O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
256 Compartilhado 92 Comentários

Samsung Galaxy Win 2 Duos 4G: exagerado só no nome

A Samsung estava um pouco esquecida no segmento intermediário de dispositivos Android, e para se manter em evidência a empresa lançou há menos de 2 meses o Galaxy Win 2 Duos. O dispositivo possui especificações decentes e design característico dos modelos mais básicos da sul-coreana, vindo para competir diretamente com o Motorola Moto E de segunda geração e o Sony Xperia E4. Confira nossa análise completa no artigo abaixo.

Avaliação

Prós

  • TV Digital
  • 4G
  • Bateria

Contras

  • Tela
  • Armazenamento

Samsung Galaxy Win 2 – Data de lançamento e preço

Internacionalmente o dispositivo é conhecido pelo nome de Galaxy Core Prime, e para seguir com o sucesso de vendas do modelo Galaxy Win Duos lançado em 2014 pela Samsung, no Brasil a empresa decidiu chamá-lo de Galaxy Win 2 Duos. Existem duas versões do dispositivo, a primeira dual-chip (4G/2G) pelo valor de aproximadamente R$ 649, e a segunda dual-chip (4G/2G) com TV digital por R$ 699.

Samsung Galaxy Win 2 – Desenho & Qualidade de Construção

A Samsung não modifica muito o visual de seus dispositivos mais básicos, mantendo apenas algumas características do modelo top de linha vigente no ano de lançamento. O Galaxy Win 2 Duos embora tenha sido lançado em 2015 no Brasil, possui características semelhantes ao Galaxy S5 lançado em 2014.

teasegalaxyywiinduos
Parte frontal do Galaxy Win 2 Duos. / © ANDROIDPIT

O acabamento do dispositivo é feito a partir de policarbonato liso em todas as suas partes, somente a parte traseira possui um toque levemente emborrachado. A parte superior abriga a conexão para fones de ouvido, enquanto o botão de energia é posicionado ao lado direito.

galaxywinduosbody
Parte superior do Galaxy Win 2 Duos. / © ANDROIDPIT

A parte inferior comporta a conexão micro USB e o único microfone que o dispositivo possui para ligações e filmagens. O dispositivo pesa 130 gramas e possui um tamanho que o torna agradável e ergonômico, sendo possível manuseá-lo inteiramente com apenas uma mão.

galaxywinbody
Parte inferior do Galaxy Win 2 Duos. / © ANDROIDPIT

A tampa traseira pode ser removida permitindo o acesso a bateria e entradas para micro SIM e microSD. Para inserir ou remover o cartão da operadora é preciso retirar bateria, que os mantém presos mais firmemente. O canto inferior direito abriga a antena de TV digital que possui 18cm de comprimento.

winduostampatraseira
Galaxy Win 2 Duos com a tampa traseira removida./ © ANDROIDPIT

Samsung Galaxy Win 2 – Tela

Infelizmente o Galaxy Win2 Duos não possui definição HD como seus concorrentes na mesma faixa de preço ou tecnologia AMOLED. A tela de 4,5 LCD IPS de 4,5 polegadas ocupa aproximadamente 65% da parte frontal do dispositivo e possui resolução de 480 x 800 pixels (207ppi). As cores são bem pronunciadas e não permitem que os pixels sejam facilmente identificados no primeiro olhar.

galaxywintela
Tela do Galaxy Win 2 Duos. / © ANDROIDPIT

A tela é altamente reflexiva e quando visualizada a partir da luz solar se torna um verdadeiro espelho. O brilho é alto mas funciona melhor em ambientes fechados. O multitoque é responsivo até 3 dedos, mas não responde rapidamente em diversas situações. A parte inferior da tela possui um atraso no toque, sendo preciso tocar por mais de três vezes no mesmo ícones para que a informação fosse exibida ou executada.

Samsung Galaxy Win 2 – Características Especiais

A TV digital é um dos grandes extras do Galaxy Win 2 Duos, não apenas pela sua simples existência, mas pelo fato de seguir o padrão FullSeg. As imagens são exibidas no padrão FullSeg possuem resolução HD (1280x720) ou Full-HD (1920x1080) dependendo da frequência do sinal. O padrão mais utilizado em dispositivos móveis, como o Moto E DTV, é o 1SEG que reproduz imagens em até 320×240 pixels.

galaxywintv
TV digital do Galaxy Win 2 Duos.  © ANDROIDPIT

Infelizmente, a resolução de tela nativa do Galaxy Win 2 Duos não consegue desfrutar da qualidade máxima atingida pela TV digital no padrão FullSeg, mas definitivamente a experiência de assistir televisão no dispositivo da Samsung é bem agradável.

4G

O Galaxy Win 2 Duos possui duas entradas para microSIM com conectividade 4G. O primeiro SIM pode ser utilizado para conexão com o 4G (HSPA/LTE), enquanto o segundo só respondenderá em frequências mais baixas (GPRS/GSM/HSPA). A Samsung dispõe de um ótimo gerenciador de cartão SIM que permite configurar qual será a operadora principal para dados.

gerenciamentochips
Gerenciador de cartão SIM do Galaxy Win 2 Duos.  © ANDROIDPIT

Notei dois problemas durante os dias que usei o Galaxy Win 2 Duos: a receptividade do sinal 4G é falho e o reconhecimento do segundo chip SIM também. Por diversos momentos o segundo chip passava de ativo para inativo inexplicavelmente, sendo preciso reiniciar o dispositivo para o reconhecimento do sinal. O 4G também se comportou de maneira estranha, e oscilava mais do que o normal em comparação com outros dispositivos com suporte ao LTE que estavam comigo. Durante os testes o dispositivo passou mais tempo no 3G do que em 4G.

Samsung Galaxy Win 2 – Software

A versão da TouchWiz presente no Galaxy Win 2 Duos é a mesma que roda em qualquer dispositivo da Samsung com Android KitKat 4.4.4. A empresa já garantiu a atualização para o Lollipop ainda sem data definida. No total, a interface embarca 37 aplicativos nativos, permitindo que alguns sejam desinstalados enquanto a maioria apenas desativados. A maior parte dos aplicativos são do Google, e não existem duplicidade de programas, como dois players de música ou galerias de imagens.

touchwizinterfacewinduos
TouchWiz rodando no Galaxy Win 2 Duos. / © ANDROIDPIT

O sistema roda com uma leve lentidão entre as animações, efeito causado pela interface proprietária da Samsung. Felizmente, não foi possível presenciar tratamentos ou congelamentos entre aplicativos em execução ou pausados no multitarefa. Entre os recursos extras a empresa embarcou um modo de baixo consumo de energia e algumas opções de personalização da interface, deixando de lado recursos inúteis de gestos e movimentos que entulhavam a TouchWiz.

Samsung Galaxy Win 2 – Performance

O dispositivo é embalado pelo processador Snapdragon 410 quad-core de 1,2GHz (Cortex-A53), suporte a 64 bits e 1GB de RAM. O conjunto é atraente, no entanto, o consumo de memória RAM da TouchWiz ainda é alto e entra em conflito com aplicativos que exigem mais poder de processamento. Os gráficos são processados pela GPU Adreno 306, capaz de rodar títulos como Asphalt 8 e Sonic Dash com efeitos gráficos reduzidos.

Com o teste de bechmark AnTuTu o Galaxy Win 2 Duos obteve 21.257 pontos, colocando o dispositivo da Samsung abaixo do Asus Zenfone 5 embalado pelo processador Intel Atom dual-core de 1,6 GHz.

antutubenchwinduos
Teste de banchmark AnTuTu executado no Galaxy Win 2 Duos. / © ANDROIDPIT

Tarefas rotineiras podem ser executadas sem complicações, como acessar redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas. O Galaxy Win 2 Duos se perde em processamentos maiores, como jogos e reprodução de serviços de streaming.

Armazenamento

O armazenamento do dispositivo é de apenas 8GB com opção de expandir até 64GB através de cartão microSD. A manobra com o cartão pode ajudar em documentos e arquivos avulsos, mas não alivia a instalação de aplicativos que forem baixados pela Play Store. Aproximadamente 4,3 GB estão disponíveis para o usuário no armazenamento interno.

Samsung Galaxy Win 2 – Câmera

A câmera de 5MP captura imagens em 2592 х 1944 pixels, com opções de auto-foco e HDR. O software da câmera é sucinto e dispõe apenas 5 opções de cenas: panorama, melhor foto, sequência de foto, automático e embelezar rosto. Através das configuras é possível controlar o ISO, tamanho da foto, utilização de grade e opções de flash. As imagens capturadas em boas condições de luminosidade entregam resultados satisfatórios, enquanto em ambientes com pouca luz os resultados não são bons. 

camerawinduos
Imagem capturada em ambiente iluminado por luz fluorescente. / © ANDROIDPIT
cameraawinduoss
Imagem capturada em luz ambiente. / © ANDROIDPIT
baixaluzwinduos
Imagem capturada em ambiente com baixa luminosidade.  / © ANDROIDPIT
camwinduos
Imagem capturada em baixa luminosidade e modo HDR. / © ANDROIDPIT

A câmera frontal é de 2MP e indicada para selfies corriqueiras. As imagens são bem medianas e, ao ativar a câmera frontal o efeito de embelezar rosto é executado automaticamente.

Samsung Galaxy Win 2 – Bateria

A bateria de 2000 mAh mantém o dispositivo acordado por até 24 horas em uso moderado, uma marca aceitável para os padrões atuais e faixa de preço do Galaxy Win 2 Duos. Fiquei surpreso por não notar nenhum tipo de superaquecimento durante os testes que realizei, um feito e tanto para um dispositivo que roda com uma interface tão pesada como a TouchWiz. Confira abaixo as marcas que eu atingir durante o meu uso com o Win 2 Duos:

Uso avançado
Brilho máximo/ 2 horas de YouTube em HD/ Asphalt 8 por 40 munitos/ Wi-Fi

6H31

Uso moderado
Brilho 40% / sincronização ativa/ Instagram e Facebook frequentemente/ 4G

10H45

Uso mínimo
Brilho 20%/ serviços de localização desativados/ Wi-Fi/ Instagram ocasionalmente 

18H21

Samsung Galaxy Win 2 – Especificações Técnicas

Dimensões: 131,3 x 68,3 x 8,8 mm
Peso: 130 g
Tamanho da tela: 4,5 polegadas
Tecnologia da tela: LCD
Tela: 800 x 480 pixels (251 ppi)
Câmera frontal 2 megapixels
Câmera traseira 5 megapixels
Versão do Android: 4.4 - KitKat
RAM: 1024 MB
Memória interna: 8 GB
Memória removível: microSD
Chipset: Qualcomm Snapdragon 410
Número de núcleos: 4
Velocidade máx. 1,2 GHz
Conectividade HSPA, LTE, Dual-SIM , Bluetooth 4.0

Veredito Final

O Galaxy Win 2 Duos é um dispositivo que me impressionou, pois sinceramente esperava menos de seu desempenho como um todo. Usuários menos exigentes podem encontrar no modelo da Samsung uma boa alternativa aos modelos que foram lançados em 2014, principalmente pela presença do 4G que ainda é escasso na faixa de intermediários. O desempenho do sistema fica comprometido devido ao excesso de memória RAM ocupado pela TouchWiz e alguns de seus serviços, mas pode ser contornado com pequenas manobras entre os aplicativos instalados, como a desativação de alguns e a execução do multitarefa em até 4 aplicativos. Usuários mais exigentes, que esperam rodar jogos mais avançados podem se decepcionar com o Win 2 Duos, e certamente encontraram no Xperia E4 ou Moto e 2015 uma performance superior.

E aí, o Galaxy Win 2 Duos é um intermediário com bom custo-benefício? 

Samsung Galaxy Win 2 – Onde comprar

Abaixo você pode conferir as lojas que já comercializam o Galaxy Win 2 Duos:

CASAS BAHIA A partir de R$ 584,10
SUBMARINO A partir de R$ 589,00
MAGAZINE LUIZA A partir de R$ 547,23
WALMART A partir de R$ 668,99
SHOPTIME A partir de R$ 769,00
LOJA DA SAMSUNG A partir de R$ 699,00
256 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

92 Comentários

Escreva um comentário:
  • Interessante foi ela ter prometido e de fato atualizado esse aparelho pro Android 5.0.2. Seu irmão mais velho, o Galaxy Win 1, não teve a mesma sorte e ficou preso na versão de lançamento.
    E o curioso é ela ter atualizado a versão BT primeiro, ao contrário do Gran Prime, cuja variante BT pode ser a última a ser atualizada (se for ser atualizada, né?)
    Talvez isso se deva pelo fato do Win 2 ser, na verdade, o Core Prime no restante do mundo (a variante LTE do Core Prime ja recebeu até o 5.1.1, vale ressaltar)

    Agora resta esperar a linha J ser atualizada pro Marshmallow (claro que não se espera isso no J1, e os J2 e J3 ainda correm riscos de ficarem de fora), os Tab E 8.0 e 9.6 e os Tab A 7.0, 8.0 e 9.7 serem atualizados.
    E torcer para a linha On e linha E receber o Marshmallow.

  • Alguém sabe me dizer se os botões físicos "apps recentes" e "voltar" são iluminados ou são apagados msm??? outra coisa...não tem nenhuma luz de led que notifica chegada de mensagens ou chamadas perdidas???

    • Oi amigo, os botões não ascendem e também não há um led de notificações, mas mas nas configurações é possivel escolher para o flash ascender ao receber notificações

  • O meu veio com o allshare desativado e não co sigo ativar para conectar com minha smart TV Samsung. Gostaria de fazer espelhamento entre eles 😣 se alguém souber como ajudem pf

  • A tecla 'voltar' de meu Win 2 TV parou de funcionar de repente, do nada, com exatos 2 meses de uso. Agora está na assistência com previsão de entrega para 5 dias.

    • Retirei da assistência Samsung 1 dia antes do prazo previsto e aparentemente tudo ficou em ordem. Informaram que foi trocado o touch.

    • Esse botão de voltar ai também não funciona as vezes no meu celular...Vc consegue me dizer se esses botões físicos (voltar e apps recentes) são iluminados ou eles jah vem de fábrica sem luz nenhuma? Qdo a bateria tá fraca ou qdo tem msg ou chamada perdida tem algum led no seu visor piscando? Obrigado

      • O botão voltar no meu começou a falhar de vez em quando, foi piorando até que parou de vez. Essas teclas na parte de baixo não são iluminadas mesmo. Não são teclas físicas, são parte do touch. Não tem nenhum led informando bateria fraca ou chamada perdida. Apenas informações na tela mesmo. Abraços!

      • As teclas não ascendem mesmo e tambem não há led de notificações mais é possivel configurar para o flash ter essa função

  • O produto não é ruim. Tem um concorrente a altura, que é o Moto E 4g 2ª geração. Ambos, esse Galaxy Win 2 e o Moto E 4g, possuem um modelo com TV digital e outro sem TV digital. Em relação ao moto E é fácil de identificar o que tem DTV porque ele possui uma memória de 16gb. Já no Galaxy Win 2 ambos modelos possuem 8gb de memória. No resto são idênticos em quase tudo.
    Comprei esse Galaxy Win 2 sem DTV na internet, lugar mais barato, achando que nem existisse o modelo sem TV.
    Conclusão, acabei ficando com um celular que eu não queria pois só lembrei de ver se tinha TV depois de ter configurado tudo ao meu gosto, e também já não estava mais aguentando meu celular velho com defeito.
    E ainda ganhei, de grátis, um monte de aplicativos Oi sem utilidade nenhuma... só para ocupar espaço.
    Mas o celular é bom... tá novo, né...

  • Para o consumidor nessa faixa de preço, qualquer Real faz diferença. Fiquei entre o Moto E 2ª Geração e o Galaxy Win 2, porque são concorrentes diretos, possuem configurações bem parecidas. Não se pode esperar muita coisa desses aparelhos. Ter uma bateria mais duradoura como a do Moto E é bom, mas ter que carregar aquela anteninha não é bom. Ter uma bateria que se possa tirar é bom. Em relação ao desempenho, aquela dica de eliminar alguns aplicativos e desabilitar outros, que não podem ser removidos, é a melhor dica para esse tipo de aparelho de baixa memória ram. Confio mais nos aparelhos Motorola, mas decidi comprar o Galaxy Win pelo preço e por coisinhas que o deixam com o custo benefício um pouquinho melhor que o Moto E 2ª Geração. Palavra de consumidor!

  • Sou um usuário que pode ser considerado avançado... Sempre utilizo aparelhos tops de linha como, galaxy S5, Note 3, LG g3, Xperia Z2 entre outros. Porém estou passando um período com o Win 2 e posso afirmar o seguinte: o win 2 é um dos melhores que já testei em matéria de Intermediários! Ele flui tranquilamente apesar da TW, tem sinal 4G que é um diferencial muito considerável, afinal quem consegue ter uma conexão satisfatória com o 3G do brasil? O win tbm se comportou muito bem em jogos como: Criminal Case, Ball Pool entre outros joguinhos mais populares, enfim, classifico ele como superior ao Moto E 2015 e Moto G 2. Essa é a minha opinião!

    • Discordo, o Moto G lá da primeira geração ganha disparado desse Win 2 Duos. Acho muito estranho você, que está acostumado com os melhores, não ter sentido falta de detalhes tão presentes nesses modelos que você citou como um LED de notificação e da iluminação das teclas físicas? Você diz também que ele "flui tranquilamente" apesar de ter um touchwiz que, com uma semana de uso, já travou duas vezes aqui pra mim. Enfim, eu não dou a mínima pra MP de câmera de smartphone, então as únicas coisas boas que esse modelo tem são TV digital de boa qualidade e 4G barato. A duração da bateria é tão boa quando o Moto G 2013, só que esse último tem a versão Lollipop há cerca de um ano e um SO mais liso que eu já vi. O AnTuTu pode até dar números maiores para o Win 2 Duos, só que esses aplicativos de benchmark não querem dizer absolutamente nada. A melhor pessoa para fazer a avaliação de um aparelho é o próprio consumidor, uma vez que somente ele faz uso diário. Sem contar que esses aplicativos podem estar com o rabo preso com essa ou aquela empresa... não confio!

  • O Novo Moto E bate esse win 2 facil, processador 1,2ghz quad-core snpdragon 410 64 bits, adreno 306, bateria de 2.390 mah.
    http://www.androidpit.com.br/moto-e-2015-review

    • faz uma chamada de vídeo 3G com um moto E? Compara a cãmera dele com a do Win 2 e testa o AnTuTu em ambos, verá se o Moto E é superior mesmo ;)

      • KKK, vc esta certo a pontuação do win 2 de 21.173,é maior que a do Moto E de 23.358, a bateria tambem e melhor win 200mAh moto e 2.390 mAh,a tela do win e melhor também 800x480 (207 ppi),a do Moto E é de 960x540 (245 ppi), cara leia a respeito antes para não ficar falando besteiras.

        Android atualizado Win 4.4, Moto E 5.0.2.

        Android puro vs apps desnecessários .

        16 gb de memória interna qual tem ?

    • Tem razão

    • De tudo q vc falou o win só perde em bateria, e por bem pouco ainda, de resto tudo é igual :)

  • Uma porcaria, intermediário aonde? Aff Samsung como sempre deixando merda onde passa. Isso é de entrada.

    Mas morri de ri com a rixa aqui kkkkkkk

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi