O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 28 Compartilhado 8 Comentários

Apple pode ter iPhone 4 e iPads 3G proibidos nos EUA. O que isso tem a ver com o Android?

A Comissão de Comércio Internacional (ITC) decidiu que a Apple infringiu patente da Samsung importando alguns modelos do iPhone e do iPad, o que pode levar à proibição de aparelhos mais antigos da gigante americana de tecnologia nos EUA. A patente refere-se à tecnologia sem fios 3G e a capacidade de transmitir vários serviços corretamente e ao mesmo tempo. Esta guerra de patentes já gerou muita dor de cabeça e se você acha que o caso não tem nada a ver com o Android, você está enganado!

Eu queria ter alguns recursos do iPhone 7 no meu Android.
O que você acha?
50
50
2633 participantes
galaxy s3 iphone android teaser
Onde o Android está envolvido nesta questão de patentes entre as gigantes de tecnologia? / © Apple, Samsung, Google, AndroidPIT

A ITC ordenou a suspensão de todas as importações e vendas de modelos AT&T do iPhone 4, iPhone 3, iPhone 3GS, assim como o iPad 3G e o iPad 2 3G. Alguns destes dispositivos já nem estão mais à venda nos EUA, porém, a Apple planeja apelar da decisão e, pasmem, o caso também pode ser revertido por uma ordem do presidente Barak Obama, no prazo de 60 dias, porque esta foi a decisão final da ITC.

Antes de continuar, vale dizer que a Apple, por sua vez, afirmou que a Samsung concordou em licenciar suas patentes em termos justos, razoáveis ​​e não discriminatórios (FRAND), que foram feitos para terminar com a ameaça de litígio de patentes que são essenciais em um padrão, como banda larga sem fio. Porém, em agosto de 2012, a Samsung foi condenada a pagar 1 bilhão de dólares à Apple (valor reduzido posteriormente para 598,9 milhões de dólares) por cópia de patentes e, na época, todos questionavam a legalidade das reivindicações da empresa de Tim Cook sobre patentes essenciais. Parece que o feitiço virou contra o feiticeiro!

O que o Android tem a ver com isso?

A Apple e Samsung travam batalhas em 10 países diferentes, as duas empresas juntas responderam por 100% do lucro de smartphones no último trimestre e, somando um mais um, analistas dizem que, agindo desta forma, a Apple está tentando limitar o crescimento do sistema operacional Android. Neste sentido, colocar em jogo a reputação da empresa que mais suporte oferece ao OS da Google, a Samsung, parece ser um grande negócio para a Apple.

Além da Samsung, a Apple travou batalhas judiciais contra a HTC e a Motorola no passado. Apesar da Apple ter um lucro maior em relação ao mercado mobile, a Samsung é a maior fabricante mundial de smartphones e uma grande parceira do projeto Android. E, ao que tudo indica, este duo não vai de dissolver tão cedo.

Apesar deste assunto ter sido levantado por analistas econômicos, as chances de vermos o Android abalado por este tipo de disputa não parecem afetar de fato os números que o robozinho verde vem assinando. Recentemente, a empresa de pesquisas Kantar Worldpanel, colocou no ar o resultado de um estudo identificando que o Android já responde por 51,4% de todas as vendas de smartphones entre a população de 1.34 bilhões da China.

kantar
As concorrentes até podem tentar travar o sucesso do OS Android, mas isso não significa que conseguirão.! / © Kantar

Outro dado interessante foi divulgado ontem pela Folha de São Paulo: os dispositivos com Android estão próximos de alcançar os iPhones, iPads e iPods em número de aplicativos instalados, segundo estudo da consultoria Asymco. Ou seja, a diferença entre iOS e Android já não é abismal e, atualmente, visualizar uma queda abrupta neste crescimento parece impossível.

Na sua opinião, disputas de patentes como esta travada pela Apple e Samsung podem respingar na evolução econômica do OS Android? Deixe-nos saber o que você pensa sobre o tema nos comentários abaixo.

Fonte: BBC

28 Compartilhado

8 Comentários

Escreva um comentário:
  • Gosto tanto do iOS no meu iPad quanto do Android no meu S3 LTE. O que mais me desagrada no iPad não é o iOS e sim a falta de conectividade.

  • Ótimo post, facil passo a passo. Funcionando perfeito. Será que tem como postar um programa de fazer gravação do screen dos androids? Agradeço.

  • O q tem a ver o google? As brigas são entre samsung e apple, uma é sul coreana e a outra é estadunidense. O google é uma empresa de software q lucra com anúncios, a apple e samsung são empresas de hardware.

    Só pq as pessoas amam o google precisam amar a samsung tb?

  • O desespero e a ganância são o mal de qualquer empresa. A Apple, se soubesse ser cordial talvez sobreviveria tornando-se parceira do Google, mas não vejo um grande futuro para ela. A queda será grande.
    Será que é tão difícil perceber que os internautas admiram o Google e, a grande maioria, o amam?

  • eita que a marca da maçã esta em desespero, aplicando golpe baixo, mas que vergonha, para uma empresa que tem seus produtos com preços quase inacessíveis. Não precisava disso!!!

  •   60

    a Apple já está sentido a, pressão pois vai lançar uma linha de baixo, custo, o Steve jobs deve estar se revirando no caixão, rsrsrs

  • A Apple está se sentindo ameaçada pelo Android , por isso trava essas batalhas . Na minha opinião a Apple devia melhorar as especificações do iPhone e deixar o android de lado . Se bem que esquecer o android nao parece coisa fácil

  • Se dependesse da samsung eu não gostaria do android até hoje.
    E comparar o android como um todo com o iOS não é muito correto, já que não existe celular/tablet de 300 reais rodando iOS.

    Mas o android esta muito bem, independente de patentes e marcas.

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi