Fazer o login

Registre-se para confirmar

Esqueceu a sua senha?

Faça o Login com o Facebook:

Ainda não tem uma conta no AndroidPIT? Criar conta

Qual é o melhor rastreador de celular para Android?

Francisco Dornelles
46

Ter o celular perdido ou roubado infelizmente é algo bastante comum, pessoalmente, já perdi 2 smartphones e tive inúmeros dumbphones extraviados ou furtados. Às vezes quem acha o telefone até tenta devolver, mas por segurança é sempre bom ter um bom aplicativo de rastreamento instalado no seu Android. Por isso, aqui segue uma lista com os 10 melhores apps de rastreamento de celular da Play Store.

security 3
Qual é o melhor rastreador de celular para Android? / © ANDROIDPIT

Existem aplicativos para ajudar a perder peso, para realizar videoconferência, para pesquisar constelações e até mesmo para fazer transferências bancárias. Muitas informações são armazenadas em um smartphone e, por isso, quando o dispositivo é extraviado ou roubado, gera uma série de problemas, desde a perda da lista de contatos a questões financeiras - levando em consideração o fato de que um celular top de linha pode chegar a mais de 2 mil reais.

Porém, antes desta seleção de apps Android com a função de rastrear o seu smartphone em caso de roubo ou perda, aqui seguem algumas dicas que devem ser levadas em consideração para obter sucesso com os aplicativos deste gênero:

  • Caso você não possua um plano de Internet, como 3G, não bloqueie a tela do seu Android por senha, pois caso alguém ache seu dispositivo, não poderá acessar a rede Wi-Fi e você nunca terá o aparelho novamente.
  • Resetar o seu smartphone é muito fácil, basta entrar em modo Recovery e apagar os seus os dados, independente de bloqueio por senha. Dê preferência ao bloqueio de IMEI, pois isso vai evitar que estranhos usem, vendam ou troquem os seu dispositivo Android.
  • Com 3G/4G você pode rastrear seu smartphone a qualquer momento.
  • Nunca coloque no modo avião, já que corta qualquer tipo de conexão, evitanto assim que você encontre o aparelho.

Dito isso, vamos a seleção dos aplicativos necessários para quem não quer correr o risco de ter o celular roubado ou perdido.

1. Cerberus

Provavelmente o mais famoso de todos os apps de segurança, o Cerberus oferece uma miríade de funções. É gratuito por uma semana, e depois custa R$ 16,00. Com a licença é possível instalar o app em até 3 dispositivos diferentes. 

É possível controlar o Android a partir do site CerberusApp.com, por mensagens de texto; confirmar troca de cartão SIM, localizar o telefone, disparar alarme, apagar dados, gravar áudio, tirar fotos, obter informações sobre chamadas feitas e recebidas, entre muitas outras funções. Se você tiver root, é possível habilitar uma proteção contra desinstalação, em que a única forma de desinstalar o app do smartphone é fazendo o flash de uma ROM.

cerberus
Algumas das várias funções do Cerberus. / © ANDROIDPIT

De todos os aplicativos de segurança que já usei - e foram muitos - Cerberus é o mais completo de todos, com certeza, vale o investimento.

2. Gerenciador de dispositvos Android

A solução da própria Google não poderia faltar nessa lista. O app é simples e tem quatro funções básicas: rastrear, tocar, bloquear e apagar.

dispositivos google
A solução in-house da Google. / © ANDROIDPIT

Como o aplicativo é da Google, só é necessário logar com sua conta da Big G e ele identifica todos os telefones que dividem essa conta. Só funciona com o GPS ligado e pode ser facilmente desinstalado.

3. Wemp Locator

Um app bem completo, o Wemp permite que você controle diversas funções do celular através do site WempLocator.com. As grandes diferenças desse aplicativo em relação aos outros são o backup de dados e o Mapa de Crimes, em que usuários podem cadastrar furtos e roubos, assim o próprio app avisa caso você esteja se aproximando de áreas consideradas perigosas.

wemplocator
O Mapa de Crimes. / © ANDROIDPIT

Por enquanto o mapa só tem ocorrências em poucas cidades, e apenas na Grande São Paulo a quantidade é relevante.

4. PhoneSec

O aplicativo permite que você controle certas funções do smartphone via SMS, como deletar contatos, apagar mensagens de texto, localizar o telefone... Ele também identifica a troca de cartão SIM. 

phonesec
As diversas funções do PhoneSec. / © ANDROIDPIT

É possível personalizar as mensagens para cada função, e sempre é necessário que a senha vá junto na mensagem, assim não existe o risco de alguém apagar todos os seus contatos "sem querer". O app é simples e prático, mas não é atualizado desde abril.

5. Rastrear Celular

Aplicativo com foco em rastreamento silencioso, para controle de localização de crianças ou para empresas. É possível delimitar "áreas de risco", que acionam um alarme caso o smartphone entre nelas. Tudo pode ser controlado a partir do website WhereareYouGPS.com

rastrear celular
Só é necessário logar uma única vez no aparelho. / © ANDROIDPIT

O funcionamento do app é extremamente simples: você cria uma conta no dispositivo e pronto, é só acessar o site do desenvolvedor e logar com a mesma conta. Após o primeiro login, o app não pode mais ser acessado, o que impede que alguém saia da conta, entretanto, desintalá-lo é extremante simples.

6. Easy Finder & Anti-Theft

A versão gratuita do app oferece diversas funções, como rastreamento do celular, aviso de troca de SIM, tirar uma foto quando o desbloqueio é falho e fazer cópia de segurança dos contatos. A versão paga ainda oferece rastreamento 24 horas por dia e a possibilidade de apagar todos os dados do aparelho.

easy finder
As principais funções do aplicativo. / © ANDROIDPIT

Você pode logar com uma conta do Google, do Facebook ou criar uma conta no app. Feito isso, é só escolher as funções que desejar habilitar e pronto.

7. AndroidLost

Esse app é minúsculo, apenas 243KB, mas permite controlar muitas funções do seu celular por qualquer navegador. Ao instalar, ele automaticamente se registra nas contas Google cadastradas no smartphone. Após isso, é só entrar em www.AndroidLost.com, fazer o login com a conta Google em questão e pronto. 

androidlost
Só em inglês. / © ANDROIDPIT

Agora você pode fazer o telefone vibrar, tocar o alarme, pedir a localização, ligar/desligar o som, o GPS, o flash, bluetooth, WiFi, pedir o status do telefone, listar os apps instalados, mandar uma mensagem popup, enviar SMS, tirar uma foto de quem está usando, bloquear/desbloquear o telefone, apagar o cartão SD e os dados do telefone, entre muitas outras funções.

8. Anti Furto Droid SMS

O Anti Furto Droid SMS é um app extremamente simples, que permite obter a localização do telefone e disparar um alarme através de SMS. É só configurar o app no telefone e, em caso de necessidade, enviar um SMS com a palavra-chave para cada ação para o telefone perdido.

droid SMS
Interface limpa e outros apps de segurança. / © ANDROIDPIT

Como se pode ver, a UI é básica, mas o app possui várias funções, por exemplo, ele ativa o GPS, o WiFi, em caso de troca de cartão SIM, ele mostra as informações do novo (operadora, IMEI, número de telefone), etc. O aplicativo é gratuito com anúncios, e o desenvolvedor tem uma série de apps de segurança.

9. Rastreador de Celular Grátis

Como o nome indica, esse app serve para rastrear o seu celular via GPS e rede. Além de casos de furto, o desenvolvedor recomenda outros usos para o aplicativo: monitorar o deslocamento de pessoas - você pode instalar o app no smartphone do seu cônjuge ou filho, por exemplo - ou como rastreador veicular - instale naquele Android antigo que você tem e deixe escondido no seu carro!

rastreador celular
Rastreie o celular com apenas a Chave de Localização. / © ANDROIDPIT

O funcionamento é simples: cadastre uma Chave de Localização no aparelho e pronto; ao abrir o app em qualquer outro Android, é só digitar a Chave e ele localizará o telefone. Gratuito com anúncios.

10. Got Ya!

Esse app é para quem sempre usa senha e tem um smartphone com câmera frontal. Em caso de furto, ao tentar desbloquear o aparelho com a senha errada, o app tira uma foto de quem estiver com o celular e envia para o email cadastrado junto com a localização, o app é completamente silencioso. 

gotya
Fácil de usar e fácil de configurar. / © ANDROIDPIT

É necessário ter uma conta Google para usar o app. Após lazer o login, é só habilitá-lo, escolher o tipo de bloqueio de tela e o email. Fácil, fácil.

Muito importante, todos os aplicativos indicados aqui fazem parte de uma pesquisa para encontrar dispositivos em caso de roubo ou extravio, NÃO encorajamos a utilização dos mesmos para a quebra de privacidade de terceiros. Depois de localizar o dispositivo, o próximo passo é contactar autoridades responsáveis, como o departamento de polícia mais próximo, por exemplo.

Você usa algum aplicativo para rastreamento? Qual?

Comentários

Escreva um comentário:
  • Flávio Ricardo há 2 dias Link

    tds muito bom, sem duvidads

    0
  • Cassio há 2 dias Link

    Android Lost é o que eu uso, mesmo com o GPS desligado ele usa a rede de dados e me mostra a localização exata. Sem falar que vejo todas as ligações feitas e recebidas, SMS,claro que essa função eu uso no celular da muié!!! Kkkkkkkkk

    3
  • Gilson Santana há 2 dias Link

    Creio que esqueceu de citar o avastmobilie que apesar de não parecer, tem muitas funções bastantes bacanas para localização do seu smartphone...

    1
  • Marcelo Rodrigues há 2 dias Link

    Cerberus de longe o melhor, e depois da última atualização ele ficou completo, agora alem de bloqueio de localização, tirar foto quando erra a senha ele quando o telefone está bloqueado ele desabilita o botão power o menu de energia não aparece, pra quem tem um aparelho com bateria removível não é muita coisa mas aparelhos q nao tem como retirar a bateria é genial, muito bom msm peguei ele de graça numa promoção de aniversário deles, o único erro fica por conta da google, ele na versão do lollipop deixou o aparelho livre pra qualquer um acessa e formata e desativa o GPS, dados e WiFi, burrice da google fazer um segundo usuário onde vc pode acessa as configurações mesmo com o aparelho bloqueado e essa central de notificação é outra cagada, se vc poe senha no telefone é pq vc não q acessa nenhuma configuração fo mesmo essa é a falha fatal do lollipop

    0
    • Lyverson Costa há 1 dia Link

      Marcelo, tem como não deixar trocar dr usuario na tela de bloqueio. E apenas o usuario principal pode formatar o celular. Opções de restauracao nem aparecem para o usuário convidado

      0
  • Sammuel há 2 dias Link

    To usando o de fábrica que é o android lost e instalei agora o got ya, testei várias e várias vezes e funciona muito bem. Hoje em dia segurança nunca é demais.

    0
  • jailson há 2 dias Link

    uso o app da google mesmo!

    0
  • Veronica Roses há 2 dias Link

    Interessante, não conhecia alguns dos aplicativos, dentre as aplicações citadas utilizo o cerberus. Uma pena que mesmo bem configurado com todos recursos ativos no aparelho é fácil desativa-lo por qualquer um - e nem é preciso flash de uma room ou root. Ainda sim, não deixar de ser um dos melhores aplicativos de anti-furto.

    (^_-)

    0
  • Carlos Alexandre Silva há 2 dias Link

    Pessoal do androidpit e usuário s, algum funciona somente com o GPS? Porquê se depende de internet não adianta.

    0
  • Guilherme Lourenço há 2 dias Link

    Droid sms

    0
  • Junior83 há 2 dias Link

    Muito bom o tópico, não usava nenhum desses programas. Valeu!

    0
  • Emanuel há 2 dias Link

    Anti furto droid SMS uso a bastante tempo.

    0
  • André Silva há 2 dias Link

    pra mim, nenhum, pois todos precisam que o telefone esteja ligado e com internet ativa. qual o ladrão que não sabe que se reiniciar o telefone de fabrica já era? poize..todos sabem disso.. já são especialistas..não são crianças. aplicativos só funcionam quando é pra perda de telefone dentro de um território que você conhece..tipo casa e trabalho...

    0
    • Hugo Castelani há 1 dia Link

      Nooossaaa... Então você quer dizer que a partir do momento que o ladrão faz um Hard Reset ele é um especialista? Só falta aprender TUDO.

      0
    • Jonas D. há 1 dia Link

      Nem sempre... A maioria dos ladrões desligam o aparelho e tentam vender rápido, como foi o caso de um amigo meu que comprou um iPhone 5S de 16gb cinza espacial por 200 reais e vendeu por 1.300.

      0
    • Denis Henrique há 1 dia Link

      m

      0
    • Bruno Mattos Há 21 horas Link

      Se vc tiver root e instalar o cerberus dando privilégios de super su a ele nem formatando o aparelho via recovcery o tira, quanto mais fazer um simples format factory via software do aparelho...

      E ele funciona além do wifi e 3G/$G usando SMS

      0
  • Jonas Santos há 1 dia Link

    o melhor, na minha opinião, é o anti trheft do avast, que se o ladrão trocar o chip ele trava, se tentar resetar, graças ao root, ele continua lá como aplicativo do sistema.
    já usei quando tinha um galaxy y, foi só para teste, ninguém vai querer roubar aquela merda

    1
  • Arildo Soares há 1 dia Link

    Eu tenho uma pergunta... Como posso bloquear um smartphone através do imei??? Fui roubado... E só tenho o IMEI...

    0
  • Rodrigo Santos há 1 dia Link

    Todos precisam de conexão com Internet para funcionar? Eu uso o do Google, ele precisa... Se todos forem assim não vejo muita utilidade pra nenhum.

    0
  • Thiago há 1 dia Link

    Samsung my find

    0
  • Régis Knechtel há 1 dia Link

    Me desculpe, mas como jornalista, não consigo levar uma matéria a sério que tem uma pergunta como título e não responde a mesma no texto.

    0
    • John Dillinger há 1 dia Link

      O fato de você não levar a sério a matéria não mudará a vida de ninguém aqui.

      2
  • Ricardo R. há 1 dia Link

    Cerberus sem sombra de dúvidas, ainda bem que o avast não tá na lista, o app porcaria pra sugar recursos e bateria

    1
  • Júnior PD há 1 dia Link

    Um colega que usa o Finder ficou monitorando o seu aparelho anterior que foi roubado pois quase um mês. Ma desistiu porque a pessoa não saia da favela.

    0
  • Júnior PD há 1 dia Link

    O Cerberus não é um módulo do xposed? Ou esse é outro?

    0
  • Marcello há 1 dia Link

    Até hj me pergunto pq não criaram uma custom recovery com proteção por senha??? Será que é mto difícil de fazer? Vejo recoverys com inúmeras funções e essa creio q ia ser um baita diferencial... Quero ver flashear uma rom numa recovery bloqueada..

    0
    • Robério Souto há 1 dia Link

      Também sempre faço esta pergunta... O AndroidPIT havia feito uma matéria anterior em que falava em um novo sistema de segurança deste tipo que seria implantando junto com o Lolippop. Não li mais nada a respeito. Quanto a todos esses rastreadores, se for feito um flash, adeus!!!! Não utilizo nenhum deles.

      0
  • Alex há 1 dia Link

    Pessoal, roubo e perda de celular só impulsiona venda de celulares. Eu vendo celular toda vez que tem shows ou um evento grande que o pessoal perde ou foram roubados. Eu racho de vender, isso e em todo lugar

    0
  • Frederico Porto há 1 dia Link

    Cerberus! Cerberus! Uso desde 2012 e é o melhor! A nova versão 3 não permite sequer que o "larápio" tente instalar uma nova ROM, pois ele desativa a função USB debugging...

    1
  • claudio há 1 dia Link

    cerberus...fato!

    1
  • Alexandre há 1 dia Link

    Não adianta, o ladrão reseta o aparelho, e de nada adianta esses apps, eles servem pra te dar a sensação de conforto, tenta usar esses apps depois de ser roubado e chama a polícia e fala que te roubaram, o policial ainda vai rir de vc. Aqui no RJ o sistema favorece ao ladrão e não a nos trabalhadores.

    0
  • warley há 1 dia Link

    Esqueceram do avast, uso ele, muito bom, nunca usei o cerberus, mas o avast tira ate foto do larapio e mais uma pancada de opçoes que ele oferece, e so sai se trocarem o software do aparelho

    0
    • Rodrigo Silva há 1 hora Link

      Cerberus além de fazer isso, consome menos recursos que o avast.

      0
  • Deco S. há 1 dia Link

    Bom, o GPS(localização) consome bastante bateria... caso eu queira fazer uso de um APP desse tipo (como o cerberus) terei que deixar o GPS sempre ativo?

    0
    • Ander33x há 1 dia Link

      Deco o GPS só consome bateria quando é solicitado a posição do aparelho, se ele estiver ativo mas nenhum programa enviar o sinal de localização ou pedir localização não haverá consumo de bateria.
      No mais sempre deixe-o ligado.

      Flw!

      0
  • David Há 23 horas Link

    Usei o Got Ya! por algum tempo e achei genial.

    0
  • Fernando Henrique Há 17 horas Link

    Cerberus

    0
  • Danilo Ferreira de Carvalho Há 16 horas Link

    Não uso apps assim.. mas um que sei que tem funcionalidades bastante completas é o anti theft do avast..

    0
  • Borussia Há 7 horas Link

    e o Prey anti-theft, uso ele..

    0