O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
92 Compartilhados 50 Comentários

Melhores dicas e truques para o Samsung Galaxy A5 2016

No começo do ano, a Samsung lançou o Galaxy A5 no Brasil. O smartphone chegou no país por um valor bastante elevado, mas o preço caiu bastante, o que o transformou em um dos smartphones mais populares da coreana. Você encontrará abaixo algumas dicas e truques para o Galaxy A5 2016, recursos e opções ocultas que podem ser muito úteis.

Se você está acostumado com a TouchWiz e/ou tem um Galaxy S7, possivelmente já conheça alguns desses truques. Seria difícil para a Samsung criar muitas funções específicas para o A5, já que seria um investimento não muito rentável. A lógica é bem evidente nos flagships, em que o objetivo é precisamente se destacar através de características especiais.

Envio de mensagens de SOS

Nas configurações do smartphone, se encontra a função que permite (como o nome indica) informar aos seus contatos que você se encontra em perigo. O conceito é simples: você pré-seleciona quais pessoas deverão receber o alerta e, uma vez habilitado, basta pressionar 3 vezes rapidamente o botão liga/desliga para enviá-la. Lembre-se de ativar a opção (que vem desativada por padrão) e escolher quais contatos devem receber o alerta.  

O sistema, por padrão, envia duas informações:

  • Que você precisa de ajuda
  • A sua localização (o GPS é habilitado automaticamente caso esteja desabilitado)
  • Em situações de risco, você pode rapidamente dizer aos seus entes queridos que está em apuros.

Você encontra essa função em Privacidade e Segurança > Enviar mensagens SOS. Você também pode configurar para que a mensagem envie uma imagem ou áudio. Espero que você nunca tenha que usar a função SOS, mas é interessante ter, só para garantir…

dicas mensagem sos
Envio de mensagens de SOS/ © AndroidPIT

O menu Assistente (dentro de Acessibilidade) é particularmente interessante. Uma vez ativado, você verá um pequeno círculo azul com quatro quadrados brancos, pressionando-o, você acessa alguns comandos rápidos (captura de tela, bloqueio, etc.) e pode usá-lo como um mouse de um computador.

menu assistente acessibilidade dicas
O menu Assistente (dentro de Acessibilidade) / © AndroidPIT

Modo personalizável de Ultra economia de energia

Todos os dispositivos oferecem algum modo de economia de energia. O modo Ultra é hardcore: ele não permite que você se conecte por WiFi, Bluetooth ou GPS. A tela fica em preto e branco para economizar ainda mais energia, aproveitando a tecnologia Super AMOLED.

As opções disponíveis nesse modo são bastante reduzidas. Sua tela inicial desaparece, assim como o acesso a maioria dos aplicativos. Apenas alguns poucos são mantidos: Telefone, Mensagens, Navegador, Calculadora, Gravador de Voz, Relógio e Lembretes.

Uma alternativa à ausência do LED de notificações

O LED de notificação é tão conveniente … Com a maioria dos dispositivos Android, basta cuidar o brilho do LED para sabermos que uma mensagem, chamada ou notificação. Já com o A5 2016, você pode esquecer essa função: o smartphone não vem com o querido LED. Então, será que temos que ligar a tela para conferir se temos notificações pendentes?

Sem LED de notificação, mas um sistema vibratório é uma alternativa aceitável

Você pode usar um sistema especial de vibração: se houver mensagens ou chamadas não atendidas, o smartphone vibrará quando você pegá-lo. Isso é útil caso você tenha as mãos livres. O sistema pode ser ativado em Movimentos e Gestos > Smart Alert. Importante: no mesmo menu você pode ativar outras ações baseadas em gestos: silenciar o som cobrindo a tela ou tirar um screenshot com um movimento de mão.

recursos avancados galaxy dicas
Alerta inteligente: Uma alternativa à ausência do LED de notificações / © AndroidPIT

Usando a tela dividida

Como o nome sugere, esse modo divide a tela em duas janelas, cada uma com um app. Isso é útil para quem deseja fazer duas coisas ao mesmo tempo, por exemplo, assistir a um vídeo e tomar notas. Com certeza, quanto maior a tela, melhor essa função fica. No meu caso, raramente uso a função em smartphones, mas em tablets ela é ótima.

Acesse duas janelas simultaneamente.

Para ativá-la, basta pressionar longamente o botão multitarefa e escolher os apps que deseja. Atenção: nem todos os aplicativos suportam essa função. Não obstante, o Android N propõe um sistema de redimensionamento de janela que vai levar essa função a todos os smartphones compatíveis.

two screen galaxy tips
Usando a tela dividida / © AndroidPIT

Quais outros truques você conhece para o Samsung Galaxy A5?

Os comentários favoritos dos leitores

50 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi