O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
7 min para ler 415 Compartilhado 138 Comentários

Samsung Galaxy S7 vs Galaxy S7 Edge - Os melhores de 2016?

Atualizado: Ainda vale a pena o investimento?

Mesmo tendo assinado um fiasco com o Galaxy Note 7, a Samsung deve fechar 2016 como a fabricante do melhor smartphone do ano. O Galaxy S7 e Galaxy S7 Edge foram anunciados em março e, pela primeira vez, a linha poderá contar com a versão mais recente da plataforma Android antes da virada do ano. Quando comparamos o Galaxy S7 e o Galaxy S7 Edge, fica difícil dizer qual deles é o melhor high-end. Contudo, a versão dual-edge possui do seu lado a melhor experiência com mídias.

Samsung Galaxy S7 vs Galaxy S7 Edge - Especificações técnicas

Olhando para a tabela abaixo, fica bem claro que, por dentro, estes dois dispositivos são muito similares, mesmo processador, quantidade de RAM, câmera e software. Entretanto, é no design, na tela edge, no tamanho da bateria e no preço que você deve focar a sua escolha em se tratando de Galaxy S7 e Galaxy S7 Edge.

  Samsung Galaxy S7 Samsung Galaxy S7 Edge
Modelo: Ainda não disponível. G935F
Fabricante: Samsung Samsung
Dimensões: 142,4 x 69,6 x 7,9 mm 150,9 x 72,6 x 7,7 mm
Peso: 152 g 157 g
Tamanho da bateria: 3000 mAh 3600 mAh
Tamanho da tela: 5,1 polegadas 5,5 polegadas
Tecnologia da tela: AMOLED AMOLED
Tela: 2560 x 1440 pixels (577 ppi) 2560 x 1440 pixels (534 ppi)
Câmera frontal 5 megapixels 5 megapixels
Câmera traseira 12 megapixels 12 megapixels
Flash: Dual-LED LED
Versão do Android: 6.0.1 - Marshmallow 6.0 - Marshmallow
Interface: TouchWiz TouchWiz
RAM: 4 GB 4 GB
Memória interna: 32 GB
64 GB
32 GB
64 GB
Memória removível: microSD microSD
Chipset: Samsung Exynos 8890
Qualcomm Snapdragon 820
Samsung Exynos 8890
Número de núcleos: 8
4
8
Velocidade máx. 2,6 GHz
2,15 GHz
2,3 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.2 HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.2

Samsung Galaxy S7 vs Galaxy S7 Edge - Design e Tela

Enquanto o Galaxy S7 possui uma tela de 5,1 polegadas, a versão Edge vem com 5,5 polegadas. Mas isso, necessariamente, não é o mesmo que ter um iPhone 7 e um iPhone 7 Plus em mãos, pois a diferença é realmente mínima nos Galaxy. Aqui deve contar o seu estilo.

Se você prefere um smartphone menor, e sabe que não conseguiria se adaptar a uma tela maior, esqueça o S7 Edge, pois independente dos extras, o aparelho estará com você todos os dias e não existe nada mais frustrante que ter algo em mãos que você não gosta.

AndroidPIT galaxy s7 vs galaxy s7 edge 4
O design do Galaxy S7 é bonito, mas as laterais curvadas dão ao S7 Edge um desenho mais moderno / © AndroidPIT

Outra característica que você precisa colocar na balança é o fato do Galaxy S7 Edge ter uma tela com as laterais curvas. Mesmo a ação de tocar na tela é diferente. Dos meu colegas editores, poucos foram os que realmente conseguiram fluir no manuseio do modelo Edge logo de início e, sim, é possível perceber no olhar a sensação de incômodo por tentar abrir o menu hambúrguer e acabar acessando outra tela.

É no design, na tela edge, no tamanho da bateria e no preço que você deve focar a sua escolha

Logo, tenha em mente que tudo o que é diferente precisa, necessariamente, de um tempo de adaptação. Se você já se conhece, e sabe que isso poderia acarretar na troca do aparelho de forma prematura, vá pelo certo, escolha o Galaxy S7. Aliás, se usar este tipo de tela fosse tão fácil quanto usar o display plano, talvez teríamos tal tecnologia muito mais disseminada entre outras marcas e modelos de smartphone, certo?

AndroidPIT galaxy s7 vs galaxy s7 edge 8
A qualidade da tela é a mesma, mas as bordas, quanta diferença... / © AndroidPIT

A qualidade das telas é a mesma: Super AMOLED, com resolução WQHD e uma quantidade de pixels por polegada quadrada que fazem com que a olho nu você não seja capaz de distinguir entre pixels. A qualidade da tela é tão boa que, muitas vezes, acabamos nos frustrando ao assistir ao mesmo vídeo em uma tela de 50 polegadas.

Contudo, por mais cheia de números que a comparação entre a mesma tela em smartphones de tamanhos e desenhos diferentes precise, me resumo a dizer aqui que a experiência visual no Galaxy S7 Edge é melhor. Isso acontece devido ao fato de que as bordas curvas dão a impressão de imagem infinita e isso é muito legal. Por fim, se você possui interesse em realidade virtual, o uso do Galaxy S7 Edge em conjunto com o Gear VR, por exemplo, oferece uma experiência melhor pela falta das bordas.

Samsung Galaxy S7 vs Galaxy S7 Edge - Bateria

Pelo fato do Galaxy S7 Edge ser maior que o Galaxy S7, a bateria do aparelho também é. Não apenas por causa da diferença de tamanho, mas pelo consumo de energia referente à tela. Ainda assim, a espessura dos aparelhos é praticamente a mesma, são 7,9mm versus 7,7mm (S7 Edge).

Tive a chance de testar o Galaxy S7 Edge por uma semana e, o quesito bateria foi o que mais me surpreendeu. Facilmente você chegaria ao final do dia com o aparelho funcionando. O aparelho que testei era embalado pelo processador Exynos 8890, da Samsung.

AndroidPIT galaxy s7 vs galaxy s7 edge 5
Ambos os aparelhos oferecem dimensões que surpreendem para a capacidade da bateria / © AndroidPIT

Nos testes que realizamos no AndroidPIT, ambos os dispositivos ofereceram uma grande experiência de autonomia de energia. Assim, posso dizer que se você não tem nenhum problema em se adaptar à tela edge ou ao tamanho um smartphone com tela de 5,5 polegadas, a bateria não deveria ser o quesito usado na hora de escolher entre o Galaxy S7 e o Galaxy S7 Edge, pois ambos respondem muito bem às ações do dia-a-dia. Agora, será que a diferença de preço poderia ser um fator chave nesta decisão?

O uso do Galaxy S7 Edge em conjunto com o Gear VR, por exemplo, oferece uma experiência melhor

Samsung Galaxy S7 vs Galaxy S7 Edge - Preço

Levando em consideração que já é possível comprar tanto o Galaxy S7 quanto o Galaxy S7 Edge por um valor menor do que o da época de lançamento, fica ainda mais claro que os extras da versão Edge contam a favor dele. Ainda mais de você pensar que, para os fão da linha Note, o S7 Edge é o mais próximos do que podemos ter do Note 7.

AndroidPIT galaxy s7 vs galaxy s7 edge 9
O Galaxy S7 é menor em tamanho, bateria e preço / © AndroidPIT

Se olharmos para os dois novos carros-chefe da fabricante sul-coreana, dificilmente encontraremos funções faltado. E, além disso, os dispositivos já estão com o update para o Android Nougat praticamente certo para o mês de dezembro. Assim, estes são os smartphones que toda a nossa equipe, especialmente eu recomendaria.

Samsung Galaxy S7 vs Galaxy S7 Edge - Ainda vale a pena?

Até o ano passado, a Samsung investiu em um carro-chefe da linha Galaxy S e outro da linha Galaxy Note. A Apple, por sua vez, começou a ver um nicho de mercado que o seu iPhone não contemplava e que crescia cada vez mais, o de smartphones de tela grande. Assim, nos últimos anos, a companhia de Tim Cook passou a investir em duas variantes do seu flagship.

Com o objetivo de vender mais dispositivos que a sua maior concorrente, em vez de encurtar o tempo entre o lançamento dos novos smartphones das séries S e Note, a Samsung agora consolida duas variantes do seu carro-chefe no primeiro trimestre do ano. E isso, em 2016, foi uma das melhores decisões da fabricante sul-coreana, pois sem o Galaxy Note 7 nas prateleiras das lojas, a linha Galaxy S7 é a bola da vez.

No fim, a grande questão entre a escolha pelo Galaxy S7 ou pelo Galaxy S7 Edge acaba sendo, como o próprio nome indica, a tela curva. A minha sugestão é que você consiga pesar o que é melhor para você e acabe ficando com dispositivo que mais se encaixa às suas necessidades.

Levando em consideração a tabela de especificações técnicas e o preço, penso ainda valer muito a pena a compra de um destes dispositivos, mesmo com a chegada do Galaxy S8 programada para o primeiro trimestre de 2017.

Como gosto de streaming de vídeos e jogos, e não tenho problemas em me adaptar ao design único, acabaria ficando com o Galaxy S7 Edge, e você?

415 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Wender Oliveira 14/mar/2016

    Cara, não me leve a mal. Você vem em todos os topicos que envolvem a Samsung pra criticar. Por que você não fica na sua e vai babar ovo da sua empresa favorita ? Só você que não desconfiou que só causa transtornos aqui ? Sinceramente, quando tiver algo da samsung, não leia, nâo curta, não comente... já que nao gosta, apenas ignore. Valeu, falou...

  • Fellipe Paz 14/mar/2016

    Cara se você for pra um J7 partindo de um Moto x Slyte se vai querer taca na parede o J7 te recomendo ir pra linha A7 pelo menos

    Mas se tratando de Samsung a melhor experiência sempre é nos seus tops

  • Steven há 4 meses

    O melhor de 2017 vai ser o Note 8 que ainda nem nasceu.

  • Rosane O. 14/mar/2016

    NENHUM aparelho que vc compre, conseguirá o dinheiro de volta. Vc já tem que ter isso em mente ao planejar esse gasto.
    E depois, comprar um aparelho que se adeque ao seu uso.
    Já falei isso aqui, mas o meu caso, por exemplo: nunca gastei mais de 2k num smartphone, sempre achei absurdo. Porém, pensei "poxa vida, eu fico tanto tempo com um aparelho e acho que posso me dar o luxo de comprar um BOM, que eu use bastante até trocar novamente". Como já gastei o que queria com PC e outras coisas, tô com grana sobrando então já que é pra gastar dinheiro, que seja com o "melhor".
    Não querendo ser repetitiva, mas só pra mostrar o ponto de vista de quem compraria ele. :)

  • Fernando Henrique há 4 meses

    S7 e S7 Edge .. sem sombra de duvidas.. Os melhores de 2017!

138 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi