X

Fazer o login

Registre-se para confirmar

Esqueceu a sua senha?

Faça o Login com o Facebook:

Ainda não tem uma conta no AndroidPIT? Criar conta

Quickoffice Pro (Office e PDF)

Mauro Feola
0

Imagine que você está a caminho de uma reunião importante e percebe que a bateria de seu laptop já chegou ao fim. Aí vem o choque: um documento importante precisa ainda de uns retoques para a apresentação que você vai fazer na referida reunião. Bem, sem o laptop ficará, digamos, um pouco difícil. No entanto, se você ainda tiver acesso ao documento, via Dropbox, por exemplo, há um aplicativo que pode ser bastante útil: o Quickoffice Pro (Office e PDF). O QuickOffice permite-lhe trabalhar com arquivos de diversos formatos. Se se trata de um bom aplicativo, é o que veremos na nossa análise de hoje.

4 ★★★★

Avaliação

Versão testada Versão atual
5.0.161 5.5.209

Funções & Utilização

Dispositivo do teste: LG Optimus Speed / 2x
Versão do Android: 2.3.4
Mods: CyanogenMod 7

O Quickoffice Pro (Office e PDF) é um dos aplicativos líderes quando se trata de soluções para Office voltadas para o Android. A gama de funções do aplicativo é bastante vasta e há ainda uma versão Lite do aplicativo. Nós testamos o app com diversos tipos de documento com diferentes tipos de formatação. Mas logo se constatou o seguinte: documentos com formato do OpenOffice não têm suporte do Quickoffice. Outros formatos testados funcionaram muito bem.

O primeiro tipo de documento a ser testado foi um documento do Excel. As planilhas carregam sem problema algum. As diferentes folhas da tabela são exibidas em uma barra na parte inferior como guias. No meio da tabela encontra-se o campo f(x). E selecionar muitos campos não é problema algum. Um toque em um único campo já é suficiente para exibir marcações nos quatro lados do campo, a partir dos quais a área selecionada pode ser alterada. E através do botão Menu, outras funções podem ser acessadas. Entre elas, estão:

  • Alterar o formato do texto de uma célula
  • Pesquisar
  • Desfazer / Refazer
  • Adicionar linha / coluna / célula
  • Adicionar URL

O segundo documento testado foi um documento no formato Word. Texto e imagens são convertidos de tal forma que sua visualização não é de maneira alguma comprometida. Tocando várias vezes no documento, pode-se visualizá-lo em vários níveis de aproximação. Sem contar que escrever um texto é bastante simples, uma vez que é algo que não se diferencia em nada do ato de se escrever um e-mail utilizando-se o Android. O botão menu traz muitas funções, dentre elas:

  • Inserir imagem
  • Alterar formato do texto
  • Ir para (uma certa página)
  • Ler em voz alta

Documentos em formato PDF também podem ser carregados pelo Quickoffice. No entanto, como já acontece no seu PC ou laptop, tais documentos não podem ser editados. Pode-se ainda ativar a quebra do texto, o que torna a leitura de documentos mais confortável. Além disso, marcadores podem ser salvos. Como no caso dos documentos Word, os arquivos PDF têm a função pesquisa ou "ir para" uma certa página.

Apresentações do Powerpoint também podem ser editados. E é claro: não existem diferenças significativas na forma de editá-las. O menu para documentos Powerpoint apresenta as seguintes opções:

  • Inserir nova página
  • Inserir imagem
  • Ir para (uma certa página)
  • Iniciar apresentação

O que torna tudo mais prático ainda é que, por meio da saída HDMI de seu Android, você pode até mostrar sua apresentação sem mesmo ter que usar seu laptop.

O aplicativo não oferece possibilidades de ajuste. O que compensa essa falta é diversidade de serviços do tipo "cloud". Na opção "Contas" do menu principal, por exemplo, diferentes contas podem ser adicionadas. Por ora, os serviços suportados são: Google Docs, Dropbox, box, huddle, SugarSync e mobileme. Tais serviços aparecem logo depois do login em forma de pastas no campo "Pesquisar". Ao escolher um certo tipo de documento, logo ele será baixado e carregado. Pode-se, em seguida, salvá-lo no próprio aparelho.

Apenas um toque: documentos muito grandes ou complexos aparecem de maneira muito confuso se você tiver um display muito pequeno. Se o Quickoffice Pro se adapta a eles, isso você deverá testar e chegar às suas conclusões.

Conclusão:

O Quickoffice Pro é, sem dúvida, um aplicativo muito funcional. Ele não apresenta um grande número de funções, mas as que existem já são mais que suficientes. O fato é que para editar documentos através de um telefone celular, o Quickoffice é justamente o aplicativo adequado. Não espere, no entanto, que ele substitua o Office-Suite, pois isso ele não faz. 

Tela & Controles

Aprender a manipular o Quickoffice Pro (Office e PDF) não é um grande enigma. Todas as funções podem ser encontradas no botão menu. Ou seja, você não ficará perdido para achar uma função específica. Abrir ou criar documentos é algo simples e não deverá significar um problema para ninguém. O aplicativo lembra, opticamente, o Office-Suite.

Velocidade & Estabilidade

Documentos de tamanho normal carregam rapidamente. Rolar a página não é nada problemático. No entanto, o Quickoffice Pro (Office e PDF) não é tão fluido se os documentos forem muito pesados e cheios de gráficos. No entanto, não dá para dizer que o aplicativo é completamente devagar nessas situações. O aplicativo não travou em nenhum instante. Além do que, isso seria inaceitável, em se tratando de um aplicativo de edição de documentos.

Relação Preço/Desempenho

O Quickoffice Pro tem um precinho, digamos, amargo. Ele custa, normalmente, 7,79 €. Se vale a pena pagar tudo isso pelo aplicativo? Depende muito da necessidade de uso que tem o usuário. Para os interessados, sem dúvida se trata de um bom investimento. Como o Quickoffice Pro (Office e PDF) é o nosso app da semana, você pode tê-lo por apenas 3,79 €. Uma "pechincha".

Screenshots

Quickoffice Pro (Office e PDF) Quickoffice Pro (Office e PDF) Quickoffice Pro (Office e PDF)

Apps semelhantes

Desenvolvedor

Quickoffice Inc.

Worldwide leader in mobile office applications

Enviar e-mail ao desenvolvedor Perfil do desenvolvedor

Comentários

Escreva um comentário:

Author
3

Como instalar CyanogenMod no LG L1 II E410f?