O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
OPINIÃO 130 Compartilhados 107 Comentários

Três boas razões para evitar os serviços em nuvem

Enquanto alguns usuários exigem mais espaço de armazenamento em seus dispositivos, outros preferem guardar seus dados em espaços virtuais. Pensando nisso, eu realmente não sei a nuvem é uma solução apropriada para esse tipo de problema. Na verdade, acho que seus problemas se sobrepõem aos seus benefícios. Abaixo explico meus motivos. 

Antes de explicar por que eu não gosto dos serviços na nuvem (ou cloud, se preferir), deixo claro uma coisa: eu, absolutamente, não discuto que são muito práticos. Os espaços oferecidos nesse tipo de solução são muito maiores do que encontrados na maioria dos discos físicos. No entanto, eu evito utilizá-los tanto quanto possível. 

Como você leu no selo ao lado do título deste artigo, trata-se de um texto com as opiniões do autor. Logo, elas podem - e devem - diferir das opiniões dos leitores, que podem debater se são a favor ou contra as razões que expresso a seguir. Vamos a elas:

androidpit best backup apps 15
Eu ainda prefiro manter meus arquivos seguros em uma mídia física © ANDROIDPIT

1. O conceito de nuvem me parece duvidoso

Por definição, as minhas informações pertencem somente à minha pessoa. Assim sendo, por que eu deveria compartilhá-las com alguém? Você pode me dizer que as empresas de cloud tem coisa melhor para fazer do que xeretar meus arquivos na nuvem e, de fato, elas devem ter mesmo. No entanto, o conceito permanece o mesmo: alguém sempre pode acessar meus dados.

Acho triste que a tecnologia nos empurra (voluntariamente ou não) para o fato de termos de desistir de um direito tão básico quanto o de privacidade. Sendo o único proprietário de meus dados, isso me parece óbvio, mas, mesmo diante de tantas maravilhas tecnológicas, em muitos casos as vantagens nem sempre superam as desvantagens. Para mim, a nuvem se encaixa nessa categoria. 

O smartphone Robin, fabricado pela Nextbit, é um dispositivo que traz uma memória física mínima para o sistema operacional e nada mais. Se você gosta de serviços em nuvem, encontrará sua felicidade nesse dispositivo.

Não creio que o número de benefícios oferecido pela nuvem supere as desvantagens da falta de privacidade

2. Eu não vejo muita utilidade

Dado o uso que faço do meu smartphone, um cartão microSD é mais do que suficiente para as minhas necessidades. As poucas fotos que tenho dentro do aparelho são da minha sobrinha ou de uma ou outra paisagem que achei legal retratar no momento. Mas não é nada que faça a memória interna de 32 GB do meu telefone "suar". Logo, essa reserva de espaço que tenho no meu aparelho dá e sobra para muito tempo.

androidpit sd cards 4
Um cartão microSD é suficiente para mim © ANDROIDPIT

Claro que há muita gente que faz um monte de fotos e vídeos e, por razões que me escapam à compreensão, elas nunca desejam remover esses arquivos do telefone, mesmo que nunca voltem a visualizá-los ou assisti-los mais de uma.vez. E para não gastar dinheiro em um dispositivo externo, elas tendem a preferir a nuvem. E, admito, esta é a principal vantagem desse tipo de serviço, que custa muito menos que um HD externo, por exemplo. Isso quando não são grátis. 

3. Em termos de segurança, há sempre um risco

Como explicado acima, eu não fico nem um pouco confortável em saber que meus dados estão hospedados em uma plataforma que está fora do meu controle. Além disso, há algo mais grave: qualquer intruso mal-intencionado pode assumir a posse dos meus arquivos. Claro que isso pode acontecer caso roubem o seu smartphone ou HD externo, mas, nesse caso, você é o único responsável.

O fato é que, seja em pequena ou grande escala, os hacks têm se tornado mais comuns internet afora. Seja por meio do phishing ou qualquer outro método de engenharia social, sempre é possível alguém roubar a sua senha. E para você, isso torna as coisas mais complicadas do que nunca.

androidpit stolen smartphone
Hoje, o roubo não é apenas físico, mas também virtual © ANDROIDPIT

Caso você caia em algum tipo de golpe virtual, as chances de ter todos os dados expostos ao público tornam-se bem grandes. E mesmo que você argumente que "não importa que a minha conta foi invadida, eu não tenho nada a esconder", este não é o caso de muitas pessoas. Você se lembra do que aconteceu com o hackeamento do iCloud - o serviço de nuvem da Apple - em que detalhes íntimos de muitas pessoas, incluindo celebridades, foram expostos? O problema foi resolvido, mas você pode garantir que isso não acontecerá mais uma vez? Logo, por que correr o risco?

Mas uma coisa é certa: goste ou não, é quase impossível escapar da nuvem. Hoje, é muito difícil evitá-la e até mesmo eu, que não gosto nem um pouco desse tipo de plataforma, acabo por utilizar os seus serviços. Então, a única coisa que posso recomendar é que preste atenção nos dados que você armazena lá dentro, especialmente se forem informações financeiras ou arquivos que devem ser TOTALMENTE confidenciais. 

Você vê ameaças nos serviços de nuvem ou os considera totalmente seguros? De a sua opinião

Os comentários favoritos dos leitores

  • Rodrigo J. B. Duarte há 2 meses

    Você tem 3 contra a Nuvem, eu venho com 10 a favor! Segura aí:
    1) Você acessa suas preciosidades de qualquer lugar que tenha conexão.
    2) Essa historinha de "cuidado com a privacidade" não cola mais, exclua seu Facebook e depois conversamos! Hoje em dia já somos muito expostos de várias formas, a Nuvem é só uma entre tantas. Ou você se torna um Homem das Cavernas ou estará sujeito a Termos de Serviço com os quais deve concordar antes de logar.
    3) Usando ferramentas como o SafeInCloud (uso e recomendo) você já estará cuidando muito bem de suas contas, obrigado. Então...
    4) O problema fica só com as possíveis quedas de servidor das empresas, mas seus pendrives e discos rígidos podem queimar, abiguinho!
    5) Se os meus dados vazarem, o máximo que vai rolar é a galeres ver como o meu filho cresceu saudável e que eu e minha esposa tirávamos Selfies "before It was cool", então tô de boas.
    6) Armazenamento na Nuvem é excelente também pra trabalhos em equipe (mas se você não confiar no Google, duvido que confie no coleguinha de faculdade).
    7) O Google Photos é ilimitado e até vai deletando as cópias locais das fotos e vídeos que já estão na Nuvem, então é ao mesmo tempo cômodo e sensacional.
    8) Google Photos tem algoritmos inteligentes pra reconhecimento de coisas e situações. Se seu cartão SD faz isso eu quero um!
    9) Google Photos é grátis.
    10) Google Photos é vida.

    (é uma questão pessoal sim, mas acima vocês tem algumas zoeiras mas algumas verdades também. shashahssah)

  • Thiago Fernandes há 2 meses

    Mais um pra categoria tópico bosta!
    Motivos extremamente rasos!
    Devolvam meus minutos preciosos q perdi vindo até aqui!
    =/

  • Erick Terto há 2 meses

    1-A alguns anos meu PC deu pau e quase perdi todos os arquivos da faculdade, mas eles estavam todos no Google drive.
    2-Todo mundo já perdeu um cartão usb ou pendrive na vida, CDs estragam depois de um tempo.
    3-Se meu aparelho for roubado, Deus queira que não, tenho cópia dos meus arquivos.
    4-Os backups são feitos quando entro na wifi de casa.
    5-Posso formatar meu celular ou pc e todas as minhas coisas irão ser baixadas novamente.
    6-Quando crionum arquivo ele já é salvo na pasta para ser enviada a nuvem, então não tenho o trabalho de copiar e salvar.
    7-Não fico com todas as minhas fotos salvas no celular e já aconteceu de precisar de uma bem antiga e ela estar ali, salva no photos.

    Esses são meus motivos para usar os serviços de nuvem.

  • Pedro Nunes há 2 meses

    Respondendo aos três tópicos do autor:

    1) Claro que há exceções, mas a maioria dos dados que você tem em seu computador está na internet de alguma forma. As fotos estão no Facebook/Whatsapp, os textos estão no seu e-mail, as músicas no youtube, etc. A nuvem aparece como uma vantagem por manter tudo disponível o tempo todo, em qualquer computador que esteja conectado à internet e sempre no mesmo lugar.

    2) Nem tudo você precisa ter disponível a todo momento. Eu tenho arquivos na minha conta do Google que vejo menos de uma vez por ano e, caso eles estivessem em mídia física, seria muito mais difícil de encontrar. Por exemplo, semana passada queria achar uma foto de 2009. Se estivesse num CD, provavelmente nunca a encontraria (isso é, se o CD ainda estivesse inteiro e legível). Além disso, quem mantém uma foto por 7 anos no celular?

    3) Nada na informática é totalmente à prova de invasões. Seu celular, seu notebook, até o caixa eletrônico na esquina da sua casa pode ser invadido e ter os dados vazados. Claro que é mais fácil invadir um servidor e tomar tudo que está lá do que invadir individualmente cada aparelho.

    Entendo suas razões para desconfiar da nuvem, mas as vantagens oferecidas por ela valem o risco, pelo menos pra mim.

107 Comentários

Escreva um comentário:
  • É aquela velha história de eu preferir ficar em casa ao sair, pois não corro o risco de ser atropelado, assaltado, bala perdida...

  • Faz multi sentido sim a matéria e o cuidado que devemos ter com nossos dados.
    Vide o caso das atrizes no Icloud...
    Acredito que o conceito de privacidade pode ficar 1 pouco vulnerável na nuvem e tb tnão tenho tanta coisa pra guardar mas há 1 grande problema qdo as mídias físicas "queimam" ou desaparecem.

  • Eu não me importo de usar até pq uso apenas para armazenar coisas que não preciso com frequência o que mais preciso deixo em um HD externo.

  • É muito fácil achar vantagens e desvantagens em quase tudo na vida. O certo é usar de forma ponderada, sem ser necessário confiar seu destino à nuvem.

  • 4. internet caiu = sem acesso as suas coisas

  • Estou tentando lembrar o nome da empresa mas não consigo. Alguém me ajude, por favor. Há uns anos uma empresa de armazenamento na nuvem perdeu todos os dados de seus usuários. Ela simplesmente veio à público e pediu desculpas, como se isso resolvesse.
    Desde que saiu essa matéria estou tentando buscar o nome lá no fundo da memória, mas tá difícil.

  • Tenho visto muitos comentários dizendo que confiam na nuvem porque não confiam em mídia física. E onde acham que os dados da nuvem são armazenados? Em mídia física, é claro. As gigantes do ramo têm vários níveis de segurança, mas nada em informática é inviolável. A Apple, Microsoft, Sony, Nasa, departamento de defesa americano, entre outros, todos já foram invadidos. Até o momento foi somente para roubar dados de usuários. Mas, e se pega um louco que resolve apagar tudo? A possibilidade é remota, mas existe. Por isso, confio sempre em diversificar todos os meus BackUps. Jamais deixaria minhas fotos dos últimos 20 anos somente na nuvem.

  • Confesso que fico bastante bolado com a nuvem também. Sou meio conservador em relação a isso! Meu antigo LG G2 tinha somente 16GB de memória interna, sem expansão via cartão. Era impossível ter aplicativos, fotos e músicas ao mesmo tempo. Então escolhi ouvir minhas músicas via Spotify e player de música rodando pela nuvem.. tenho mais de 700 músicas "lá em cima" na hora em que quiser (bastando obviamente um WiFi hihihihihi) sem gastar nada da minha memória interna.. esse lance de nuvem é mais uma válvula de escape do que tudo rsrs

    • Minhas músicas estão no cartão SD do celular e nos HDs externos. Posso ouvir até em regiões onde não há internet.

      • Sobre as músicas, Steve, eu importei todos os meus CDs pro PC via Media Player (Mp3 com taxa 320Kbps), e fiz upload gratuito pra Google Play Music, e funciona maravilhosamente bem. No celular você escolhe quais álbuns ou playlists quer baixar, e pronto: pode ouvir offline quando quiser (e tudo sincronizado com a web).

  • Não existe almoço grátis. Pra mim backup nas nuvens é par coisas de importância menor (o que supre todas as necessidades da maioria dos usuários), e coisas importantes, em casa. Por via das dúvidas, documentos importantes e registros de finanças, salvos em 2 hds bem guardados. Quando eu morrer, as pessoas interessadas saberão o que procurar - e encontrarão o que precisam.

  • O autor deste post vive no início dos anos 2000. Com certeza ele ainda possui um vídeo cassete

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi