Finalmente ciência explica por que smartphones caem com a tela virada para baixo!

broken smartphone hero
© nextpit

Um grupo de físicos a pedido de uma fabricante se reuniu para dar uma resposta a uma das perguntas que mais atormentam o ser humano contemorâneo: como é possível que a tela dos smartphones caiam quase sempre com a tela virada para o chão? A Motorola foi a primeira fabricante a se interessar cientificamente por esse problema. E aqui está a resposta.

Não tem problema admitir se você não for a pessoa mais cuidadosa do mundo. É possível que você tenha o smartphone desprotegido, sem uma mísera capa que o proteja de possíveis quebras. Também é possível que te acusem de “mão mole”, e que tenha passado anos suportando sermões sobre como deve ser mais cuidadoso. No final, a culpada pode ter sido simplesmente a boa e velha física.

O professor Robert Matthews, da Universidade de Aston, fez pesquisas a pedido da Motorola enquanto a fabricante desenvolvia a tecnologia ShatterShield do Moto X Force, para explicar a probabilidade de que a tela se quebrasse com cada queda do smartphone.

motorola phone drop
A ciência por trás da queda do seu smartphone. / © Weber Shandwick

Como se pode comprovar na imagem superior, ao segurar o aparelho na mão, os dedos ficam situados debaixo do centro de gravidade do dispositivo. Isso aumenta a possibilidade de que ele caia com a tela virada para baixo, tendo girado antes de atingir o solo. Quando o dispositivo se desprende da mão, começa a dar voltas de acordo com uma série de fatores. A velocidade com que gira na queda pode ser verificada resolvendo a seguinte fórmula:

formula caida motorola 2
A fórumla da queda azarada. / © Weber Shandwick

L determina o tamanho do seu smartphone, g é a aceleração devido à gravidade, p = 2δ/L é o “parâmetro pendente”, δ é a distância e θ é o ângulo do smartphone ao começar a queda.

Que o pão caia com a manteiga para baixo não é apenas uma lei de Murphy, é também uma lei da física

O estudo conclui que, tendo-se em conta as medidas e forma do smartphone, assim como a distância que está do solo, a duração da queda é demasiado curta para que o dispositivo possa dar a volta por completo e caia com a traseira no chão. Ou seja, quando soltamos o smartphone, o mais provável é que ele termine com a tela no asfalto.

Essa não é a primeira vez que a ciência explica o que considerávamos antes puro azar. O princípio do pão que cai com a manteiga virada para baixo é o mesmo. Não se trata apenas de uma lei de Murphy, é também uma lei da física. Em 2013 o professor Chris Smith, da Manchester Metropolitan University, reuniu um grupo de especialistas para explicar esse eterno enigma. O experimento concluiu que passar manteiga no pedaço de pão faz com que ele acabe por girar 1,5 vezes antes de tocar o solo.

Não que a explicação sirva de consolo, ou que a física arque com o conserto da sua tela. Ela também não explicou por que o seu smartphone cai mais do que os aparelhos dos outros. Talvez num próximo estudo.

Ir para o comentário (52)
Sergio Colado

Sergio Colado

Nascido em Valência, Espanha, Sergio se define como um grande fã de tecnologia e vídeogames. Desde o aparecimento do Android, ele encontrou no sistema operacional a melhor ferramenta para fazer o que mais gosta: passar o tempo em frente a uma tela. Entre suas paixões estão a ficção científica, o ciclismo e comer entre as refeições.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
52 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Bruna Rodrigues 12
    Bruna Rodrigues 01/12/2015 Link para o comentário

    Não é uma questão de puxar a sardinha, não gosto da Apple, mas convenhamos que muitas vezes eles estão um passo na frente. Eles já sabiam disso e iphone 6 possui um mecanismo interno, uma patente criada pela marca, que impede que ele caia de tela para baixo. Acho que além de fazer uma matéria "constatando" o que todo mundo já sabe eles deveriam conseguir que os nossos androids não caíssem assim. Uma tela nova vale quase um telefone novo...

    Gilmar Luiz


    • Leandro Brandão 2
      Leandro Brandão 02/12/2015 Link para o comentário

      É só uma patente que eles registraram. Nenhum aparelho usa ela ainda.


  • Roberto Oliveira 32
    Roberto Oliveira 01/12/2015 Link para o comentário

    Pelicias de vidro funcionam: Tenho um Maxx e ele ja sofreu 2 quedas 'fatais' (uma de frente e outra de quina), na qual a pelicula de vidro absorveu o impacto final.


  • 2
    Rômulo 30/11/2015 Link para o comentário

    enquanto isso o meu aparelho já caiu várias vezes e nunca quebrou nada. sou realmente um cara de muita sorte kkkk

    Conta desativada


  • F.Brenno 14
    F.Brenno 30/11/2015 Link para o comentário

    não entendi. mais valeu


  • Bruno 7
    Bruno 30/11/2015 Link para o comentário

    Quero ver a matemática que espia a minha falta de sorte...kkkk


  • Vinicius83 19
    Vinicius83 30/11/2015 Link para o comentário

    Kkkkk que viagem... talvez se eu tivesse uns 2 metros e meio o celular talvez desse voltas e voltas... mas geralmente cai na posição que escorregou...


  • 85
    Conta desativada 30/11/2015 Link para o comentário

    Nunca quebrei a tela de nenhum cel que tive, mas mesmo assim uso película de vidro pra garantir...

    Marcos Fernandes


  • 99
    Conta desativada 30/11/2015 Link para o comentário

    Deve ter uma camada manteiga dentro da tela para quebrar e perder a garantia...


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 29/11/2015 Link para o comentário

    Acho que, na verdade, as fabricantes passam bastante manteiga atrás da tela só para elas caírem pra baixo e quebrarem. Afinal de contas, é lucro para as fabricantes né!? kkkk


    • 85
      Conta desativada 30/11/2015 Link para o comentário

      crl velho, eu não li isso hahahahaha 😂

      Gilmar Luiz


      • Gilmar Luiz 64
        Gilmar Luiz 30/11/2015 Link para o comentário

        E. Q ai a manteiga ja dereteu

        Sandeives LopesJuliano C.


    • 12
      Anderson 30/11/2015 Link para o comentário

      uahahahahahahahahah, boa piada XD


  • Gustavo L. 38
    Gustavo L. 29/11/2015 Link para o comentário

    O centro de massa fica mais próximo a tela do que a traseira, é simples afirmar que é por isso que cai virado a tela pra baixo, mas essa equação que comprova essa é a parte difícil hehehe


    • Tobias 28
      Tobias 30/11/2015 Link para o comentário

      Só um detalhe, Gustavo... essa equação não comprova, nem pretende comprovar, nada relacionado a massa.

      A equação é só a maneira como calcularam ω (ou velocidade angular, que seria em RPM no caso de um motor e em radianos por segundo neste caso, que é a de rotação do smartphone ao se soltar da mão) em função do tamanho L do aparelho (o peso não influi), do ângulo inicial θ e da distância δ entre o centro de gravidade do aparelho e o dedo de apoio mais próximo desse centro. Nas figuras, o dedo é a bolinha encostada no aparelho..

      O tal ω é importante na (presumivelmente) importante teoria deles porque o número implica que, em situações típicas de queda --tipo, imagine-se segurando e digitando c/ uma mão só: o seu dedo indicador fica esticado atrás do aparelho e abaixo do centro de gravidade--, o fone tende a dar piruetas no ar quando se solta, pois vira uns tantos graus ao redor do indicador no começo do tombo (tipo uma gangorra), só que SEM virar c/ rapidez bastante p/ dar uma volta completa ou quase completa antes do impacto, o que o faria cair de tela p/ cima.

      Essa teoria, a do "Dedo Rijo Atrás", é a deles. Existe uma outra, "É de Quina que Smartphones Caem!", em algum comentário aqui pertinho...

      José Marco Vilaça


  • Gilmar Luiz 64
    Gilmar Luiz 29/11/2015 Link para o comentário

    Não vou discordar da matéria e nem da pesquisa feita pelos cientistas, o meu teve dua quedas, e por incrível que pareeça caiu as duas vezes coma tela pra cima, então considero que tive muita sorte, ou sera q faltou manteiga no meu?

    Sandeives LopesJuliano C.Nícolas Kim


    • Nícolas Kim 27
      Nícolas Kim 29/11/2015 Link para o comentário

      Se não trincou nem estilhaçou, teve muita sorte mesmo rsrs!

      Gilmar Luiz


      • Gilmar Luiz 64
        Gilmar Luiz 30/11/2015 Link para o comentário

        Gracas a Deus, não. Aconteceu nada, nem microfone e alto falante, q são partes sensíveis, não. Danificou, apenas uma marca na tampa trazeira

        Nícolas KimSandeives LopesJuliano C.


  • Juliano C. 37
    Juliano C. 29/11/2015 Link para o comentário

    então se juntar um gato, um pão com Mantega e um celular, criaremos energia infinita?

    Gilmar LuizBruna RodriguesNícolas Kim


    • Nícolas Kim 27
      Nícolas Kim 29/11/2015 Link para o comentário

      Sim, temos um moto-perpétuo natural

      Gilmar LuizJuliano C.


  • Tobias 28
    Tobias 29/11/2015 Link para o comentário

    Isso de que "smartphones caem com a tela virada para baixo" é mito, como será mostrado na 14ª temporada (se não, talvez na 15ª) de MythBusters.

    Na verdade, caem de QUINA. Porque é mais fácil ganhar na loteria do que fazer o aparelho colidir EXATAMENTE perpendicular ou exatamente paralelo ao chão. Portanto, algum CANTO bate primeiro, antes do que uma lateral toda ou uma face em cheio. Mas como se explica a tela virada p/ baixo?

    Vejamos... smartphones costumam fazer 4 coisas quando caem:

    1. Primero batem, como dito acima, de QUINA no chão. É nesse momento que a tela quebra; não necessariamente a tela em si, mas a camada de vidro gorilla ou equivalente que cobre a tela e a frente inteira do aparelho, isto é, vai até as quinas.

    2. Aí REPICAM no chão, ou seja, dão um pulinho p/ cima. É por choque inelástico, tipo bola de bilhar na beirada da mesa (tabela). Em alguns casos, o aparelho não ganha altura, mas rodopia sobre um canto por uma fração de segundo. Se o tombo for na grama, na areia ou no esterco, pule p/ o item 4.

    3. Então tocam o chão uma SEGUNDA vez. Essa nova queda é pequena, só de uns centímetros.

    4. Finalmente, tombam p/ frente e acabam pousados de tela p/ baixo. É porque, como o vidro é mais denso que o resto do aparelho, o centro de gravidade do conjunto fica mais p/ frente do que pra trás. (Lembra do pão c/ a manteiga? Pois é.) O detalhe é que nesse momento a frente do aparelho chega ao chão JÁ quebrada; tinha quebrado c/ o impacto de quina, não por tombar virada p/ baixo após o repique.

    Resumindo: smartphones caem de quina, o resto é lenda urbana...


    • Nícolas Kim 27
      Nícolas Kim 29/11/2015 Link para o comentário

      A verdade é que mesmo não caindo com a tela para baixo, geralmente ela se quebra pelo primeiro impacto em uma das quinas, que o vidro absorve, se rachando ou se estilhaçando.


      • Tobias 28
        Tobias 29/11/2015 Link para o comentário

        È vero. E quer uma evidência empírica de que o culpado é mesmo o impacto de quina?

        Vc pode ter visto no ônibus, mais de uma vez, gente digitando em aparelho c/ tela rachada, e notado que as rachaduras sempre se irradiam de um dos cantos. Nunca do meio ou de ponto nenhum em especial, como seria de se esperar de um impacto propriamente frontal (ou "telal").

        P/ quem não anda de ônibus: observe atentamente o Moto E branco da foto que ilustra a matéria...

        Nícolas Kim


      • 13
        Hugo Amorim 30/11/2015 Link para o comentário

        quinas são mais propensas a sofrerem danos. são pontos de maior energia. Por isso que elas são arredondadas mas mesmo assim ainda são pontos críticos. eh melhor o celular cair com a cara toda no chão do que bater de quina.

        Nícolas Kim


    • Arthur S. 40
      Arthur S. 29/11/2015 Link para o comentário

      Mas essa temporada atual é a última, não terá 15°


      • Tobias 28
        Tobias 30/11/2015 Link para o comentário

        Jura, Arthur? E eu pensando que fosse típico boato que a parte interessada solta em época de renegociação de contrato...

        Mas tudo bem! Com uma mãozinha de uma certa editora da área, eu mesmo quebro o galho pra Adam e Jamie!

        Usando um player de vídeo que permita ver quadro a quadro (VLC, p. ex.), observe as quedas em (tire os espaços) h t t p s ://youtu.be/OJcY_E0LA0E
        (É curtinho. E não perca o gritinho no áudio!)

        Nícolas Kim


    • 2
      gabriel casagrande 30/11/2015 Link para o comentário

      cair virado pra baixo e cair com a tela no chão são 2 coisas diferentes. se ele cair de QUINA, porém com a mesma inclinada para a parte traseira do celular, raramente irá quebrar, agora se cair de QUINA, com a tela virada para baixo, aí a história muda. Acho que todos entendemos isso logo de cara ao ler a matéria


      • Tobias 28
        Tobias 30/11/2015 Link para o comentário

        "de QUINA, com a tela virada para baixo, aí a história muda. Acho que todos entendemos isso logo de cara ao ler a matéria".
        Quer dizer, todos menos eu, pois eu li a matéria e não vi uma palavra sequer sobre cair de quina.


  • Nícolas Kim 27
    Nícolas Kim 29/11/2015 Link para o comentário

    Pior que terem gasto milhões de Dólares para descobrir porque os smartphones caem sempre com a tela para baixo, é terem gasto também pra estudar porquê o pão cai com a manteiga para baixo.

    Tobias


    • Tobias 28
      Tobias 29/11/2015 Link para o comentário

      Realmente. Se não tivessem desperdiçado verba de pesquisa com esse tipo de estudo bisonho, esta nobre pesquisa fundamental teria saído bem mais rápido: "Por que os fios dos fones de ouvido saem sempre emaranhados do bolso?"
      ( www.independent.co.uk/news/science/why-do-your-earphones-get-tangled-in-your-pocket-science-has-the-answer-9548540.html )

      Nícolas Kim


      • Nícolas Kim 27
        Nícolas Kim 29/11/2015 Link para o comentário

        Hahahahaha estudaram até as combinações possíveis de formas de o fio enrolar! 😂😂😂 Sem palavras!

        Gilmar Luiz


      • 2
        gabriel casagrande 30/11/2015 Link para o comentário

        pra um físico experiente isso é 1 hora de trabalho hahaha

        Nícolas Kim


      • Tobias 28
        Tobias 30/11/2015 Link para o comentário

        Vc não vai acreditar, cara... acabo de descobrir porque a motorola encomendou o estudo JUSTAMENTE ao tal Robert Matthews, entre milhares e milhares de professores de física a fim de um bico.

        Adivinha qual foi o tema do trabalho com que ele levou o prêmio Ig Nobel 1996 de física?

        ( www.improbable.com/ig/ig-pastwinners.html#ig1996 )

        Nícolas Kim


  • Tiarles N. 46
    Tiarles N. 29/11/2015 Link para o comentário

    Eu achava que tudo dependia da sorte da pessoa... Kkkk

    Gilmar Luiz


    • Gilmar Luiz 64
      Gilmar Luiz 30/11/2015 Link para o comentário

      Eu tbm axava isso

      Sandeives LopesJuliano C.


  • AC&MM 72
    AC&MM 29/11/2015 Link para o comentário

    Caramba!!!


  • Davi Ferreira 15
    Davi Ferreira 29/11/2015 Link para o comentário

    Por isso que eu odeio física 😑


  • 8
    Ronaldo Alberto 29/11/2015 Link para o comentário

    pega essa matéria juntá tudo com groselha pate que fica bom.


  • Wellington Charles 6
    Wellington Charles 29/11/2015 Link para o comentário

    Agora flata explicar porque a parte que tem manteiza no pão sempre cai pra baixo


    • 8
      Ires Leandro 29/11/2015 Link para o comentário

      Por causa do Centro de gravidade


  • 12
    Conta desativada 29/11/2015 Link para o comentário

    Resolvido, tutorial de como fazer seu Smartphone flutuar e não quebrar mais a tela:

    1- Retire a capa de proteção do seu aparelho.
    2- Pegue uma margarina ou manteiga de qualquer marca de sua preferencia.
    3- Passe em toda a parte traseira do aparelho, deixe apenas lente da câmera sem aplicação.
    4- Coloque novamente a capa de proteção sem espalhar o produto na parte frontal do aparelho.
    5- Pronto, agora seu Smartphone flutuará ao escapar das mãos.

    Ruan F.Pedro CorrêaWellington JonnyTiago HastenteufelVinicius83TobiasEduardo Cordeiro do NascimentoJonny E.Arthur S.Wallace MarquesNícolas KimWandersonConta desativadaLucas WiederkehrBianca SoaresAndréPaulo NascimentoJhonileonardo webertAlisson Amaral


    • Tobias 28
      Tobias 29/11/2015 Link para o comentário

      Gostei do seu método, a grande vantagem é que funciona também pra gente lenta -- diferentemente daquele método tradicional inventado pelos monges shaolin (jogar-se no chão mais depressa do que o aparelho e ficar soprando p/ cima com força).


    • Nícolas Kim 27
      Nícolas Kim 29/11/2015 Link para o comentário

      Ou ficará girando em loop infinito kkkkk


    • Eduardo Cordeiro do Nascimento 19
      Eduardo Cordeiro do Nascimento 30/11/2015 Link para o comentário

      O paradoxo do gato com pão e manteiga é um paradoxo anedótico que se constituiu como uma lenda urbana. É formado mediante a combinação de duas crenças da cultura popular:

      Os gatos caem sempre em pé.
      Uma fatia de pão com manteiga cai sempre virada com o lado amanteigado para baixo.
      O paradoxo surge quando se considera o que poderia ocorrer se fosse atada uma fatia de pão às costas de um gato, com a parte barrada de manteiga para cima, e se deixasse cair o gato de uma altura considerável.

      Obviamente que, se ambas as proposições fossem verdadeiras, o gato cairia de pé, e o pão cairia com o lado amanteigado virado para baixo; como isso não é possível, uma das proposições tem que ser falsa.

      Mas, com sentido de humor, algumas pessoas argumentam que, hipoteticamente, se ambas as proposições forem verdadeiras, tal experiência produziria um efeito de antigravidade. A velocidade da queda do "sistema gato e pão" diminuiria; ao mesmo tempo, o "sistema" começaria a rodar em alta velocidade, pois tanto os pés do gato como o lado amanteigado do pão tentariam tocar o chão.[1] Afinal, o sistema atingiria um estado estacionário, flutuando a pouca distância do chão e sempre girando a grande velocidade. Criar-se-ia assim um moto contínuo no qual o "sistema gato e pão" ficaria rodando indefinidamente.

      Fonte https://pt.wikipedia.org/wiki/Paradoxo_do_gato_e_p%C3%A3o_com_manteiga

      Tobias


      • Tobias 28
        Tobias 30/11/2015 Link para o comentário

        Tudo bem e tudo bem lembrado, edu. Infelizmente, porém, aqui a discussão é mais sutil, mais complexa e com implicações de alcance incomensurável.

        Lembra do clássico e ainda hoje cabeludo problema newtoniano da gravitação num sistema de TRÊS corpos em movimento? Pois veja nos demais comentários como estamos a discutir um moto contínuo formado de gato, pão e smartphone!


    • Vinicius83 19
      Vinicius83 30/11/2015 Link para o comentário

      Muito boa essa técnica.


  • 12
    Conta desativada 29/11/2015 Link para o comentário

    Podemos aplicar a teoria do gato flutuante para este cenário...

    Nícolas Kim


  • Alisson Amaral 20
    Alisson Amaral 29/11/2015 Link para o comentário

    O jeito é segurar firme o smartphone já que a física é caso certo! rs

    Lucas Wiederkehr


    • Tobias 28
      Tobias 29/11/2015 Link para o comentário

      Uma dica: quando seu smartphone cair, não fique agarrado nele.
      Pois, do ponto de vista da física, se vc se agarrar ao aparelho, ambos formam um único corpo, e portanto caem juntos. E consertar nariz e testa pode sair bem mais caro do que trocar só a tela.

      Nícolas Kim


  • leonardo webert 32
    leonardo webert 29/11/2015 Link para o comentário

    Que "coincidência" tem uns 2 ou 3 dias que essa matéria estava no TecMundo hahaha'

    Arthur S.Conta desativadaDaniel


  • 16
    Bruno Oliveira 29/11/2015 Link para o comentário

    Entendi tudo naquela forma...


    • 16
      Marcos Gabriel 29/11/2015 Link para o comentário

      kkkkkkk somos dois amigo😂

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.