O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
8 Compartilhado 26 Comentários

Review do Samsung Gear 360: uma câmera legal para determinadas situações

Muito se falou sobre a Gear 360, a primeira câmera da Samsung a registrar fotos e vídeos em 360 graus. Agora, você confere um review completo sobre o dispositivo e vai saber se vale a pena tê-lo como o seu futuro companheiro de férias.

Avaliação

Prós

  • Ótima qualidade de imagem
  • Conserva bem a atmosfera dos locais registrados
  • Compatível com quase todos os tipos de tripés

Contras

  • Funciona apenas com alguns smartphones da Samsung
  • Preço
  • Alguns detalhes das imagens incomodam
  • Falhas de compartilhamento

Gear 360 – Data de lançamento e preço

A Samsung lançou oficialmente a Gear 360 no Brasil no último dia 30 de junho. O dispositivo começou a ser vendido ainda no mesmo dia no país e seu preço será de R$ 2.599. Ele poderá ser encontrado na loja online da marca e nos principais varejistas do país (offline e online). 

Além disso, vale lembrar que o dispositivo é compatível com os recém-lançados Galaxy S7 e Galaxy S7 Edge, assim como os Galaxy S6 edge +, Note 5, Galaxy S6 edge e Galaxy S6.

Saiba onde encontrar o acessório na seção "Onde comprar".

Gear 360 – Desenho & Qualidade de Construção

A Gear 360 é uma pequena bola com diâmetro de seis centímetros. Ela é acompanhada por um mini-tripé, que pode ser dobrado, mas o dispositivo também é compatível com outros suportes do gênero, de maior dimensão. No entanto, não podemos considerar o gadget como uma câmera de bolso, já que seu transporte não é exatamente prático nesse sentido.

AndroidPIT gear 360 review 1528
Samsung Gear 360 / © AndroidPIT

A Gear 360 traz a certificação IP53, que a torna resistente à poeira e pequenas garoas. Logo, esqueça a ideia de levar a câmera para a praia e filmar ambientes submarinos com ela. Além disso, é preciso tomar cuidado com as suas lentes, cujos vidros frontais ficam constantemente expostos à riscos e arranhões. Logo, tenha sempre a mão a pequena sacola que acompanha o kit, muito útil para transportar o dispositivo. 

AndroidPIT gear 360 review 1536
Uma pequena sacola de transporte da câmera acompanha o kit/ © AndroidPIT

A Gear 360 com um tripé

O mini-tripé da Gear 360 pode ser usado também como uma alça de apoio. No entanto, por ser pequeno, este acessório não é necessariamente ideal para algumas fotos, já que ele fica muito próximo ao chão. Mas, felizmente, há uma solução: o soquete do tripé é universal.

AndroidPIT gear 360 review 1532
O soquete do tripé tem um padrão universal/ © AndroidPIT

Isso quer dizer que você pode usar outros tripés convencionais, dos mais clássicos aos mais atuais. Em meus testes a solução foi usar um tripé compacto. Isso me trouxe a vantagem de poder segurar a câmera a uma altura razoável e, por outro lado, eu poderia vê-la montada e gravando tudo de forma estática. 

AndroidPIT gear 360 review 1599
Use o tripé ou as mãos. É necessária uma certa adaptação para tirar fotos com a Gear 360 / © AndroidPIT

Gear 360 – Tela

A câmera traz uma pequena tela que mostra o que está a sua frente. E sobre o botão Menu, a Gear 360 também pode ser operada, sem a necessidade de ter um smartphone conectado.  Os principais modos estão lá: Foto, Vídeo e Time Lapse. Há ainda uma função de videoloop que executa os vídeos mais atuais. E para iniciar a gravação, basta apertar o botão do obturador. 

Gear 360 – Software

A compatibilidade da Gear 360 com os smartphones é quase instantânea. Após a ativação dela no telefone, cada vez que você tirar uma foto com o dispositivo, precisa esperar uma pequena contagem de dois segundos. Isso é necessário porque, muitas vezes, você precisará erguê-la para cima ou ficar a uma distância razoável para que a captura saia melhor. 

ANDROIDPIT software gear 360 overview
O software de gerenciamento da Gear 360/ © ANDROIDPIT

O software de gerenciamento da Gear 360 pode ser baixado na Play Store e está disponível para as linhas Galaxy S6 e S7e suas versões Edge. Em breve, a Samsung deve liberar uma versão do programa compatível com a série Galaxy Note. A câmera tem ainda um slot para cartão microSD, mas essa memória externa deve ser comprada separadamente. 

Ao realizar a comunicação entre smartphone e câmera, notei que as imagens e vídeos que são registradas pela Gear 360 não podem ser transportadas para o cartão de memória do smartphone. Logo, mesmo em aparelhos com memória interna robusta, como é o caso do Galaxy S7 (32GB), é possível que surjam problemas de armazenamento depois de um certo tempo de uso.

No entanto, as imagens e vídeos podem ser movidas para o cartão microSD por meio de um gerenciador de arquivos. Mas é uma pena que a Samsung não tenha pensado nesse recurso como algo vindo "de fábrica". 

Outro problema que pode ocorrer no software caso a câmera decida não pensar: o horizonte registrado pode estar errado. Explico: quando as imagens captadas pelas duas lentas são mescladas, o software instalado no smartphone não percebe todas as correções. Isso aconteceu algumas vezes no app de gerenciamento, que mostrava algumas imagens meio distorcidas antes que eu pudesse salvá-las no Google Fotos.

No entanto, uma vez que as fotos estavam devidamente salvas no serviço de armazenamento em nuvem do Google, o horizonte voltou a ficar na devida linha reta. Motivo? Desconhecido.  

Gear 360 – Câmera

A Gear 360 traz duas lentes, cada uma com resolução de 15 megapixels - ao contrário de modelos antigos que têm apenas uma lente do tipo Olho de Peixe. Ao transferir as imagens da câmera para o smartphone, elas são convertidas para um formato equirectangular, podendo atingir resoluções de até 7.200 x 3.600 pixels.   

No geral, a qualidade de imagem é muito boa, mas há algumas áreas delas que não se saem tão bem. Isso se aplica, por exemplo, a uma árvore retratada a 50 metros de distância. Suas folhas saem bastante desbotadas e dão a impressão que estão desenhadas e não reproduzidas. Considerando a distância focal extremamente baixa da lente, esse, provavelmente, é um limite técnico do dispositivo.

AndroidPIT gear 360 review 1526
Gear 360: pequena tela, grandes imagens / © AndroidPIT

As fotos são, naturalmente, apenas metade da batalha, porque a Gear 360 também pode gravar vídeos. Nesse quesito, a resolução máxima é de 3.840 x 1.920 pixels, a 30 frames por segundo (FPS). Se você quiser ir a 60 frames por segundo, a resolução diminui para 2.560 x 1.280 pixels. 

A qualidade da imagem dos vídeos é boa, mas o nível dos detalhes do que é captado poderia ser mais elevado. Por exemplo, os movimentos rápidos de uma bola, quando gravados a 30 fps, se mostram insuficientes para acompanhar a ação. No modo 60 fps isso melhora, mas aí há uma queda de resolução, tornado a imagem mais pobre.

Vez por outra, durante a montagem das imagens (a costura) para uma vista visão panorâmica, alguns erros são difíceis de evitar. Quando mais próxima a câmera está do objeto retratado, mais erros podem ser vistos. Já a uma distância de alguns metros, os erros de costura dificilmente são reparados. 

Vendo as imagens em 360 graus

Para visualizar as imagens em 360 graus, é necessário um software especial. Ele pode ser encontrado no aplicativo de gerenciamento da Gear 360, no Facebook, no Google Fotos e também em páginas web que trazem um plug-in em JavaScript. 

androidpit samsung gear vr 1
Visualizar as imagens do Gear 360 no Gear VR não é tão fácil / © ANDROIDPIT

No entanto, se você quer visualizar as imagens do Gear 360 no Gear VR, prepare-se para percorrer um longo caminho. Há alguns bons conflitos entre o software de gerenciamento da câmera e o dispositivo de realidade virtual da Samsung.

O mais surreal - considerando que ambos foram desenvolvidos pela mesma empresa - é que o aplicativo Oculus, usado para gerenciar o Gear VR, não consegue rodar os arquivos feitos pela Gear 360. Isso porque os arquivos gerados pela câmera são nomeados automaticamente com a extensão "_360". Logo, você precisa mudar o nome do arquivo manualmente, algo viável, mas muito intuitivo. 

Como alternativa, na Oculus Store, a loja virtual de apps do Gear VR, há um aplicativo chamado VR Gallery. Ele não é exatamente confortável, mas, pelo menos, consegue exibir as imagens e vídeos. Com ele, a visualização no dispositivo de realidade virtual se mostrou mais estável.

AndroidPIT gear 360 review 1551
Uma visão em 360 graus do Gear 360/ © AndroidPIT

Na hora de compartilhar as imagens com outros proprietários do Gear VR, a experiência também é igualmente desagradável. O Facebook é a única alternativa conveniente se você não quer usar o armazenamento em nuvem. No entanto, usando o caminho da rede social, há a desvantagem de que os arquivos são re-comprimidos, fazendo que com que a qualidade das imagens caia significativamente.  

Com isso, fica a pergunta: por que a Samsung não usou os serviços do Google - Fotos e YouTube - para facilitar o compartilhamento? No caso do Fotos, por exemplo, você só precisaria de um link para acessas as imagens. 

ANDROIDPIT grande arche
Uma imagem em 360 graus com escala reduzida / © ANDROIDPIT

Atmosfera vs qualidade de imagem: imagens em 360 graus na Gear VR

Agora uso o Gear VR para visualizar as imagens registradas pela Gear 360 - e que estão armazenadas no Galaxy S7. Com os óculos de realidade virtual, as imagens são impressionantes, já que a proximidade ajuda a ampliar o efeito. A combinação da câmera com o dispositivo VR tornam a atmosfera das imagens muito bem acabadas. As gravações em vídeo também são ótimas, embora não tão detalhadas como as fotos. Mas há algumas considerações:

  • A resolução real das imagens capturadas é bastante elevada, mas o Gear VR tem apenas o Galaxy S7 como meio de exibição. Logo, sua densidade de pixels não é suficiente para criar um ambiente panorâmico muito elevado e detalhado
  • O foco de gravação da Gear 360 não é infinito. Portanto, há um problema quando apenas uma área específica está em foco. Fora deste intervalo de profundidade de campo, a visibilidade dos detalhes cai em qualidade.

Fizemos uma galeria de imagens com fotos em 360 graus no Google Fotos. Confira no link abaixo: 

Gear 360 – Bateria

Em uma câmera como a Gear 360, é especialmente interessante saber quanto tempo ela dura com uma carga completa. Em meus testes, eu não estava completamente feliz com a vida da bateria, que não durou muito em um dia agitado de registros de fotos e vídeos. E em sessões de vídeos mais longos, o dispositivo sofria um sensível aquecimento. 

AndroidPIT samsung gear 360
A Gear 360 com um cabo USB / © AndroidPIT

No entanto, há duas boas notícias: a primeira é que carregamento da câmera pode ser feito por meio de um clássico conector microUBS. Logo, uma se você tiver uma bateria auxiliar (powerbank) já poderá usufruir do dispositivo por mais tempo.

A segunda boa notícia é que a bateria é substituível. No entanto, não há, até o momento, um lugar onde você possa comprar esse componente. Mas, a possibilidade está lá. 

Gear 360 – Especificações Técnicas

Dimensões: 66,7 x 56,2 x 60 mm
Peso: 145 g
Tamanho da bateria: 1350 mAh
Tamanho da tela: 0,5 polegadas
Tecnologia da tela: POLED
Tela: 72 x 32 pixels (158 ppi)
Câmera frontal 15 megapixels
Câmera traseira 15 megapixels
RAM: 1024 MB
Memória removível: microSD
Conectividade NFC, Bluetooth 4.1

Veredito Final

Após os testes eu cheguei a conclusão de que vale a pena ter uma Gear 360? Bom, os sentimentos são mistos. Para registros rápidos das memórias das suas férias, a câmera não é das mais adequadas, mesmo com as suas lentes angulares que captam tudo ao redor. Um smartphone com um bom recurso panorâmico consegue ser mais prático para essa função. 

No entanto, se o objetivo é capturar imagens mais grandiosas, sem pressa e em um formato mais inovador - em 360 graus - a Gear 360 pode valer a pena. Usar o dispositivo para uma foto mais, digamos, transcendental, é uma experiência diferente.

O dispositivo traz as sua falhas, como pequenas distorções na hora de mesclar as imagens ou falta um detalhamento maior quando o registro e feito a grandes distâncias. Além disso, há a dificuldade de compartilhar o conteúdo gerado pela Gear 360 com seus amigos - o Facebook é o modo mais prático, mas a qualidade das imagens cai consideravelmente. E o Google ainda não é uma opção. Ou seja, a Samsung deve oferecer soluções melhores rapidamente. 

E dificuldade de visualizar vídeos e fotos da Gear 360 no Gear VR ainda é algo tão difícil de entender, que prefiro acreditar que a Samsung está resolvendo isso nesse exato momento. Afinal, os dois dispositivos foram desenvolvidos por ela. 

No final, comprar ou não a Gear 360 vai de acordo com as expectativas que você tem para ela. Para férias, não é a ideal. Para imagens mais grandiloquentes, é uma experiência legal. Mas se o usuário busca uma solução 100% eficiente para essas duas situações, a câmera 360 graus da Samsung não é a melhor opção. 

8 Compartilhado

26 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi