O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 12 Compartilhado 4 Comentários

Replicant: o Android livre

O Replicant é uma ROM para Android com uma grande diferença: é toda baseada em componentes livres, ou seja, sem código proprietário. Para a grande maioria isso não importa, mas para algumas pessoas, isso pode ser essencial.

replicant
O robozinho livre / © Replicant

Alguns podem estranhar a necessidade de uma ROM livre, já que o Android é baseado em UNIX e tem código aberto, entretanto, a maioria das versões que rodam em telefones, tablets e outos aparelhos possui componentes proprietários. Pois o Replicant libera o Robô de todo e qualquer código que não seja livre e aberto. Infelizmente, isso gera alguns problemas, principalmente com gráficos 3D e conexões em geral, já que a maioria dos firmwares utilizados nessas tecnologias são proprietários. 

free your android
Liberte seu Robô! / © Free Software Foundation

O Replicant foi lançado em 2012, com uma versão do Android 4.0. Agora ela chegou à versão Jelly Bean 4.2. Infelizmente, no momento apenas um desenvolvedor trabalha ativamente no projeto, o que o limita a telefones Galaxy e traz limitações de hardware (como os já citados gráficos 3D e conexões). É um projeto baseado no CyanogenMod 10.1, e que realmente não está pronto para ser lançado ao público.

Se alguém aqui for um amante de software livre, o Replicant é uma opção para o seu segundo telefone, ou para o primeiro se você souber muito bem o que está fazendo. Obviamente não recomendamos a instalação da ROM.

Alguém conhece o Replicant? Já o utilizou?

 

4 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi