O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
12 Compartilhados 2 Comentários

WhatsApp processou 18 bilhões de mensagens em apenas um dia

O time de desenvolvedores do WhatsApp orgulhosamente tweetou ontem que bateu um novo recorde: 7 bilhões de mensagens recebidas e 11 bilhões de mensagens enviadas, somando um total de 18 bilhões de mensagens processadas no dia 31 de dezembro. Este número aumentou 75% o volume de crescimento desde agosto, quando a empresa anunciou que o aplicativo atingiu 10 bilhões de mensagens processadas por dia - 4 bilhões de mensagens recebidas e 6 bilhões enviadas. Quem não deve ter ficado nada contente são as operadoras de telefonia móvel no mundo inteiro. Entretanto, a que se deve este “número grande”, você faz ideia?

2012 foi o ano em que sistemas operacionais como iOS e Android invadiram o mercado de dispositivos móveis, deixando usuários no mundo inteiro “ferramentados” e isso trouxe independência ao cenário de telecomunicações. O WhatsApp é um filho desta geração e representa muito bem o significado desta liberdade e democracia de utilização da tecnologia em prol do usuário. Para que serve um plano de voz quando temos um plano de dados que satisfaz muito bem as necessidades diárias e ainda é mais acessível em termos financeiros?

O colaborador da revista Forbes, Tero Kuittinen, identificou alguns fatores que explicam este recorde de 18 bilhões de mensagens do WhatsApp nos últimos meses:

Os três principais meses que antecederam novembro de 2012 marcaram o período em que a base de assinantes da RIM finalmente começou a diminuir globalmente. A combinação de crescimento das mensagens do WhatsApp e uma nova onda de modelos Android muito baratos da Samsung, Huawei e ZTE, provavelmente têm algo a ver com a dinâmica desacelerada da BlackBerry na África e no Sudeste Asiático. A Google construiu uma base de fornecedores de smartphone que está disposta a empurrar o preço de dispositivos low-end abaixo de 150 dólares (cerca de 306 reais). Isso agora está expandindo a quota de mercado Android drasticamente nos antigos redutos da BlackBerry no Brasil, África do Sul, Nigéria, Filipinas e Indonésia.

Com certeza o WhatsApp é consequência desta mudança de mercado e esta aproveitando muito bem este filão. No início do mês passado, foi levantado o rumor de que o aplicativo de mensagens instantâneas poderia ser comprado pelo Facebook, entretanto, nada mais foi comentado a este respeito. Será que o gigante das redes sociais aumentou o desejo pelo WhatsApp ou isso não passa de balela do mercado financeiro?

Equipe de desenvolvedores do WhatsApp anunciou recorde de mensagens no twitter.

O fato é que o WhatsApp é um excelente aplicativo de mensagens instantâneas, gratuito para usuários Android e possui cada vez mais valor no mercado de softwares para telefones inteligentes. Assim, qual será o próximo passo: cobrar pelo serviço, vender a empresa para uma grande companhia ou virar espaço para anunciantes? Não gostaria de ver nenhuma destas possibilidades se concretizando, na realidade, gostaria de ver uma empresa de desenvolvimento de aplicativos manter “os colhões” e não sucumbir às leis de mercado, apesar disso soar inocente.

Na sua opinião, qual será o futuro do WhatsApp? Deixe-nos saber o que você pensa nos comentários abaixo.

Se você ainda não possui o aplicativo do WhatsApp, saiba como baixar o app aqui no AndroidPIT.

Imagem: WhasApp editada CKR AndroidPIT

Fonte: Forbes

2 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi