O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 104 Compartilhado 58 Comentários

ePoP: Samsung anuncia chip capaz de unir memória RAM e armazenamento interno em um só lugar

A Samsung é uma fabricante bastante criticada por jogar no mercado uma infinidade de smartphones que acabam por vezes preenchendo a prateleira das lojas mundo afora. Esta fama quase faz com que nos esqueçamos de que a empresa é uma das que mais investe em inovações e tecnologia de ponta. A prova disso é que nesta semana a gigante da tecnologia mundial anunciou o desenvolvimento de um chip capaz de reunir em um único lugar a memória RAM e o armazenamento interno. Confira do que esta memória é capaz e por que este pode ser um grande salto na fabricação de aparelhos com maior capacidade de bateria.

O LG G6 é o smartphone mais legal de 2017.
O que você acha?
50
50
2646 participantes
samsung galaxy note edge battery
Samsung anuncia chip capaz de unir memória RAM e armazenamento interno em um só lugar. / © ANDROIDPIT

O que é o ePoP?

O ePoP (Embedded package on package) é uma memória que reúne 3 GB LPDDR3 DRAM e 32 GB eMMC (Embedded multi-media card) em um único cartão. O chip trabalha com a arquitetura de 64 bits, a mais nova tendência para os processadores e que já possui suporte desde a versão Android 5.0 Lollipop. O ePoP com 3 GB de DRAM opera a uma velocidade de 1.866 Mb/s e possui apenas 1,4 mm de espessura, ocupado assim um espaço de 225 milímetros quadrados (mm²). Se olharmos para o gráfico abaixo, onde o novo componente é comparado com uma solução convencional, percebemos que o mesmo passará a ocupar 40% menos de área total ocupada por aqueles que temos hoje no mercado, visto que estes chegam a somar até 374,5 mm²:

Mass Producing ePop Memory Sub
O ePoP é uma memória que reúne RAM e armazenamento interno no mesmo chip, liberando assim até 40% de área total de uso! / © Samsung Tomorrow

Por que você deve ficar atento a isso?

Com o uso da nova memória ePoP, a Samsung e outras OEMs poderão oferecer smartphones com melhor design, já que não vão ficar tão dependentes do hardware, ou mesmo adaptar este "espaço de sobra" para implementar baterias com maior capacidade. Olhando ainda mais para frente, imagine que um dispositivo vestível possa conter uma capacidade muito superior de RAM (apesar de ser bem difícil imaginar isso ocorrendo nos próximos 12 meses) e armazenamento interno.

Além de smartphones e wearables, também será possível oferecer tal tecnologia para tablets e otimizar ainda mais o consumo de energia destes dispositivos ao possibilitar um ganho na capacidade de bateria dos mesmos.

Ainda não sabemos quais serão os primeiros dispositivos a usar o ePoP, mas as chances de vermos o Galaxy S6 e o Galaxy S Edge debutando tal chip combinando memória RAM e armazenamento interno são grandes.

O que você achou do chip de memória ePoP e das possibilidades de uso desta tecnologia em prol da melhor experiência de uso de smartphones, tablets e dispositivos vestíveis? Deixe-nos saber sua opinião nos comentários abaixo.

104 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Olier Out 5/fev/2015

    Não, não e não. Uma das melhores coisas da linha Galaxy é justamente não fazer como a maioria e colocar os horríveis botões físicos que só servem para ocupar espaço na tela. Fora que no Lollipop ficou ainda pior esse botões horrorosos e mal utilizados.

  • Luan Ribeiro 5/fev/2015

    a motorola não inova nada, ela simplesmente pega as coisas que já foram criadas de outras marcas, como o Moto Voz, a Samsung já tinha isso que se chama S Voice. A Motorola ta muito longe pra ser a maior marca, muito longe.

  • Augusto Silva 5/fev/2015

    A Samsung sem dúvidas ganha muito mais investindo ainda mais em tecnologias inovadoras do que em criar diversas linhas de aparelhos porque a empresa tem plena capacidade e competência pra isso. Parabéns Samsung, ótimo trabalho.

  • Pedro Henrique Alves dos Santos 5/fev/2015

    Poo, isso seria irado...
    Se a Samsung conseguir realizar esse grande feito, vai subir no conceito de vários usuários apáticos aos dispositivos da marca...

58 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi