O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
290 Compartilhados 54 Comentários

3 coisas para fazer antes de atualizar seu smartphone Android para evitar problemas

Sempre divulgamos o lançamento de uma atualização do Android para os mais variados dispositivos, mas muitas pessoas não sabem o que fazer antes do update para garantir a melhor experiência de usuário com a nova versão do software. Se não quiser ter problemas ou surpresas desagradáveis depois da atualização e minimizar a chance de aparecimento de bugs, realize as três ações abaixo. Elas são simples e rápidas de fazer, e podem poupar muita dor de cabeça.

1. Faça o backup dos seus dados

Nunca irei me cansar de dizer: backup, backup e backup. Quanto mais backups melhor, nos mais variados destinos. Use um serviço de nuvem, e também um aplicativo grátis como o Helium, copie arquivos para o seu computador com um cabo de USB, faça um Nandroid - e tudo mais que puder. Com um backup você não perde seus dados e configurações após uma atualização desastrada.

helium app
Helium é uma ótima ferramenta para o backup do seu Android mesmo sem acesso root. / © ANDROIDPIT

2. Carregue a sua bateria e faça screenshots de última hora

Por motivos óbvios, você não quer que o seu Android morra no meio de uma atualização, portanto certifique-se de que a sua bateria esteja carregada no mínimo até 80% antes de iniciar o processo de instalação. Também é uma boa ideia tirar alguns screenshots das suas telas de início e envie-os para o seu email antes de começar.

Se usar um launcher alternativo, você pode salvar as suas configurações da tela de início, mas se usar um launcher stock, alguns screenshots da sua tela de início servem de lembretes para você poder ajustar seu smartphone depois da atualização. O update em si não vai fazer um reset do seu aparelho, mas algumas coisas podem mudar, e muito, na sua homescreen.

samrtphone usb laptop
Certifique-se de que seu smartphone esteja carregado antes de começar a atualização. / © ANDROIDPIT

3. Limpe o cache e faça a restauração de fábrica

Alguns de vocês podem alegar que não há necessidade de fazer a restauração de fábrica depois de uma atualização do Android, e pode sim ser o seu caso. Mas ao menos você deveria limpar o system cache do Android depois de instalar o firmware. Essa é a maneira mais rápida e fácil de eliminar qualquer bug que cause o consumo excessivo da bateria ou problemas de performance.

Mas se os problemas persistirem, e se você tiver o hábito de sempre fazer o backup como eu, então uma restauração de fábrica para “começar do zero” com o novo firmware lhe dá a melhor chance de evitar os problemas que todos os outros usuários podem ter.

AndroidPIT Moto X 2014 Recovery Mode wipe cache partition
Faça o wipe da partição de cache, ou mesmo uma restauração de fábrica depois de um update. / © ANDROIDPIT

Depois de ter feito o backup de todos os seus dados e instalado a atualização, simplesmente faça o reboot no Recovery, e em seguida faça o wipe da partição de cache e a restauração de fábrica.

Depois de reiniciar, instale o seu backup e configure suas telas de início com a ajuda das suas screenshots como referência. Como disse acima, não posso garantir que a nova versão do Android não tenha bugs, mas a questões de drenagem de bateria, reboots aleatórios e comportamento estranho de apps geralmente podem ser evitados com o procedimento descrito acima.

Você já teve problemas depois de uma atualização? O que você faz para evitar possíveis problemas?

Os comentários favoritos dos leitores

54 Comentários

Escreva um comentário:
  • tenho um moto maxx apareceu atualização droid 6 será que dá pra fazer backup de app n nuvem? e dados n helium em uma pasta fexada e tbem colocar n nuvem?

  • Olá tenho um Galaxy Win 2 4G e queria saber se ele vai sar atualizado para o android 5.0.2 ?
    se sim, quando ?
    alguém pode me informar?
    Obrigado!!

  • "faça um Nandroid" ficou meio vago para o artigo, leigo vai procura que Nandroid é esse no próprio artigo.

  • Boa materia. Aprendendo muito com essa equipe...

  • No Android 5.x você não precisa tirar screenshot da tela: ele guarda a posição de cada app: fiz uma vez o restore de fábrica e para minha surpresa os apps foram colocados todos no mesmo lugar.

    • eo google play services que mantem um backup de seus dados e saves de jogos etc nos servidores da google, depois que vc restaura, o google play services coloca tudo de volta

  • Nossa, nunca pensei em nenhum destes pontos. Ao menos o lance da bateria eu acho fácil kkkk... agora fazer backup, limpar cachê não sei como se faz.
    Tenho um Moto Maxx que já atualizou do Kit Kat para o Lollipop. O único bug que creio que surgiu foi que o app da Play Store ou então página do Google Chrome abrem sem serem solicitados. Tipo, vou abrir meu whatsapp ou face e antes entra a tela da play store... eu já fecho antes de terminar de abrir... isso me dá muita raiva! Se alguém souber de algo que eu possa tentar para eliminar isso, comentem por favor.

    • Meu moto G 1ª geração tbm ta tendo isso da play store e o chrome abrirem sozinho. Não faço a menor ideia do q seja, será q pode ser vírus? 😨

    • É um adware. Um app que está em execução e faz essa "publicidade forçada" pra que você baixe o aplicativo que aparece na play store. Desinstale o aplicativo que você instalou no dia que começou o problema, ou force a parada dele. Você pode experimentar ir removendo os apps mais "duvidosos" até que o problema desapareça pra descobrir qual era a fonte.

  • Boas as dicas, sempre que surge uma atualização de sistema eu prefiro fazer o backup e instalar do zero, minimiza muito a chance de ter erros. Tô usando o 5.0 no Xperia Z1 desde maio, instalei do zero, nenhum problema não superavel até agora.

  • Ótimas dicas. Valeu.

  • meu medo do meu celular ficar sem bateria durante o update e tanto Q independente di quanto Q tiver de bateria, eu LIGO o carregador para garantir

  • 15

    Muito boa as dicas!

  • Eu tenho um Moto x 2014, depois que atualizou para o 5.1 ele está aquecendo muito, principalmente na rede móvel. A bateria também está com consumo alto demais... Alguém pode me dar uma ideia que resolva????👍👍 Obrigado!!!!

  • As dicas procedem, melhor zerar tudo e ter o trabalho de configurar do seu jeito depois, do quê só ter dor de cabeça com falhas no sistema.

  • Excelente artigo, só acho que faltou mencionar que, na questão do backup, para quem tem root, a melhor opção é o Titanium Backup Pro, muito mais completo do que o Helium.

  • São conselhos preciosos. Principalmente quando é uma mudança de versão (do Jelly Bean para KitKat - do KitKat para o Lollipop).
    Muita coisa fica melhor se for feita uma instalação limpa. E não confie em apenas uma ferramenta de backup/gerenciamento. Lembre-se que em informática/tecnologia não é uma questão de "se falhar" mas de "quando falhar".

  • Agora eu faço tudo, peguei a manha de tirar screenshots da pior maneira possível hehehe. Essas dicas são boas para usuários early adopters, que como eu, não conseguem esperar que saia a atualização via OTA onde não se perde nada.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi