O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 90 Compartilhado 53 Comentários

Como recuperar arquivos de um smartphone com a tela quebrada

Você já quebrou seu lindo smartphone? Então, antes de enviá-lo para a assistência (ou para o lixo) e perder todos os dados que ele contém, você pode tentar recuperar os arquivos, fotos e outras lembranças. Aqui vamos ensinar um método para tentar recuperar tudo isso.

É melhor prevenir do que remediar

Os smartphones têm vários dados sensíveis que é melhor deixarmos protegidos. Há várias maneiras de fazer isso: ocultar certos arquivos, bloquear apps para restringir o acesso, usar o modo convidado, fazer cópias de segurança na nuvem ou definir senhas para os aplicativos. 

A melhor forma de garantir que todos os dados contidos estejam seguros é fazer uma cópia de segurança dos mesmos.

AndroidPIT backup 9981
O backup sempre salva / © ANDROIDPIT

Existem vários aplicativos na Google Play com os quais podemos transferir dados e fazer cópias de segurança. Em poucos passos podemos proteger todos os nossos arquivos. O Easy Backup é um app simples que permite manter os dados no cartão SD ou na nuvem. Além dele, há várias outras opções disponíveis na Play Store.

Easy Backup & Restaurar Install on Google Play

Como recuperar arquivos de um Android a partir do PC

Para recuperar os arquivos de um smartphone quebrado, você pode contar com a ajuda de um PC. Antes de começar, é necessário que o seu smartphone Android esteja com a opção de Depuração USB ativada, senão o computador não conseguirá ler os arquivos. 

Em Configurações > Sobre o Telefone, toque 7 vezes em Número de compilação. Uma mensagem informando que as Opções de desenvolvedor foram ativadas deverá aparecer. Volte para Configurações e entre em Opções do desenvolvedor e habilite Depuração de USB.

Pode ainda acontecer que, apesar de o smartphone se conectar ao PC, dados que queríamos não sejam encontrados. Para esse caso, há vários aplicativos que podem ser a solução: Remo Recuperar, Wondershare e Recuva.

androidpit usb smartphone pc 3
Recupere dados do smartphone pelo PC / © ANDROIDPIT

O Wondershare e o Remo são programas fáceis de usar no PC. Apenas siga os passos:

  • Inicie o programa;
  • Conecte o seu smartphone ao PC pelo USB;
  • Aguarde alguns segundos;
  • Depois que o dispositivo for reconhecido, selecione o local de armazenamento dos dados;
  • Selecione os arquivos que deseja transferir;
  • Aguarde até a transferência ser concluída.

O Recuva é um pouco mais complexo, mas muito mais poderoso. É capaz de recuperar arquivos, imagens e outros dados apagados acidentalmente. Para recuperar os dados com o Recuva, siga esses passos:

  • Inicie o programa;
  • Escolha o tipo de arquivo a ser recuperado;
  • Selecione a pasta para buscar os arquivos/backup;
  • Clique em Avançar;
  • Selecione os dados que quer recuperar da unidade danificada;
  • Clique em Recuperar para iniciar.

Não pode usar a tela? Mas ainda pode recuperar os dados

Se o touchscreen da tela do seu smartphone não está funcionando, seja por queda, água, ou qualquer outro motivo, ainda há formas de controlar o seu Android para recuperar os dados contidos nele.

Em telefones que suportam USB OTG, você pode usar um mouse USB, ou mesmo uma combinação de teclado e mouse para controlar o smartphone como se fosse um computador.

Androidpit s7 tricks 1135
Usando um teclado e um mouse no S7 / © ANDROIDPIT

Outra opção é usar o PC para controlar o Android. O programa para isso é o Droid@Screen, que é muito fácil de usar. Com ele, podemos acessar a tela do smartphone a partir do computador. Depois de instalar o Droid@Screen, é só conectar o smartphone ao PC pelo USB, iniciar o programa e pronto: após alguns segundos você terá uma janela com a área de trabalho do seu Android, totalmente funcional e controlável.

Que outras formas de recuperar arquivos vocês usam?

53 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
90 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi