O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
7 min para ler 12 Compartilhado 2 Comentários

Samsung Chromebook 303C - Um dispositivo diferente do tradicional!

Olhando de fora, o Samsung Chromebook 303C parece apenas um netbook fino e elegante. Mas ele possui uma categoria própria, introduzida há dois anos pelo Google: Chromebooks são dispositivos pequenos, baratos e rodam com o Chrome OS. Desde então, a pergunta que não quer calar é: quem precisa de algo assim? Eu testei o Samsung Chromebook 303c e a resposta você confere abaixo.

Eu realmente gosto de smartphones com tela grande.
O que você acha?
50
50
2203 participantes
CB 13 Teaser
© AndroidPIT

Os Chromebooks do Google são semelhantes à série Nexus: Em cooperação com os principais fabricantes, temos hardware de ponta, design elegante, ótimos preços - e uma ligação estreita com os serviços do Google. Os Chromebooks dispensam completamente um sistema operacional convencional e invocam o princípio de tecnologia em nuvem do próprio Chrome OS. A desvantagem: a conexão com a Internet é tudo; sem isso, nada feito. 

Design e processamento

Primeiro, o exterior: o Chromebook é leve e portátil. A carcaça é feita de plástico; o teclado e design são inspirados pela Apple, mas no caso do Chromebook tem-se uma impressão pior. A qualidade do projeto não aparenta ser particularmente alta, mas, a um preço de aproximadamente R$ 1,300, está OK. Algo que não é prático: a abertura da tela não chega a mais do que cerca de 120 graus. Na prática, ele também revela um erro de processamento: O invólucro é leve e flexível, e segurar o Chromebook abaixo do teclado com uma mão libera um clique no touchpad. Com uma pressão rápida na caixa ao lado do trackpad, um clique é acionado.

CB 4
Há ressalvas, porém, para a mobilidade limitada do display e para a firmeza da carcaça / © AndroidPIT

A tela de 11,6 polegadas com uma resolução de 1366x768 pixels é boa, mas não oferece excelente qualidade: Embora seja reflexiva, o ângulo de visão é pequeno, e um olhar de lado ocasiona manchas na tela e distorce a cor. Conexões e outras entradas são escassas: o Chromebook oferece duas entradas USB, uma HDMI, um slot SD e um fone de ouvido. Para o acesso on-line móvel, há um slot para cartão SIM instalado na parte de trás.

CB 6
O Chromebook oferece duas entradas USB, uma HDMI, um slot SD e um fone de ouvido, além de um slot para cartão SIM / © AndroidPIT

O boot é surpreendentemente rápido - em oito segundos, a tela inicial fica visível e o dispositivo está pronto para trabalhar. Equipado com conexão Wi-Fi, o navegador precisa de oito a dez segundos para carregar a última sessão com onze abas abertas. Ao fechar a tampa, entra-se imediatamente no modo hibernar; ao abri-lo novamente, ele continua sem problemas de onde parou - isso também funciona com música online em streaming. Na hora de desligar, também não decepciona: dentro de quatro segundos, o Chromebook é completamente desligado.

SC 1
Tela inicial e visão dos aplicativos do Chromebook. / © AndroidPIT

A performance deixa pouco a desejar: ele é rápido e sem atrasos. Navegar na net também é igualmente bom. Como deve ser; afinal, o Chrome OS é totalmente projetado para uso online. Há pouca memória interna (16 GB), e os arquivos armazenados nos programas em nuvem (Google Drive) não estão instalados, mas sim executados como aplicações web. Isso economiza memória e recursos. Portanto, os Chromebook 303C possui um chipset no nível de um tablet: Samsung Exynos 5250 com 1,7 GHz e 2 GB de memória RAM, configuração também usada no Nexus 10.

Enquanto isso pode ser suficiente, o teste levou o aparelho algumas vezes aos seus limites: a reprodução simultânea de múltiplos fluxos de mídia não foi suave; com muitas abas abertas, o fluxo sofreu alguns "tropeços" repetidos. Quando eu quis ver as fotos do cartão SD na galeria e deixei o streaming de música em segundo plano, o Chromebook desligou e reiniciou. Para os usuários de desktops ou notebooks tradicionais, uma experiência frustrante.

SC 2
A apresentação do cartão SD prepara para os problemas Chromebook. / © AndroidPIT

Uso e Fluxo de trabalho

Ao usar o netbook, você se acostuma rápido: um clique no botão direito do mouse é feito com a ponta dos dedos; para rolar a página para baixo, basta deslizar com dois dedos pelo touchpad. Configurações como o brilho e o volume têm suas próprias chaves, assim como ir para a frente/trás, alternar entre abas abertas e minimizar/maximizar janelas. O teclado é muito confortável ao toque, mesmo com textos mais longos, os dedos voam pelo teclado sem cansaço algum.

O que é difícil para os usuários Windows ou Mac é dar adeus aos programas familiares. Para muitos deles, há uma aplicação web no Chrome Web Store, mas a busca por elas é tedioso - especialmente no início, o número de aplicativos desconhecidos é assustador. Eles estão organizados por categorias e podem ser classificados por tendências, opiniões ou popularidade - mas uma organização em ordem alfabética ou uma lista está faltando.

SC 3
aplicativos na Chrome Web Store - não é particularmente claro. / © AndroidPIT

Mais: com o Chromebook 303C, a Google melhorou o manuseio de diferentes formatos de arquivo. O Chromebook agora detecta e cria arquivos zip, mas a exibição de arquivos TIFF ou vídeo QuickTime, por exemplo, não funciona. Além disso, há uma série de aplicações que trabalham offline e usam a memória interna; por exemplo, o Google Docs - é sincronizado assim que estiver online novamente. No entanto, como um recém-chegado, você tem que se acostumar e dizer adeus a programas familiares. Eu uso diariamente programas como o Lightroom ou Photoshop para editar as minhas fotos - isto não funciona com o Chromebook. É preciso algum tempo para se acostumar com o aplicativo da web alternativo.

SC 4
Edição de imagem com o Chrome OS / © AndroidPIT

Prós e Contras

Qualquer escolha de um Chromebook traz uma restrição da qual é preciso estar ciente: É um dispositivo para uso online. Enquanto você está na Internet e suas necessidades podem ser satisfeitas com todos os serviços Google, ele deixa pouco a desejar - é rápido, fácil, barato e o tempo demora a passar.

Você pode facilmente ter a maioria das aplicações cotidianas com o Chromebook. Não é necessária a instalação de software ou atualização, e o funcionamento do Chromebook também não requer um hardware forte. Ele também conserva a bateria mantendo a tela com brilho médio e uso normal por cerca de cinco horas.

A sincronização automática de todos os dispositivos em que você está trabalhando com o Google Drive é prática: arquivos utilizados na Google Cloud também estão disponíveis no seu computador de trabalho, seu smartphone ou no PC de casa.

Mas é evidente: um Chromebook não substitui um laptop, e muito menos um PC. É uma categoria de dispositivo separado, que traz suas limitações com ele - mais como um tablet com um teclado de um notebook, ou um tipo de navegador estendido. Quem precisa regularmente trabalhar com imagens ou lidar com outros dados e deseja salvar não só online, na nuvem, não terá muita alegria ao usar o Chromebook.

Além disso, também sabemos: não existe almoço grátis, e a Google não nos dá nada. A empresa faz a maioria de seu dinheiro através de publicidade -  e o Google Chromebook está de acordo com isto, já que procura melhorar o acesso ao software da própria Google, para ampliar o acesso aos seus serviços e aumentar ainda mais a lealdade do cliente. Com o Chromebook, aprofunda-se o universo Google, um sistema fechado em que não apenas se compartilha dados com todas as grandes empresas, mas também cede a soberania de seus programas.

CB 8
Aqueles que optam por um Chromebook, estão inteiramente nas mãos do universo Google. / © AndroidPIT

Conclusão

A maior vantagem do Chromebook é a combinação de usabilidade, hardware ágil e o preço imbatível. A versão Wi-Fi custa 300 €; com HSPA + módulo, o fino dispositivo custa 350 euros. A maior desvantagem, na minha opinião, é a remoção completa de todos os dados pessoais na nuvem e a restrição aos aplicativos predefinidos web do Google.

O que você acha? Chromebooks são sustentáveis ​​ou os Netbooks que operam em nuvem não são para você? Deixe seus comentários abaixo. 

2 Comentários

Escreva um comentário:
  • Acho besteira isso no Brasil! Fora que vai chegar aqui com o preço de um Ultrabook a la Samsung, e nossa internet movel nao faz jus ao tamanho do Pais! Entao, deixe quieto isso por pelos menos os proximos 5 anos!

  •   60

    pra realidade de internet do Brasil eu acho inviável. vai ser muito estressante tentar navegar com um 3g andando a 150kbps quanto muito

12 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi