O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
110 Compartilhado 46 Comentários

A Samsung está usando mais a Play Store e isso é excelente

Com o objetivo de entregar novos recursos aos usuários de forma contínua, a Google disponibiliza praticamente todos os seus aplicativos na Play Store. Assim, você não precisa esperar pelo lançamento de uma nova versão do sistema operacional para, por exemplo, contar com melhorias no Mapas ou novos recursos do sistema dependentes do Google Play Services. Motorola, Asus, Sony e LG já fazem isso. Agora, ao que tudo indica, a Samsung está investindo nesta estratégia também.

Não entenda mal, a Samsung oferece vários dos seus apps na Play Store. Acontece que, nas últimas semanas, temos visto importantes anúncios da empresa na loja do Android, alguns exclusivos para a linha Galaxy, como o SoundAssistant, ou para o Galaxy S8 e S8+, como o Always On Display; outros abertos para outros modelos, como o navegador da fabricante, que agora oferece suporte para os dispositivos Google Nexus também.

Além do fato de que a Samsung possa estar interessada em adquirir mais usuários e, talvez por isso, esteja oferecendo suporte de seus aplicativos exclusivos para dispositivos de outras fabricantes com o objetivo de espalhar seus serviços entre diferentes interfaces, outro motivo é finalmente entregar recursos importantes de forma mais rápida e transparente.

AndroidPIT Samsung Galaxy S8 2019
O navegador da Samsung já está disponível na Play Store, para dispositivos Galaxy e Nexus / © AndroidPIT

Atualmente, se a Google quiser adicionar uma nova função ao Google Assistente, como a adição do suporte para o português do Brasil, basta liberar uma atualização do Google App e (talvez) do Google Play Services, por exemplo, através da loja do Android. E isso é importante porque, ao contrário de outros sistemas operacionais que esperam uma grande atualização do software para liberar novas funções (sim, estou me referindo ao iOS), você poderá ter as últimas funções do assistente de Inteligência Artificial (AI) da Google em tempo hábil. No futuro, a Samsung deverá fazer o mesmo com o Bixby.

Opinion by Camila Rinaldi
 Colocando seus apps na Play Store, a Samsung entrega recursos importantes de forma mais rápida e transparente.
O que você acha?
50
50
445 participantes

Infelizmente, este tipo de estratégia não acelera o processo de atualização dos smartphones da Samsung para a versão mais recente do Android. Este processo não corta etapas de otimização de uma nova versão do sistema para a interface proprietária das fabricantes. Contudo, faz com que o proprietário do Galaxy S6, atualmente com Marshmallow, pelo menos no Brasil, possam contar com a mesma versão do Navegador da Samsung que roda no Galaxy S8, com Android Nougat.

atualizacao apps samsung plat store
Atualizações de aplicativos da Samsung são feitos ou pela Play Store ou pelo sistema / © AndroidPIT (captura de tela)

Vale lembrar que a Samsung também possui a própria loja de aplicativos, a Galaxy Apps, a qual serve como uma alternativa para a descoberta de novos apps e jogos, mas não substitui a Google Play Store quando o assunto é o update dos seus serviços.

Por fim, estou usando o Galaxy S8 há dois meses e, cada vez que ouço que um aplicativo da Samsung chegou à Play Store, sei que receberei novas funções, bem como, onde encontrar o apk oficial e informações sobre o app. Não vejo a hora de ver o app da câmera aterrissando na loja do Android. Porém acredito que isso ainda vá demorar.

Assim, mesmo não tendo um Galaxy, saiba que quanto mais aplicativos a fabricante do seu smartphones disponibilizar na Play Store, ainda mais funções estarão disponíveis para você fora do processo padrão de envio de update do sistema Over-the-Air (OTA).

E aí, você estimula o uso da Play Store pelas fabricantes ou prefere esperar por um update geral para atualizar aplicativos e outros serviços?

110 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Agnaldo Carmo há 2 meses

    Talvez com isso a Samsung deixe de colocar tantos apps pre-instalados no smartphone e deixe mais a critério.

  • Marcelo Neri há 2 meses

    Bacana a iniciativa da Samsung e alguns apps são realmente interessantes. Estou usando o pacote de ícones do Galaxy S8 e gostaria de usar o Always On Display, mas não liberaram para outros fabricantes!

  • Daniel S. Fonseca há 2 meses

    Pra mim é uma ótima estratégia da Samsung, quem por sinal vem melhorando consideravelmente seus aplicativos oficiais, eu até passei a usar o Broswer da fabricante como padrão, coisa que nunca tinha feito mesmo tendo tido vários smarts da empresa.

  • David CD há 2 meses

    Também fiquei curioso Marcelo. Deve ter dado problema, e o lance de arrumar um aparelho importado é complicado. Agora, como ele sonha com um note 7? Se não é comercializado kkkkkk

  • Agnaldo Carmo há 2 meses

    Eu usei o browser da Samsung por um tempo atraido pelo Adblock mas volta e meia tô de volta ao Chrome.

46 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi