O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
7 min para ler 84 Compartilhado 21 Comentários

Samsung Galaxy S8: dicas e truques para otimizar o uso do aparelho

O Galaxy S8 é o atual carro-chefe da Samsung e, para que você possa tirar o máximo proveito do seu novo smartphone, listamos algumas dicas e truques de uso que servem tanto para o Galaxy S8 quanto Galaxy S8+.

Dicas e truques para o Galaxy S8/ S8+: atalhos

Recursos de tela Economia de energia Outros
Como ativar a "Tela Edge" Como diminuir o tempo de tela Como usar a função "seleção inteligente" para criar GIFs
Como desativar o recurso "Always On" Como controlar o brilho da tela  
Como ativar o filtro de luz azul Como otimizar a bateria usando a função "Modos Desempenho"  
  Como suspender um app e impedir o uso da bateria em segundo plano  

Galaxy S8/ S8+: como ativar a "Tela Edge"

Um dos melhores mix de recursos da série Note e Edge da Samsung foi adicionado à versão original do Galaxy S8. O recurso conhecido por "Tela Edge" oferece heranças da S Pen e funções da tela dual-edge aos Galaxy S8 e S8+. Como ambos os modelos possuem as laterais curvas do display, é possível usar a aba lateral para acesso rápido de aplicativos, tarefas, contatos e mais.

Por padrão, a Tela Edge já vem ativada nos novos flagships, mas caso você não a tenha ativada, acesse Configurações > Visor > Tela Edge > ativar.

tela edge galaxy s8
A Tela Edge permite acessar recursos do sistema de forma rápida / © AndroidPIT

Galaxy S8/ S8+: como usar a função "seleção inteligente" para criar GIFs

O recurso de seleção inteligente inclui funções avançadas de captura de tela. Isso permite criar e cortar imagens quadradas ou redondas, adicionar notas ou marcadores, e imediatamente dividi-los ou salvá-los. Além disso, os vídeos podem ser convertidos e divididos em GIFs animados usando a seleção inteligente.

galaxy s8 gifs selecao inteligente
Usando o recurso Seleção inteligente é possível fazer GIFS ou capturas de tela / © AndroidPIT

Este é um ótimo recurso para  melhorar as postagens de mídia social ou as mensagens do WhatsApp. Primeiro, encontre um vídeo que você realmente deseja usar como um GIF - o YouTube é sempre um bom ponto de partida. Em seguida, basta seguir estas etapas:

  • Deslize o dedo a partir da aba lateral do Galaxy S8 para abrir os recursos da Tela Edge e navegue até "Seleção inteligente" e selecione "Animação";
  • Aumente ou diminua a área que deseja capturar no GIF ao redimensionar a caixa de seleção;
  • Selecione 'Gravar' enquanto o vídeo estiver sendo reproduzido e a ferramenta deverá capturar o vídeo/GIF.

À medida que o GIF está sendo gravado, um contador de tempo e um indicador de tamanho de arquivo. Depois disso, você poderá editar o GIF adicionando desenhos, por exemplo, mas não poderá cortá-lo usando a ferramenta de edição, infelizmente.

Galaxy S8/ S8+: como ativar o filtro de luz azul

O Filtro de Luz Azul permite reduzir o esforço ocular ao limitar a quantidade de luz azul emitida pela tela. Aliás, este é um recurso que já está presente no linha Galaxy S desde o update para o Android Nougat.

Para ativá-lo é simples, acesse os atalhos rápidos ou Configurações > Visor > Filtro de Luz Azul > ativar filtro. Nos ajustes, ainda é possível personalizar a opacidade e agendar o filtro para horários determinados.

filtro azul galaxy s8
Descanse os olhos do brilho da tela do smartphone com o filtro de luz azul / © AndroidPIT

Galaxy S8/ S8+: como desativar o recurso "Always On"

Com a integração do Android 7.0 Nougat ao software da Samsung, o recurso Always On tornou-se muito mais funcional, pois, além de mostrar quais notificações você recebeu, ao clicar duas vezes sobre estas somos encaminhados direto para a mensagem em questão.

Contudo, apesar do baixo consumo de energia, muitos usuários não utilizam tal recurso, e como o Always On vem configurado por padrão, resolvi compartilhar duas dicas sobre este recurso. A primeira é como desativá-lo por completo: para tanto, acesse Configurações > Tela de Bloqueio e Segurança >  Always On Display > Desativar função.

Always on display galaxy s8
Configure o Always On Display de forma limitada / © AndroidPIT

A segunda dica, a qual uso configurada no meu Galaxy S8 é limitar o recurso entre 7h e 23h, pois assim, a noite, não atrapalha o meu sono. Para mudar isso, acesse Configurações > Tela de Bloqueio e Segurança >  Always On Display > Desativar a opção: exibir sempre > Definir agenda.

Galaxy S8/ S8+: como diminuir o tempo de tela

Há algum tempo escrevi sobre um dos grandes segredos para economizar energia no seu smartphone e esta mesma dica vale para o Galaxy S8. Limitar o tempo que a tela permanece ligada é um excelente método para aumentar a duração da bateria. Assim, se você não trabalha usando o smartphone o tempo todo, repense o tempo de tela que usa. A configuração de duração da luz de fundo padrão para o Galaxy S8 pode ser de 15 segundos.

Você pode ajustar as configurações de tempo limite acessando Configurações> Visor > Duração de Luz de fundo > selecione 15 segundos.

duracao luz fundo
Economize bateria do Galaxy S8 usando o tempo limite de tela ativada / © AndroidPIT

Galaxy S8/ S8+: como controlar o brilho da tela

Em conjunto com a dica acima, aproveite para  diminuindo o brilho da tela do aparelho  usando as configurações de atalhos rápidos, pois em em ambientes escuros poderá otimizar ainda mais a bateria do seu smartphone. Primeiro, certificar-se de que o brilho automático esteja desativado, visto que tudo relacionado ao ajuste do brilho consome muita bateria. Para tanto, acesse Configurações > Visor > Brilho automático > desativar opção.

brilho tela s8
Desabilite a opção de brilho automático e controle a luminosidade da tela manualmente / © AndroidPIT

A partir daí, controle o brilho da tela a partir da barra de atalhos rápidos. Por mais simples que limitar o modo de repouso e o brilho do display do seu Galaxy S8 possa parecer, no fim do dia você notará a diferença entre se preocupar com isso e não.

Galaxy S8/ S8+: como otimizar a bateria usando a função "Modo Desempenho"

O recurso "Manutenção do Aparelho", adicionado à TouchWiz com a atualização do sistema para Android 7.0 Nougat, também é oferecido nos Galaxy S8 e S8+ e traz os "Modos de Desempenho" como uma solução para a economia de energia.

Durante o tempo que estou com o aparelho, o tempo de uso do Galaxy S8 variou de 6h24min até 9h47min, podendo chegar até 12h dependendo da configuração de desempenho do dispositivo. Abaixo, você confere o resultado dos testes de benchmark de bateria do Galaxy S8.

benchmark battery S8
À esquerda, o S8 estava configurado no Modo Entretenimento: à direita, no Modo Otimizado (resolução de tela WQHD+)  / © AndroidPIT

O Galaxy S8 possui 3.000mAh de capacidade de bateria, enquanto o Galaxy S8+ 3.500mAh. Com telas de 5,8 e6,2 polegadas, respectivamente, os dois aparelho precisavam de uma solução inteligente para entregar uma boa autonomia de energia. A Samsung viu no software uma boa alternativa e, assim como temos nos Galaxy S7 rodando com Android Nougat, a nova geração oferece até quatro modos de desempenho:

  • Otimizado (recomendado) - Este é o modo com o qual o Galaxy S8 sai de fábrica. Ele faz um balanço da duração da bateria e resolução da tela para uso diário. Pode ser usado com até três resoluções de tela: HD+ (1480x720), FullHD+ (2220x1080), WQHD+ (2960x1440). A economia de energia estará diretamente relacionada à resolução da tela;
  • Jogo - Melhora a experiência de jogos fazendo com que os jogos sejam executados de forma mais eficiente. Também pode ser usado nas três resoluções citadas no modo otimizado, mas por padrão é FHD+.
  • Entretenimento - Configura músicas e vídeos para som de alta qualidade (UHQ), melhora imagens para máxima qualidade através do potencializador de vídeo. Pode ser usado nas três configurações de resolução, mas por padrão usa WQHD+;
  • Alto desempenho - Utiliza todo o potencial de tela do Galaxy S8, brilho e resolução máximos.
modo desempenho galaxy s8
Cada modo desempenho possui um perfil de consumo de energia / © AndroidPIT

Galaxy S8/ S8+: como suspender um app e impedir o uso da bateria em segundo plano

Com o Android Nougat, a opção de suspender aplicativos passou a impedir que os mesmos utilizem a bateria quando em segundo plano. Isso significa que estes apps não podem receber atualizações ou enviar notificações. No entanto, isso acontecerá quando você abri-los novamente.

Para fazer isso, basta pressionar longamente o dedo sobre o app em questão e, ao abrir a caixa de opções, opte por "Suspender". Isso vai colocar o app para dormir.

suspender apps galaxy s8
Pressionando longamente um aplicativo em uso, é possível suspender o consumo de energia e dados em segundo plano / © AndroidPIT

Mas lembre-se, para fazer isso, claro, o app deverá estar rodando em segundo plano, caso contrário a opção não irá aparecer.

Estas são algumas das dicas e truques para o Galaxy S8 e S8+. Este artigo será atualizado com novas sugestões com base na utilização dos aparelhos e no feedback dos nossos leitores.

E aí, você tem alguma outra dica que queira compartilhar com os leitores do site?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Henrique P.
    • Blogger
    há 1 mês

    Nada contra as funções Edge, mas praticamente 97% do usuários do S6 Edge, S6 Edge+, S7 Edge, S8 e S8+ não usam ou nunca vão usar. Tanto que muitos que compraram o S6 e S7 Edge/Edge+ depois quiseram as versões Flats do mesmos, pricipalmente pela fragilidade da tela Edge. Outro dia um amigo meu que tem o S7 Edge ficou surpreso quando lhe mostrei as funções Edge. Ele disse que nunca tinha visto e nunca havia ouvido falar delas até aquele momento.

  • Camila Rinaldi
    • Admin
    • Equipe
    há 1 mês

    Henrique, tenho que discordar de ti, pelo menos no que se refere ao S8. O fato da tela ser mais longa faz com que a Tela Edge seja usada com mais frequência. O engraçado é que as telas mais funcionais não vem configuradas por padrão, como a Manutenção do Aparelho. Penso que é o usuário é que torna os recursos funcionais, logo, se você conseguir sair do padrão, vai encontrar algumas coisas legais na tela Edge, além de, claro, um bom uso para o consumo de mídias.

  • Henrique P.
    • Blogger
    há 1 mês

    Sim Camila. Mas falo do fato de muitos desconhecerem as funções e acabarem não as utilizando. As funções Edge em si são bacanas, mas é aquilo, o usuário desconhece e fica com elas lá sem qualquer uso, só acumulando poeira, que nem o Telegram em muitos casos por falta de ter com quem conversar. Não duvido que muitos nem vão utiliza-las, já que a famosa galera que compra só pra ter WhatsApp, Facebook e ostentar o aparelho por aí é grande.

21 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
84 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi