempenho semelhante ao do Quantum Fly.

Moto G4 Play
R$1.499.00
Motorola

Abaixo, deixo um resumo de alguns pontos positivos e negativos de cada aparelho. O sensor biométrico e o áudio não entraram nesse comparativo, mas você pode acessar o review individual de cada aparelho para verificar mais informações - os links estão na introdução do artigo. Ficamos assim:

  Moto G4 Plus Quantum Fly
Acabamento Contra A favor
Tela A favor Contra
Software A favor A favor
Processamento A favor A favor
Memória RAM Contra A favor
Armazenamento A favor A favor
Bateria A favor A favor
Câmera traseira A favor Contra
Câmera frontal A favor A favor
Sensor biométrico A favor A favor
Áudio (mono) A favor Contra

Qual dispositivo do nosso comparativo é o melhor na sua opinião?

Os comentários favoritos dos leitores

123 Comentários

Escreva um comentário:
  • me surpreendi com o ensaio das fotos do Quantum Fly, achei todas com muita qualidade e totalmente contrárias ao que estavam comentando pela internet de que é ruim e tal... interessante, e muito!

  • Centos reais em intermediário...faz um comparativo mais completo incluindo aparelhos na mesma faixa de preço. O zenfone 2, por exemplo, tá mais barato e o moto x2? comparativo serve pra ajudar escolher como gastar nosso dinheiro (comprei zenfone 5 na época só por causa de um contra o moto G), então, creio eu, o ideal é nos dar mais alternativas.

    • Moto X2 já era, Moto G4 tem o mesmo desempenho (senão melhor) e ainda tem mais tela, bateria, câmera, armazenamento (entrada pra micro sd) e etc...

      • Concordaria plenamente não fosse a presença de nfc, snap 801 e tela amoled. Pro plus há a vantagem da adreno 405 e o micro sd.

      • Moto G4 Plus com mesmo desempenho do Moto X2??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk entende muito em mano! Ajuda aí fera, se nem o X Play batia o Moto X2, que dirá este famigerado G4 Plus, aparelho mediano com fru frus pra ver se engana, e tem gente que acha ele um top de linha rsrsrs!

      • Estou usando o G4 Plus a 2 meses. Vou te falar que desempenho de Top de Linha não tem não! O Chrome por exemplo nem sempre rola liso liso. Tem vários bugs conhecidos (aquecimento ao carregar, se estiver muito quente a câmera fica "bêbada" e lenta, e eu acho a tela levemente amarelada. Já tive problemas de Ghost Touch também, mas o problema desapareceu intrigantemente.). Bater de frente com o Snap 801 e 800 não bate mesmo. Eu tinha um LG G2 que era maravilhoso.. meio que me arrependi.. mas a câmera em situações em que o celular não está quente é realmente muito boa.. alguns jogos eu noto que possui menos frames do que com o Snap 800.. isso é notório.. não vou ficar defendendo com unhas e dentes, pq eu sei que é um intermediário. A Adreno 405 mesmo sendo de 4a geração é menos eficiente que a Adreno 330..

  • Os dois pontos que mais levo em consideração: design e câmera (necessariamente nesta ordem), logo, o meu escolhido é o Fly. Mas o fato de ser nacional também deve ser levado em conta. Desde o Quantum GO já é possível perceber uma evolução da marca. Parabéns Quantum!

  • Ai ai ai..... Vou dar a minha opniao e nao é puxando o saco de nenhuma das empresas, seguinte discordo com o fato de vcs falarem que o desempenho do g4 é identico ao do fly, o hélio x20 bate de frente com o snapdragon 810 .... Sim isso mesmo faz no antutu brincando 90.000 pontos e sua gpu é a mesma do galaxy s6... O que falta é otimização por lado da empresa, e dos apps que nao suportao o processador da MTK, agr o processador do g4 plus na consegue fazer nem 40.000 mil no antutu.... Ele fica abaixo do snapdragon 800... De 2010.... A gpu, é boa mais vou repetir isso é otimização de apps.... Adreno é maioria no mercado entao mais facil.... E é isso, pq vcs do adroid pit nao colocaram os prints de benchmarks? Onde no 3d a diferença é absurda entre os dispositivos? Um faz nada menos que 16.000
    E o outro apenas 8.000......

  • Tenho o G4+ desde o lançamento e estou muito satisfeito!

  • Segundo o gordinho do canaltech é o g4 sem dúvidas. Ele acabou com o quantum fly. kkkkkkkkkk

  • Aquele botão que não é botão nos Moto by Lenovo é muito feio. Por que não colocaram o sensor na traseira, abaixo do logo da Motorola, e não preservaram a saída de áudio frontal?! E, convenhamos, um celular de mil e quinhentos dinheiros que dá pra soltar a capa traseira puxando de qualquer canto, é demasiado relaxado no acabamento...

  • Peguei o G4 por conta da Câmera, Bateria e por ter certeza que vou ter o novo android, mas eu sempre recomendo o Fly e antigamente o GO pois é uma empresa nacional que veio pra bater de frente com grandes!

  • Prefiro o meu umi super que me custou a metade do preço do fly e é bem melhor.

  • Por esse preço? Nenhum dos dois.

  • Iria de Fly só por causa do preço que tava mais barato a vista no lançamento. Só não sei se a quantum ja aumentou.

  • Prefiro o Fly... pois se trata de um aparelho nacional... e temos de investir na Quantum...

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi