O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
Escrito por:

As melhores dicas e truques para o Samsung Galaxy S3

Escrito por: Lia Martos — há 4 meses

Apesar de veterano e já ter sido descontinuado pela Samsung, o Galaxy S3 ainda tem muito o que oferecer aos orgulhosos donos com recursos como vibrações personalizadas, controle de câmera por voz, o Smart Stay ou S Beam. Descubra os melhores e saiba como tirar maior proveito do seu dispositivo.

Vá direto ao que te interessa:

Baixe o 6.0 Marshmallow - Não Oficial

O Galaxy S3 foi oficialmente descontinuado pela Samsung em 2014, mas mesmo longe das prateleiras, não foi esquecido pela equipe de desenvolvedores da CyanogenMod, a maior ROM alternativa do mundo. Se você é o orgulhoso dono de um Galaxy S3 e não quer deixá-lo estagnado no KitKat, descubra como atualizar seu dispositivo para o Android 6.0 Marshmallow através da CM13 no link abaixo.

Smart Stay

Com o sistema inovador da Samsung, Smart-Stay, o Galaxy S3 reconhece automaticamente o que está no seu display. A câmera frontal identifica no fundo dos seus olhos o que você precisa, e controla a luz da tela para a sua necessidade do momento. 

GT I9300MBDDBT 60 0
O Smart Stay controla adapta a intensidade da luz à sua necessidade / © SAMSUNG

Compartilhar arquivos

Compartilhar arquivos nunca foi tão fácil. Com o S Beam você consegue transferir documentos, músicas, vídeos, contatos e muito mais colocando dois dispositivos Galaxy de costas um para o outro conectando-os, compartilhando e se divertindo.

GT I9300MBDDBT 85 0
Confira o S Beam e compartilhe todos os seus arquivos facilmente / © SAMSUNG

Principais notícias do dia

Ainda na cama é possível ver todas as principais notícias do dia. Com este recurso você pode ver as principais manchetes, bem como, os compromissos que você tem agendados para o dia. Basta ir aos “Tipos de Alarme/Alarm Typ” e alterá-lo para “Resumos/Briefing”.

Bloquear vídeos

Provavelmente, você conheça a característica “Pop-up” do Galaxy S3, que permite arrastar e assistir vídeos acima de qualquer outro aplicativo ou multitarefa. Mas, talvez, você não saiba que o Samsung Galaxy S3 também tem um bloqueio de tela de vídeo, característica que trava a tela para que, mesmo que você toque nela, o vídeo continue rodando. Para bloquear o vídeo, você simplesmente tem que pressionar o botão de energia uma vez que começar a tocar o vídeo.

Use seus ouvidos

Se você sempre desejou tornar o ato de atender uma chamada algo muito simples, nunca foi tão fácil. Usando a função de controle de movimento, você pode atender chamadas apenas com o movimento do telefone colocando o mesmo próximo ao ouvido - o movimento mais natural. Para rejeitar a chamada, basta apenas passar a palma da sua mão sobre a tela do telefone.

Pare a música com a palma da sua mão

Alternativamente, você pode parar a música, simplesmente passando a palma da sua mão pela tela do Galaxy S3. Você pode ativar ou desativar este recurso na seção de “Movimentos”, nas configurações.

Controle de câmera por voz

Tirar fotos em grupo pode ser frustrante. O relógio de contagem regressiva da câmera é sempre ou muito rápido ou muito lento, nunca captura o momento exato em que todo mundo está perfeito. Mas com o Galaxy S3, tudo o que você precisa é gritar "fotografar” e o telefone tirar a foto. Ainda assim você pode sair na foto despreparado, mas a culpa não será da câmera.

Vibrações personalizadas

Sim, toques personalizados não são uma novidade, mas o que podemos dizer quando o telefone está em modo silencioso? Felizmente, agora podemos definir vibrações personalizadas com o Galaxy S3, ou seja, cada pessoa, além de um toque especial, também terá uma “vibe” especial para quando estivermos no modo de silêncio. São pequenos detalhes como este que tornam o SGS3 um dispositivo exclusivo.

GT I9300MBDDBT 39 0
Personalize as vibrações do seu dispositivo / © SAMSUNG

Salve sua tela

Um monte de telefones possuem a função screenshot, mas é que no S3 este recurso é ridiculamente fácil. Tudo que você precisa fazer é tocar na tela com a palma da mão. É isso aí, assim de fácil.

Chame todos que você conhece

Toque a parte superior do Galaxy S3 com o dedo, ao lado da saída do fone de ouvido, e você poderá percorrer a sua lista de contatos e e-mails. Esta opção pode ser ativada ou desativada em “Movimentos”, no menu de configurações.

Aumente o volume

Se você estiver com dificuldade de ouvir alguém pelo telefone, o Galaxy S3 possui uma maneira inteligente para ajudar você a ouvir aqueles amigos que falam baixinho ou para dias de shows. Caso esteja usando o máximo de volume do seu telefone, você pode adicionar volume extra através de um botão que aparece na tela, ao lado do número do telefone.

Otimiza a qualidade da chamada

Esta é uma das características mais interessantes do Samsung Galaxy S3, o telefone oferece um equalizador de chamada personalizado que analisa cada uma das suas orelhas com uma gama de tons e frequências para fazer uma espécie de “exame” de escuta. Assim, cria uma curva de equalização personalizada para cada orelha, permitindo que você ouça as chamadas com clareza, tanto quanto possível.

Desligue o S Voice

Muitas pessoas gostam de controles ativados por voz, mas se não for o seu caso, o S Voice pode ser irritante. Mas não apenas isso, a alternativa da Samsung ao Google Now torna o seu dispositivo mais lento. Se estiver cansado de iniciar a função acidentalmente, você pode desativá-la de uma maneira simples. Para isso entre no aplicativo do S Voice e depois em “Configurações”. Desmarque a opção “Abrir via tecla inicial” e saia para salvar o novo ajuste. Você nunca mais será incomodado pelo S Voice, a menos que o ative manualmente de propósito.

Ajuste sua câmera

Resolução

A resolução é a primeira característica a ser considerada. Quanto maior o número na sua câmera, mais megapixels ela poderá capturar. A contagem de megapixels está relacionada ao sensor da câmera, onde ocorre a captura da imagem (como um filme na fotografia tradicional). Um pixel é um ponto de cor, um milhão desses pontos forma um megapixel. Um número maior de megapixels na resolução da sua câmera não necessariamente significa que a câmera seja melhor, ela é apenas capaz de capturar mais informação. Isso, contudo, quase nunca é importante para o fotógrafo médio. É como ter um motor de Ferrari em seu cortador de grama. O S3 vem com uma câmera de 8 MP, a medida certa para a função a que se propõe.

camera1
A resolução mostra quantos pixels tem o sensor. O ISO indica quão sensível à luz ele é / © ANDROIDPIT

Aquilo que chamamos de Full HD (1920 x 1080 pixels) equivale a uma câmera de apenas 2 MP! E uma foto de 2 MP (1800 x 1200 pixels) pode ser impressa com qualidade de revista (o equivalente a 300 pixels por polegada em sua tela) num tamanho de 4 x 6 polegadas - o tamanho médio de uma fotografia. Dependendo do tamanho da tela, a resolução pode ser desperdiçada: se estiver vendo uma foto de 13 MP numa pequena tela de um celular com resolução pequena, você nunca notará a diferença. Da mesma forma, se você sempre tirar fotos de 13 MP que nunca irá imprimir ou exibir numa tela grande, estará gastando espaço de memória em vão. A câmera de 8 MP do S3 pode produzir ótimas fotos impressas de 8 x 10 polegadas ou mesmo em formato A4.

Abertura

A abertura da câmera significa o tamanho do “buraco” da lente (diafragma) que permite a entrada de luz até o sensor. Quanto maior a abertura, mais luz entrará. A câmera do S3 tem uma abertura fixa de f2.6 (que é bem grande) e portanto você não precisa se preocupar com sua configuração.

Modo de medição

O modo de medição é como o ponto de autofoco - ele diz para a câmera qual parte do enquadramento você quer que seja melhor exposta. Se seu S3 estiver super-expondo suas fotos, a medição pode ser o problema. Você pode mudar o modo de medição manualmente. Como a maioria das câmeras digitais, o S3 tem três modos: Matriz, Centro ponderado e Ponto. O modo Matriz deve ser usado quando você quiser dar a mesma importância a todas as partes do enquadramento. O dispositivo irá então buscar luz de todas as fontes e tentar expor a foto de maneira harmônica. Esse modo é ideal para principiantes, pois lida bem com iluminações complexas. O modo Centro Ponderado dará prioridade à área central do enquadramento e receberá pouca luz de ambas as extremidades, dando o resultado mais equilibrado possível (destacando, porém, a área central). O modo Ponto busca a exposição de uma área bem pequena, que você pode escolher tocando na tela (funciona mais ou menos como o foco sobre um objeto).

camera2
Os três modos de medição nas configurações. / © AndroidPIT

Controle do branco

Essa função controla o modo pelo qual o branco em suas fotos é registrado. Nossos olhos se acostumam rapidamente às mudanças, mas as câmeras dos smartphones não. Por isso você acaba tirando fotos azuladas, alaranjadas ou rosadas.

Felizmente, os dispositivos vêm com vários modos pré-configurados de controle de branco, e eles solucionam a maioria dos problemas quando o modo automático não se mostrar adequado. Se você se familiarizar com essas configurações e as situações para o uso de cada uma, começará a tirar fotos muito melhores.

camera3
As opções de configuração do controle de branco. / © AndroidPIT

Segredo da Interdependência

O mais importante é saber que todas essas opções funcionam em relação umas com as outras. No caso de luz do dia: baixo ISO/maior velocidade de obturador; à noite: maior ISO/menor velocidade de obturador. Como seu S3 tem uma abertura fixa e a velocidade de obturador não pode ser controlada manualmente, dois fatores já estão decididos, e o ISO pode se manter baixo na maioria das vezes.

Camera stock Android Nexus 4 gravar videos
À esquerda, subexposição (pouca luz); à direita, superexposição (muita luz). / © Exposure Guide

Configuração para pouca luz

No caso de pouca luz, contudo, as configurações precisam ser alteradas, e é aí que a maioria dos fotógrafos amadores tem problemas. Como a abertura do S3 é fixa, você precisa alterar a configuração de ISO (porque não pode controlar a velocidade do obturador). Quanto maior o ISO, mais rápida será a velocidade do obturador para evitar muito ruído no sensor. Como não há muita luz disponível, porém, você corre o risco de trepidação da câmera, especialmente se a estiver segurando na vertical (ela irá mover-se quando você pressionar o botão do obturador). Como só temos controles limitados sobre o que o S3 pode fazer, este é um dos principais pontos problemáticos da câmera, apesar de seu modo de baixa luminosidade. Mas você pode fazer algumas coisas para tentar melhorar suas fotos: use uma fonte de luz para iluminar a área de foco antes de tirar a foto, assim o S3 saberá onde definir o comprimento focal (você tem que ser rápido, o S3 refoca rapidamente!), ou pode posicionar a câmera o mais estável possível para evitar a trepidação.

Camera stock Android Nexus 4 gravar videos
Contraste alto e pouca luz podem causar ruído e imagem tremida. / © ANDROIDPIT

 Lembre-se de que o S3 apresenta a opção “Zerar”. Com ela, você pode reverter todas as configurações manuais de uma vez.

E para terminar, uma última dica interessante: sabia que se você segurar seu S3 em paisagem e deslizar seu dedo para baixo na tela de bloqueio a câmera será ativada automaticamente?

E então, este é ou não é um dispositivo pensado para melhorar o seu dia-a-dia? Quais dica você mais gostou de ver neste artigo? Comente aqui abaixo.

Apaixonada por tudo que é novo, tecnologia, cultura e por este mundão. Tropeçando pelo mundo desde 2009 e curtindo cada momento. Viciada em Youtube e tutoriais e aprendendo todos os dias um pouco mais sobre o amplo universo Android.

Os comentários favoritos dos leitores

47 Comentários

Escreva um comentário:
  • Eu tinha um moto g 2 geração que bosta de aparelho travava jogando clash of clans affff.....
    Agora to com s3 neo duos jogo varios jogo gta sa real racing 3 o espetacular homem aranha 2 tudo sem lag pra um celular ultrapassado ele ta muito bem

  • Tenho um S3 néo duos há dois anos excelente em camera fiz vários comparativos com outros modelos só ficou para trás do LG G4 mas encontrar no mercado hoje um aparelho com tela menor de 5 polegadas que cabem no bolso não atrapalha no trabalho e tem funções excelente tá complicado por isso não troquei ainda roda lisinho roda tudo! jogo Dead Trigger 2 direto com gráficos no médio não dá leg e não trava a memória total do aparelho chega a 74 giga para o usuário; excelente em sinal de operadora e conexão 3G e sendo assim ainda aguardo; não dá pra trocar porque essa tela Super AMOLED é excelente.... aí sobre a bateria se você tiver o uso moderado ligação internet conferir o Zap Zap mandar mensagem vai de 7:00 da manhã até 11:00 da noite chega lá com 20% tranquilo mas se botar pra fritar rodando o jogo e assistindo vídeo no máximo de 5:30 às 6:30 já era a bateria também é só pra deixar a galera com dor de cotovelo esse também é o smartphone mais vendido do mundo até hoje..... Valeu e parabéns à equipe do Android pit.

  • saudades do meu s3

  • Eu era louco por um desses. kk

  • Esse S Beam por acaso é uma maneira que a samsung conseguiu para ganhar dinheiro em cima do NFC?????

  • Lembro que na época todo mundo me dizia que era impossível usar um aparelho com absurdas 4,8". Legal ver como as coisas mudam.

  • Recomendo bastante instalar uma ROM customizada e se livrar da TouchWiz.

  • Por um momento achei que tinha voltado no tempo e estava em 2012 de novo.... Dicas para o Galaxy S3 hahahahha 😂

    1° dica: Troque de celular pq esse já ta mais que passado!!!!

    Mas zueras a parte, na época era um puta smartphone, tive um e gostava muito, a câmera então era excelente. Mas a Samsung como sempre fazendo cacas, deixou o aparelho um lixo na última atualização para o Jelly Bean 4.3, a melhor foi a 4.1.2

  • O s3 foi o único da Samsung q tive vontade de ter mas ele e bem guerreiro e tbm e mtt bom pra ser celular secundário e testar custom rom

  • Diogo sousa vc viajou no seu comentário! Ou não sabe nada de Android. Galaxy S3 foi um divisor de águas e merece o respeito de gerações futuras! uma coisa não tem nada a ver com a outra. ninguém gosta de fusca? ou pegar um atare p jogar com seu filho? escutar vinil? assistir filmes em preto e branco? etc... me desculpe mais gente sem passado, sem conhecimento é assim! olha o Brasil! color de melo, Maluf, Renan entre outros no poder, o povo vive sem lembrar sem cultura. Se bobear vc vai nas passeatas afovor do PT, Dilma, Lula enfim. AndroidPT Parabéns pela matéria e bom relembrar o passado e viver melhor o presente buscando conhecimento p o futuro.

  • Ótima matéria, ainda tem muitas pessoas que o usam no dia a dia ....

  • O ajuste de câmera achei legal!

  • acho a câmera dele muito boa

  • Melhor cobaia pra testar custom rom.

  • Quem é usuário até hoje sabe muito bem usar tudo isso. Já, não são todos que sabem instalar uma ROM. Ainda sim recomendo, não a CM13 pois ainda é beta, a CM12.1 Nightly já serve bem, já é muito mais leve que a skin da Samsung, e deixará a usabilidade muito melhor, ainda mais se a pessoa usa a stock até hoje.

  • Eu estou no meu segundo S3, o primeiro era versão internacional LTE com, ai fui assaltado, agora estou com LTE 9305, muito guerreiro para os dias de hoje, meu tio tem um moto g2 e vive legando nos jogos, eu rodo os mesmos jogos e liso. Falando em moto g, eu ainda prefiro o g1!!

  • Smart Stay
    Smart Pause
    Air View ( Exibição Suspesa)
    AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA VOLTAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
    MUITOS SENSORES, MUITA COISA TECNOLÓGICA LEGAL <3

  • Eu tinha um s3 i9300 e troquei pelo s4 , achei muito melhor , já tava cansado de tanto instalar roms no s3 , era a Miui v7 e CM13 são muito boas

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi