O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 212 Compartilhado 93 Comentários

Donos do Galaxy Note 4, chegou a hora de pensar no futuro

O Samsung Galaxy Note 4 é um ótimo smartphone, mesmo tendo sido lançado há mais de um ano. Ele é rápido, bonito, grande e provavelmente ainda é capa de realizar todas das funções que você precisa. Eu sei bem disso, ele é meu smartphone principal há alguns bons meses. Entretanto, talvez tenha chegado a hora de pensar no futuro, num futuro smartphone, quero dizer.

Eu realmente gosto de smartphones com tela grande.
O que você acha?
50
50
1778 participantes

A escolha óbvia me parece ser o Galaxy Note 6, o phablet mais esperado do ano, principalmente se considerarmos que o Note 5 não agradou a todos. Apesar de o lançamento do Note 6 ainda estar um pouco longe, quem tem o Note 4 sabe que ele aguenta tranquilo os dois meses até a chegada do sucessor. Desse modo, temos tempo para juntar o dinheiro necessário para o upgrade, já que o 6 não vai chegar barato.

androidpit samsung Note4 vs Note5 20
Samsung Galaxy Note 4 à esquerda, e  polêmico Note 5 à direita / © ANDROIDPIT

Caneta S Pen funciona como suporte para o smartphone

A linha Note tem na S Pen uma das suas características mais marcantes, e no Note 4, a funcionalidade dela já é muito boa e prática. No Note 6 ela virá ainda melhor, já que patentes mostram que ela será dobrável, funcionando como suporte para o telefone. Assim, vai dar para aproveitar ainda mais a linda tela QHD.

galaxy note6 kickstand w782
Novidades na S Pen / © Patently Mobile

Tela curva, QHD e com recursos multimídia

O que mais se quer de um phablet? Exclusividade, tela com alta resolução, funções dedicadas à produtividade e multitarefas e alguns extras para as bordas laterais. Tudo perfeitamente integrado e otimizado para a S Pen. Melhor, impossível.

Ainda são rumores, mas tudo aponta para que o Note 6 venha com uma tela curva à la Edge com 5,8 polegadas de diagonal e, claro, tecnologia Super AMOLED, para cores brilhantes, imagens detalhadas e excelentes ângulos de visão. Agora sem as a moldura lateral graças às curvas.

AndroidPIT Samsung galaxy s7 edge 13
Imagine tudo que será possível com as bordas curvas no Note 6 / © ANDROIDPIT

Android N e menos bloatware

O maior problema do Note 4 é a interface TouchWiz. Ela ainda é pesada, carregada e consegue deixar até o Exynos Octa 5 com seus 3GB de RAM meio lento (às vezes). A atualização para Android 6.0.1 nos aparelhos da Vodafone já corrigiu um pouco isso, trazendo uma TouchWiz mais leve e limpa. 

Extrapolando essa tendência e sabendo que o Galaxy Note 6 deve chegar com uma versão ainda mais otimizada da TouchWiz para Android Marshmallow, com menos bloatware, além de certamente receber o Android N e todas as suas novidades, como definição de níveis de prioridade para notificação, respostas a mensagens diretamente do menu de notificações e uma versão melhorada do Doze.

AndroidPIT N android android mini collectible
Android Nutella? Só se for muito bom! / © ANDROIDPIT

Armazenamento interno e autonomia incomparáveis

Os 32GB de armazenamento do Note 4 são suficientes para a maioria das pessoas, ainda mais que podemos aumentar em até 128GB o armazenamento com um cartão microSD. No entanto, após meses de baixar, instalar e desinstalar apps, atualizações e downloads, a memória interna pode dar sinais de cansaço e desaceleração e começar a necessitar de limpezas periódicas. Além disso, o acúmulo de apps e dados pode fazer com que os 32GB não pareçam tanto assim.

Aqui os rumores se contradizem: por um lado temos que o Note 6 virá com os mesmos 32GB de armazenamento, por outro temos incríveis 256GB de memória interna. Se a segunda opção for verdadeira, talvez nem sequer precisemos de cartão microSD, ainda que eu ache improvável a Samsung retirar o suporte outra vez.

A bateria do Note 4 tem 3220mAh e uma autonomia respeitável. Ainda assim, preciso carregar o smartphone mais de uma vez ao dia, graças ao carregamento rápido, isso não é um empecilho tão grande assim. O Note 6 deve vir com 4200mAh, ou 30% a mais de capacidade. Isso, combinado com as otimizações do Doze, deve garantir uma autonomia mais que razoável para o phablet. Além disso, o carregamento rápido deve ser mantido e, ao que tudo indica, o suporte a USB-Type C vai deixar tudo ainda melhor. Entretanto, parece que a bateria não será removível. Bem, não se pode ganhar sempre.

Androidpit usb type c 0401
Será que a Samsung irá trazer o USB-Type C? / © ANDROIDPIT

A melhor câmera do mercado

A Samsung provou que consegue proporcionar, geração após geração, uma câmera com desempenho incomparável (ok, ignoremos a Sony por um instante). O Galaxy S7 traz a melhor câmera disponível hoje em dia, e faz isso com um sensor de 12MP, graças à tecnologia dual-pixel que permite uma abertura de f/1.7 com foco muito rápido. 

O Galaxy Note 4 não faz feio com seu sensor de 16MP e imagens brilhantes, mas às vezes podemos encontrar algum ruído na foto. De acordo com os rumores, o Note 6 repetirá o sensor de 12MP do S7, com a mesma tecnologia dual-pixel, mas com a introdução de autofoco infravermelho. 

androidpit samsung galaxy s7 4
Uma versão ainda melhor da câmera do S7 / © ANDROIDPIT

Convencidos? Sei que o Note 4 é um ótimo smartphone, difícil de trocar, com hardware de ponta e que deve receber Android Marshmallow logo, então essa não é uma decisão fácil. Honestamente, ainda não sei se vou mesmo trocar o meu Note 4 por um 6, talvez deva esperar pela Samsung da Sérvia liberar mais informações.

Se não o Note 6, qual seria o melhor substituto para o Note 4?

212 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Thiago Fernandes há 11 meses

    Esse é aquele típico post bosta!
    Pensar na troca do Note 4 pq? Um aparelho completo, q supera mtos recém lançados, mesmo tendo nascido em 2014!
    Há qse um ano com ele e nunca sofri nenhum tipo de lentidão em momento algum!
    Como mesmo disse: "rápido, bonito, grande e provavelmente ainda é capaz de realizar todas das funções que você precisa".
    O Note 6 será um puta aparelho? Sim! Mas com o preço q vai chegar, só daqui a dois anos. E e olhe lá!
    Nosso Note 4 ainda tem mta lenha pra queimar, jovem!

  • Travis Lima há 11 meses

    Se o Note 4 é "rápido, bonito, grande e provavelmente ainda é capaz de realizar todas das funções que você precisa", pra que diabos eu vou querer trocar de smartphone?

  • Fabrício há 11 meses

    O note 6, no meu caso, só se for através de financiamento pela caixa econômica no programa: "Meu Note, minha vida". Passar trinta anos pagando...

93 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi