O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
16 Compartilhados 19 Comentários

Razr HD em teste: tudo o que você precisa saber sobre este aparelho!

Embora o Razr HD seja classificado na mesma "Liga" dos atuais carros-chefes da HTC e da Samsung, o smartphone high-end da Motorola fica um pouco atrás em termos tecnológicos. Talvez pelo fato de que a fabricante não tenha a melhor reputação com os usuários por conta da demora nas atualizações para smartphones e tablets. Porém, isso não significa que o Razr HD precise se esconder atrás dos top de linha da Samsung e HTC, como mostra a nossa análise.

O Razr HD conseguiu o que nem o Samsung Galaxy S3 ou o HTC One X, que foi o encaixe perfeito em minhas mãoes e, assim, acabo de ganhar um novo smartphone. As razões para isso incluem também a bateria do smartphone, a conectividade LTE e o fato de que o design e o material do dispositivo Android da Motorola vem em confluência com o que eu busco em um dispositivo móvel.

Design e mão de obra

O "look and feel" do Razr HD é o um dos melhores do universo de smartphone Android. Em termos de design e aparência até se pode argumentar, porém, não consigo imaginar alguém reclamando sobre os materiais com os quais o Razr HD foi fabricado. O smartphone tem uma qualidade extremamente alta - Gorilla Glass, metal e Kevlar (fibra sintética) são combinados e processados ​perfeitamente. O Razr HD é grande, apesar do peso de 146 gramas e, para entendê-lo, basta dizer que com apenas uma mão ainda operamos o celular de forma bastante confortável.

No lado esquerdo você vai encontrar porta micro-USB na parte de baixo (para carregamento e transferência de dados) e a saída micro-HDMI. A Motorola colocou acima disso a entrada para micro-SIM e o ranhura para cartão microSD, que estão escondidas sob uma placa de cobertura, a qual pode ser removida com uma ferramenta em anexo. A saída para os fones de ouvido pode ser encontrada na extremidade superior do aparelho, do lado direito estão os botões de energia e volume. Para diferencia os botões, a fabricante fez o botão de energia com ranhuras:

 

 

O Gorilla Glass cobre toda a frente do Razr HD, onde no topo sob o logotipo da Motorola está a notificação de LED e o speaker para uma conversa de telefone abaixo. À direita está a câmera frontal de 1.3 megapixel, à esquerda existe um sensor que regula o brilho da tela automaticamente e um sensor que é responsável pela tela escura durante as chamadas. Na parte de trás do Razr HD encontramos ao lado da câmera de 8 megapixels o Flash de LED na parte esquerda e, na parte direitam, os alto-falantes.

O alto-falante proporciona uma qualidade de som decente, embora seja um pouco grave demais.

Dados técnicos do HD Razr:

  • Porecessador Qualcomm dual-core de 1.5 GHz
  • 1GB de memória RAM
  • 16 GB de memória interna
  • Tela de 4.7 polegadas (Super AMOLED com resolução de 1280 x 720 pixels)
  • Câmera de 8MP com flash LED
  • Câmera frontal de 1.3MP
  • slot microSD
  • micro-HDMI
  • NFC
  • LTE
  • Bateria de 2530 mAh

Performance

O rápido Qualcomm (Snapdragon S4) dual-core a 1.5 GHz em conjunto com 1GB de memória RAM e Android 4.0.4 definem um desempenho muito bom no dia. Ocasionalmente, pode ocorrer uma pequena "pausa", que pode ser atribuída à gestão de memória de Ice Cream Sandwich. Mesmo assim, o desempenho do Razr HD é muito bom, mas é indiscutível que a Motorola disponibilize o mais depressa possível, uma actualização Jelly Bean para o aparelho. Espero que o Jelly Bean possa trazer o desempenho ainda melhor ao Razr HD e deixar a pequena pausa para carregar a informação no passado.

  

Software

Motoblur é coisa do passado. O Android 4.0.4 no Razr HD tem apenas algumas mudanças, mas são ajustes de software que deixaram o aparelho bem mais prático. Estas mudanças dizem respeito, principalmente, ao lançador, ao lockscreen, alguns aplicativos foram personalizados e, de certa forma, alguns detalhes visuais.

 

Sobre o lockscreen, não só pode desbloquear o telefone e ligar diretamente a câmera, como libera o acesso à SMS e ao aplicativo do discador. Dito isto, também podemos colocar o modo silencioso no Razr HD através do Lockscreen.

 

 

Após acionado, o lançador do Razr exibe uma tela inicial única. À esquerda, você encontra uma página com configurações rápidas e, à direita, você pode adicionar novas telas. Isso também pode ser organizado de acordo com os seus desejos e, posteriormente, classificados. A gaveta de Aplicativos pode ser encontrada ao centro e podemos usar uma guia adicional, onde você pode armazenar seus aplicativos favoritos como em uma pasta de "favoritos".

Definitivamente vale a pena mencionar o widget circular triplo da Motorola, com relógio, clima e tempo de vida da bateria, e os alertas podem ficar à mostra.

 

Apesar de preferir o Android puro da Google, posso dizer que os ajustes da Motorola no Razr HD até que foram bem-vindos. Particularmente, acho melhor que a interface do usuário do HTC Sense ou o TouchWiz da Samsung.

Tela

A tela Super AMOLED com resolução de 1280 x 720 pixels é um verdadeiro presente aos usuários. A Motorola criou um efeito de brilho automático para a tela que ficou muito bom feito, o dipositivo acende e não escurece quando está sob luz, como acontece em alguns dispositivos com o objetivo economizar energia. O visor colorido não é exagerado como o de algumas telas AMOLED, que mais parecem fazer parte da psicodelia dos anos 60.

Além disso, não existe nada a reclamar quanto à resposta ao toque, pois é imediatamente reconhecido pelo aplicativo.

Câmera

A câmera do Razr HD pode ser descrita como uma bênção. Em modo automático, as imagens capturadas não têm nada de especial, mas de modo algum são ruins. Elas tendem a ficar meio desbotadas, mas quando usamos os disparos com detalhes, a câmera do Razr HD faz um trabalho muito bom, proporcionando boa iluminação:

 

 

Em fotos tiradas usando uma configuração HDR (high dynamic range), onde as imagens estão mais próximas do que é visto pelo olho humano, com mais detalhes nas sombras e nos pontos luminosos do que uma imagem padrão, os rusltados foram melhores, principalmente, nas paisagens. Para os objetos que estão na frente da lente, pode acontecer no modo HDR, no entanto, que eles pareçam distorcidos involuntariamente (respectivamente, esquerda sem, direita em modo HDR):

 

 

 

A Motorola tentou, efetivamente, fazer com que as imagens capturadas usando o flash não estourassem o brilho, mas às vezes elas ficam quase um pouco escuro demais:

 

A qualidade de imagem usando a câmera de vídeo HD (1920 x 1080 pixels) não é esmagadora, mas pode ser descrita como aceitável.

Link para o vídeo no YouTube

Aqui seguem os três grandes "pareceres negativos" sobre as imagens da câmera que vem no Motorola Razr HD:

  • O som do clique da câmera não pode desligar (mesmo se o telefone estiver no modo silencioso)
  • Há apenas duas opções para a qualidade das imagens (8 ou 6 MP), não existem imagens em baixa resolução
  • A Galeria de imagem padrão não sincroniza com o Picasa / Google +

Duração da bateria

Uma das razões pelas quais o Razr HD me ganhou está relacionada ao tempo à bateria de 2530 mAh. Será qeu você pode confiar em passar o dia sem medo de qualquer problema de falta de bateria? Não é por nada que chamo o Motorola Razr HD de "telefone para o dia inteiro". E, de fato, funciona bem para um usuário avançado ao longo do dia.

Houve um dia em que, à noite, fiquei com a bateria apertada, mas atribuo isso ao fato de que fiz muitas fotos e vídeos que, no meu caso, são enviados automaticamente através de uma conexão Wi-Fi existente para o Google+ e Dropbox. Estas imagens tinham 3MB cada e, contanto com os vídeos, dria que o Razr HD trabalhou bastante nestes dias e aguentou bastante.

Vale a pena ressaltar aqui o fato de que uso o brilho da tela automático quase exclusivamente, ele fornece uma tendência de luz em vez de tela escura (como o Galaxy Nexus). Ou seja, ainda existe potencial de poupança de energia.

Conclusão

Embora eu não possua nem o Galaxy S3 e nem o HTC One X para realziar um teste neste momento, já tive ambos os smartphones em mãoes inúmeras vezes. Creio que o Razr HD não precisa se esconder atrás dos dois dispositivos de gama alta do mercado, pelo contrário. Com grande autonomia da bateria, LTE, uma grande tela de exibição e um hardware poderoso, o Razr HD apresenta diferentes destaques. A câmera não é ruim e o software vai tão longe quanto pode, uma atualização Jelly Bean do Razr HD seria um ponto relevante do sistema. O fato da Motorola trazer um pacote tão grande em diferentes níveis, enviou meu Samsung Galaxy Nexus para uma aposentadoria precoce.

No Brasil o smartphone chegou com especificações diferentes e custa R$1.999, confira as informações aqui.

19 Comentários

Escreva um comentário:
  • Um dos melhores celulares que eu já tive.

  • Oi pessoal talvez alguém possa me ajudar. Tem como bloquear um número para não me mandar msg nem ligações no rarz HD

  • sim realmente é verdade quando vc se referiu a nao desligar o som do clique da camera,mas da pra tirar o som sim diminuindo o volume do celular ,deu certo no meu!!

  • Ótimo texto, excelente aparelho.

  • OLA GALAERA SOU NOVO AQ...É UM IMENSO PRAZER VER E COMENTAR COISAS AQ SOBRE NOSSOS APARELHOS
    OLHA EU COMPREI ESTE APARELHO RAZER HD,MINHA BATERIA DURA 3 DIAS,VI AQ Q TEM UM WIFI LIGANDO E DESLIGANDO SOZINHO,PODE SER ALGUMA SMARTACTIONS LIGADA,ESSA PODEM FAZER O APARELHO SE COMPORTAR DE FORMA PROGRAMADA,OU SEJA VC DESLIGA E APARECE Q TA LIGADO,PODE SER UMA DESSAS LIGADA...ATÉ O MOMENTO SÓ TENHO ELOGIOS AO APARELHO,VI VARIOS REVIEWS SOBRE ELE ANTES DA COMPRA,JA VEIO COM ANDROID 4.1

  • Boa tarde,
    Meu Motorola Razr HD, esta com o Android 4.1.2, e o Wi-Fi fica ligando e desligando sozinho. Já fui na configuração do Wi-Fi, em "avançado" e em "wi-fi ligado ao desativar a tela" coloquei em "nunca" e o problema persiste. Quando vejo que a bateria esta indo embora mais rápido eu tento desabilitar o Wi-Fi e ele liga sozinho por várias vezes, quando eu desisto e vou ver ele desligou sozinho. Parece que tem vida própria!rsrs...

  • - Tenho um desse, Comprei pela TIM, veio com a versão 4.0.1 ( ICS) chegou a nova atualização 4.1.2 Jelly Bean, e Fiquei com vários aplicativos abertos, e jogando jogos pesados, não travou e ficou bastante tempo sem descarregar, pessoais dizem que não vale a pena, tendo ele assim com todos os recursos ligados ficou mais de 24 hr sem descarregar !

  • Olá, possuo um razr hd comprado da Tim. Até agora não recebi nenhuma notificação, tentei atualizar pelo próprio celular e nada. Alguém sabe como eu resolvo isso? Valeu

  • 28

    A bateria dele esta na média dos dispositivos mid-high end...
    E dura de acordo com seu perfil de uso. Não sei se a atualização dele esta modificando o consumo de energia. Mas é sempre recomendavel manter-se na versão mais recente.


    Abraço.

  • Cara comprei um razr hd mas cara a bateria dele dura pouco oque sera que pode ser e eu nao atualizei pro android 4.1 sera que pode ser isso?

  • d+, legal

  • o Click da câmera pode ser desativado sim.

  • escritorio, acho um pouco dificil voce já ter tido uma razr hd visto que ele acabou de ser lançado no mercado brasileiro. Voce se deu ao trabalho de ver a materia? pode ser que voce tenha tido um razr, mas dos primeiros, aquele que tinha o "calombo" na parte da camera.

    A bateria do razr hd eh de 2500ma enquanto a do s3 de 2100ma, se naum me engano.

    o s3 com certeza tem pontos muito melhores que o razr hd, e no geral é um telefone melhor, mas em duas coisas ele não é melhor: autonomia de bateria e construção (um telefone feito de lego é mais resistente do que o s3).

  • ESTOU EM DUVIDA ENTRE MOTOROLA RAZR HD OU SAMSUNG GALAXY NEXUS ELE MELHOR DO QUE O GALAXY NEXUS ?
    E CAMERA DELE E MELHOR DO QUE O GALAXY NEXUS ?
    QUAL COMPRA ?

  • Eu já tive um aparelho desse, porém, a bateria dele não durava muito. Hoje eu tenho um S3 e dura muito mais do que o Razr Hd. Não sou de ficar usando o aparelho para jogar, tirar fotos e nem deixo o wi-fi ligado, mas mesmo assim, com muito sacrifício ele chegava no fim do dia já "gritando" por carga! Por isso resolvi vende-lo! Abraço

  • 28

    Muito bonito o celular, a interface esta bem interessante mesmo.

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi