O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
220 Compartilhado 41 Comentários

Review do Samsung Galaxy A7 (2017): uma opção para os mais exigentes

A linha Galaxy A é formada por uma série de modelos intermediários com aspecto visual e configurações acima da média. A variante mais poderosa dessa família é o Galaxy A7 (2017), que tem como diferencial a capacidade de bateria, de 3.600mAh, e sua tela grande. Saiba como foram os meus dias usando este aparelho a seguir.

Avaliação

Prós

  • Acabamento
  • Tela
  • Processamento
  • Sistema

Contras

  • Câmera em alguns aspectos
  • Áudio mono

Samsung Galaxy A7 (2017) – Data de lançamento e preço

O Galaxy A7 (2017) foi lançado pela Samsung durante o mês de janeiro, e chegou ao varejo custando R$ 2.299,00. O modelo pode ser encontrado nas cores preta, dourada e rosa. Ao final do artigo, você confere algumas ofertas para o modelo no tópico "Onde comprar".

Samsung Galaxy A7 (2017) – Desenho & Qualidade de Construção

Tradicionalmente, a série Galaxy A tem o seu projeto visual baseado no topo de linha vigente da Samsung, que neste caso é o Galaxy S7. A fabricante, contudo, faz algumas alterações para que os modelos não fiquem tão parecidos uns com os outros. No caso do Galaxy A7 2017 temos linhas mais retas e alguns diferenciais, como o alto-falante na parte superior direita do aparelho. O speaker nesta posição não é uma novidade, visto que essa característica está presente no Galaxy J7 Prime. 

galaxy a7 2017 review oito
Alto-falante mono no canto superior direito / © AndroidPIT

A parte frontal é totalmente recoberta em vidro, com bordas 2.5D que causam a sensação de que o painel está unido ao corpo do aparelho sem emendas. Na parte inferior estão os botões capacitivos e também o de início físico, duas características da série Galaxy.

galaxy a7 2017 review um
Acabamento frontal do A7 (2017) / © AndroidPIT

Acima temos o alto-falante para ligações e a câmera frontal, além dos sensores. Na lateral esquerda estão os botões de volume e o slot para o cartão SIM e o microSD.

A parte traseira do modelo é coberta por vidro Gorilla Glass, que atrai bastante marcas de digitais e também é bem suscetível à riscos e arranhões. Contudo, o Galaxy A7 2017 tem ótima ergonomia e empunhadura nas mãos. Suas linhas com bordas curvas na traseira garantem maior conforto durante seu manuseio, apesar do tamanho avantajado.

galaxy a7 2017 review dois
Acabamento traseiro do Galaxy A7 (2017) / © AndroidPIT

O design do aparelho é bastante solido e consistente, e oferece duas melhorias aos usuários. A primeira delas é o fato de não termos uma câmera com moldura proeminente, ou seja, o sensor está acoplado internamente em sua traseira, seguindo o padrão dos novos Galaxy S8. O visual também nos reserva uma porta USB Type-C, felizmente, que oferece suporte ao sistema de carregamento rápido.

A Samsung também acertou ao oferecer dois slots para os cartões SIM e microSD, ao invés de sacrificar a experiência do usuário com uma bandeja híbrida. O visual do Galaxy A7 2017 é bastante elegante e mais confortável que seu predecessor.

Samsung Galaxy A7 (2017) – Tela

O Galaxy A7 2017 vem com uma tela de 5,7 polegadas e resolução Full HD (386ppi). Temos aqui um painel Super AMOLED que garante cores e contraste alto, além de um nível maior de detalhes em ângulos mais abertos. A coloração é bem equilibrada, e aparentemente essa tela não traz cores saturadas, ou até mesmo distorcidas, como tínhamos em outras gerações da série Galaxy.

galaxy a7 2017 review seis
Tela Full HD do Galaxy A7 2017  / © AndroidPIT

A leitura em ambientes ensolarados ou com forte luminosidade acontece sem problemas, desde que o brilho esteja no máximo quando nessas condições. A Samsung oferece alguns recursos extras no software que trazem mais conveniência ao usuário, como o filtro de cor amarelado, o modo noturno, que não agride a visão do usuário eliminando o excesso de luz azul da tela.

Existe também um assistente que calibra as cores da tela para tons mais amarelados, vívidos ou então mais equilibrados. O que me agrada nessas versões mais atualizadas da TouchWiz é o Always-on Display, que faz todo sentido no painel AMOLED, e faz com que o desbloqueio da tela para verificar notificações seja menor durante o dia. Esse recuso é semelhante ao Moto Tela, da Motorola.

galaxy a7 2017 review hero
Always-On Display / © AndroidPIT

Samsung Galaxy A7 (2017) – Software

Infelizmente, o Galaxy A7 2017 sai de fabrica rodando com a penúltima versão do Android, o Marshmallow 6.0.1. Como o software da Samsung é bastante customizado, isso pode não ser um problema para muitos usuários na prática. A interface da empresa oferece recursos extras que não estão disponíveis no Android, como o Knox e um otimizador de recursos do sistema. O modo multi-janelas, por exemplo, pode ser utilizado na versão do SO presente neste modelo.

galaxy a7 2017 review quatro
Software do Galaxy A7 2017 / © AndroidPIT

Quem acompanha meus artigos aqui no AndroidPIT sabe que comecei a gostar da TouchWiz mais recentemente, principalmente após o lançamento da Grace UI, que surgiu com o Note 7. É exatamente essa versão que temos rodando aqui, logo, posso dizer que minhas impressões sobre o software foram bem positivas.

galaxy a7 review photos system
Interface do usuário TouchWiz  / © AndroidPIT

Os aplicativos pré-instalados são quase os mesmos que encontramos nos aparelhos mais recentes da marca, como a suíte Office, da Microsoft, o Opera Max e algumas aplicações da Samsung, como o Health e o Samsung Pay. Aliás, falando sobre o sistema de pagamentos móveis, devo dizer que o modelo vem equipado com o chip NFC e o Android Beam, permitindo que o usuário pague suas comprar com um toque.

Não é a primeira vez que uso o Samsung Pay, e devo confessar que é um recursos que me agrada bastante. É sempre válido perguntar ao estabelecimento se este método de pagamento é aceito antes de comprar algo, e evite sair de casa apenas com o celular e sem seus cartões do banco, pois em caso do Pay não ser aceito você não passará vergonha.

galaxy a9 review onze
Interface do Samsung Pay / © AndroidPIT

Samsung Galaxy A7 (2017) – Performance

O desempenho do Galaxy A7 2017 é o mesmo do Galaxy A5, ou seja, temos o  processador Exynos 7880 com oito núcleos de 1.9GHz e 3GB de memória RAM. A placa gráfica é a Mali-T830MP3, capaz de rodar títulos mais recentes da Play Store sem quaisquer problemas, e até mesmo com os gráficos no máximo, como é o caso do Asphalt 8. O software está bem integrado ao hardware, fazendo com que travamentos ou lentidões fossem inexistentes durante os testes.

Além do NFC, o Galaxy A7 2017 traz um sensor biométrico, certificação IP68, USB Type-C (a Samsung envia na caixa um adaptador micro USB) e 32GB de espaço interno. Com relação ao armazenamento, aproximadamente 26,5GB estão acessíveis ao usuário, e este espaço pode ser expandido com a ajuda de um microSD até 128GB. Agora, contudo, gostaria de fazer alguns comentários sobre o leitor biométrico.

galaxy a7 2017 review cinco
O Galaxy A7 2017 tem boa performance / © AndroidPIT

Fiz o cadastro de duas digitais logo quando configurei o aparelho pela primeira vez, mas elas funcionaram só durante os primeiros momentos. Por algum motivo que me foge, o sensor biométrico parou de fazer o reconhecimento das mesmas depois que configurei o Samsung Pay. Para contornar isso foi preciso remover as digitais cadastradas e refazer o processo de cadastramento. Espero que a Samsung reveja isso em futuras atualizações.

Você pode esperar do Galaxy A7 2017 o rendimento de um modelo intermediário "com um pé" nos topos de linha. Logo, seu desempenho está à altura do Zenfone 3 e do Moto Z Play.

Samsung Galaxy A7 (2017) – Áudio

O áudio não é um dos pontos fortes do Galaxy A7, pois temos um alto-falante mono que faz um trabalho razoável quando em modo viva-voz. Com relação a posição do speaker, devo dizer que gostei bastante, mas já ouvi relatos de usuários que abafam facilmente o mesmo quando o aparelho está em modo paisagem. 

Como qualquer novidade, você terá que se adaptar com o tempo. Acho a proposta da nova posição interessante, embora eu ainda prefira os speakers na frente. O volume é alto para ligações e o microfone para redução de ruídos funciona muito bem.

galaxy a7 2017 review sete
Saída de áudio é mono no Galaxy A7 2017 / © AndroidPIT

Samsung Galaxy A7 (2017) – Câmera

Temos duas câmeras com 16MP e abertura f/1.9, na traseira e na frontal. O sensor CMOS tem 27mm e grava vídeos em Full HD a 30fps. Os resultados obtidos a partir da câmera traseira são satisfatórios, com cores equilibradas e contraste regular. Em alguns momentos as imagens saíram um pouco lavadas, mas isso variava de acordo com a condição de luz ambiente. Os resultados em cenários noturnos são bons, entregando um resultado bem intermediário.

A câmera frontal me chamou atenção num detalhe, que foi o atraso no disparo. Notei que a mesma é um pouco mais lenta que a traseira, e todas as fotos que fiz com esse sensor saíram tremidas. Aparentemente, existe um intervalo entre o foco, o disparo e o processamento da imagem.

galaxy a7 2017 review tres
O Galaxy A7 2017 tem duas câmeras de 16MP / © AndroidPIT

Minha observação aqui, até que a Samsung libere uma atualização que mude isso, é manter o celular firme mesmo após a captura da imagem. Isso evitará que a imagem fique com borrões de movimentos. Abaixo, você confere o ensaio de imagens feito com a câmera do dispositivo:

Samsung Galaxy A7 (2017) – Bateria

Existe uma diferença de 600mAh entre o Galaxy A5 e o Galaxy A7. Contudo, esses números fazem pouca diferença na prática, visto que o modelo maior, com mais bateria, consome mais energia devido a tela maior. De modo geral, usando brilho automático, fazendo streaming pelo Chromecast e usando o Instagram é possível ter um dia e meio de autonomia sem qualquer problema. Acredito que somente com uso avançado os 3.600mAh podem ser consumidos em 6 horas ou menos.

Usei bastante o 4G, assim como o Wi-Fi, rodei alguns jogos e usei a localização em diversas vezes. Mesmo assim, diante dessas situações de uso, o Galaxy A7 2017 se manteve dentro da média de um dia e meio de uso em horas úteis. Outro detalhe interessante é que dificilmente senti o calor da bateria, apesar do acabamento traseiro feito em vidro.

A Samsung coloca na caixa do modelo um carregador de 9V e que é compatível com a tecnologia de carregamento turbo do Exynos. Nas configurações do sistema o usuário encontrará modos de economia que garantem maior rendimento energético cortando recursos.

 

Samsung Galaxy A7 (2017) – Especificações Técnicas

Dimensões: 158,8 x 77,6 x 7,9 mm
Peso: 186 g
Tamanho da bateria: 3600 mAh
Tamanho da tela: 5,7 polegadas
Tecnologia da tela: AMOLED
Tela: 1920 x 1280 pixels (0 ppi)
Câmera frontal 16 megapixels
Câmera traseira 16 megapixels
Flash: LED
Versão do Android: 6.0.1 - Marshmallow
Interface: TouchWiz
RAM: 3 GB
Memória interna: 32 GB
Memória removível: microSD
Chipset: Samsung Exynos 7880
Número de núcleos: 8
Velocidade máx. 1,9 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Dual-SIM , Bluetooth 4.2

Veredito Final

A Samsung não colocaria no mercado um modelo que custasse caro e que fosse ruim, certo? O Galaxy A7 2017 é um modelo que tem um custo/benefício questionável quando comparado aos seus concorrentes de mercado, mas que oferece diferenciais bem interessantes e que só podem ser encontrados entre os melhores modelos da Samsung. O Samsung Pay, a certificação à prova d'água e a tela AMOLED de qualidade são alguns deles.

A construção do modelo merece elogios à parte, pois é bastante sólida e elegante. Os materiais utilizados em sua composição são de qualidade, e isso é perceptível logo no primeiro toque. Também houve um cuidado do fabricante com os acessórios, pois temos bons fones intra-auriculares e um adaptador micro USB para ser usado na nova porta USB Type-C do A7 2017.

É claro que, se você encontrar o Galaxy A7 2017 abaixo dos dois mil reais (como nas ofertas que separamos abaixo), o custo/benefício do modelo será bem mais interessante. Escolha por esse modelo se você procura por uma experiência diferenciada com o software, preza pelo acabamento e não abre mão de um conjunto de processamento que não te deixe na mão. Ah, claro, se você precisar de mais horas de bateria, vale a pena considerá-lo.

O que você achou do Galaxy A7 2017?

Samsung Galaxy A7 (2017) – Onde comprar

Abaixo, você confere as melhores ofertas que encontramos para o Galaxy A7 2017:

 

220 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

41 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi