O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 27 Compartilhado 7 Comentários

Teste do Galaxy S4 Zoom: a câmera com celular

O Galaxy S4 Zoom é um aparelho estranho: na frente uma câmera digital, atrás um smartphone. Ou vice-versa. O dispositivo, segundo a Samsung, representa a união harmônica entre smartphone e câmera. Mas será que essa união é tão harmônica assim? Confira o teste.

Camera stock Android Nexus 4 gravar videos
Veja o teste do S4 Zoom. / © AndroidPIT

Design e acabamento

À primeira vista, o S4 Zoom parece uma câmera digital normal, talvez um pouco maior do que o usual. O grande anel ao redor da lente domina toda a parte frontal, e os cantos do aparelho são arredondados e elegantes. O esmalte branco que simula textura, bem como a moldura de plástico com a tira cromada mostram que este é um membro legítimo da família S4.

Ao virá-lo, vemos então a “metade” smartphone do dispositvo: aqui está a típica parte frontal de um smartphone da Samsung, do mesmo tamanho do S4 Mini. Além dos botões de hardware usuais do lado direito (botão de ligar/desligar e volume), o S4 Zoom também traz um obturador físico (mas as fotos também podem ser tiradas com um simples toque de tela).

Camera stock Android Nexus 4 gravar videos
O obturador físico. / © AndroidPIT

O anel ao redor da lente, que regula o zoom da câmera, também tem uma função de controle no smartphone: ao rodá-lo, você tem acesso direto a algumas opções de foto como “Foto Animada”, “Noturno”, “Automático” e “Macro”. Na galeria, além disso, as fotos podem ser aumentadas ou diminuídas com o anel. Uma pena que ele não ofereça mais nenhuma função (uma barra de rolagem para a lista de contatos, por exemplo, seria excelente).

Camera stock Android Nexus 4 gravar videos
O grande anel de zoom ao redor da lente. / © AndroidPIT

A forma arredondada pode até ser moderna e elegante, mas traz uma desvantagem crucial: ele só fica estável com a tela do smartphone virada para baixo. Esse será o eterno problema de dispositivos desse tipo, na minha opinião. Ele não tem uma “parte traseira” que pode entrar em contato (ou mesmo atrito) com outras superfícies. De um lado temos a lente da câmera, frágil e que exige cuidados; de outro, a touchscreen do smartphone, também um tanto frágil e que deveria estar sempre visível.

Camera stock Android Nexus 4 gravar videos
Ele não para em pé. / © AndroidPIT

Se o problema já se mostra com o aparelho sobre a mesa, já imaginou sendo usado? Ao falar no celular, você mostra ao mundo sua enorme lente de câmera. Ao tirar fotos, você pode clicar acidentalmente na tela ou no botão físico de ligar/desligar do smartphone. São problemas que o possível comprador desse híbrido deve considerar.

Tela

A tela tem 4,3 polegadas como o S4 Mini e oferece a mesma resolução de 960 x 540 pixels. Como na maioria dos dispositivos Samsung, trata-se aqui de uma tela AMOLED, que reforça os contrastes e a saturação das cores. Apesar de a tecnologia AMOLED ser mais resistente, talvez um display LCD fosse a melhor opção, se levarmos em conta que a câmera será muito usada em lugares abertos.

Camera stock Android Nexus 4 gravar videos
Tela do S4 Zoom. / © AndroidPIT

Software - Sistema e Câmera

O S4 Zoom roda com Android 4.2.2 modificado e completado pela interface TouchWiz da Samsung. As funções são praticamente iguais às dos modelos S4, completadas com algumas funções extras para fotografia.

Zoom1
As funções extras do S4 Zoom e o menu ativado pelo anel de Zoom. / © AndroidPIT

O software da câmera é um tanto complexo. Só depois de algum tempo acham-se algumas funções. Além do modo automático, há também os chamados modos inteligentes, já pré-configurados e divididos em categorias.

Zoom2
Os modos da câmera: cenas à esquerda e o modo avançado à direita. / © AndroidPIT

Especialmente útil é o modo avançado, em que se podem ajustar diversas configurações como tempo de exposição, ISO, contraste, saturação e iluminação. Nesse modo também é possível tirar fotos em série. Demora um pouco, como já disse, para que você se familiarize com as muitas funções e opções de configuração. Para iniciantes, pode se tornar uma experiência um tanto frustrante.

Também nova é a opção “sugestão de foto”. Nela são mostrados lugares de interesse nos arredores e fotos já tiradas nesses locais. O uso constante do GPS para essa função, contudo, esgota a bateria muito rapidamente.

Zoom3
A função de sugestão de foto. / © AndroidPIT

Câmera

Este é o centro e a razão de ser do S4 Zoom. Não tenha dúvida: o Zoom é primeiro uma câmera, depois um smartphone. Isso se mostra não apenas no abrangente software, como também no imponente zoom ótico (10x), no sensor de 16 MP, no estabilizador ótico e no falsh Xenon. Nenhum smartphone apresentou essas características reunidas até agora.

Camera stock Android Nexus 4 gravar videos
O Zoom 10x em ação. / © AndroidPIT

A câmera leva dois segundos para ser iniciada, mas depois disso as fotos são tiradas sem atraso. A qualidade das fotos é boa, e o zoom não decepciona. O estabilizador faz com que os objetos não percam a nitidez mesmo em zoom intenso. Minha única ressalva é a alta saturação de cores das fotos, que pode ser regulada no modo avançado.

Camera stock Android Nexus 4 gravar videos
A função Macro convence. / © AndroidPIT

Processador

O S4 Zoom apresenta um Exynos-4210 chipset com dois núcleos Cortex-A9 e 1,5 Gigahertz. No meu teste pude passar páginas, ativar apps e navegar na internet de maneira bem fluida. Depois de tirada uma foto, a câmera traseira já está pronta para ser usada novamente.

Bateria

Aqui a dupla função do S4 se deixa sentir. Com 2.330 mAh, a bateria se esgota relativamente rápido quando tiramos fotos com zoom, navegamos na internet e mandamos mensagens. Com o GPS e Google Maps ativados, ela se esvai em questão de horas. Uma bateria mais potente num aparelho como esse cairia muito bem.

zoom4
O Google Mapas devora a bateria do S4 Zoom. / © AndroidPIT

Especificações técnicas

  SAMSUNG GALAXY S4 ZOOM
Tela: 4,3 polegadas, 960 x 540 Pixels (256 ppi), Super AMOLED
Processador: 1,5 GHz Dual-Core, Samsung Exynos 4210
RAM: 1,5 GB
Sistema: Android 4.2.2, TouchWiz
Câmera: 16 MP traseira, 1,9 MP frontal
Conectividade: Wi-Fi, HSDPA, 4G, Bluetooth 4.0
Memória Interna: 8GB, com microSD ampliável para 64 GB
Bateria: 2.330 mAh, trocável
Dimensões:  125.5 x 63.5 x 15.4 mm
Peso:  208 g
Preço:  499,90 €

Conclusão

Como câmera, o S4 Zoom funciona bem. Como smartphone, porém, ele se mostra muito difícil de manejar, pesado e pouco prático de ser transportado no bolso da calça, por exemplo. Poderíamos até ignorar esses problemas se ele apresentasse uma bateria mais potente, que suportasse os usos como câmera e como smartphone. Infelizmente não é o caso. O aparelho não me convenceu.

E você? O que acha do S4 Zoom?

27 Compartilhado

7 Comentários

Escreva um comentário:
  • Achei o smartphone interessante, levando em conta que o usuário seja apaixonado por fotografia, caso contrário não compensaria, outra coisa deveria ser S4 mine zoom pois ele e bem inferior ao s4, está próximo ao modelo mini, e a memoria de apenas 8 Gb desanima viu, mas e como sempre nunca existirá um smartphone completo em tudo, sempre terá um atrativo a mais e outro a menos

  • No dia a dia ele atende muito bem como câmera tanto como smartphone, sistema fluido, realiza bem todas as funções, suas fotos realmente fazem jus ao nome de zoom, o zoom se tornou com o tempo um item indispensável em um smartphone pra mim. Em relação ao design ele não decepciona, por ter um jogo de lentes bom, teve que sacrificar a sua espessura pra se encaixar, a empunhadura junto ao botão de disparo ajuda muito a manuseá-lo no dia a dia, passa mais firmeza. Valeu sem dúvida os R$1.100,00 pagos por ele. Trocar por outro smartphone somente com zoom ótico, e tantas funções quanto o S4 Zoom, desde seu marvilhoso HDR até tirar uma foto da Lua em que se vêem as crateras dela, por ai vai vendo a qualidade dele.

  • Eu não pagaria nem 200 reais por ele ;P

  • ficaria com o Lumia 1020! é uma pena ele vem com windows phone

  • Camila Rinaldi
    • Admin
    • Equipe
    30/jul/2013 Link para o comentário

    Bom, eu tenho minhas concessões com relação a um smartphone com um zoom como o deste aparelho, neste caso, ficaria com a Galaxy Camera. O que me chama a atenção é que a bateria é insignificante, memória interna de 8GB parece brincadeira (deveria ser no mínimo de 16GB) e um processador dual core para um "smartphone câmera" não me parecem as especificações mais atraentes.

    Vou ficar com o Galaxy Zoom por alguns dias e ver se a minha opinião muda, mas à primeira vista, não é um dispositivo que me atrai, especialmente por que se fosse comprar um "smartphone câmera" o que deveria me chamar mais a atenção é o smartphone, pois a câmera já teria me convencido! E para vocês, o que levaria a compra deste aparelho?

  •   60

    me convence mais que o pureview do ruindows phone nokia.

  •   28

    Tão bonito quanto o Lumia 1020, e isto não é um elogio.
    Vamos ver se o pessoal que fotografa com o Smartphone representa uma parcela tão grande assim, digna do investimento na construção destes dois smartphones.
    Do contrário: " Eles passarão, eu passarinho". Rs

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi