Review do Samsung Galaxy J7 2015: o smartphone tela grande e bom de selfie

androidpit galaxy j7 heroalternative2
© nextpit

O Galaxy J7 foi lançado pela Samsung no Brasil em agosto do ano passado. Entretanto, mesmo após quase um ano desde o seu lançamento, muitos usuários ainda se interessam pelo dispositivo, principalmente por algumas de suas características, que são: tela grande, câmera frontal para selfies com flash e processamento regular. Saiba como foram os meus dias testando o aparelho a seguir.

Samsung Galaxy J7

Prós

  • Tela grande e bem definida
  • Processamento regular
  • Câmera frontal boa para selfies

Contras

  • Sistema desatualizado
  • Software de câmera sem muitos ajustes
Samsung Galaxy J7
Samsung Galaxy J7
Samsung Galaxy J7: Todas as ofertas

Samsung Galaxy J7 – Data de lançamento e preço

O Galaxy J7 foi apresentado pela Samsung em meados de julho de 2015, e chegou ao varejo durante o mês de agosto do mesmo ano. O preço de lançamento do dispositivo era de R$ 1.299,00. Atualmente, o modelo é comercializado nas cores preta, prata e dourada.

Samsung Galaxy J7 – Desenho & Qualidade de Construção

O Galaxy J7 foi lançado após o lançamento mundial do Galaxy S6, mas com o dispositivo seguindo as diretrizes de design do modelo topo de linha do ano anterior, o Galaxy S5. A parte frontal do modelo é recoberta por vidro e possui bordas salientes, que realçam o contorno em policarbonato que imita alumínio.

androidpit galaxy j7 hero2
Parte frontal do Galaxy J7 / © ANDROIDPIT

Na parte superior temos o flash de LED, a câmera frontal, sensores de movimento e aproximação e o alto-falante para chamadas telefônicas. Na parte interior frontal estão os famosos botões capacitivos da linha Galaxy que, infelizmente, não contam com retroiluminação. 

O botão home não é um sensor biométrico, mas mantém o formato triangular e o aro em alumínio dourado ao redor. Com relação a espessura do Galaxy J7, podemos dizer que a Samsung fez um trabalho interessante, visto que o modelo possui apenas 7.5 milímetros em seu ponto mais espesso.

androidpit galaxy j7 back
Acabamento traseiro em policarbonato do J7 / © ANDROIDPIT

Essa espessura mais fina torna o Galaxy J7 mais maleável, apesar de seu tamanho avantajado. O dispositivo se comporta muito bem nas mãos, principalmente por ser totalmente construído em plástico policarbonato. Esse material é infalível no sentido anatômico.

androidpit galaxy j7 review aparence
O Galaxy J7 é muito confortável / © ANDROIDPIT

Com relação ao design do Galaxy J7, posso dizer que o dispositivo possui mais pontos positivos do que negativos, principalmente levando em consideração sua pegada confortável e o seu tamanho. Não é um aparelho que considero bonito ou elegante, mas tem seus méritos.

Samsung Galaxy J7 – Tela

A tela é uma característica positiva do Galaxy J7 do ponto de vista de muitos usuários e, agora, passo a compartilhar da mesma opinião. Não é um display fabuloso, mas a Samsung teve o cuidado de embarcar um bom painel Super AMOLED com resolução HD, que era um padrão entre os dispositivos lançados no ano passado custando 1.200 reais.

O painel do Galaxy J7 possui brilho e cores fortes, característicos da tecnologia AMOLED. A leitura em ambientes com alta iluminação é garantida, sendo que entre as configurações da tela é possível encontrar uma opção que intensifica o brilho além de seu nível máximo. De modo geral, a tela de 5,5 polegadas do J7 não decepciona.

androidpit galaxy j7 screen
Tela do Galaxy J7 garante boa legibilidade no sol / © ANDROIDPIT

Samsung Galaxy J7 – Software

Se eu disser que o Galaxy J7 está rodando com a mesma versão de fábrica há quase um ano, você vai acreditar? Provavelmente. O dispositivo roda com Android Lollipop 5.1 e a interface do usuário TouchWiz, que foi remodelada e oferece recursos mais úteis ao usuário.

androidpit galaxy j7 android version
Galaxy J7 roda com Android lollipop 5.1 / © ANDROIDPIT

O que me chamou atenção foi o excesso de aplicativos que, prioritariamente, se tratam de parcerias comerciais da Samsung, como seis apps da Microsoft e cinco demos de jogos da Gameloft, fora os utilitários do Google. No total, a TouchWiz vem com 51 aplicativos pré-instalados.

androidpit galaxy j7 touchwiz
Interface TouchWiz do Galaxy J7 / © ANDROIDPIT

Não tive problemas com a interface durante o período em que estive com o dispositivo. Aliás, um ligeiro bug acontecia quando eu mudava do app de câmera para outro que estava pausado no multitarefa. 

Samsung Galaxy J7 – Performance

O Galaxy J7 tem um conjunto de especificações interessantes, mas, vale lembrar que os números técnicos deste dispositivo são de um modelo intermediário. Portanto, embora o modelo seja embalado por um processador de oito núcleos, o Exynos 7580, não podemos esperar uma performance excepcional.

Por algum motivo, a Samsung resolveu colocar 1,5 GB de memória RAM no dispositivo, que teria uma performance ligeiramente melhor com 500 MB a mais. Porém, essa quantidade de RAM dá conta das tarefas mais cotidianas sem problemas. Abaixo, você confere a pontuação do Galaxy J7 entre os principais benchmarks do mercado:

  AnTuTu Vellamo - Browser Vellamo - Metal Vellamo -Multicore Geekbench 3 - single core Geekbench 3 - Multicore 
Pontuação 39.329 2.422 1.088 1.656 651 3.187

Redes sociais, aplicativos de mensagens instantâneas e vários jogos, como Asphalt 8, por exemplo, rodam sem problemas no aparelho. Como mencionei na seção de software, a TouchWiz travou em alguns momentos, principalmente quando eu trocava de aplicativo no multitarefa. As animações do sistema rodam tranquilamente e sem atrasos, enquanto o lançamento de aplicativos acontece de maneira consideravelmente rápida.

Samsung Galaxy J7 – Áudio

O Galaxy J7 não oferece um sistema de áudio espetacular, visto que o modelo possui uma pequena saída de áudio localizada no canto superior direito traseiro. O volume é ligeiramente alto, com graves e agudos equilibrados, porem baixos. O áudio para chamadas é limpo e o bloqueio de ruído funciona de forma satisfatória.

androidpit galaxy j7 camera lens
Áudio do Galaxy J7 é mono / © ANDROIDPIT

Samsung Galaxy J7 – Câmera

O conjunto de câmeras do Galaxy J7 não decepciona, visto que eles estão dentro da média do segmento intermediário. A qualidade das fotos, portanto, é satisfatória. Na parte frontal temos um sensor de 5MP que vem acompanhado por um flash de LED, característica um pouco incomum na faixa de preço que o J7 está.

Quem busca por um dispositivo que tire boas selfies para postar em redes sociais, pode considerar o Galaxy J7 se não estiver disposto a gastar muito. A qualidade das imagens tiradas por esse sensor é boa, podendo variar de acordo com a luminosidade do local. Em ambientes bem iluminados as fotos saem melhores.

androidpit galaxy j7 camera selfie
A câmera frontal funciona bem em ambientes com boa iluminação / © ANDROIDPIT

Na parte traseira temos um sensor com 13MP, capaz de tirar fotos bacanas, desde que em condições ideais. O software de câmera da Samsung é bem simples no Galaxy J7, visto que poucos modos e funções estão presentes, como grade, temporizador e alguns filtros para imagens. O modo HDR, por exemplo, não está disponível no app.

Algo que me surpreendeu positivamente foi a velocidade da captura. O tempo entre focar o objeto desejado e fazer o clique é bem rápido. Demora mais para a foto ser exibida após o disparo.

androidpit galaxy j7 camera
A câmera traseira do Galaxy J7 tem 13MP/ © ANDROIDPIT

Com relação ao flash fronta,l sugiro que o mesmo seja usado com parcimônia, visto que as fotos podem ficar ruins quando tiradas com esse recurso em locais extremamente escuros. O modo de embelezamento do rosto pode ser regulado para que a face do usuário não fique parecendo uma pintura.

Samsung Galaxy J7 – Bateria

A bateria do Galaxy J7 é um dos pontos fortes do aparelho. Com 3.000 mAh de capacidade, é possível chegar ao final do dia com um pouco de carga. O tempo de carregamento não é nada excepcional, visto que leva cerca de 1 hora e 40 minutos para que a bateria fique com 100% da sua energia. 

A Samsung manteve a sua tradição de manter a bateria removível neste modelo, algo que não está acontecendo mais em aparelhos tops da marca. Outro ponto positivo do Galaxy J7 é a temperatura, que permaneceu dentro do esperado durante todo o tempo em que estive testando o dispositivo. Abaixo, você confere meus números com o J7:

  • Wi-Fi: streaming pelo Chromecast e Spotify/ sincronização e localização ativados/ WhatsApp - 5 horas
  • Internet móvel: WhatsApp/ Instagram/ Chrome - 6 horas
  • Wi-Fi: WhatsApp/ jogos casuais/ sincronização e localização desativados - 8 horas
androidpit galaxy j7 battery
É possível remover a bateria do Galaxy J7 / © ANDROIDPIT

Samsung Galaxy J7 – Especificações Técnicas

Veredito Final

O Galaxy J7 não tem performance e nem visual de top de linha, mas, cumpre seu papel de intermediário sem nenhum problema. As especificações são boas, as câmeras razoáveis e o armazenamento é honesto. A Samsung fez um bom intermediário que, na época de seu lançamento, custava caro, mas atualmente está com o preço equivalente ao de seus concorrentes.

Para quem gosta de autorretratos o J7 é uma boa opção. O flash frontal é uma boa sacada do aparelho, mas, este recurso deve ser utilizado apenas em ocasiões extremamente necessárias. Por fim, a experiência com o software da Samsung não decepciona e pode agradar aqueles que gostam de interfaces recheadas de pequenas funções.

O que você achou do Galaxy J7?

Samsung Galaxy J7 – Onde comprar

Abaixo, você confere as melhores ofertas do varejo online para o Galaxy J7:

Ir para o comentário (94)
Bruno Salutes

Bruno Salutes
Editor

Apaixonado por dispositivos Android e uma boa xícara de café.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
94 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Leonardo 13
    Leonardo 26/01/2017 Link para o comentário

    Hoje estou bem desanimado, queria celular de tel 5.5 polegada mais nao tao grande, tive minha primeira experencia motoz play , sendo que hoje tenho motog 2, comprei MOTOZ pela internet, telefone lindo, mais muito espesso 15.6 cm de comprimento aparelho muito grande, desanimei de mais, aparelho de altissima tecnologia tela super amoled, realmente fiquei muito triste em devolve, tamanho muito grande, apos entregar lo, pesquisei muito aparelho 5.5 polegada todos grande demais zefone 3, zefone 2, samsung J7 (15,2 cm por 7.8cm) o unico que achei com tela 5.5 polegada pouco menor que toda a pesquisa motox play as 14.8 por 7.5 contra motoz 15.6 por 7.65, no fato motoz aparelho muito grande encomoda muito, parece pouca diferença mais tamanho encomoda,
    Empresa precisa trabalhar melhor nao quero tablet e sim um smartphone de alta tecnologia e bateria alto carregamento e carregador turbo, pensei muito pesquisei
    Motog 4 plus, motoz play, motoz turbo, zefone 3, zefone 2 todos estes tela
    5.5 polegada todos na media 15.3 cm a 15.5 cm de comprimento, unico que achei motox play 14.8 cm e a excessao do Zefone 3 tela 5.2 nao optei pelo zefone, principalmente bateria pouco mah, nao tem carregador turbo e sendo chip hidrico, cabei comprando motox play e aguardo a chegada, as empresa precisa de filofosia melhor , eu acredito motorola se nao tivesse vendida, poderia lança aparelhos melhores do que a lenovo. Minha opiniao


  • 18
    WALTER ANDRADE CARNEIRO 02/09/2016 Link para o comentário

    Retifico: a carcaça do J7 não é de metal, apenas sua lateral que tem a vantagem de não descascar mais como ocorre com a lateral de plástico anodizado imitando aço polido do J7 2015. De resto é o mesmo de sempre e apenas funcional, nada que o coloque acima da concorrência na mesma faixa de preço. Notei que a Samsung é a última a incorporar novidades e avanços importantes em seus SmartPhones de entrada e de gama média. Bom para a concorrência.


  • Elaine Silva 1
    Elaine Silva 02/09/2016 Link para o comentário

    O J7 2015 e importado ou nacional


    • 18
      WALTER ANDRADE CARNEIRO 02/09/2016 Link para o comentário

      Todas as peças internas são importadas já prontas e depois montadas na placa mãe, com sua bateria também importada, incluindo, logicamente, o display de LCD/Leds ou AMOLED também. O resto de plástico é produzido no Brasil com boa qualidade, exceto a parte da anodização que por aqui carece de qualidade, o que não ocorre com o J7 2016 que tem a lateral de metal, não a tampa da bateria que ainda é de plástico de boa qualidade.


  • 18
    WALTER ANDRADE CARNEIRO 04/07/2016 Link para o comentário

    Fiquei hiper desanimado quando li no site da Samsung BR as configurações e novidades do novo J7 2016. Não oferece nenhuma novidade além da bateria de 3.300mAh e de apenas +0,5 de RAM a mais além da carcaça de metal para poderem cobrar muito mais do que vale. O resto está tudo igual ao J7 2015. É a Samsung nos tapeando mais uma vez.


  • Franco M. 4
    Franco M. 04/07/2016 Link para o comentário

    Eu tive um Galaxy J7 2015 durante 6 meses. Foi um dos melhores telefones que eu já tive depois de passar por Motorola, Xiaomi e Blu. Eu estava com receio por conta de ser Samsung, mas no fim das contas apesar da baixa quantidade de memória RAM ele dava conta do recado para a maioria das tarefas, e o processador Exynos dele rodava com tranquilidade vários games 3D como a saga GTA, a exemplo de tops de linha. A bateria dele também era um máximo, até sinto falta de uma duração como a do J7. Hoje eu estou com um Xperia Z3+ Dual, mas recomendo sim o J7 para quem busca um bom intermediário, e ele ainda vai pro Marshmallow 6.0.1, pois na Russia já começaram a atualiza-lo

    Marcos


    • Elaine Silva 1
      Elaine Silva 02/09/2016 Link para o comentário

      Esse celular e nacional?estou querendo comprar e no site diz que e nacional


  • Daniel Costa 8
    Daniel Costa 29/06/2016 Link para o comentário

    j7 é um bom aparelho, porém eu prefiro investir um pouco mais e catar um zenfone 2, ou outros........visto que 1,5 de ram é um pouco complicado.


  • 18
    WALTER ANDRADE CARNEIRO 29/06/2016 Link para o comentário

    Uma retificação: apesar do display ser de um SUPER AMOLED (todos os bons SmartPhones poderiam ter o AMOLED, também) ele não tem proteção de vidro. Comprei uma película de vidro por R$50,00 para garantir a longevidade desse excelente produto da Samsung que me surpreendeu positivamente, e agora estou aguardando o novo J7 2016 que vai detonar todos os SmartPhones médios que existem hoje.

    Marcos


  • robert de vito 14
    robert de vito 26/06/2016 Link para o comentário

    Interessante esse j7 tenho um j3 2016 e acho essa linha j muito boa.

    Marcos


  • Gustavo Nogueira 10
    Gustavo Nogueira 25/06/2016 Link para o comentário

    Tenho um e tô satisfeito, nada a reclamar.

    Marcos


    • Luck 20
      Luck 30/06/2016 Link para o comentário

      Tambem.


  • 6
    Paulo Henrique 25/06/2016 Link para o comentário

    O zenfone 2 laser mesmo com um Snapdragon 410 mas com 2GB de RAM pra levar a ZenUi e com uma boa câmera não seria melhor e mais barato do que o J7 com 1,5GB de RAM pra levar a pesada TouchWiz?


    • David CD 80
      David CD 25/06/2016 Link para o comentário

      Também acho


  • 13
    Jorge Junior Silva Mendes 25/06/2016 Link para o comentário

    quando tá novo é bom, mas pra quem deseja ficar mais de um ano com o aparelho, e melhor pegar o lg g3 ou g4


    • Daniel Costa 8
      Daniel Costa 29/06/2016 Link para o comentário

      concordo com vc em partes jorge, digo isso pq nao dá pra comparar com o g3 muito menos com o g4 que ainda é um top de linha.....g4 1000 vezes melhor............


  • 13
    Jorge Junior Silva Mendes 25/06/2016 Link para o comentário

    falando em j7, quando que o 2016 vai vir para o Brasil


  • 15
    gleibson 25/06/2016 Link para o comentário

    muito bom para um intermediário

    Marcos


  • Maurício Nascimento 14
    Maurício Nascimento 25/06/2016 Link para o comentário

    Grande problema ... Desatualizado


    • Nanderson Tavares Ormindo 44
      Nanderson Tavares Ormindo 25/06/2016 Link para o comentário

      Diante de vários problemas quanto a necessidade de hardware, a falta de atualização não e nada, até porque temos opção de escolha em comprarmos a linha 2016 que já estará atualizada. E quando se tornar obsoleta também você poderá atualizar comprando a linha 2017... e assim por diante.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.