O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 126 Compartilhado 23 Comentários

Aprovado pelo Senado o fim do roaming por ligações!

A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado acabou de aprovar um projeto que prevê o fim da cobrança extra por camada realizada ou recebida fora da área de registro do celular, independentemente da operadora. Com isso, aquele custo extra do roaming passa de opcional pelas operadoras para proibitivo. Confira detalhes a seguir.

O Galaxy S8 é o smartphone mais bonito que já fabricado.
O que você acha?
50
50
1235 participantes

No Brasil, o minuto por chamada é um dos mais caros do mundo e, em conjunto com a cobrança abusiva de impostos sobre eletrônicos importados, essa informação não acaba não sendo novidade para ninguém. Entretanto, um projeto que prevê a redução de tarifas telefônicas entre as operadoras nacionais acaba de ter uma de suas etapas aprovadas, e essa diz respeito a cobrança do roaming. O projeto, já aprovado pelo Senado, extingue o adicional cobrado pela prestadora do serviço de telefonia móvel por chamada recebida ou originada, quando o usuário estiver utilizando a linha em área diversa daquela em que a sua linha telefônica foi registrada.

Segundo uma publicação divulgada pelo Blog do Senado, a extinção da cobrança do roaming faz parte de um projeto que prevê a diminuição de tarifas e adicionais aos clientes das operadoras brasileiras, principalmente a parcela de consumidores que representam a modalidade pré-paga. Os aparelhos pré-pagos correspondem a 80% dos celulares ativos no Brasil, e para este segmento o valor do roaming é mais caro e, consequentemente, o menos utilizado entre os usuários. No total, são 270 linhas ativas em todo o Brasil, logo, 200 milhões dessa quantidade são clientes pré-pagos.

AndroidPIT roaming travelling 1
Novo projeto por fim ao roaming entre chamadas. / © ANDROIDPIT

De modo geral, a extinção da cobrança pelo roaming já estava sendo avaliada pela Anatel em conjunto com as operadoras. Segundo o senador Walter Pinheiro, a aprovação desse projeto serviu para simplificar todo o trâmite pelo qual essas empresas teriam que passar junto com o órgão regulador caso existisse um interesse em derrubar essa tarifa no futuro. Além disso, o adicional por chamada é uma faculdade das operadoras, ou seja, elas não são obrigadas a tarifar seus clientes.

Por fim, é valido reforçar que essa medida não derruba a tarifação de ligações entre DDD diferentes (interurbanos). Ligações realizadas em áreas diferentes ainda podem ser tarifadas pela operadora como, por exemplo, entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais. Essa cobrança continuará existindo pelo uso obrigatório do código da operadora antes do DDD desejado, o que deve mudar em questão de tempo após o fim do roaming.

E aí, você utiliza o roaming em seu Android?

23 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
126 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi