O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 405 Compartilhado 77 Comentários

Três dicas simples para evitar problemas com a atualização do seu Android

Sempre divulgamos o lançamento de uma atualização do Android para os mais variados dispositivos, mas muitas pessoas não sabem o que fazer antes do update para garantir a melhor experiência de usuário com a nova versão do software. Se não quiser ter problemas ou surpresas desagradáveis depois da atualização e minimizar a chance de aparecimento de bugs, realize as três ações que descrevo a seguir. Elas são simples e rápidas de fazer, e podem poupar muita dor de cabeça.

1. Faça o backup dos seus dados

Nunca irei me cansar de dizer: backup, backup e backup. Quanto mais backups melhor, nos mais variados destinos. Use um serviço de nuvem, e também um aplicativo grátis como o Helium, copie arquivos para o seu computador com um cabo de USB - e tudo mais que puder. Com um backup você não perde seus dados e configurações após uma atualização desastrada.

AndroidPIT backup 9981
Helium é uma ótima ferramenta para o backup do seu Android mesmo sem acesso root / © AndroidPIT

2. Carregue a sua bateria e faça capturas de tela de última hora

Por motivos óbvios, você não quer que o seu Android morra no meio de uma atualização, portanto certifique-se de que a sua bateria esteja carregada no mínimo até 80% antes de iniciar o processo de instalação. Também é uma boa ideia tirar alguns screenshots das suas telas de início e envie-os para o seu email antes de começar.

Se usar um launcher alternativo, você pode salvar as suas configurações da tela de início, mas se usar um launcher stock, alguns screenshots da sua tela de início servem de lembretes para você poder ajustar seu smartphone depois da atualização. O update em si não vai fazer um reset do seu aparelho, mas algumas coisas podem mudar, e muito, na sua tela principal.

AndroidPIT shortcuts side buttons screenshot 2
Certifique-se de que seu smartphone esteja carregado e faça algumas capturas de tela / © AndroidPIT

3. Limpe o cache e faça a restauração de fábrica

Alguns de você poder alegar que não há necessidade de fazer a restauração de fábrica depois de uma atualização do Android, e pode sim ser o seu caso. Mas ao menos você deveria limpar o system cache do Android depois de instalar o firmware. Essa é a maneira mais rápida e fácil de eliminar qualquer bug que cause o consumo excessivo da bateria ou problemas de performance.

Mas se os problemas persistirem, e se você tiver o hábito de sempre fazer o backup como eu, então uma restauração de fábrica para “começar do zero” com o novo firmware lhe dá a melhor chance de evitar os problemas que todos os outros usuários podem ter.

AndroidPIT smartphone clean 02
Faça uma limpeza da partição de cache, ou mesmo uma restauração de fábrica depois de um update / © AndroidPIT

Depois de ter feito o backup de todos os seus dados e instalado a atualização, simplesmente faça o reboot no Recovery, e em seguida faça o wipe da partição de cache e a restauração de fábrica.

Depois de reiniciar, instale o seu backup e configure suas telas de início com a ajuda das suas screenshots como referência. Como disse acima, não posso garantir que a nova versão do Android não tenha bugs, mas a questões de drenagem de bateria, reboots aleatórios e comportamento estranho de apps geralmente podem ser evitados com o procedimento descrito acima.

Estas dicas podem ser levadas em consideração tanto para atualizações do sistema quanto para atualizações de aplicativos que você usa no dia-a-dia.

Você já teve problemas depois de uma atualização? O que você faz para evitar possíveis problemas?

 


O objetivo deste artigo é reunir em um só lugar todas as dicas para evitar problemas antes da atualização do seu Android. Desta forma, a atualização e republicação desta matéria se fará necessária com o tempo. Este texto foi inicialmente escrito pelo ex-redator do AndroidPIT.COM, Kris Karlon. 

405 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

77 Comentários

Escreva um comentário:
  • Boa noite. Me tira uma dúvida: eu recebi essa semana a nova atualização do Android Nougat 7, mas dias após precisei restaurar. Será que receberei de novo a atualização, ou perdi o período? Tem como baixar o arquivo direto do site? Obrigado.

  • Dica 4: compre um iPhone. :P

  • Cada vez que atualiza, fica pior !!!!

  • Enquanto isso, a 'dear' Sammy nunca vai mandar update novo para as gerações antigas, rezo até hoje, rezo com força.

  • Fiquei sabendo que o meu aparelho a5 2016 ia atualizar pro Android N em fevereiro , ainda nada dele atualiza ..

  • Alguém sabe me dizer aonde vou pra limpar os dados do Android ? O backup é aquele restauração e backup de fábrica que fazemos com a conta do Gmail logado? Tenho o Z Play e pra mim desde quando comprei atualizei 3 seguranças do Android de vez e não quis atualizar pro 7.0 pq tava observando os demais. Mais vi alguns falar que ta bom não teve uma grande diferença assim e tal. E outros que deram algum probleminha, mas já atualizei meus smarts nunca tive algum problema. Se eu fizer essa att terei não? No uso levo ele até 1 dia ou 2 de boa. Uso intenso 1 dia certinho. Será que com att pro Z Play vai mudar algo?

  • Meu único problema até agora é a Atualização do meu Moto Z play não ter saído. Como se resolve isso hein Lenovo?!

  • Devia ser tudo automático, logou num novo cel, toda a configuração e conteúdo deviam estar lá já!

  • A minha primeira experiência de atualização do Android foi com o primeiro Galaxy S que foi também meu primeiro Android.
    Ele veio de fábrica com o Android 2.1 (Eclair), não existia o processo via OTA então tínhamos que usar o já extinto Samsung Kies e conectar o smartphone no PC pra fazer o serviço...
    Bem... Instalei o Kies, os drivers necessários e conectei o smartphone no PC... Recebi a notificação de uma atualização disponível e cliquei pra instalar... Ele baixou a atualização, transferiu para o telefone e quando o smartphone entrou no modo download (comum nos smartphones da Samsung quando se está atualizando o Android) o Kies me reportou que havia acontecido um erro e que teria que reinstalar o firmware e o smartphone ficou preso na tela de download.... Fui direto pro Google ver se achava solução porque fiquei apavorado mas depois de alguns minutos o próprio smartphone reiniciou e estava atualizado com o Android 2.2 (Froyo) e estava tudo no lugar. Depois disso nunca mais tive nenhum susto ou problema com atualização do Android, nem mesmo hard reset faço mais....

  • Faço o procedimento de hard reset e limpeza de cache a cada 8 meses nos meus smartphones, eu não faço uso exaustivo, eu utilizo de for.a moderada. Se todos fizessem esses procedimentos citados na matéria, os fóruns iriam ficar enxutos de problemas relacionados a erros e travamentos.

    • Pode explicar como limpar o cache? Vlw

    • Também gostaria de saber como limpa direito o cache do Android. Me aconselharam depois de att ele pro 7.0 o meu Z Play pra fazer o Hard reset só que sempre atualizei meus smarts normalmente e depois da att ele reiniciou ligou de boa. Nunca tive problemas algum. Mais é sempre bom mesmo fazer essas dicas passadas aí. No meu caso o Z Play que tenho ta na versão 6.0.1 já ta pro 7.0 toda hora chega essa att pra mim. Só que vi alguns com algum problema e tal nessa versão. Ai tô querendo att ele e sei que não terei problemas assim ou continuou com a versão que tô?

  • Saiu hj uma atualização de segurança pra o S6 Flat/Edge.

  • excelente

  • Dicas simples que podem evitar muita dor de cabeça.

  • Por falar em atualização o meu A5 2016 recebeu hoje o patch segurança referente a fevereiro...
    Porque LenovoEnrola não faz como a Samsung!

  • Ótimas essas dicas.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi