O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 95 Compartilhado 10 Comentários

Rede social alcança 1 bilhão de usuários e pode ultrapassar Facebook

Se você pensa que o serviço que está prestes a ultrapassar o Facebook em número de usuários é o Twitter ou o Google+, se enganou! A chinesa Tencent, detentora do WeChat, serviço de troca de mensagens semelhante ao WhatsApp acaba de alcançar a marca de um bilhão de usuários e ameaça superar o Facebook. Mas o que a Tencent e o WeChat têm feito para alavancar o negocio de forma tão rápida? 

i0GQUEIcxz4o
© WeChat

Porque o WeChat é tão popular

O primeiro motivo que garante um crescimento soberano do WeChat na China é o fato do Facebook ser bloqueado por lá, o que torna a disputa desleal. Se a proibição fosse extinta, é provável que o Facebook pudesse brigar com igualdade, o que faria com que o WeChat perdesse popularidade. No mercado internacional, o Facebook ainda é maior que o WeChat, mas isso pode mudar. Além do domínio em território chinês, a Tencent está investindo forte em mídia e utiliza a imagem de grandes nomes do esporte para popularizar o aplicativo fora da China, como Lionel Messi e LeBron James. Dos mais de um bilhão de usuário do serviço da Tencent no mundo, cerca de 120 milhões estão fora da China. A empresa não divulga números regionais, mas acredito que no Brasil a adesão ainda não seja grande. Entre meus contatos, cerca de 170 utilizam o WhatsApp, contra apenas 12 do WeChat, como referência.

Funcionalidades do WeChat

Entre as funcionalidades do app, você pode encontrar:
- Bate-bapo entre duas ou mais pessoas, além da possibilidade de enviar notas com voz, fotos, vídeos e informações de GPS;
- O aplicativo e gratuito e não tem publicidade;
- Mensagens acessíveis também offline;
- Inscrição com o seu número de celular, como no WhatsApp;
- Chamadas de vídeo em alta definição;
- Rede social privada para compartilhamento de fotos em grupo;
- Função que permite adicionar amigos apenas agitando o celular;
- Possibilidade de usar o WeChat também no computador, pela versão web;
- Aplicativo disponível em português.
- Buscar por pessoas através da geolocalização









WeChat2
Entre as funcionalidades do app está a buscar por pessoas por perto / © WeChat

Briga por novos usuários

A Tencent, responsável pelo WeChat, não poupa recursos para conquistar novos mercados. Além do investimento que vem garantindo este crescimento acelerado, mês passado a empresa chinesa anunciou um novo serviço de armazenamento na nuvem que oferece 10TB de espaço grátis para os usuários. Isso mesmo, esqueça os 25GB de serviços como Dropbox e SkyDrive. O site da promoção deste serviço da Tencent explica que ao se cadastrar, o usuário ganha 1TB automaticamente. A medida que arquivos são adicionados, mais espaço é oferecido até chegar aos 10TB. Para usar o serviço do Tencent Cloud, faça o download do app para Android aqui.

O WeChat faz uma combinação interessante da proposta de uma rede social aberta como o Twitter, onde qualquer usuário pode seguir o outro, e de uma rede fechada como o Facebook, onde acontecem conexões mais próximas. Vimos que nos últimos 5 anos os usuários têm usado as redes sociais para se conectar com pessoas já conhecidas no mundo real. Acredito na tendência de que nos próximos 5 anos as pessoas vão utilizar cada vez mais as redes sociais para se conectar com pessoas que ainda não são conhecidas no mundo real. E a viralidade construída no WeChat tem este potencial, como na função que permite buscar por novas pessoas por perto. Acredito também que seja apenas questão de tempo até a Tencent ultrapassar o Facebook em relação ao número de usuários.

E você, acha que a chinesa tem chances de brigar com os gigantes do hemisfério ocidental como Microsoft, Facebook e WhatsApp? Se quiser experimentar o WeChat, faça o download do app para Android aqui!

Fonte: Proxxima

10 Comentários

Escreva um comentário:
  • Achei que seria o Whats'app

  • ja tive e desinstalei...quase ninguém usa...

  • O Aplicativo parece ser bom. O que achei legal foram as várias propostas deles. Misturar isso tudo. Basicamente uma mistura de Whatsapp, Twitter e Facebook.
    Acho que podem conseguir sim, ainda mais considerando que tem o domínio do mercado chinês, que é enorme.

  • eu uso o wechat à quase 1 ano e é sem duvida uma boa aplicação,mas ainda muito longe do facebook... é muito mais limitada que este...para chegar ao facebook em termos de qualidade ainda falta bastante...... mas sim é uma boa aplicação, vamos ver como evolui...

  • Muito bom ja usei e recomendo, só não sou um usuário assíduo pois quase não possuo amigos que o use.

  • este software e em chinês e não sei como mudar para português ou mesmo em inglês assim nada se entende ...pena :-(
    alguem pode dar uma dica ...obrig

  • Acho correto colocar propaganda, pois senao como vao existir, criar e implentar tao quantidade de APPs e programas? Ninguem vive do ar. O mal de todos nós é que queremos tudo de graça. Se qualquer um que reclamar das propagandas, tiver um programa na internet, vai querer receber pelo trabalho executado. Pela criação de uns mais inteligentes e com visao de futuro, temos hoje uma série de aplicativos que nos ajudam no mundo tao rapido como o de hoje. Parabens a todos os criadores. Continuem criando e recebendo por suas criações. O maior problema que vejo nesses aplicativos, é que eles em sua maioria quer acessar tudo que temos no smartphone e nao somente aquilo que é necessario para nos ser úteis, o que torna muito perigoso para nós, pois nossas informaçoes vao para lugares que nunca saberes.

  • creio que sim , pois se continuar com a mesma pegada ultrapassa, e vamos ser real o facebook não está com essa bola toda, ainda mais agora com milhões de propagandas , até o instagran querem colocar anúncios , capital sempre

95 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi