O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
Escrito por:

Galaxy S4/ S4 Mini: como andam as atualizações do Android?

Escrito por: Lia Martos — há 1 mês

A atualização do Galaxy S4 para o Android 6.0 Marshmallow não está na última lista de updates da Samsung que vazou. Contudo, o Android 6.0.1 Marshmallow beta já chegou para o modelo I9505 através de uma ROM customizada da CyanogenMod, assim como o update do Galaxy S4 mini para Android Lollipop. Confira todos os detalhes abaixo.

Pegue um atalho

Qual é a atual versão do Galaxy S4

Versões do Android     4.2.2 Jelly Bean 4.4.2 KitKat 5.0.1 Lollipop 5.0.2 Lollipop 5.1 Lollipop 6.0 Marshmallow 6.0.1 Marshmallow
Galaxy S4 (GT-l9500) - - Sim n.a. n.a. n.a. n.a
Galaxy S4 (GT-I9505) - - Sim n.a. n.a. n.a. ROM
Galaxy S4 (GT-I9515L) - - Sim n.a. n.a. n.a. n.a
Galaxy S4 mini Sim Sim n.a. n.a. ROM n.a. n.a.

Galaxy S4 Mini

Atualização para o Android 6.0 Marshmallow

A atualização para o novo sistema Android 6.0 Marshmallow não deve chegar para Galaxy S4 mini. Em uma tabela vazada pela Samsung o Galaxy S4 estaria em uma terceira fase do processo de atualizações para o novo sistema, mas nenhum dispositivo Mini foi mencionado. Além disso, a Samsung vai descontinuar a série, substituindo-a para linha Galaxy A.

Atualização para o Android 5.1.1 Lollipop

Depois de muita controvérsia, a Samsung ainda não deu updates oficiais sobre as atualizações do Galaxy S4 mini para o Android 5.1 Lollipop. Mas para a felicidade de muitos um update é possivel através de ROMs customizadas da XDA. Uma das mais recentes ROM para o Galaxy S4 mini é a não oficial CM 12.1 ROM baseada no Android 5.1.1 Lollipop

De acordo com o site YouMobile, a Samsung estaria trabalhando para levar a versão do Android para o Galaxy S4 Mini no Reino Unido. Contudo, a empresa não mencionou detalhes sobre os prazos, podendo variar de acordo com cada operadora e rede.

A equipe do AndroidPIT espanhol questionou a Samsung através do Twitter sobre a atualização para o modelo comercializado na Espanha. Em resposta, a empresa afirmou que a curto prazo o dispositivo não deve receber a atualização no país europeu. Confira a conversa abaixo:

Anteriormente, a operadora inglesa Three afirmou que a Samsung não pretende atualizar o Galaxy S4 Mini na Inglaterra devido a "limitações" na quantidade de memória RAM do dispositivo. Mesmo argumento que a empresa utilizou para justificar a ausência do Android KitKat no Galaxy S3 (1GB de RAM).

Em outro trecho a operadora confirma que recebeu essa informação da própria fabricante:

No entanto, num terceiro momento, a mesma operadora confirmou que o dispositivo receberá a atualização para o Android Lollipop nas próximas semanas e que chegará OTA (Over-the-Air). 

No Brasil, nenhuma informação foi divulgada ainda sobre a atualização do Galaxy S4 Mini para o Android Lollipop.

Atualização para o Android 4.4.2 Kitkat

A atualização para a versão 4.4.2 Kitkat está disponível para o Galaxy S4 mini, uma melhoria considerável para quem ainda está lidando com o sistema 4.2.2 Jelly Bean.

Galaxy S4

Atualização para Android 6.0.1 Marshmallow beta

Apesar do dispositivo não estar na lista da Samsung para receber a mais recente atualização do Android, o 6.0 Marshmallow, a maior comunidade de desenvolvedores independente, CyanogenMod, disponibilizou uma ROM customizada estável para o Galaxy S4 I9505 com o nome de Ressurection Remix.

Entre as principais características da ROM podemos citar os atalhos para a tela de bloqueio, modos para bateria, customização da barra de status, botões, otimização da autonomia, animações, desbloqueio rápido e mais. A seguir, confira quais são os requisitos e um passo a passo para a instalação da Ressurection Remix.

Pré-requisitos:

  • Ter o modelo Galaxy S4 I9505;
  • Back-up de dados importantes do dispositivo e limpeza completa do aparelho;
  • Ative a Depuração USB: Configurações > Opções de Desenvolvimento > Depuração USB;
  • Acesso root, desbloqueado e com uma custom recovery (TWRP ou CWM);
  • Pelo menos 60% de bateria;
  • Há vários riscos neste processo de atualização dos quais o usuário deve estar ciente e assumir por conta própria.

Passo a passo:

  • Baixe a ROM Ressurection Remix com Android 6.0.1 Marshmallow no computador sem extrair o conteúdo;
  • Baixe o pacote Google Apps (GApps);
  • Conecte o Galaxy S4 I9505 via USB no computador e copie o arquivo .zip para o cartão micro-SD do smartphone;
  • Inicie novamente o smartphone em modo Recovery (pressionando e segurando simultaneamente os botões Volume para cima + Home + Power). Recomenda-se realizar um backup do SO atual via opção na própria custom recovery;
  • Limpe os dados da memória interna com a opção wipe data / factory reset e confirme o processo;
  • Selecione a opção install zip from sdcard, busque o arquivo da ROM Ressurrection Remix no cartão micro-SD e confirme o processo de flash;
  • Retorne ao menu inicial da custom recovery e selecione a opção para reiniciar o Galaxy S4 I9505, agora já com a nova ROM personalizada;

Não se preocupe, pois é normal a primeira reinicialização demorar um pouco mais. Você pode conferir tudo sobre a ROM na página dedicada à ela no fórum do XDA.

 Atualização para Android 6.0 Marshmallow

A última lista vazada com as supostas datas para as atualizações do Android 6.0 marshmallow variando entre fevereiro e abril de 2016 não inclui nenhum dos modelos do Galaxy S4. O documento mostrava atualizações para os Galaxy S6S6 Edge, S6 Edge+ e Galaxy Note 5 , que aconteceram no primeiro trimestre deste ano. A Samsung ainda não se posicionou quanto a este vazamento, portanto não podemos ter certeza da sua veracidade.

Atualização para o Android 5.0.1 Lollipop

Os proprietários brasileiros do Galaxy S4 (GT-I9505) e do Galaxy S4 (GT-I9515L) já estão recebendo o update para Android 5.0.1 OTA (Over The Air). Para conferir se o seu dispositivo já pode ser atualizado, vá até Configurações > Sobre o dispositivo > Atualização de software. Se não quiser esperar, temos o link para o update manual abaixo.

Galaxy S4 -  Modelo GT-I9515L

A Samsung começou no dia 16 de novembro de 2015 o update do Galaxy S4 GT-I9515L no Brasil. Se você ainda não recebeu a atualização OTA (Over-the-Air) e não quer esperar para contar com as novas funções do software do aparelho, confira o nosso tutorial abaixo de instalação do novo firmware do Galaxy S4 GT-l9515L. A nova versão vai ocupar 1.025,70 MB do armazenamento interno do seu smartphone. Ela é tão grande que a Samsung está removendo alguns aplicativos pré-instalados para que haja espaço suficiente.

Agradecimento: Jonathan Rausch.

Instale o Android 5.0.1 Lollipop no Galaxy S4 (GT-I9515L):

Nota: o firmware do Android 5.0.1 Lollipop tem o número de compilação I9515LUBU1BOJ1 e pode ser instalado no modelo do Galaxy S4 GT-I9515L.

Pré-requisitos

Tutorial de instalação do Lollipop no Galaxy S4 (GT-I9515L)

  1. Descomprima o firmware baixado no seu computador;
  2. Entre no Odin;
  3. Reinicie seu Galaxy S4 no modo download (Volume para baixo + Energia + botão da Home).
  4. Conecte seu Galaxy S4 via USB ao seu computador e espere que o Odin o reconheça (uma caixa azul aparecerá perto de ID:COM);
  5. Certifique-se de que apenas o Auto-Reboot e F.Reset Time estejam marcados no Odin;
  6. Certifique-se de que Re-Partition NÃO ESTEJA MARCADO;
  7. Clique no botão AP / PDA e localize o arquivo do firmware descompactado e clique em Start;
  8. Espere até que o processo termine e não desconecte seu S4. Pode demorar um pouco;
  9. Você verá uma mensagem em verde PASS;
  10. Quando seu aparelho for reiniciado, ele rodará com Android 5.0.1 Lollipop!

Se tiver problemas, faça um reset de fábrica a partir do Recovery Mode e restaure seus dados novamente.

Galaxy S4 - Modelo GT-I9500

A SamMobile já disponibilizou o firmware brasileiro deste update e a particularidade dessa atualização é o seu tamanho: nada menos do que 1.049 MB. A atualização chegará Over-The-Air (OTA) para os Galaxy S4 no país, porém, se não quiser esperar, pode baixar o firmware disponibilizado pelo site SamMobile.

Instale o Android 5.0.1 Lollipop no Galaxy S4 (GT-I9500)

Nota: o firmware do Android 5.0.1 Lollipop tem o número de compilação I9500UBUHOE3 e pode ser instalado no modelo do Galaxy S4 GT-I9500.

Pré-requisitos

Odin v309 blank
Este é o Odin v3.09. © ANDROIDPIT

Tutorial de instalação do Lollipop no Galaxy S4 (GT-I9500)

  1. Descomprima o firmware baixado no seu computador;
  2. Entre no Odin;
  3. Reinicie seu Galaxy S4 no modo download (Volume para baixo + Energia + Home button).
  4. Conecte seu Galaxy S4 via USB ao seu computador e espere que o Odin o reconheça (uma caixa azul aparecerá perto de ID:COM);
  5. Certifique-se de que apenas o Auto-Reboot e F.Reset Time estejam marcados no Odin;
  6. Certifique-se de que Re-Partition NÃO ESTEJA MARCADO;
  7. Clique no botão AP / PDA e localize o arquivo do firmware descompactado e clique em Start;
  8. Espere até que o processo termine e não desconecte seu S4. Pode demorar um pouco;
  9. Você verá uma mensagem em verde PASS;
  10. Quando seu Galaxy S4 for reiniciado, ele rodará com Android 5.0.1 Lollipop!

Se tiver problemas, faça um reset de fábrica a partir do Recovery Mode e restaure seus dados novamente.

Galaxy S4 - Modelo GT-I9505

No final de 2015 os usuários brasileiros do Galaxy S4 (GT-I9505) começaram a receber a atualização para o Android 5.0.1 no país. O update chega primeiro para os usuários da Vivo, e se você não quiser esperar, veja abaixo como instalar manualmente o firmware da atualização.

Instale o Android 5.0.1 Lollipop no Galaxy S4 (GT-I9505)

O firmware do Android 5.0.1 Lollipop tem o número de compilação 9505VJUHOD2 e pode ser instalado no modelo do Galaxy S4 GT-I9505 comprados no varejo ou vinculados a operadora Vivo. Não tente instalar essa versão em dispositivos ligados a outras operadoras. Siga o tutorial por sua conta e risco.

Pré-requisitos

Tutorial de instalação do Android 5.0.1 Lollipop no Galaxy S4 (GT-I9505)

  1. Descomprima o firmware baixado no seu computador;
  2. Entre no Odin;
  3. Reinicie seu Galaxy S4 no modo download (Volume para baixo + Energia + Home button).
  4. Conecte seu Galaxy S4 via USB ao seu computador e espere que o Odin o reconheça (uma caixa azul aparecerá perto de ID:COM);
  5. Certifique-se de que apenas o Auto-Reboot e F.Reset Time estejam marcados no Odin;
  6. Certifique-se de que Re-Partition NÃO ESTEJA MARCADO;
  7. Clique no botão AP e localize o arquivo tar.md5 no firmware descompactado e clique em Start;
  8. Espere até que o processo termine e não desconecte seu S4. Pode demorar um pouco;
  9. Você verá uma mensagem em verde PASS;
  10. Quando seu Galaxy S4 for reiniciado, ele rodará com Android 5.0.1 Lollipop!

Se você tiver problemas, basta fazer um reset de fábrica a partir do Recovery Mode e restaure seus dados novamente.

Quando o update OTA chega para o seu Galaxy S4/ Galaxy S4 Mini

A primeira coisa que você deve ter em mente é que o update oficial começou a ser liberado em primeiro lugar para modelos rodando com o software de varejo. Para conferir se o seu dispositivo pode receber o update, acesse Configurações > Sobre o telefone > Atualizações de sistema > Verificar.

Envie seu update para a redação do AndroidPIT

Se você é proprietário de um Samsung Galaxy S4 ou Galaxy S4 Mini e recebeu uma notificação de atualização recentemente, encaminhe uma captura de tela e compartilhe com nossa redação. Você pode manter contato conosco através deste email: imprensa@androidpit.com.br. Não esqueça de informar seu nome completo para que possamos lhe dar os créditos pelas informações.

Qual foi o último update que você recebeu no seu Galaxy S4 ou Galaxy S4 Mini?

Apaixonada por tudo que é novo, tecnologia, cultura e por este mundão. Tropeçando pelo mundo desde 2009 e curtindo cada momento. Viciada em Youtube e tutoriais e aprendendo todos os dias um pouco mais sobre o amplo universo Android.

Os comentários favoritos dos leitores

  • Marcelo Neri há 1 mês

    David, vende muito pegando os leigos do mercado, pois se entender um pouco de tecnologia, intermediários da Samsung são quase a última opção!

62 Comentários

Escreva um comentário:
  • Se o mini i9192 roda de boa até a cm13 não entendo porque não liberam uma OTA oficial.

    • Galaxy S4 Mini é de Maio de 2013.
      Ou seja, os 18 ou 24 meses de suporte base já se foram.
      Logo, a Samsung não tem necessariamente a obrigação de levá-lo até a versão mais recente.
      Percebe? O fato dele conseguir rodar uma Custom ROM não quer dizer muito.

  • Senti falta do Galaxy S4 Active na matéria (GT-I9295). Eu tenho um desses que ainda está no KitKat (4.4.2).

  • Nesse ponto a Motorola deveria ser imitada pela SS

  • Alguém instalou a ROM ResurrectionRemix-M-v5.6.5 no S4? Quais as incompatibilidades?

  • Vai demorar pra mim chegar nesse Android N.

  • Passei um tempão com o S4 GT9505, troquei ano passado por um (deveria ser o S5 Original) S5 N E, e nem precisa dizer que me arrependi e muito. O S4 nunca me deixou na mão, sempre respondia prontamente.

  • nem no note 4 saiu ainda :/ que vida

  • Tenho um desde agosto de 2013, hj uso como secundário, mas pelas minhas estimativas tem mais de 10 mil horas de jogatina nele, só o formatei uma única vez até hj! Smart excelente, suportaria o marshmallow tranquilo!

  • ainda existe esse aparelho ?

  • Esse descaso da Samsung em relação a atualizações dos seus aparelhos só vai mudar quando ela começar a perder mercado pra concorrência por esse motivo relacionado a atualizações!

    • Enquanto a maior parte dos consumidores de telefones celulares for de gente ignorante, isto é, de gente que pouco ou nada pesquisa e compra ou por marca ou por preço (sem saber se o aparelho vale o preço) ou segue a lógica "Ah! Tem Android? Dá pra instalar WhatsApp?" (com grandes chances de um Galaxy 5 ou Optimus Me atenderem às suas expectativas), a Samsung vai seguir firme e forte no seu "reinado", e do mesmo jeito de sempre. E essa gente vai continuar reclamando (ou melhor, falando bobagem na internet) e vai continuar comprando errado (tipo "mulher de traficante"). E a Samsung vai continuar "pouco se fodendo", já que o mimimi é de minorias e que não afetam os seus lucros.

  • S4 foi um bom aparelho, mas não superou o sucesso do S3 no mercado....

    • Falou e disse brother! O S3 foi um dos grande responsáveis pelo crescimento do Android e da própria Samsung!

    • o s4 foi a nata de SoC na epoca, ele e o lg g2

    • O S3? Foi o pior aparelho Top de Linha lançado pela Samsung! Tlvz o maior fiasco de todas as marcas! Cheio de problemas, travando direto e feio! Não foi à toa q fizeram abaixo assinado pra Samsung resolver o problema!
      O "sucesso" do S3 se deve ao seu antecessor, o S2, q foi um puta aparelho (Q ainda tenho até hje). Quem comprou o S3, esperou algo q prestasse e se ferrou!

  • O artigo foi atualizado com novidades sobre as atualizações do Samsung Galaxy S4 Mini. Os comentários abaixo podem fazer referência ao conteúdo anterior.

  • Samsung nunca mais compro aparelhos dela até hoje não liberar a atualização para o Android 6.0 para o Galaxy Tab S 8.4 4G e o pior é quando você entrar em contato com eles te mandam esperar dá vontade de quebrar o Tablet na cabeça dessa pessoa.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi