O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 Compartilhados Sem comentários

A rede 4G está ficando mais próxima

A Claro se antecipou e lançou a Internet móvel de quarta geração nas cidades de Búzios e Paraty, no Rio de Janeiro, e em Campos do Jordão, em São Paulo. Apesar de não ter a formalização do governo para valer comercialmente, é uma grande notícia para o setor de comunicação no Brasil. Ao que tudo indica, as redes lançadas nestas cidades já não fazem mais parte de testes, elas visam analisar a experiência do usuário com a novidade. Outra boa notícia foi dada ontem, 22, pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo: o governo está acelerando a digitalização do sinal de TV para liberar a faixa de 700Mhz, a mesma utilizada nos EUA, para o uso com a banda larga móvel 4G.

Aparece uma luz no fim do túnel para nova faixa da rede móvel 4G no Brasil

Durante evento do setor em São Paulo, o presidente da Claro, Carlos Zenteno afirmou ao jornal Estadão que o objetivo da empresa é levar a rede 4G para todas as cidade que receberão a Copa das Confederações até Abril de 2013 e que, o fato de ter escolhido três cidades turísticas para iniciar este trabalho não foi por acaso, já que, assim, a operadora poderá mostrar o serviço para diferentes consumidores.

A faixa escolhida pela Agência de Telecomunicações (Anatel) para a rede 4G foi a de 2.5 GHz, diferente da utilizada no resto do mundo. Com isso, caso você adquira um aparelho no exterior, que ofereça a tecnologia mais avançada de conexão à Internet, mesmo que o Brasil ofereça a conexão 4G, não será possível utilizar o aparelho porque rodaria em frequência diferente. Outro ponto negativo seria o fato de que muitos estrangeiros não poderiam contar com a tecnologia em terras tupiniquins. O Brasil está se preparando para ser a sede da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, seria um erro optar por tal faixa. Pelo visto o governo repensou a questão.

De acordo com Paulo Bernardo, a licitação da faixa de frequência de 700 Mhz poderá ocorrer no segundo semestre do próximo ano se for acelerado o processo de digitalização do sinal de TV, que hoje ocupa a faixa com o sinal analógico:

O que estudamos é a possibilidade de acelerar e digitalizar mais rapidamente a TV. Se isso for possível, fazemos a licitação antes.

Essa é uma grande notícia para o mercado brasileiro. Poder oferecer uma rede móvel de qualidade e acessível a todos, inclusive aos estrangeiros que visitam o país, é a decisão mais acertada que o governo poderia fazer.

Se você mora em Búzios, Paraty ou Campos do Jordão, ou visitou uma destas cidades recentemente, relate sua experiência com a rede móvel 4G destas cidades nos comentários abaixo.

 Imagem: Exame

Fonte: Blog Estadão

Sem comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi