O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
57 Compartilhados 6 Comentários

Samsung foi condenada a pagar US$ 1 bilhão à Apple

O gosto é amargo: o processo de patente em San José, na Califórnia, termina com uma derrota pesada para a Samsung. Após três dias deliberando, o júri do caso Apple vs Samsung decidiu que os direitos da Apple foram violados em seis, das sete acusações de cópia de patentes que recaíram sobre a Samsung e, assim, o tribunal condenou a sul-coreana a uma pesada multa de US $ 1,05 bilhões (aproximadamente R$ 2 bi). E o pesadelo ainda não acabou para a Samsung.

O julgamento foi tão devastador que pode ser comparado com um whacked (Xbox) na primeira rodada. Enquanto a Samsung foi considerado culpada por violar, em um grande número de seus smartphones e tablets, várias patentes da Apple voluntariamente, o júri absolveu a Apple em todos os pontos levantados pela Samsung. Além da punição, a Samsung deve aceitar qque, agora, tudo o que levar patente da Apple será protegido: incluindo tap-to-zoom, o scroll elástico, imagens ou documentos e os dois dedos para gestos multi-touch.

Design do iPhone é protegido

Além disso, os nove jurados identificaram que as patentes de design da Apple foram violadas. Eles descobriram que a Samsung plagiou o iPhone 3G nos seus smartphones. Afinal, a Apple foi capaz de convencer o júri de que a Samsung infringiu patentes de design do iPad com o Galaxy Tab. A Apple pediu 2,5 bilhões de dólares em danos.

Mas a multa não é o único preço que a Samsung vai pagar: desde 27 de Agosto, a Apple pode impor a proibição da venda de unidades da sul-coreana por violação de patentes. Se isso acontecer, a Samsung tem duas semanas para responder. Em 20 de Setembro, o tribunal em se reúne novamente em San José. Dado que só os smartphones mais velhos serão afetados, é provável que estes choques - se vieram - não sejam um problema muito grande para a Samsung.

Aplausos para Tim Cook

Ontem, 25, a Samsung informou que irá recorrer da decisão. Em um anúncio, publicado pela agência Yonhap, a gigante dos eletrônicos informou que, caso não tenha sucesso em seu recurso, levará o caso ao Tribunal de Apelação. Porém, com as patentes de design legalmente reconhecidas, agora a Apple tem armas poderosas nas mãos, não apenas contra a Samsung, mas também contra todas as outras fabricantes. Isso pode ser claramente entendido em uma carta escrita pelo CEO da Apple, Tim Cook:

O júri já falou. Nós aplaudimos eles por achar o comportamento Samsung voluntário e por enviar uma mensagem clara e inequívoca de que roubar não é certo. (Via 9to5Mac)

Porém, a Samsung também tem razão quando escreve no seu parecer que os consumidores, em alguns aspectos, são os verdadeiros perdedores:

É uma pena que a lei de patentes possa ser manipulada para conceder a uma companhia o monopólio sobre a tecnologia que é melhorada dia a dia pela Samsung e por outras companhias.

Finalmente uma vitória para todos?

É certo que esta decisão foi encarada como uma derrota amarga pela Samsung. Porém, podemos ver o lado positivo disso: a Samsung tem capacidade tecnológica de produzir aparelhos fantásticos sem plagiar a Apple. Inicialmente, a empresa pode ter encarado que utilizar uma tecnologia já existente e aprimorá-la a deixava em uma zona de conforto, porém, desde o Samsung Galaxy S3, a sul-coreana provou que pode ser diferente e até melhor. Pode ser que, em breve, sejamos capazes de desfrutar de uma diversidade maior de smartphones e tablets apenas em termos técnicos.

Fonte: AllThingsD

6 Comentários

Escreva um comentário:
  • Tribunal americano, juri americano, defendendo uma empresa americana.
    Isso é Justiça?
    Por favor, peça a opinião publica para tomarem a decisão.
    Alem do mais, a Apple copiou o design de um prototipo de smartphone da Sony e aplicou ao seu "ex famoso" Iphone e, a Sony nem se importou. Superioridade é outra coisa né não? Nunca que vou comprar nada da Apple, muito menos essa porcaria de Iphone.

  • vou processar meu vizinho prq o carro dele tem rodas
    prq a televisão dele tem linhas quadradas iguais a minha
    também prq o portão da casa dele usa fechaduras apple isso é ridículo

  • fala serio a apple esta revoltada pq nos ultimos anos a samsung esta fazendo sucesso no mundo inteiro a os aparelhos pode ter o mesmo desing mai a samsung e sem comparacao exemplo galaxy s3 fico ate sem assunto ne vei

  • Você está certo Claudio Jose.

  • O que dizer de tanta baboseira e uma justiça seja ela certa ou errada? A Samsung tem que se superar e mostrar em tecnologia quem realmente perdeu! Falo isso de cara limpa. Sou super fã dos produtos Sony, mas admiro a Samsung! E sei que ela vai virar esse jogo.

  • Eu acho que a Apple está errada neste assunto. Essa galera só entra na justiça para ganhar dinheiro.

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi