O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
37 Compartilhados 3 Comentários

Samsung aumenta o preço de chips em 20%, mas apenas para a Apple

A Apple e a Samsung são como um casal divorciado, mas ainda morando na mesma casa. Ao mesmo tempo que batalham em tribunais pelo mundo fora, a Apple ainda depende da Samsung para a fabricação de chips processadores e telas LCD para os seus dispositivos. Mas a Samsung está mudando os termos desse contrato, elevando o preço de seus chips em 20% - mas apenas para a Apple.

A notícia chega-nos através do diário sul-coreano The Chosun Ilbo, que afirma ter fontes familiarizadas com as negociações entre as duas empresas. De acordo com o mesmo jornal, a Apple aparentemente, queria deixar de ter a Samsung como fornecedora de seus chips, em vez de aceitar os novos termos impostos pela Samsung, mas, não encontrou nenhuma outra empresa capaz de fornecer os chips. Nenhuma das duas empresas comenta a notícia.

Esta parece ser uma história de vingança. Além de ter sido obrigada a pagar todos os custos judiciais do julgamento relativo ao Galaxy Tab 10.1 no Reino Unido e, de ter sido obrigada a emitir um pedido de desculpas público, nos jornais britânicos, tudo indica que o aumento do preço dos chips irá ter um impacto direto na cadeia de suprimentos. Uma subida de preços na ordem dos 20%, pode afetar seriamente a Apple no longo prazo.

A Apple tem procurado sair deste relacionamento há meses. Um relatório de meados de outubro, indica que a TSMC, empresa de Taiwan, tem estado a trabalhar em chips quad-core para iPhones e Macs futuros. Além da TSMC, a Kinsus Interconnect Technology Corporation, também de Taiwan, diz estar preparada para assumir algumas funções na fabricação de chips para os dispositivos da Apple. Ambas as empresas, conseguirão supostamente, produzir chips 10% mais barato do que a Samsung.

O contrato que liga a Apple à Samsung termina em 2014 e, temos a certeza que a Apple já está a fazer contagem regressiva, para o dia em que deixará de depender do seu concorrente, para a fabricação de componentes essenciais dos seus dispositivos, como chips e telas. Este relacionamento desconfortável - mas mutuamente vantajoso - pode estar chegando ao fim.

 

Fonte: Tech Crunch

3 Comentários

Escreva um comentário:
  • essa pergunta foi retorica, nao foi?

  • 21

    Não, a Apple não faria isso. Não é? :)

  • Cara só dando rizada mesmo.

    Quem planta colhe. É incrível, demorou muito pra SAMSUNG tomar essa medida, eu teria feito a muito mais tempo.

    Com Android dominando 75% dos Smartphones no mundo e esses preços dos chips para Apple aumentando em 20% ela vai perder o mercado de Tablets tb pro Android que é apenas nisso que ela ainda ganha.

    E tudo é uma questão de tempo, NUNCA, eu disse NUNCA um Sistema Operacional PAGO vai dominar muito tempo com concorrentes FREE pois o pago já ntem um custo a mais no ato da compra que o FREE não tem e os produtos da Apple sendo mais caro e 20% mais caro nos chip se torna pelo menos 40% a 50% a mais para o consumidor final.

    Ou vc acha que a Apple vai diminuir a margem exorbitante de Lucro dela para manter o mesmo preço?

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi