X

Fazer o login

Registre-se para confirmar

Esqueceu a sua senha?

Faça o Login com o Facebook:

Ainda não tem uma conta no AndroidPIT? Criar conta

ROM MIUI no Nexus 7 - Android, com um toque diferente

Pedro Ribeiro (tradução)
2

rom miui

Chegou a hora de testar uma nova Custom ROM no meu Nexus 7. Desta vez eu decidi sobre a ROM MIUI e não fiquei decepcionado. A primeira impressão é que o meu Android se transformou completamente. Então, eu a seguir, explico em detalhes o que esta ROM oferece. A ROM está em Inglês, ainda não existe tradução para Português.

A ROM MIUI é muito especial. A princípio pode parecer-se com o iOS, da Apple, mas, na verdade traz vários aspectos muito distintos. As coisas mudam, especialmente se se trata de um Android puro ou Vanilla Android. O clássico botão do menu de aplicativos que normalmente aparece, desapareceu por completo para permitir que todos os aplicativos sejam armazenados na tela inicial.

Aplicativos próprios

Isso é algo que eu realmente gosto na MIUI. Esta ROM personalizada traz uma série de aplicativos nativos que não são apenas elegantes, mas também muito funcionais. Por exemplo, traz seu próprio aplicativo bloco de notas e um gerenciador de arquivos pré-instalados.


O aplicativo de Notas e o gerenciador de arquivos estão geniais!

Alguns aplicativos do sistema foram substituídos pela equipe de desenvolvedores, por suas próprias criações. A galeria recebeu um facelift completo e tudo parece completamente diferente do que seria de esperar. No entanto, pode-se realizar as mesmas tarefas como, por exemplo, edição de imagem.


Todos os aplicativos parecem estranhos no início, mas são uma novidade agradável.

Encontramos também muitos aplicativo de segurança pré-instalados, incluindo um programa anti-vírus, um protetor de senha e um aplicativo de Backup. Isto torna a MIUI muito acessível e fácil de usar, então eu recomendo para iniciantes. O escaneador de vírus é algo que tem uma utilidade questionável, mas não vamos discutir isso aqui.


Práctico: Os aplicativos de segurança têm seu próprio menu. À direita podemos ver o escaneador de vírus.

Aqueles que não gostam da aparência inicial de MIUI, podem escolher um tema no catálogo de temas da ROM. Você também pode baixar novos temas, mas só se você for usuário da Xiaomi (o criador de MIUI). Na verdade, parece bastante ruim que você não possa usar temas, se não estiver registrado. De qualquer forma, uma vez ultrapassado este obstáculo, pode baixar temas sem problemas.


Que pena! Sem conta da Xiaomi não se pode baixar temas.

Alguns pequenos erros

A versão que eu instalei foi a MIUI 3.1.18. Nela eu encontrei alguns erros ao executa-la no meu Nexus 7. O navegador de série não carregava bem, nem mesmo actualizando várias vezes. Além disso, o botão de início era como se ele não existisse porque não fazia nada.

MIUI simplesmente não está ainda totalmente otimizada para o Nexus 7. Na verdade algo bastante curioso é que, o ícone do telefone aparece na tela inicial ao lado de outros aplicativos e, em um tablet o ícone de chamadas é completamente desnecessário. Esperamos que os desenvolvedores melhorem esses detalhes no futuro.


O cronômetro é muito atractivo, mas pessoalmente gostei mais da contagem regressiva (à direita).

Outra desvantagem que eu encontrei é que nenhum dos modos de desbloqueio funciona. Não importa o tipo de bloqueio que você escolheu (face, padrão, PIN ou senha), não reconhece nenhum. Quando a tela está desligada e pressiono o botão para ligar o bloqueio não aparece, mas imediatamente a tela inicial, o que é uma grande lacuna em termos de segurança. Como eu só tentei MIUI no meu Nexus 7, não posso dizer se se trata de um problema geral ou só desta versão.

À esquerda vemos o menu de configuração rápida e à direita o global.

Conclusão

Embora eu tenha gostado do aspeto visual da MIUI, felizmente fiz um Backup nandroid através do qual voltei para o Custom ROM que tinha antes. O motivo não foi só por causa dos bugs que eu encontrei no meu Nexus 7, mas também porque eu acho que esta ROM não se importa com alguns detalhes do Android. Para mim, que sou um fã acérrimo de Android, a decisão é clara: a MIUI não é uma ROM que eu possa usar durante muito tempo.

Mais tarde eu vou falar sobre a ROM que eu tenho instalada agora, ParanoidAndroid, que eu recomendo sem qualquer hesitação. Na verdade, eu também recomendo que deva experimentar MIUI, mas faça um backup completo primeiro, porque se você não ficar convencido, é possível voltar à ROM que tinha anteriormente.


Com apenas um toque no botão verde se fecha todos os aplicativos abertos.

(Imagens: nh/AndroidPIT)

Author
1

facebook 10.0.0.0.11???