O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
13 min para ler 478 Compartilhado 141 Comentários

Como fazer root no Android: o guia completo

O tema root é sempre muito comentado em todos os sites especializados em Android. Mas muitos ainda não sabem o que isso significa ou querem saber ainda mais sobre o assunto. Por isso, te apresento aqui o artigo mais completo com tudo o que você sempre quis saber sobre o root no sistema operacional móvel do Google. Este artigo passou por uma grande reformulação, então você irá encontrar informações e links atualizados.

Economize tempo e vá direto ao ponto:

AndroidPIT how to root 1
Saiba como ter acesso root no seu Android  / © AndroidPIT

Bom então vamos lá. Começando do começo para ninguém se perder:

O que é Root?

A palavra root significa“raiz” em inglês, e se trata de um processo derivado dos sistemas Linux, que também é aplicado no Android para obter os direitos de superusuário. Dessa forma se ganha acesso integral ao sistema e à permissão de modificá-lo de maneira livre.

Porém, a instalação de um root por usuários inexperientes pode causar sérios danos ao dispositivo, pois se algo der errado, arquivos importantes do sistema podem ser apagados rapidamente, comprometendo o aparelho. Este é também o motivo pelo qual os telefones não vêm rooteados de fábrica e porque você deve tomar muito, mas muito cuidado mesmo, ao rootear seu smartphone.

AndroidPIT SuperSU free app how to root
SuperSU é o melhor app para gerenciar acessos root  / © AndroidPIT
SuperSU Install on Google Play

Os privilégios de root irá transformar você num usuário com acessos mais completos ao Android, passando de um usuário regular para um com privilégios. A maneira mais simples de gerenciar permissões de root é instalando a ferramenta acima, o SuperSU.

Como dissemos acima, privilégios de root transformá-lo de um usuário regular em um superusuário com acesso ao sistema Android completa. A maneira mais simples de estender permissões de superusuário para aplicativos é com uma ferramenta chamada SuperSU.

Para que serve o root do meu smartphone?

Como dito antes, você poderá obter o controle total do seu aparelho e instalar as ROMS customizadas que quiser, além de eliminar ou congelar aplicativos normalmente não modificáveis e efetuar backups completos de dados e aplicativos. Mesmo sem instalar uma ROM customizada, contudo, você ainda pode efetuar uma série de mudanças em seu celular com os inúmeros módulos do aplicativo Xposed Framework.

pac rom
O root permitirá acessos privilegiados ao seu dispositivo / © AndroidPIT

Como funciona?

O acesso ao root é feito por um script, instalado no modo download do Android que, em seguida, executa-se automaticamente. Este script usa, normalmente, uma vulnerabilidade no kernel do sistema operacional e executa a chamada Privilege Escalation.

Esses novos direitos fazem de você um superusuário, com os privilégios mencionados acima. O aplicativo instalado, SuperSU, permite que você mantenha o controle sobre qual momento um aplicativo pode usar os privilégios de root.

Perderei a garantia do meu celular se fizer root?

A resposta mais curta é: sim. Infelizmente, todos os métodos invalidam a garantia do celular, mas alguns permitem a volta ao estado anterior mais facilmente (restaurando também a garantia).

É preciso ter em conta que as modificações de software (também aquelas oficiais, como os updates) aumentarão um contador de sistema que será consultado no momento em que verificarem o seu celular na assistência técnica. Dessa forma, restaurando os valores desses contadores, a sua garantia também será "resetada".

O que algumas fabricantes falam sobre o root

  • LG: A LG liberou o bootloader de alguns de seus aparelhos oficialmente. Contudo, o root num dispositivo da marca anula sua garantia de fábrica.
  • Sony: A Sony é menos rígida. Segundo a empresa, cada caso é avaliado separadamente. Se, durante uma análise técnica, for identificado que o processo de root não está interferindo no problema indicado pelo usuário, a garantia dificilmente será anulada. Caso contrário, a garantia de fábrica é perdida.
  • Samsung: A Samsung é mais linha dura nesse sentido, e nos disse que o enraizamento modifica o dispositivo de forma não assegurada pela marca, invalidando toda a garantia do dispositivo. Isso vale também para modelos comprados em operadoras ou direto com o varejista.

Será que meu celular já tem root? Dá pra confirmar?

Alguns malwares podem infectar seu dispositivo aumentando seus privilégios. Ou você já rooteou seu aparelho, mas voltou atrás e  eliminou o root. Ou você comprou o dispositivo usado de um amigo e não tem certeza deste status no aparelho. Em todos os casos, é preciso checar se seu telefone está ou não rooteado. Existem dois aplicativos, que são frequentemente utilizados para responder esta pergunta

O primeiro foi desenvolvido por Jared Rummler, chefe da JRummy Apps. Trata-se do Root Checker, um aplicativo gratuito que verifica em questão de segundos se o seu dispositivo foi rooteado. Se o resultado for positivo, o aplicativo também mostrará os aplicativos que estão usando os direitos de superusuário.

AndroidPIT root check app how to root
JRummy's Root Check é ótimo para gerenciar o root / © AndroidPIT
Root Check Install on Google Play

O segundo aplicativo é de um desenvolvedor chamado de joeykrim. O seu Root Checker é tão simples quanto o anterior, com a diferença de que, nesse caso, você pode visualizar um pequeno glossário com as informações mais importantes sobre o root no Android. Joeykrim também é conhecido pelo apelido de Root-Quiz.

AndroidPIT root checker app how to root
Joey Krim's Root Checker is the go-to root-checker app for Android. / © AndroidPIT
Root Checker Install on Google Play

O que é uma ROM customizada?

Antes de tudo, vamos esclarecer o que é uma ROM. Trata-se de um sistema baseado no Android. Se você utiliza um Samsung, terá a ROM da fabricante e a interface proprietária, a TouchWiz; já a LG usa a Optimus UI e assim por diante. Uma ROM customizada é um sistema modificado e personalizado por uma equipe de desenvolvedores, o qual frequentemente oferece mais opções do que a ROM nativa.

Benefícios do root no Android

Há inúmeras razões para root: acesso aos melhores aplicativos de raiz no Android , o poder de desinstalar aplicativos bloatware pré-carregados e o mundo da ROMs personalizadas são as razões mais comuns. Backups são também mais fáceis com acesso root. Com o root, você será capaz de ter um aplicativo de backup como o Titânio e poderá fazer backups completos de seu sistema periodicamente, então não importa o que acontece com o seu telefone, você sempre terá um backup do sistema para regatar.

AndroidPIT best android root apps
Existem alguns apps poderosos para serem usados com root  / © AndroidPIT
Titanium Backup ★ root Install on Google Play

O acesso root também permite que você altere os mínimos detalhes no sistema Android. Claro, você pode piscar um full-blown ROM personalizada para uma reforma completa, mas você também pode fazer pequenos ajustes com o Xposed Framework . Talvez você só queira instalar uma nova animação de inicialização, ajustar algumas configurações de áudio , ou fazer o overclock da CPU. Tudo isso é possível com root.

Com acesso root, você também pode obter uma vida melhor para a bateria do seu Android, através do Undervolting de sua CPU, ou usando o modo de hibernação automático com aplicativos como o Greenify. Como mencionado acima, a remoção de aplicativos pré-instalados também diminui as exigências sobre os recursos do sistema, melhorando a vida da bateria.

AndroidPIT tasker app how to root
Tasker pode automatizar inúmeras funções do Android  / © AndroidPIT
Tasker Install on Google Play

Bloqueadores de anúncios e a automação completa do sistema com Tasker são outras duas razões para rotear o Android, mas as suas razões para o root é algo subjetivo. Você poderá mudar muito, ou pouco do sistema. Não importa o quanto vicie esteja empenhado com essa mudança, o root te dará o caminho para que você chegue no seu objetivo.

Por que você não deve fazer root no Android

Existem algumas razões, como: ele provavelmente vai anular a garantia do celular, pode ser complicado e perigoso, e que, em muitos casos, você não receberá mais atualizações automáticas do fabricante over-the-air (OTA).

AndroidPIT greenify app how to root
O usuário deve ter cuidado redobrado com acessos root para apps  / © AndroidPIT
Greenify Install on Google Play

Quando um smartphone está rooteado é mais fácil para um aplicativo malicioso se aproveitar das permissões do root. Logo, você precisará ter um cuidado redobrado com apps instalados em dispositivos nessas condições. Cuidado superior ao que você já tem com as opções da Play Store.

Se você precisar de mais motivos para não rotear um aparelho, acesso o artigo abaixo e consulte alguns tópicos que separamos com esse tema:

O que quer dizer flashear?

“Flashear” significa básicamente instalar uma nova ROM no seu dispositivo Android.

O que é um Custom Recovery?

O Recovery é um modo do smartphone que serve para efetuar operações de recuperação e de correção de erros. Por Custom Recovery, entende-se a instalação de uma recovery diferente da original, mais abrangente, com mais funções e possibilidades de intervenção no sistema.

Preciso de um computador para fazer root no Android?

Depende do aparelho. Alguns smartphones já podem ser rooteados com aplicativos que exploram as falhas de segurança do sistema, os chamados exploits. No artigo abaixo, mostramos vários métodos universais de root, tanto pelo PC quanto por aplicativos:

Como eu posso fazer o root no meu aparelho?

Dependendo da fabricante, há mais ou menos riscos derivados do acesso ao root do Android. Os dispositivos normalmente requerem modos diferentes de instalação do acesso ao root, podendo demorar mais ou menos e exigindo um pouco mais ou um pouco menos de esforço. Normalmente, o acesso root pode ser instalado em 2 fases:

  • 1. Ignorar a segurança do dispositivo, desbloqueando o bootloader e/ou explorando a segurança do sistema operacional Android
  • 2. Instalando um app de gerenciamento de superusuário.

Algumas fabricantes já estabeleceram o software padrão e outras até te ajudam a modificar o Android dentro das regras. Alguma outras vedaram completamente qualquer mudança, de modo que a pessoa se sente até mal enquanto navega entre as linhas de comando, com a boca seca e dedos inquietos diante do computador, esperando e rezando para que advertências como “WARNING” ou “ERROR” não apareçam de repente na tela.

Infelizmente não podemos mostrar aqui um passo a passo de todos os dispositivos existentes no mundo, pois se fosse assim, este artigo teria proporções bíblicas. Fora que eu demoraria séculos para finalizá-lo e ele seria provavelmente entregue muito depois do recomendado. Mas, o que podemos fazer é direcionar você para o caminho certo, onde é possível encontrar informações confiáveis. 

Samsung

Graças à Odin, a modificação do sistema operacional em um dispositivo Samsung é bem fácil, se os arquivos para o seu dispositivo estiverem disponíveis. Não obstante, um aumento no número acontece, o que torna a identificação de root no dispositivo fácil para os funcionários da fabricante. Se você se preocupa ou não com esta possibilidade, fica a seu critério. De qualquer forma, você pode encontrar instruções atualizadas constantemente para o seu dispositivo no nosso subfórum especializado da Samsung.

Se você estiver usando um computador com o sistema Windows, primeiramente instale o driver USB adequado, senão a comunicação com o Odin pode ser atrapalhada, não permitindo assim o root do aparelho. Portanto, faça o download de um arquivo MD5 como o CF-Auto-Root, com a qual você pode "flashear" a partição PDA com o Odin. Com este script, o acesso de usuário é executado clandestinamente e o seu Samsung terá sido rooteado.

root s5
Odin é a forma mais fácil de rootear um Samsung / © AndroidPIT

LG

Apesar dos recentes lançamentos da LG ainda não terem tomado muito espaço, você já pode encontrar em nosso fórum ferramentas e scripts necessários para rootear os carros-chefe mais antigos da fabricante.

Ao contrário da Samsung, os dispositivos LG exigem apenas um driver USB, que você encontra no LG-Support, ADB; além disso, é necessário um instalador SuperSU, que automaticamente rooteará o seu smartphone da marca por script. Normalmente, você encontra os arquivos necessários para o seu LG e a versão Android instalada em um só pacote.

A LG anunciou na metade de 2015 os métodos oficiais para desbloquear bootloaders. Infelizmente, estes métodos só estão disponíveis para a versão européia do G4. A fabricante já anuncia no primeiro ponto da declaração oficial que a garantia será perdida.

Sony

Para a Sony, a comunidade de root se divide em dois grupos. Existem os smartphones considerados aparelhos para desenvolvedores (sim, eles existem) e os outros. A diferença é que alguns aparelhos têm bootloaders que podem ser desbloqueados facilmente e outros não. E isso faz uma grande diferença na operação de acesso ao root.

Assim, se você tem um aparelho que permite desbloquear os bootloaders, o processo de Custom Recovery será muito mais fácil. Neste modo, você pode instalar os arquivos baixados e proceder com diversas modificações no seu dispositivo, sem ter que conectá-lo a um computador.

Seu primeiro passo deve ser então debloquear os bootloaders através da Sony

Depois você deve encontrar o Custom Recovery da TeamWIN que se adapta ao seu aparelho. Infelizmente ainda não há recoveries para todos os dispositivos da Sony, mas isso poderia mudar com os últimos updates da marca.

AndroidPIT how to root 2
Este é o TWRP Recovery  / © AndroidPIT

E, finalmente, procure o SuperSu, da Chairfire, o único método realmente confiável, para obter acesso root de modo seguro. Os arquivo zip devem ser instalados em uma custom recovery recém-instalada na seção "Instalar".

SuperSU Install on Google Play

Também no caso da Sony, sugerimos que você procure suporte em nosso fórum para ler experiências e opiniões.

Google Nexus

A Google facilita ainda mais e permite que os bootloaders sejam desbloqueados sem precisar de um código da fabricante. Quando o bootloader estiver desbloqueado, o processo é quase tão simples quanto o da Sony.

Um exemplo de tutorial de root em um dispositivo Nexus você encontra aqui:

Para saber sobre outros dispositivos Nexus e ter acesso a mais tutoriais fale com a comunidade dedicada no fórum:

Motorola

A Motorola oferece métodos oficiais para desbloquear bootloaders, facilitando o processo de acesso ao root. Para outros modelos, são necessários métodos mais específicos, que você pode encontrar também no nosso fórum (http://www.androidpit.com.br/forum/recente). Abaixo, dois artigos que podem te ajudar a desbloquear o Bootloader do seu Moto G:

Se você não encontrar a informação para o seu dispositivo em nosso site, busque também no XDA-Developers, uma comunidade (em inglês) onde muitos hackers e entendidos de Android se comunicam, discutem novos métodos e apresentam seu trabalhos de desenvolvimento.

Receberei as atualizações oficiais depois do root no Android?

Sim e não. Um dispositivo rooteado não receberá os updates OTA (Over the Air) disponibilizados pelas fabricantes, mas eles poderão sempre ser instalados manualmente.

Quais são os riscos de inutilizar o meu smartphone?

No processo de root do Android existem alguns riscos, especialmente no caso de interrupção do procedimento no meio ou de instalação de um kernel errado. Em geral, se você seguir os tutoriais, o risco de estragar o aparelho é mínimo.

Como remover o root do smartphone Android?

Para remover as permissões de root do Android, a melhor coisa é reinstalar a ROM oficial de origem. Seguindo o modelo e os procedimentos utilizados, podem-se usar também aplicativos particulares (como o Triangle Away) para remover completamente o root do aparelho.

E aí, conseguiu achar todas as informações que você procurava neste artigo? Tem mais alguma sugestão? Comente aqui. 

478 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Nanderson Tavares Ormindo há 2 dias

    Tomem muito cuidado o uso abusivo do root pode deixar você viciado, e dpois disso você se tornará um rootólatra, fazendo com que você, quando comprar um smartphone novo, saia da loja rooteando o aparelho sem se preocupar com a garantia...

    Uma vez experimentando o root seja moderado, para não se tornar um rootólatra... Há casos do indivíduo viciado querer rootear o aparelho de todos em casa e dos seus amigos... E na fase crônica do vício o indivíduo fica bugado falando sobre root o tempo todo, perdendo a personalidade instalando diversas custom-roms...

    Kkkkkkkkk... Só pra discontrair....

    Caramba!!! O cara que escreveu essa me®)@ é muito sem noção...

  • marcelo m. há 2 dias

    antigamente até me importava, hj não vejo necessidade nenhuma de ser root

    mas para os interessados é um baita artigo bem elaborado

  • 김미현 há 2 dias

    root já está desnecessário, a maioria só usa pra tirar os apps de fábrica,

  • José Luís Silva há 2 dias

    Muito interessante esse artigo, com informações bem esclarecedoras.

  • Deivis Schuman há 3 dias

    E viva o root, custom rom, greennify, superuser e tantas outras possibilidades que se tem no Android!
    A liberdade de pode dizer que sou dono do meu Smartphone e faço dele o que bem eu entender só nosso querido Android pra proporcionar! E viva o Robozinho! \O/

141 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi