O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
9 min para ler 72 Compartilhado 51 Comentários

Como economizar bateria no Samsung Galaxy S8

O Samsung Galaxy S8 conta com uma série de opções para economizar a bateria. Neste artigo, vou tratar de cada um destes recursos para que você possa tirar o melhor proveito do seu Galaxy S8 ou Galaxy S8+.

Pegue um atalho

Entendendo o consumo de bateria no Galaxy S8

Desde o lançamento do Galaxy S6, a Samsung disponibiliza uma ferramenta de controle de consumo de energia e memória ao sistema. Com o tempo, este serviço evoluiu e, com o lançamento do Galaxy S8, a fabricante sul-coreana consolidou tal ferramenta como uma grande opção na tentativa de economizar a energia dos seus smartphones.

Chamado de "Manutenção do Aparelho", essa função do sistema oferece diferentes modos de performance tanto o Galaxy S8 quanto a variante Plus, bem como dois modos de consumo de energia.

Modo Desempenho

O recurso "Modo de Desempenho" é parte do sistema operacional e está integrado via Manutenção do Aparelho, nas configurações do Galaxy S8. Este recurso foi implementado ao sistema com o lançamento da linha Galaxy S7 e, com o lançamento do Galaxy Note 7, trouxe novidades como o controle da resolução da tela que, posteriormente, chegou ao Galaxy S7 e S7 Edge com a atualização do sistema operacional para Android Nougat.

Com os problemas envolvendo a explosão das baterias no Note 7, em 2016, encaro o Modo Desempenho como um recurso importante nos dispositivos da Samsung, visto que, além de oferecer quatro tipos diferentes de consumo de energia com base na configuração do hardware, oferece a chance dos engenheiros otimizarem o design do aparelho a ponto de trazer ao mercado um smartphone super bem desenhado, sem ter que limitar demais a capacidade da bateria.

Aliás, o Galaxy S8 possui 3.000mAh de bateria, enquanto o Galaxy S8+ tem 3.500mAh. Com telas de 5,8 e 6,2 polegadas, respectivamente, os dois aparelho precisavam de uma solução inteligente para entregar uma boa autonomia de energia.

Existem quatro modos de desempenho para os Galaxy S8 e S8+, confira a seguir:

  • Otimizado (recomendado) - Este é o modo com o qual o Galaxy S8 sai de fábrica. Ele faz um balanço da duração da bateria e resolução da tela para uso diário. Pode ser usado com até três resoluções de tela: HD+ (1480x720), FullHD+ (2220x1080), WQHD+ (2960x1440). A economia de energia estará diretamente relacionada à resolução da tela;
  • Jogo - Melhora a experiência de jogos fazendo com que os jogos sejam executados de forma mais eficiente. Também pode ser usado nas três resoluções citadas no modo otimizado, mas por padrão é FHD+.
  • Entretenimento - Configura músicas e vídeos para som de alta qualidade (UHQ), melhora imagens para máxima qualidade através do potencializador de vídeo. Pode ser usado nas três configurações de resolução, mas por padrão usa WQHD+;
  • Alto desempenho - Utiliza todo o potencial de tela do Galaxy S8, brilho e resolução máximos.
modo desempenho galaxy s8
Cada modo desempenho possui um perfil de consumo de energia / © AndroidPIT

Como você já deve ter percebido, cada um destes modos oferece uma experiência diferente com o aparelho. Por isso, durante o tempo que usando o Galaxy S8, posso dizer que a autonomia de bateria do aparelho varia conforme o uso que faço dos recursos do sistema. Assim, ou tenho que carregar o dispositivo pelo menos uma vez, todos os dias, ou dia sim e dia não. E isso é comprovado também através dos testes de benchmark.

Benchmark da performance da bateria do Galaxy S8

Modo Desempenho Configurações Resultado
Otimizado 1 Resolução da tela HD+; 50% brilho aproximadamente 12h
Otimizado 2 Resolução da tela FHD+; 50% brilho 8h37min
Otimizado 3 Resolução da tela WQHD+; 50% brilho 9h47min
Jogo Resolução da tela WQHD+; 10% mais de brilho da tela; Game Launcher ativado 7h20min
Entretenimento Resolução da tela FHD+; Potencializador de vídeo; 10% mais de brilho da tela; Game Launcher ativado; Otimizador de áudio UHQ ativado 6h24min
Alto Desempenho Resolução da tela WQHD+; 10% mais de brilho da tela 6h56min

Para este tipo de teste, nossa equipe utiliza o benchmark PCMark 2.0 de bateria. Este aplicativo mede a performance e a autonomia da bateria de forma conjunta. E estes testes se baseiam no uso do aparelho no dia a dia em vez de um algoritmo aleatório.

Ao final, o resultado do teste é oferecido em uma tabela, na qual podemos ver o consumo de energia a cada momento do teste, bem como a variação da temperatura durante o processo.

O Modo Otimizado oferece a melhor autonomia de bateria
benchmark battery S8
À esquerda, o S8 estava configurado no Modo Entretenimento: à direita, no Modo Otimizado (resolução de tela WQHD+)  / © AndroidPIT

Dito isso, o Modo Otimizado, com o qual o aparelho chega de fábrica, vai oferecer a melhor autonomia de bateria dentre as quatro opções. No entanto, lembre-se, você vai perder algumas das funcionalidades do Galaxy S8, tais como as resoluções máximas de tela e áudio, por exemplo.

Modos de consumo de energia

Os modos de consumo de energia não são exclusividade da Samsung como o "Modo Desempenho", porém, usam a tecnologia desenvolvida pela fabricante. A Sony, por exemplo, oferece os modos Stamina e Ultra Stamina.

As opções da Samsung se encontram no menu de configurações, também na Manutenção do Dispositivo, e estendem a duração da bateria ao limitar a velocidade da CPU e uso da rede em segundo plano. A diferença entre o Modo Médio e o Modo Máximo está no tamanho do impacto destas limitações do sistema. 

bateria galaxy s8 otimizacao
O Galaxy S8 oferece dois modos de economia de energia / © AndroidPIT

Este tipo de recurso é usado para casos extremos, quando você realmente precisa manter a bateria do aparelho por um longo período de tempo. Ambas as opções podem ser personalizadas, fazendo com que você tenha mais liberdade de uso do aparelho, ou ainda mais tempo com ele. Para customizar cada Modo, basta clicar no botão "personalizar" e mudar as preferências de cada opção.

Outros métodos de economia de bateria

Tanto o Galaxy S8 quanto o Galaxy S8+ são dispositivos muito novos para terem problemas graves de consumo de energia. Assim, levando em consideração as opções oferecidas pelo sistema, se você ainda estiver sofrendo com o tempo de autonomia de energia do aparelho, existem algumas medidas que podem vir a diminuir o impacto na performance do dispositivo e, logo, aumentar o tempo de uso do mesmo.

Opinion by Camila Rinaldi
O Galaxy S8 é muito novo para ter problemas graves de consumo de energia.
O que você acha?
50
50
144 participantes

Abaixo, você confere uma lista de opções que vão desde pequenas mudanças até a limitação de uso do aparelho. Como disse, você terá que dosar aqui se vale a pena utilizar tais recursos ou não com base no uso que faz do Galaxy S8.

Desativar o "Always On"

O Always On está muito mais funcional, pois, além de mostrar quais notificações você recebeu, ao clicar duas vezes sobre estas somos encaminhados direto para a mensagem em questão.

Agora, se você não utiliza tal recurso, pode desativá-lo ou limitá-lo. Para desativar o Always On que chega definido por padrão de fábrica, basta acessar Configurações > Tela de Bloqueio e Segurança >  Always On Display > Desativar função.

Always on display galaxy s8
Configure o Always On Display de forma limitada / © AndroidPIT

Agora, você também pode apenas limitá-lo para uso em horários pré-definidos. Para tanto, acesse Configurações > Tela de Bloqueio e Segurança >  Always On Display > Desativar a opção: exibir sempre > Definir agenda.

Diminuir o tempo de tela ativa

Já falei aqui no site sobre um dos grandes segredos para economizar energia no seu smartphone e esta mesma dica vale para o Galaxy S8. Limitar o tempo que a tela permanece ligada é um excelente método para aumentar a duração da bateria. Assim, se você não trabalha usando o smartphone o tempo todo, repense o tempo de tela que usa. A configuração de duração da luz de fundo padrão para o Galaxy S8 pode ser de 15 segundos.

Você pode ajustar as configurações de tempo limite acessando Configurações> Visor > Duração de Luz de fundo > selecione 15 segundos.

duracao luz fundo
Economize bateria do Galaxy S8 usando o tempo limite de tela ativada / © AndroidPIT

Controlar o brilho da tela

Em conjunto com a dica acima, aproveite para diminuir o brilho da tela do aparelho usando os atalhos rápidos. Primeiro, certificar-se de que o brilho automático esteja desativado, visto que tudo relacionado ao ajuste do brilho consome muita bateria. Para tanto, acesse Configurações > Visor > Brilho automático > desativar opção.

brilho tela s8
Desabilite a opção de brilho automático e controle a luminosidade da tela manualmente / © AndroidPIT

A partir daí, controle o brilho da tela a partir da barra de atalhos rápidos. Por mais simples que limitar o modo de repouso e o brilho do display do seu Galaxy S8 possa parecer, no fim do dia você notará a diferença entre se preocupar com isso e não.

Suspender um app e impedir o uso da bateria em segundo plano

Com o Android Nougat, a opção de suspender aplicativos passou a impedir que estes utilizem a bateria quando em segundo plano. Isso significa que estes apps não podem receber atualizações ou enviar notificações. No entanto, isso acontecerá quando você abri-los novamente.

Para fazer isso, basta pressionar longamente o dedo sobre o app em questão e, ao abrir a caixa de opções, opte por "Suspender". Isso vai colocar o app para dormir.

suspender apps galaxy s8
Pressionando longamente um aplicativo em uso, é possível suspender o consumo de energia e dados em segundo plano / © AndroidPIT

Mas lembre-se, para fazer isso, claro, o app deverá estar rodando em segundo plano, caso contrário a opção não irá aparecer.

Desligue o GPS

No Android, o serviço de localização fica a cargo da Google e utiliza o GPS como uma das opções de local. Contudo, esta é uma função que no estado "sempre ativa" vai consumir muita energia.

Para verificar qual é o seu modo de localização, acesse Configurações > Google > Localização > Método de Localização >  Economia de bateria.

localizacao galaxy s8
Use o Método de localização "economia de bateria" / © AndroidPIT

Desative o Bluetooth

Um dispositivo como o Galaxy S8 oferece uma série de recursos e, em 2017, um dos mais interessantes é aquele que chega com o Bluetooth 5.0 e permite conectar ao dispositivo até dois fones de ouvido ou speaker ao mesmo tempo. Acontece que muitas vezes acabamos nos esquecendo de desativar o Bluetooth e, mesmo com baixo consumo de energia, poderíamos salvar recursos do sistema ao desativá-lo.

Assim, se você gosta de conectar o Galaxy S8 a outros aparelhos via Bluetooth, lembre-se de desativar o recurso sempre que possível através de Configurações > Conexões > Bluetooth. Ou a partir dos atalhos, na barra de status.

conexao galaxy s8 salvar bateria
Você não precisa andar o tempo todo por aí com o Wi-Fi e o Bluetooth ligados / © AndroidPIT

Desligue o Wi-Fi

Assim como o Bluetooth, também é fácil esquecer a antena do Wi-Fi ligada, certo? Esse problema deverá terminar com o update do sistema do Galaxy S8 para Android O, porém, enquanto isso não acontece, temos que fazê-lo manualmente.

O problema de deixar a antena do Wi-Fi sempre ativa é que o hardware permanecerá em uma busca constante por conexão, exigindo, assim, muita energia.

Assim, lembre-se de desativar o recurso sempre que sair de casa ou do escritório, por exemplo, clicando em Configurações > Conexões > Wi-Fi. Ou a partir dos atalhos, na barra de status.

E aí, qual outra dica você daria para quem quer passar mais tempo com o Galaxy S8?

72 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • David CD há 2 meses

    Mas quem diria, 3000mah não segura nem sequer um intermediário premium direito, imagina top de linha mais desejado do momento... Não adianta, quando a bateria é pouca para muito, não adianta o que fazer

  • Victor Lima há 2 meses

    eu acho 3.000 Muito baixo pra ele

  • Sandro há 2 meses

    Alguém compra Ferrari pensando em economizar combustível??
    Todos querem que celular top tenha um desempenho fantástico... A bateria paga seu preço por isso... Existem os modos de economia que realmente ajudam.. Tenho um S7 Edge, se for pra diminuir brilho, desempenho, não rodar app em 2° plano, eu não teria comprado ele... S8 poderia ter bateria maior? Poderia, mas daí iriam reclamar do design... Tudo tem seu preço pessoal

  • Daniel S. Fonseca há 2 meses

    Acho 3000mAh muito pouco pra um top de linha de 2017, gerenciamento de energia coopera mais não faz milagre, meu note 5 de 2015 tem os mesmos 3000mAh aliado ao Nougat faço uso de algumas funções citadas a cima. Gostei! tutorial exclarecedor.

  • Andreu Vasconcelos há 2 meses

    Melhor parar. Se tiver mais matérias sobre esse aparelho eu vou comprá-lo. Não posso trair o Note 8...

51 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi