O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK

São sete e meia da noite: horário de pico no metrô em São Paulo. Os vagões do trem estão completamente lotados, mas você entra porque quer chegar o mais rápido possível em casa. E por mais que você tente manter sua distância dos outros, um roçar de ombros é inevitável. Parece que isso cria uma unidade em todo aquele batalhão de pessoas. E eis que um celular soa com um toque daqueles que todo mundo tem, inclusive você. O frenesi para atender o telefonema de sua vida (que drama!!!) é intenso. Você pega o fone na mão e constata que não era a ligação esperada. O som nem saiu de seu celular. Que tal se você tiver um aplicativo que lhe permita fazer toques de celular personalizados para evitar esse tipo de coisa? Então acompanhe o review que faremos do Ringdroid.

Avaliação

Versão testada Versão atual
2.5 Varia de acordo com o dispositivo

Funções & Utilização

A primeira impressão que se tem do Ringdroid é que se trata de um aplicativo perfeito para editar arquivos de som.

O Ringdroid inicia-se com uma visualização geral das músicas e arquivos de som que você tem salvo em seu cartão SD. O mais interessante é que o design do aplicativo é agradavelmente moderno. Caso você não queira utilizar seus arquivos existentes, é possível também gravar algo pessoal. Para isso, pressione o botão "Record Now" e um gravador aparecerá (apesar de ser bastante simples, o design é, como já dito, bem interessante). Há um mostrador analógico de um sinal de entrada, embora ele tenha mais função "decorativa". Por mais que os picos não sejam "clean", o display jamais visita a zona vermelha do mostrador.

Uma vez que um arquivo de som foi selecionado, você verá um display de freqüência muito bem concebido, que mostra os primeiros 15 segundos da faixa selecionada (por padrão). Se você acha que se tornou o mestre em edição de sons, fique sabendo que você está parcialmente enganado. Você realmente se torna mestre porque você pode selecionar onde a faixa deve começar e onde ela deve terminar. Porém, você está enganado, pois uma vez que você seleciona um fragmento, você não poderá editá-lo de maneira alguma. Efeitos como fade in ou fade out ou afinar o som infelizmente não estão disponíveis.

Caso isso não seja um grande incômodo, você pode ir adiante e salvar o fragmento da música selecionado. Mas atenção: o arquivo de som só tocará para a categoria para a qual você o atribuir. As categorias existentes são: Música (Music), Alarme (Alarm), Notificação (Notification) e Toque de Celular (Ringtone). Isso significa necessariamente que se você atribuir um som editado à categoria alarme, ele não poderá ser usado nas outras categorias.

Conclusão:

Um ótimo aplicativo que lhe permite editar seus arquivos de som favoritos e transformá-los em toques de celular, sons de alarme, etc. Não dá para dizer que o Ringdroid possa competir contra ferramentas clássicas de edição de sons, como o Audacity, mas que ele poderia ao menos ter mais recursos, ele poderia.

Tela & Controles

O Ringdroid é bastante exemplar em termos de controles. Eles são bem fáceis e intuitivos, a tela é bastante "clean", é fácil de navegar e o seu layout é bem pensado, além de ter um bom design. Acima de tudo: ele é um bom app para fazer de um arquivo MP3 um toque de celular.

Velocidade & Estabilidade

Durante nossos testes, o Ringdroid não apresentou problemas de estabilidade. Alguns atrasos, no entanto, chegaram a acontecer quando tocamos arquivos MP3 em modo wave. Mas isso só ocorreu uma vez.

Relação Preço/Desempenho

O Ringdroid está disponível no Android Market e é gratuito.

Screenshots

Ringdroid Ringdroid

1 comentário

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi