O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
352 Compartilhados 81 Comentários

Baseado em nossa última enquete, não entendemos porque o Telegram não é mais popular

No último sábado (24/9), fizemos uma enquete perguntando o seguinte: “Se os principais messengers do mercado fossem lançados no mesmo dia, qual você escolheria?”. E o grande vencedor da pesquisa nos fez levantar a questão: por que raios um certo comunicador russo não é mais popular mundo afora?

Sim, meus caros, como vocês devem imaginar, o Telegram foi o grande escolhido da enquete e venceu com folga (como você pode ver abaixo): 50% dos votos escolheram o comunicador criado pelos irmãos Nicolai e Pavel Durov. Em um distante segundo lugar está o Allo, recém-lançado messenger do Google, com 27%, seguido pelo onipresente WhatsApp, com 15%. 

Atualmente, o Telegram conta com mais de 100 milhões de usuários, um número que, apesar de relevante, é pouco mais de 10% da base do WhatsApp, que tem mais de 1 bilhão de adeptos. No entanto, um dos destaques do messenger russo em relação ao comunicador do Facebook, é a fidelidade de seus usuários, que são extremamente ativos no uso do aplicativo e não perdem a chance de promove-lo, para atrair mais fãs. 

Inicialmente, o Telegram ganhou fama por seus recursos de segurança, principalmente pela funcionalidade que apaga a mensagem depois de um certo tempo. Além disso, ele foi o primeiro a privilegiar a privacidade de forma ferrenha, usando um sistema de encriptação próprio, que leva o nome de MTProto. Desenvolvido por uma equipe de matemáticos russos, a plataforma é baseada em criptografia AES simétrica de 256-bits, RSA 2048 e troca de chaves seguras Diffie–Hellman. Em outras palavras, é bem seguro. 

telegram bot versao 2 0
O Telegram foi um dos primeiros messengers a usar o recurso de bot/ © Telegram; ANDROIDPIT

Além disso, a troca de mensagens também utiliza o padrão “ponta-a-ponta” (que também começou a ser usada antes do WhatsApp) em seus chats secretos e não deixa rastros nos servidores da empresa. De acordo com a empresa, a única coisa que os chats secretos não possuem é armazenamento na nuvem — eles só podem ser acessados em seus dispositivos de origem. 

RM
Rui Maciel
O WhatsApp teve tempo suficiente para formar uma grande base de usuários sem ser incomodado pela concorrência. 
O que você acha?
758 participantes
50
50

E, depois de fazer a fama como o messenger mais seguro do mundo, o Telegram ainda foi o pioneiro em lançar outros recursos que o próprio WhatsApp ainda não tem. Bons exemplos são o uso de stickers, grupos que suportam até cinco mil usuários, o player embutido, as conversas secretas e, claro, as mensagens que se autodestroem. 

STICKERSPOPULARES
O Telegram já trabalha com stickers há algum tempo. Enquanto o WhatsApp.../ © ANDROIDPIT

Logo, é difícil saber por que o Telegram não consegue ganhar uma base maior. Durante a Mobile World Congress 2016, a empresa afirmou que registrou um aumento de 61% no número de usuários em um ano. Além disso, durante os bloqueios do WhatsApp no Brasil, o Telegram também tende a crescer. Na primeira vez que o messenger do Facebook deixou de funcionar por aqui, seu rival russo teria ganho 5,7 milhões de adeptos. No segundo bloqueio, um milhão. Mesmo assim, parece que seu ritmo de crescimento não consegue acompanhar o do seu principal concorrente. 

Talvez o grande motivo para o WhatsApp liderar o mercado de forma tão ampla é bem mais simples do que imaginamos: o tempo. Ele foi lançado em janeiro de 2010, enquanto o Telegram chegou ao mercado em agosto de 2013. E sendo também um messenger muito funcional e intuitivo, ele teve tempo o suficiente para formar uma grande base de usuários sem ser incomodado por concorrentes. E quando outros comunicadores igualmente bons foram lançados, já era tarde demais para concorrer em pé de igualdade com o WhatsApp. Boa parte do público já estava acostumada demais para trocar de aplicativo. 

Atingir a marca de um bilhão de adeptos? Muito difícil, claro. Mas o Telegram é um messenger que merece a sua fiel legião de fãs. 

E você é usuário ou já experimentou o Telegram? O que acha dele?
 

Os comentários favoritos dos leitores

  • Anderson A. há 2 meses

    Simples ? Não...nem tanto.Eu adoro o Telegram principalmente por causa dos grupos específicos e as features que tem,que são muitas como os bots,nisso ele é imbatível.Mas os brasileiros não têm perfil e nem natureza investigativa das coisas,incluindo a tecnologia.O povo brasileiro (90%) tem caráter do "popular",do prático,do fácil para todos.Isso explica o resultado da enquete.Quem visita o site de vocês são realmente pessoas que se interessam pela questão do site.Os outros,que são grande maioria,nem tem idéia do que ser um "bot" e querem continuar sem saber.Isso está no perfil de uma nação.Basta pegar o exemplo do Orkut.A grande maioria relutou em abandonar e migrar para o Facebook.Só o fez por causa da avalanche popularizada no mundo inteiro...senão estariam até hoje curtindo e entrando em suas várias comunities,que,no geral é irrelevante e fútil para a vida real...apenas foram obrigados a trocar de serviço.

  • Eduardo P. há 2 meses

    Simples, por puro comodismo. Mais nada a declarar! :)

  • Steven Oliver há 2 meses

    Dá para ver isso nas eleições

  • Josue Ferreira há 2 meses

    Dois fatores que não fazem o Telegram liderar no Brasil:
    Os donos não fazem nenhuma divulgação oficial do aplicativo, todo o crescimento é boca a boca.
    As operadoras não fazem planos de pacotes para o Telegram

  • Claudio O. há 2 meses

    Nem sempre o povo escolhe ou usa o melhor :-(

81 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi