O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
151 Compartilhados 192 Comentários

Estes são os recursos do iOS que o Android precisa ter

O sistema operacional da Apple - o iOS - com certeza não é o que você está buscando aqui neste site, e também não é a minha praia. Contudo, estou testando o iPhone SE esta semana, e, em poucos dias, três coisas que ainda faltam no Android me vieram à cabeça. E não são alternativas tão difíceis assim de serem adotadas.

1. Aplicativos de alta qualidade

Eu estou perplexo com a qualidade média dos aplicativos na App Store da Apple. Você pode ver e sentir a maturidade do iOS e os benefícios das de ter um rígido controle de qualidade. A Apple tem uma pequena vantagem temporária sobre o Android: a fabricante lançou seu primeiro smartphone com o iOS em janeiro de 2007 e começou com a App Store em julho de 2008.

Esses meses extras deram à Apple o luxo de ser capaz de banir alguns aplicativos da App Store, uma vez que não cumpriam os critérios de qualidade. Toda a experiência com o smartphone é, portanto, em termos de aplicativos, melhor do que a do Android.

androidpit ios vs android apps
Exemplo típico: No Android (à direita) o app do Multicity é feio e não mostra os preços corretamente / © ANDROIDPIT

O Google precisa ser mais exigente na Play Store. Não é porque eles chegaram ao mercado alguns meses depois, que, passados oito anos, ainda estejam orgulhosos de ter algumas centenas de aplicativos a mais disponíveis para o seu sistema do que a Apple.

Alguns apps da Play Store são ruins, muito ruins, e frustram os usuários. Estes aplicativos acabam com o ecossistema e dão aos usuários do iPhone um forte argumento para achar que o iOS é melhor que o Android.

2. Segurança maior do software

Outra coisa que a Apple tem o devido controle no que diz respeito à sua pequena gama de produtos é a segurança de software. A Apple fornece atualizações de segurança para dispositivos lançados cinco anos atrás. No entanto, o Google para com os updates dos dispositivos após três anos.

AndroidPIT iphone se eric 9926
Nada mau, chegou um novo update esta semana / © ANDROIDPIT

Aqui está uma lista dos dispositivos da Apple que receberam a atualização para o novo iOS 9:

  • iPhone 6s (2015)
  • iPhone 6s Plus  (2015)
  • iPhone 6  (2014)
  • iPhone 6 Plus  (2014)
  • iPhone SE  (2016)
  • iPhone 5s  (2013)
  • iPhone 5c (2013)
  • iPhone 5 (2012)
  • iPhone 4s (2011)
  • iPad Pro (12.9-inch) (2015)
  • iPad Pro (9.7-inch) (2016)
  • iPad Air 2 (2014)
  • iPad Air (2013)
  • iPad 4th generation (2012)
  • iPad 3rd generation (2012)
  • iPad 2 (2011)
  • iPad mini 4 (2015)
  • iPad mini 3 (2014)
  • iPad mini 2 (2013)
  • iPad mini (2012)
  • iPod touch 6th generation (2015)
  • iPod touch 5th generation (2015)

Isso também seria possível no Android, já que as atualizações de segurança mensais são oferecidas para muitos dispositivos. Ainda melhor seria, claro,se as novas atualizações de recursos - ou seja, um salto do Android 5.0 para 5.1 ou 6.0 - chegassem aos usuários da Samsung e LG em menos de seis meses após o lançamento. No entanto, os fabricantes afirmam que não poderiam otimizar as personalizações para a interface do usuário em menos tempo.

Nem todas as fabricantes escolhem fazer o mesmo que a  HTC ou a Motorola, que deixam de lado grande parte dos seus próprios ajustes na interface para conseguir distribuir as atualizações mais rapidamente.

O Google ajuda as fabricantes dissociando partes do núcleo do sistema e liberando algumas das funções como atualizações da Play Store, que podem ser instaladas mais facilmente do que um update completo do sistema Android, evitando assim problemas com a interface.

Moto G 2015 hero 1 3
A Motorola mantém a interface bastante simples para facilitar as atualizações / © ANDROIDPIT

E aqui o Google quer dar um passo adiante. O núcleo do sistema deve ser completamente removido da interface do usuário. Se algum problema no núcleo for encontrado e uma atualização estiver disponível, ele poderia ser trocado por um sucessor compatível. Assim a LG, Samsung, Sony e outras fabricantes poderiam manter sua interface e distribuir rapidamente as atualizações do núcleo do sistema. Contudo, não se sabe quando isso vai acontecer.

3. Um backup completo

No meu artigo anterior sobre a minha experiência com o iPhone SE eu falei sobre o backup do iCloud, que foi maravilhoso. Com o iCloud é possível transferir todos os dados do seu telefone antigo para o novo em menos de cinco minutos, e tudo volta a ser como antes.

Os aplicativos estão completos, na mesma posição na tela de início, os logins já estão feitos e seus SMS, histórico de chamada, histórico de conversas, jogos e até a imagem de fundo estão exatamente como antes. O Android também faz isso, eu sei, mas a minha vó não conseguiria chegar ao final do processo, como no caso do iPhone.

titanium app
Claro que eu vou rootear meu smartphone para fazer um backup completo / © ANDROIDPIT

Transferir dados de aplicativos de um Android para outro é um processo complexo. Ao redefinir o dispositivo começamos praticamente do zero, porque a função de recuperação do Google é, digamos, um lixo. Se você não prestar atenção, o Google instalará todos os apps que você um dia já baixou da Play Store. Além disso, você tem que efetuar login novamente em praticamente todos os aplicativos.

Neste ponto eu tenho que ficar do lado do Google e culpar os desenvolvedores dos aplicativos. Desde o API nível 8, ou Android 2.2, há um backup de dados, através do qual é possível fazer o upload dos dados do seu aplicativo para qualquer serviço de nuvem.

Desde o Android 6.0 Marshmallow esta função está vem ativa de fábrica. Os desenvolvedores deveriam dar uma olhada nos documentos do Google. Se quiserem argumentar que somente uma porcentagem muito pequena dos usuários já recebeu a atualização para o Android 6.0, atrasando assim os desenvolvedores, vale dizer que O Google já pensou nisso.

Conclusão

O Android é um ótimo sistema operacional, muito mais aberto que o iOS e para sempre meu favorito. Os três pontos mencionados acima são, no entanto, muito melhores no iOS e eu quero vê-los melhorados no meu dispositivo. O Google e os desenvolvedores de aplicativos para Android deveriam, portanto, gentilmente intervir e mostrar para a Apple que eles podem ser ainda melhor.

Os comentários favoritos dos leitores

192 Comentários

Escreva um comentário:
  • Olá. Sou usuário de IPhone desde 2010, aliás não conhecia outra plataforma até que por motivos profissionais precisei adquirir um dispositivo Android, o primeiro foi um LG F5 que me atendeu bem até vencer o prazo de garantia, quando começou a falhar, entrar em loopin infinito constantemente e não suportar mais os Apps que uso para trabalhar, o que me fez recorrer ao Samsung J5, um aparelho excelente e funcional. Para uso pessoal nunca abandonei o IPhone pela confiabilidade, segurança em minhas transações bancárias, fluidez do sistema e pela possibilidade de backup completo sem perda de dados quando troco de aparelho. Utilizo ambos e cada um supre um tipo de necessidade. O ponto negativo da Apple é exatamente o que a torna exclusiva e segura: ter seu ecossistema fechado quase 100% para que seja compatível apenas com seus produtos, o que faz com que um proprietario de IPHONE deseje uma Apple TV ou um MAC. No Android consigo facilmente transferir arquivos de audio de um dispositivo para outro apenas usando o bluetooth, já no IPhone é praticamente impossível. Finalizado, por ser usuário de ambos percebi que não dá para ficar defendendo cegamente um lado sem conhecer a fundo o outro. Cabe a cada um decidir qual se encaixa mais em suas necessidades e condições.

  • Ele quer um androios kkkkkkk...mutação!!! Faça uma fusão ...ops,pensei q fosse o digimon.

  • Vejo uns comentários de fãs da apple aqui que adoram fazer propaganda gratuita da empresa que é brincadeira... não sei se é um desencargo de consciência (tipo paguei caro nesse iphone, tem que ser o melhor que o android de qualquer maneira) ou tipo só zuera mesmo.... kkkkkkkkkkkkk

  • iOS é meu ovo.

  • Uma coisa que não da pra entender: Preferirem Android a IOS.

  • Estou muito satisfeito com o meu MOTO G 2 , vejamos oq uso nele que me satisfaz: tenho o GLOBOSAT PLAY,FOX PLAY e EI PLUS ,ou seja tv a vontade, outra,fotos e vídeos em ótima qualidade,tenho acesso ao root e jogo playstation 1 ,super nintendo e nintendo 64 jogando com o controle ps3,tenho filmes e músicas a vontade no cartão de memória e ainda consigo expandir a memoria com um pen drive de 16g com o adaptador que tenho, e a principal função, eu faço e recebo ligações.

  • Desde que atualizei o meu oneplus one para o android 6 e tinha o tm emparelhado no meu carro através do bluetooh de inicio o sistema diz dispositivo ligado e logo de seguida dispositivo desligado e antes funcionava tudo bem. O que fazer?

  • Estou muito satisfeito com o meu MOTO G 2

  • é só vc Eric,comprar um Iphone,simples assim. nem tudo tem que ser igual!

  • Comparativos servem para elevar nosso critério. Aqui não é uma discussão de gostos e sim de fatos. Parabéns pelo artigo.

  • seria legal se o android fosse um sistema leve e capaz de rodar em qualquer smartphone dual core e 1gb de boa, assim como a concorrencia

  • Eu não quero parecer desrespeitoso mas, isso é um site, acima de tudo, sobre tecnologia,. O iOS é um concorrente e tem pontos positivos acima do Android sim, deixar de falar sobre como isso pode ser implementado no Android chega a ser negligência, portanto, quem não quer ler sobre iOS, saia da internet porque em todo site haverão comparações e notícias sobre os concorrentes.

    Vale lembrar que, nos primórdios do smartphone, quem era o Android em comparação ao iOS? Meu primeiro smartphone, logo quando abandonei o Symbian, foi um iPhone 3GS, era um p*ta telefone, o iOS era revolucionário e continua assim até hoje, o que aconteceu foi que a Google enxergou seus pontos fracos, assimilou o que de melhor tinha no iOS e implementou no Android. Se o Android é o que é hoje, deve isso muito ao fato da enorme concorrência do iOS e, ultimamente, do Windows Phone também que vem trazendo diversas inovações que são de grande valor para qualquer sistema operacional, mobile ou não.

    Enfim, acho que o pessoal precisa parar de reclamar quando lançam matérias comparando o Android com o iOS que é o nosso maior concorrente e PRECISA ser avaliado, comentado e comparado. Funções novas, oriundas tanto do iOS quanto do Windows Phone, até mesmo das ROMs, precisam e devem ser implementadas e melhoradas no Android, quem ganha é o usuário e a própria empresa, que constrói um sistema cada vez mais robusto e completo. A concorrência está aí, só não enxerga quem não quer.

  • De novo falando de iOS, contrataram o cara só pra falar dele. Nada contra o iOS, mas se quiserem falar dele, criem um canal específico.
    Nem a li a matéria.
    Democraticamente falando, vou deixar de ler no site.

  • no final das contas o Android só precisa deixar de ser emulado e ficar leve como o IOS, e de atualizações como as que apple oferece, 5 anos é respeito como o consumidor! Nesse período um usuário Android terá trocado de aparelho umas 3 vezes se quiser ter o sistema atualizado.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi