O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 85 Compartilhado 89 Comentários

Este é o recurso que divide os usuários do Android

O Android oferece diversos recursos interessantes, mas que podem ser mais ou menos úteis dependendo do uso que se faz do dispositivo. Mas há um que divide os usuários, sem meio termo: ou eles amam ou odeiam. Estou falando da rotação automática da tela, uma funcionalidade que, para alguns, é bastante prática. E, para outros, completamente insuportável. 

AndroidPIT Samsung galaxy s7 edge tips and tricks
Girar ou não girar? Eis a questão! / © ANDROIDPIT

Eu, particularmente, faço parte da categoria de usuários que detesta a rotação automática de imagem. É uma função que tenho sempre desativada no meu Android, seja ele qual for. Várias e várias vezes eu estava concentrado em alguma leitura ou vídeo no smartphone quando, de repente, a função dá um pane e começa a girar inesperadamente, atrapalhando tudo o que eu estava fazendo. Isso vale até mesmo para o envio de e-mails. 

 Faço parte daqueles que odeiam a rotação automática de tela

Já meu namorado é um daqueles que ativa imediatamente a rotação automática de imagem. Como muitos, ele acha esse recurso bem útil para visualizar fotos sem ter de apelar para o zoom, ou escrever mensagens mais rapidamente, usando as duas mãos. 

Ok, eu até concordo que a rotação é útil em alguns casos, como fotos e jogos. Mas essa funcionalidade já me atrapalhou muito mais do que ajudou, principalmente em casos de leitura. Quer um exemplo? Tente ler seus e-mails ou qualquer website deitado no sofá, com a rotação automática da tela ativa. Depois me conte.

AndroidPIT Scott surviving 2
Rotação automática da tela chega a dar enjoos/ © ANDROIDPIT

E posso garantir para vocês que eu tentei. Juro que tentei. Mantive a rotação de tela ativa por 24 horas, na esperança de me adaptar. Usei o recurso para visualizar minhas redes sociais, para ler meus sites favoritos, para manusear alguns aplicativos. Mas, várias vezes, em que precisava da tela na horizontal, a rotação ia para vertical. E vice-versa. Desisti. 

E agora eu quero saber em qual categoria você pertence: você está no team "Odeio a rotação automática" ou no team "Não vivo sem a rotação automática"? Responda na enquete abaixo:

Você mantém a rotação automática da tela do seu telefone Android ativada?

 

Os comentários favoritos dos leitores

  • Spike Spiegel há 7 meses

    Ai ai... Achei que era algo importante. Kd a nota pra meteria que não aparece quando se precisa. Nota: 0

  • Diniz há 7 meses

    Matéria super útil. Esclarecedora de um recurso que é bem complexo e de difícil acesso para ativar ou desativar, não estando disponível em quase nenhum dispositivo Android. Reputo essa como uma das mais relevante matéria do AP. Parabéns!

  • Yan Ulysses há 7 meses

    Sem querer ser rude, mas vejo uma intenção sensacionalista e desnecessária tanto no titulo da matéria quanto no conteúdo, até hoje em todos os androids que usei, principalmente o google stock, é de fácil acesso desativar essa função, e é opcional do usuário utilizar ou não, o que as vezes é muito usual outras vezes não. Então qual é o ponto? androidpit deveria selecionar o conteúdo final pra não perdemos o interesse com banalidades

  • Steven Oliver há 7 meses

    E outra coisa. Para quem reclama, basta desativar e nem precisa colocar uma matéria para encher linguiça no site.

  • Thiago Fernandes há 7 meses

    A mina tem um aparelho bugado, q fica virando sozinho e vem dizer q a função é ruim?
    Ah vá!
    Perdi alguns segundos da minha vida acessando mais uma matéria inútil!

89 Comentários

Escreva um comentário:
  •   7

    Desenvolvedores também não são muito fãs do recurso, porque nos obrigam a escrever mais algumas linhas de código para lidar com ela. O fato é que ao girar a tela o estado da aplicação é eliminado, a configuração de tela reconstruída e a interface é desenhada novamente.

    Mas é bastante útil para os usuários, então vale a pena um pouco mais de esforço. E é tão fácil (dois toques no máximo) de desativar que não é um problema para ninguém.

    E não, realmente não vale uma matéria a respeito.

  • No meu aparelho, deixo a rotação automática desativada.
    Não gosto da maioria das coisas em modo paisagem, logo, opto pelo modo retrato.
    Apenas para vídeos e fotos (quando não acontece de forma automática) que ligo a função.

  • Eu não tenho esse problema, meu Xperia Z3 identifica caso eu esteja lendo algo no aparelho e ele nunca gira, mesmo com a opção ativada.
    Mas de qualquer forma, basta desativar esta opção, é tão simples.

  • Acho que esse função seria melhor se tivesse uma permissão individual para cada aplicativo, para quem não gosta muito dela e precisa em um ou outro aplicativo.

  • Uma coisa que percebo muito é que normalmente mulheres tem muitos problemas com a rotação automatica ativa, enquanto uma boa parte dos homens se entendem bem com esse "giro" rs. Digo isso porque eu uso sempre e minha esposa não consegue viver em harmonia com isso.

  • deixo desativado, ainda mais quando estou na cama e fico mexendo no cel, toda hora essa "praga" gira a tela 😂

  • deixo desativada se necessário eu ativo

  • Deixo desativada, não tem nada mais irritante que isso.

  • Boa matéria divertida até, mas detesto rotação . Só serve mesmo para jogos e como não curto fuder com minha bateria blz..

  • eu odeio a rotação automática. só ativo para fotos (vídeos e jogos nem precisam ativar poxa).

    No meu S2 eu usava o Smart AppLock que além de permitir configurar acesso bloqueado para qualquer app do celular (independente da tela de bloqueio) ele permitia bloquear a rotação em apps que eu não queria que isso acontecesse.

    muito bom.

  • errrr...tipo.... ativa quando precisar e desativa quando não precisar... não é engenharia espacial...

  • Segue uma dica.
    Aplicativo Ultimate Rotation Control, pode ser encontrado na Google Play.

  • Ainda acho interessante usar, em smartphones de telas pequenas. Quando estou no meio do mato rsrsrs eu uso um smartphone de 3,5 polegadas. Daí, fica fods escrever numa telinha assim quando necessário. E eu uso o tablet também só com a tela de lado. Só uso com ele em pé pra ler ebooks ou HQs, ou pra escrever algum texto. Mas raramente, deixo a rotação automática ativada.

  • Opção de rotação automática é indispensável para usuários com dispositivos de tela menor e que precisam frequentemente buscar uma melhor visualização de páginas.

  • Mais 5 minutos perdidos...

  • eu só uso a rotação de tela, para ver algumas fotos, pq os jogos ficam em widescreen automaticamente e uso um aplicativo que tem um botão que rotaciona os vídeos qnd o aperto, então, só uso msm para ver melhor algumas fotos, mas é algo raro de se ter ativada no meu telefone

  • Sinceramente praticamente n uso a rotaçao so sendo obrigado tipo vendo video e tal , n sei como tem gnt q usa pra launcher kkkkkkk

  • Acho que a rotação automática é um dos recursos que temos que ter no aparelho sem ao menos deixar ativada, isso funciona bem para fotos e vídeos que é onde eu mais uso o recurso, não vejo necessidade de usar a rotação em aplicativos ou sites.

  • Hoje em dia quando chega a msg no Gmail da newsletter do androidpit eu dificilmente vejo, pois sempre é matérias ridículas

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi