O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
opinião 50 Compartilhados 42 Comentários

O lado B da Samsung: hoje smartphones, amanhã carros

Empresas de tecnologia estão constantemente roubando a cena, e isso acontece porque dominam o conhecimento de software em combinação com determinado hardware. A Samsung, por exemplo, responde por smartphones, Smart TVs, eletrodomésticos inteligentes e agora... carros. Isso mesmo, podemos dizer que este "lado B" da fabricante sul-coreana pode incidir positivamente sobre a indústria automobilística e, dado ao peso desta gigante de tecnologia, no mercado tecnológico em geral.

Ainda não é oficial, mas, desde agosto, a Samsung e a Fiat Chrysler vêm estudando uma parceria, que envolveria a compra da Magneti Marelli, uma subsidiária da Fiat Chrysler especializada em peças, acessórios e componentes de alta performance.

Em entrevista à Bloomberg, o CEO da Fiat Chrysler, Sergio Marchionne, afirmou que a indústria de carros está mudando e que as empresas de tecnologia estão entrando no negócio de carros autônomos e elétricos. Logo, a posição da Fiat é a de que seria melhor ter uma parceria com tais empresas do que tentar imitá-las.

Samsung possui 510 patentes relativas a carros

Se olharmos para o mercado de automóveis autônomos, temos o Google e a Apple investindo nesta área há algum tempo. Aliás, a gigante das buscas possui um grande know-how neste setor, e a Samsung, sendo um dos maiores players no universo TI, também quer uma fatia nesse mercado. Contudo, engana-se quem acredita que este seria o primeiro passo para a desenvolvedora da série Galaxy investir em carros. De acordo com uma matéria publicada pela Forbes, a Samsung é a líder em patentes relativas a automóveis.

A Samsung e suas Patentes

Segundo a Forbes, a Samsung possui 510 patentes desse setor, isso um ano atrás. Depois da fabricante sul-coreana, temos a Google, com 308, a Microsoft, com 222, e então a Apple, com 83. O que coloca a Samsung à frente seria o desenvolvimento de peças, acessórios e componentes de alta performance. Aliás, a divisão exclusiva para baterias de íon-lítio, a Samsung SDI, oferece baterias para modelos verdes da BMW, por exemplo.

Aliás, quem acompanha o problema com o recall do Galaxy Note 7 já deve ter ouvido falar da Samsung SDI, a subsidiária que acabou errando a mão na fabricação das baterias para o novo modelo da série Note.

android auto connect smartphone
A Samsung pode abrir portas para outras fabricantes no setor automobilístico / © ANDROIDPIT

O que muda com a Samsung no jogo

A Samsung é uma empresa que investe em múltiplas tecnologias. Desde de 2015, a fabricante possui uma equipe de pesquisadores, desenvolvedores e especialistas trabalhando exclusivamente no setor de carros inteligentes. Além disso, a parcerias com algumas montadoras permite à companhia trazer tecnologias embarcadas em automóveis, tais como sistemas de entretenimento e controle de bordo.

CR
Camila Rinaldi
Com a Samsung assumindo uma posição nesta indústria, outras grandes fabricantes terão uma porta aberta.
O que você acha?
112 participantes
50
50

Com a Samsung assumindo uma posição nesta indústria, ao lado das potência Apple e Google, outras grandes fabricantes terão uma porta aberta, tal como as gigantes do mercado chinês Huawei e Xiaomi, por exemplo.

Mais do que apenas ser parte do mercado de carros inteligentes, a Samsung está abrindo um bom precedente com clientes muito fiéis, o que ampliaria a propagação dos seus produtos com software exclusivo, como o Tizen. Aliás, já vimos a fabricante mostrar que quando combina software e hardware, seus produtos oferecem uma alta performance, como é o caso da sua linha de relógios inteligentes, que acaba de receber o mais novo integrante, o Gear S3.

Agora, voltando para o início deste artigo, concordo plenamente com o que disse o CEO da Fiat Chrysler: melhor ter uma parceria com empresas de tecnologia do que tentar imitá-las. Aliás, melhor ainda com a Sasmung, que possui um grande número de patentes relativas a carros.

E aí, será que as empresas de tecnologia de hoje serão as grandes jogadoras do mercado automobilístivco de amanhã?

42 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi