O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
105 Compartilhado 130 Comentários

Samsung Galaxy S8 vs Xiaomi Mi 6: ou é bom ou é acessível!

O Galaxy S8 e o Mi 6 são dois smartphones que geram muito interesse entre os leitores do AndroidPIT. Infelizmente, comprá-los no Brasil não significa o mesmo. Enquanto o Galaxy S8 está disponível para a compra no varejo nacional, o Mi 6 pode ser adquirido apenas através de importação. A diferença vai mais longe, não está apenas no preço, mas no hardware. Bem-vindo a mais uma batalha de editores, desta vez entre o Galaxy S8 e o Mi 6!

Samsung Galaxy S8 vs Xiaomi Mi 6: design e construção

Mi 6 (Eric Herrmann)

O Xiaomi Mi 6 é um dos smartphones mais escorregadios que eu já testei até hoje. Ainda bem que a fabricante envia na caixa uma capa emborrachada de proteção. Mas de qualquer forma, a construção do aparelho é muito boa. Eu destaco o fato de ser resistente à água, assim como o Galaxy S8.

Porém, fico muito triste por não ter sido construído com o Gorilla Glass 5, o que poderia pelo menos garantir que o vidro na parte da frente fosse menos frágil.

AndroidPIT Samsung Galaxy s8 vs xiaomi mi 6 6897
O Eric Herrmann testou o Mi 6, e eu o Galaxy S8 / © AndroidPIT

Galaxy S8 (Camila Rinaldi)

Camila: quando o assunto é design, não posso negar que o Mi 6 possui linhas elegantes e que a pegada do aparelho é boa, mas não é o Galaxy S8. O aproveitamento de tela é excepcional, em especial pela ausência de um botão físico na tela,  as laterais curvas dão uma sensação de profundidade quando consumimos qualquer mídia e, apesar das 5,8 polegadas de tela, é muito fácil alcançar os botões com uma mão.

Com exceção do botão dedicado para o Bixby e o posicionamento do leitor de impressão digital, tudo está redondo no desenho  do S8. Por enquanto é difícil falar sobre a real funcionalidade do assistente virtual da Samsung, mas em relação à posição do leitor de digital, o uso conjunto do reconhecimento facial e do scanner de íris tornaram a utilização da impressão digital desnecessária.

AndroidPIT Samsung Galaxy s8 vs xiaomi mi 6 6921
Ambos os aparelho possuem uma ótima pegada / © AndroidPIT

Por último, mesmo sendo construído com Gorilla Glass 5, um smartphone como o Galaxy S8 deve ser usado ou com uma capa de proteção, ou você precisa de um seguro contra queda (meu caso), pois é bem caro ter que mandar o aparelho para a assistência técnica caso a tela quebre. Porém, isso pode facilmente acontecer com o Mi 6 também.

Opinion by Camila Rinaldi
O Xiaomi Mi 6 é um smartphone com preço acessível, mas precisa de um pouco mais de dedicação do usuário.
O que você acha?
50
50
566 participantes

Samsung Galaxy S8 vs Xiaomi Mi 6: performance

Mi 6 (Eric Herrmann)

O Xiaomi Mi 6 é super rápido. Enquanto os componentes internos não comprometem o desempenho do aparelho, existem problemas consequentes da importação do dispositivo. O suporte para 4G é limitado, o que torna a conexão mais lenta do que se você utilizasse um smartphone disponível nas lojas do país.

AndroidPIT Samsung Galaxy s8 vs xiaomi mi 6 6932
O Xiaomi Mi 6 (esquerda) deixou a entrada para os fones de ouvido de lado  / © AndroidPIT

Além disso, o software não está otimizado para o nosso mercado e primeiro será preciso substituí-lo por a) algo que oferece suporte total ao seu idioma nativo ou b) que possa oferecer todos os serviços da Google. Durante este processo, será necessário desbloquear o bootloader o que gera uma penalidade para os apps que usam a verificação SafetyNet. Em resumo: você não pode fazer o download do Netflix através da Google Play Store.

Somado a isso, o software nunca dá a impressão de ter sido finalizado. O meu aplicativo do banco tem problemas todas as vezes que tento usá-lo e a interface do usuário é fraca.

Opinion by Eric Herrmann
A economia feita em cima da importação do Xiaomi Mi 6 pode não valer a pena para usuários medianos.
O que você acha?
50
50
545 participantes

Galaxy S8 (Camila Rinaldi)

Como é de se esperar, o Galaxy S8 oferece uma das melhores performances do mercado, mas infelizmente a Samsung optou por usar 4GB de memória RAM nos modelos vendidos até o momento (apesar de ter anunciado a variante de 6GB de RAM no Brasil na semana passada). E isso seria uma vantagem para o Mi 6, no entanto, o fato do aparelho vir com restrições associadas ao mercado chinês, como o uso dos Apps do Google, torna a experiência com o Android mais complexa do que aquela que a Samsung oferece. Nisso concordo plenamente com o Eric, não dá para pegar um aparelho da Xiaomi importado da China e usá-lo como saiu de fábrica.

Aliás, ao contrário do Mi 6, o Galaxy S8 é encontrado no mundo todo e, sinceramente, oferece suporte para todo o tipo de conexão de rede. Talvez esteja aqui o real motivo pelo qual você precisa colocar na balança o custo de cada aparelho: qual performance você deseja ter?

AndroidPIT Samsung Galaxy s8 vs xiaomi mi 6 6930
O Xiaomi Mi 6 possui proporção de tela de 16:9, o Galaxy S8 de 18,5:9 / © AndroidPIT

O que mudaria no S8, com certeza, é a autonomia da bateria. Sim, a Samsung consegue entregar opções de software que permitem ao usuário jogar com as características do aparelho, tal como aumentar ou diminuir a resolução da tela e a qualidade do áudio para oferecer mais tempo de bateria. No entanto, isso funciona mais como paliativo para uma capacidade de bateria medíocre.

No entanto, o suporte para carregamento sem fio (e carregamento rápido) faz com que possamos criar uma série de alternativas para manter o aparelho sempre carregado no ambiente de trabalho ou em casa. Porém, em uma viagem ou usar o aparelho como ferramenta de trabalho constante pode vir a ser um problema se você ficar longe de uma fonte de alimentação por muito tempo, ou sem um power bank.

Opinion by Camila Rinaldi
A câmera do Galaxy S8 é perfeita para quem quer tirar o aparelho do bolso e fazer uma foto.
O que você acha?
50
50
482 participantes

Samsung Galaxy S8 vs. Xiaomi Mi 6 – Especificações Técnicas

  Samsung Galaxy S8 Xiaomi Mi 6
Dimensões: 148,9 x 68,1 x 8 mm 145,17 x 70,49 x 7,45 mm
Peso: 152 g 168 g
Tamanho da bateria: 3000 mAh 3350 mAh
Tamanho da tela: 5,8 polegadas 5,15 polegadas
Tecnologia da tela: AMOLED LCD
Tela: 2960 x 1440 pixels (568 ppi) 1920 x 1080 pixels (428 ppi)
Câmera frontal 8 megapixels 8 megapixels
Câmera traseira 12 megapixels 12 megapixels
Flash: Dual-LED Dual-LED
Versão do Android: 7.0 - Nougat Ainda não disponível.
Interface: TouchWiz MIUI
RAM: 4 GB 6 GB
Memória interna: 64 GB 64 GB
128 GB
Memória removível: microSD Não disponível
Chipset: Samsung Exynos 8895 Qualcomm Snapdragon 835
Número de núcleos: 8 8
Velocidade máx. 2,3 GHz 2,45 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Bluetooth HSPA, LTE, NFC, Dual-SIM , Bluetooth 5.0

Samsung Galaxy S8 vs Xiaomi Mi 6: câmera

Mi 6 (Eric Herrmann)

A câmera do Mi 6 deixa a desejar em ambientes mal iluminados e em nitidez durante a luz do dia. Com f/1.8, a abertura é um pouco menor do que no smartphone da Samsung. Quando comparada com outros smartphones com câmera dupla, como o do Huawei P9, vemos o quanto o sistema de duas lentes da Xiaomi fica para trás. 

O problema é que o segundo sensor não parece adicionar luz às imagens em cenários escuros. Por outro lado, a Xiaomi (e a Qualcomm) se saem bem reduzindo ruídos, mas é basicamente cega em áreas que o Galaxy S8 consegue ainda oferecer cores satisfatórias e nitidez nas imagens capturadas com luz inferior.

Confira o resultado do teste da câmera do Xaiomi Mi 6 aqui.

AndroidPIT Samsung Galaxy s8 vs xiaomi mi 6 6939
O Mi 6 possui uma câmera dupla (esquerda); o Galaxy S8 tem apenas uma lente principal (direita) / © AndroidPIT

Galaxy S8 (Camila Rinaldi)

Quando um smartphone é lançado com duas lentes na câmera principal, espero imagens ricas em detalhe devido a combinação dos sensores e pelo menos um zoom sem tanta perda de qualidade como em smartphones com apenas uma lente. Porém, comparando as galerias de imagem do S8 e Mi 6, a Samsung consegue entregar mais qualidade.

Se você acompanha o AndroidPIT já deve ter lido minha opinião sobre a qualidade da câmera do Galaxy S8: perfeita para quem quer tirar o aparelho do bolso e fazer uma foto. O foco automático é rápido, durante o dia temos uma boa reprodução de detalhes, com cores vivas e bom equilíbrio de branco. O modo automático no Galaxy S8 oferece excelentes resultados e o modo Auto HDR resgata muitos detalhes nas áreas mais escuras da imagem.

Em vídeos, a estabilização ótica da imagem garante que você não vai se preocupar com o resultado de imagens tremidas e, quem deseja jogar com as opções da câmera sempre terá o modo manual e a opção de capturas de imagem no formato RAW.

Confira o resultado do teste da câmera do Galaxy S8 aqui.

Opinion by Eric Herrmann
A câmera do Mi 6 faz um bom trabalho, mas não é excepcional.
O que você acha?
50
50
397 participantes

Samsung Galaxy S8 vs Xiaomi Mi 6: um pouco disso e daquilo

Mi 6 (Eric Herrmann)

A Xiaomi removeu a entrada para os fones de ouvido do Mi 6, que ainda não está disponível no nosso mercado e oferece uma experiência ruim com o suporte do software no mercado internacional. Assim, o que faria do Mi 6 um smartphone interessante? O preço, é claro, bem como o excelente hardware.

A Xiaomi é uma das maiores fabricantes chinesas, e adquirir um aparelho que leva este selo não é para muitas pessaos fora da China. Supostamente, o Mi 6 seria tão bom quanto qualquer outro smartphone que encontramos no Brasil, mesmo podendo ser importado pela metade do preço dos carros-chefe disponíveis. Mas se você vai ter que importar um aparelho destes, valeria mais a pena investir em um OnePlus 5, por exemplo, capaz de garantir uma boa experiência com o software a partir da hora que o tiramos de dentro da caixa.

AndroidPIT Samsung Galaxy s8 vs xiaomi mi 6 6925
Enquanto um modelo está disponível globalmente, o outro precisa ser importado / © AndroidPIT

Galaxy S8 (Camila Rinaldi)

O Galaxy S8 manteve o minijack, mas trouxe o Bluetooth 5.0 para o mercado de smartphones. Com isso, você pode parear até dois fones de ouvido ou alto-falantes Bluetooth ao aparelho e isso é muito legal. Porém, às vezes, as caixas de som não sincronizam perfeitamente o áudio, mas o recurso pode ser corrigido (novamente) com um update.

Opinion by Camila Rinaldi
Excelente e acessível não andam juntos aqui.
O que você acha?
50
50
379 participantes

Além disso, os fones que chegam na caixa são de qualidade (carregam o selo da AKG) e o alto-falante, apesar de mono, entrega um som satisfatório. Consumir mídia nessa tela com resolução WQHD+ e HDR é um deleite, o mesmo acontece com jogos, em especial em conjunto com o Game Launcher. Sem contar no fato de que, ao contrário do Mi 6, o Galaxy S8 já está entre os smartphones que oferecem a nova proporção de tela 18,5:9.

O Galaxy S8 é um smartphone high-end completo e como tal não é barato. O Xiaomi Mi 6 é um smartphone que se pode comprar a um preço mais acessível, mas também precisa de um pouco mais de dedicação para o uso diário (afinal de contas, você vai querer ter o Netflix ou rede 4G, certo?). Na minha opinião, ambos os aparelhos são bons, mas no fim do dia o que você deve colocar na balança é o tipo de experiência que deseja ter, neste caso, excelente e acessível não andam juntos.

Qual smartphone você prefere?

Choose Samsung Galaxy S8 or Xiaomi Mi 6.

close
Você escolheu undefined!
O que os seus amigos escolheriam?
Compartilhar
VS
  • 513
    votos
    Oops! Parece que algo saiu mal. Refrescar a página pode ajudar.
    Samsung Galaxy S8
  • 309
    votos
    Oops! Parece que algo saiu mal. Refrescar a página pode ajudar.
    Xiaomi Mi 6

 


Este artigo foi realizado em parceria com o redator alemão Eric Herrmann.

105 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Maiky Braga há 2 semanas

    Parei de ler quando vi que a comparação não foi feita usando a Rom Global Oficial no Mi6. Mandaram mal nessa daí.

  • Daniel S. Fonseca há 2 semanas

    Esse editor é desinformado e mostrou que não conhece nada dos aparelhos da Xiaomi, análise sem credibilidade pra mim, S8 é superior em alguns poucos aspectos, vale a pena a compra de ambos.

  • Alvaro André da Silva Caetano há 2 semanas

    Alguns termos mal testados ou equivocados... O Mi6 também já vem com novo Bluetooth 5.0, 4g funciona perfeitamente.
    Concordo que para o usuário inicial mudar o sistema pode dificultar. Mas tem sistema em português sim, funcionando Netflix, com Android 7.0 customizado para miui 8 e muiu 9.

  • Augusto Alencar há 1 semana

    Nunca vi uma análise tão rude e falsa sobre o mi6. Tô usando ele aqui pra digitar esse comentário. É sim, baixa Netflix sim, tem suporte completo 100% em português Brasil sim, e é super fluido. Nunca vi aparelho mais rápido. Nem o iPhone 7.
    Todos os app de banco funcionam perfeitamente, posso até acessar sem precisar de senhas, logando pela biometria.
    E a interface é completa de mais. Tanto tanto mais tanto recurso ótimo que só amo quando descubro o que ela pode fazer.
    4g funciona perfeitamente. E afins. Única coisa que o mi6 fica trás do S8 é tela, câmera e resistência a água.

  • Jairo rios há 2 semanas

    Sou usuário de um Mi6 , concordo que no parâmetro fotos ele com certeza é inferior ao S8 , quanto ao 4G ele não informou em qual banda ele teve problema , aliás ele possui a mesma capacidade de rodar nas bandas do S8, ou seja , o Eric passou informação equivocada, quanto a experiência ruim no que se refere a software se deve unicamente a ele ( fato lamentável para um editor de blog de tecnologia), caso ele tenha recebido com ROM chinesa bastaria ele ( sem uso de PC) baixar e instalar a ROM global estável para ter uma experiência absolutamente normal , baixando Netflix é qualquer outro app da loja, cabe ressaltar que as lojas enviam com a ROM global.estavel ,quanto ao OP5 sim também é uma boa opção , se é melhor não sei pois o ainda não utilizei. Considero o review do Eric fraco , não por falta de empenho , mas por desconhecer fatos básicos de alguém que possui a função de editor de tecnologia, cabe ressaltar que o atual flagship da Samsung , na minha opinião, é o top no quesito smartphones , Samsung fez um excelente trabalho no S8

130 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi