O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 241 Compartilhado 67 Comentários

Qual é a sua opinião sobre a caneta S-Pen?

Em 2015, a Samsung lançou dois phablets, o Galaxy S6 Edge+ e o Galaxy Note 5. As diferenças entre eles são muito pequenas e a fabricante resolveu inclusive restringir a venda de ambos os dispositivos. Assim, enquanto o mercado europeu recebe apenas o S6 Edge+, o norte-americano (e provavelmente o brasileiro) terá os dois modelos à disposição. De acordo com os executivos da Samsung, o motivo disso é o uso da S-Pen.

Galaxy Note 5 vs. Galaxy S6 Edge+

A Samsung possui um evento agendado para o dia 27 de agosto em São Paulo, quando muito provavelmente irá anunciar o Galaxy Note 5 e/ou o Galaxy S6 Edge+. Como já descrevi no meu comparativo entre os dois aparelhos, muito pouco os diferencia em relação ao hardware, e é no software que vemos a maioria das suas diferenças. Ambos possuem funções que os tornam únicos quando comparados: enquanto o Note 5 possui a S-Pen, o Galaxy S6 Edge+ possui as bordas laterais curvas.

Assim, se você acredita que a tela QHD dual-edge do Galaxy S6 Edge+ é capaz de proporcionar um experiência de vídeo acima da média, que os recursos de personalização de contatos e atalhos rápidos a partir de uma aba lateral são mais interessantes para você, este poderia ser o seu tablet. Agora, se os comandos suspensos da S-Pen são mais importantes que tudo, então a sua preferência deve pender para o lado do Note 5. 

samsung galaxy note 5 vs galaxy s6 edge plus usb speakers
Galaxy S6 Edge+ em cima e Galaxy Note 5 embaixo! / © ANDROIDPIT

Responda a nossa primeira enquete e depois compartilhe a sua opinião sobre a S-Pen logo abaixo.

Qual é o melhor phablet lançado pela Samsung em 2015?

Qual é a sua opinião sobre a S-Pen?

Bom, se você optou pelo Note 5 na enquete acima, é porque provavelmente tem interesse nos recursos da S-Pen. Entre eles estão todos os serviços do menu de Comandos Suspensos: Lembrete de ação, seleção inteligente, escrita na tela, S Note e a possibilidade de adicionar atalhos para os aplicativos mais usados pelo usuário. Contudo, a Samsung se baseou em uma pesquisa realizada entre os usuários da linha Galaxy Note sobre o uso da S-Pen para não comercializar o aparelho na Europa. Logo, se a própria Samsung reconhece que da S-Pen não é o que motiva uma pessoa a comprar o Note 5, hoje queremos saber: você acha que esta ferramenta é ou não é importante para o desenvolvimento da linha? Participe da pesquisa abaixo!

samsung galaxy note 5 air command s pen
A S-Pen é um recurso válido ou supérfluo? / © ANDROIDPIT
Na sua opinião, quão importante é a S-Pen?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Fernando Henrique 22/ago/2015

    Se você tem um Note é útil..
    Se você não tem um Note é inútil

  • Gustavo L. 22/ago/2015

    É um diferencial para muitos, porém pra mim não iria fazer diferença, não sou adepto ao uso de canetas deste tipo, prefiro usar os dedos. Se eu tivesse um note o uso principal desta caneta seria coçar o ouvido. Hahahaha

  • Willian Belizario 23/ago/2015

    Sim sem dúvidas a Spen é um diferencial, eu tenho um note 4 e gosto mt dela

  • Fernando Henrique 22/ago/2015

    Muito útil ..
    Tem coisas que só a S-Pen nos possibilita fazer!

  • Alexandre Silva 23/ago/2015

    O grande problema é que o galaxy Note não é um iphone. Digo isso pq se ele vendesse muito bem nos EUA teríamos inumeros aplicativos que fariam um bom uso do S Pen, alem de uma integração melhor com aplicativos nativos. Eu fiquei pensando que com toda essa briga por mais potencia estamos evoluindo pouco na questão de software, veja o exemplo do Moto voice: vc tem uma gama pré estabelecida para interagir com ele, mas eu não posso, por exemplo, pedir no Spotify uma playlist, artista ou musica pelo comando de voz, pq não existe integração com esses aplicativos, mas posso abrir o youtube. Falta um maior refinamento em funçoes como o S pen ou o moto voice, se não eles se tornam coisas legais, que vc usa uma semana e esquece depois delas.

67 Comentários

Escreva um comentário:
  • Tenho um note edge,no qual, ele é pra mim um mini escritório. Spen é tudo de bom na linha note.
    Parabéns pra Samsung, por essa linha note.

  • @Camila Rinaldi - sou um avido leitor do androidpit Brasil e da versao em ingles. Observei uma coisa importante nas publicaoes que necessita atencao de sua equipe. poderia me contatar?

  • A todos aqueles que crucificaram a tadinha da Samsung* quanto a Spen de que se colocar ao contrario vai danificar a deteccao da mesma. O MANUAL RAPIDO QUE VEM NA CAIXA EXPLICA QUE NAO SE DEVE COLOCAR AO CONTRARIO. desculpem o termo, mas idiota quem nao ler. me explico ?

  • Tenho um note 4 uso as vezes, quando é útil

  • Sempre tive todos os notes pelas funções e tamanho, mas muito pouco usei as S pens!

  • Acho que deixa o aparelho estiloso e com certeza tem pessoas que esse recurso e primordial, mas ja no meu caso eu dispenso

  • Eu tenho um galaxy note 8 e mesmo numa tela razoavelmente grande do tablet a S Pen nunca serviu de muita utilidade, talvez as versões mais recentes sejam melhores mas foi um recurso que não me convenceu, imagino que num smartphone com uma tela menor ela seja ainda mais dispensável, assim como a tela curva do S6 eu não vejo no que me seria útil.

  • Isso é matéria paga só para fazer barulho e propaganda e marketing e enquanto isso a Samsung continuar assim vendendo o Note nos países em que ele é um sucesso inclusive o Brasil.
    Enquanto ficam nesta conversa afiada a Samsung informa que o Galaxy S6 edge Plus e o note 5 já estão sendo produzidos no Brasil

  • Um ótimo acessório, porém é algo que para muitos não irá fazer diferença. Eu sempre usei a s-pen para desenhar, no note 4 a sensibilidade está bem legal, nada como um wacoon, mas serve muito bem.

  • A s pen simplesmente torna a gama note no melhor que os smartphone pode oferecer. Não entendo a decisão de não ser comercializado o note 5 na Europa. Espero que seja reversível esta decisão. ...

  • a s pen e o que torna um galaxy note completo e o grande diferencial dos outros smartphone, vc faz absolutamente tudo que um outro aparelho nao faz.

  • Sim sem dúvidas a Spen é um diferencial, eu tenho um note 4 e gosto mt dela

  • Resumindo: Se você tem, você vai achar utilidades para ela. Se você não tem, não lhe fará falta.

  • S-Pen Perfeito... Seria ótimo se todos Smartphone tivesse...

  • Para mim foi um diferencial quando comprei o meu Tablet Note 12.2 Pro e o meu Galaxy Note 3. Uso para fazer anotações, uso para marcar fotos, tem app onde vc pode assinar documentos com ela e mandar, vc pode escrever com a caneta e ela transforma em texto e mais um monte de outros recursos. Seria muito ruim se a Samsung descontinuasse a linha. Eles deveriam focar em criar e aperfeiçoar mais recursos para a S - Pen e não tira - lá dos notes. Pra mim é um diferencial sim e se eu trocasse o meu celular ou tablet só se fosse por outro Note.

  • A Samsung poderia colocar a s- pen como um acessório extra pra linha Galaxy S+. já que pelo jeito ela quer acabar com a linha Note.
    queria que a linha Galaxy se resuma a 3 aparelhos.
    1 para a linha Z
    1 para a linha A
    1 para a linha S

  • Muito boa.
    estou com meu primeiro galaxy note, e usar os navegadores com ela e uma experiência única. recortar uma imagem e já compartilhar diretamente e muito bom uso direto isso. raramente uso o lembrete de ação para adicionar um telefone de uma pessoa já que normalmente você ja estão lhe dando o número de alguém pelo aparelho mesmo.
    e muitas funções uso para meu estudo e pretendo usar somente a Linha Note porque se encaixa mais No meu uso do dia a dia.

  • Tenho note 10.1 2014 Edition e vou dizer uma coisa: uma maravilha!!! Resposta quase perfeita. Minhas reuniões, estudos e pesquisas nunca foram mais as mesmas. Só o fato de ser multitask, incomparável. Galaxy Note era o que todo executivo/estudante desejava ter e hj pode ter...

  • O grande problema é que o galaxy Note não é um iphone. Digo isso pq se ele vendesse muito bem nos EUA teríamos inumeros aplicativos que fariam um bom uso do S Pen, alem de uma integração melhor com aplicativos nativos. Eu fiquei pensando que com toda essa briga por mais potencia estamos evoluindo pouco na questão de software, veja o exemplo do Moto voice: vc tem uma gama pré estabelecida para interagir com ele, mas eu não posso, por exemplo, pedir no Spotify uma playlist, artista ou musica pelo comando de voz, pq não existe integração com esses aplicativos, mas posso abrir o youtube. Falta um maior refinamento em funçoes como o S pen ou o moto voice, se não eles se tornam coisas legais, que vc usa uma semana e esquece depois delas.

  • Eu não tenho e nunca tive nenhum Galaxy da linha Note, mas acho a S-Pen muito útil. Por exemplo: você precia anotar algo como um número telefônico, basta pegar a caneta e escrever, sem nem precisar desbloquear.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi