O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
157 Compartilhado 63 Comentários

Review do Samsung Gear S3: o melhor de dois mundos

A Samsung ampliou seu portfólio de dispositivos vestíveis com dois novos modelos, o Gear S3 Classic e o Frontier. Eles combinam as características inteligentes do Gear S2 (de 2015) com as funções fitness da Gear Fit 2. Além disso, a fabricante sul-coreana integrou mais inovações em sua nova linha de relógios inteligentes. Saiba tudo sobre o novo lançamento no meu review a seguir.

Avaliação

Prós

  • Acabamento
  • Tela
  • Sistema integrado com hardware
  • Sensores
  • Compatibilidade

Contras

  • Bateria
  • Versão nacional não possui chip LTE

Samsung Gear S3 – Data de lançamento e preço

Ambos os aparelhos chegam ao mercado por R$2.199,00. o Gear S3 estará disponível para compra na loja oficial da Samsung e nas principais redes varejistas do país a partir de 12 de dezembro.

Enquanto o Gear S2 e o S2 Classic estão disponíveis em cores diferentes, esse tipo de opção será mais restrita na linha Gear S3. O Classic será vendido apenas na cor prata, enquanto o S3 Frontier estará disponível apenas em preto.

Isso mostra que a Samsung tem focado esse tipo de produto mais no público masculino, ao contrário da série S2, que era focado tanto em homens quanto mulheres. 

Samsung Gear S3 – Desenho & Qualidade de Construção

Em termos de design e processamento, a Samsung decidiu implementar grandes mudanças tanto no S3 Classic, quanto no Frontier, focando, como dissemos anteriormente, no público masculino. Se o painel do Gear S2 não fornecia marcações, o mesmo não ocorre em ambos os Gear S3. 

AndroidPIT samsung gear s3 frontier hero
A moldura do Gear S3 Frontier trouxe um visual mais esportivo, parecido com os relógios de mergulho / © AndroidPIT

As pulseiras também estão mais maciças e masculinas e 2 mm mais amplas (22 mm na linha Gear S3 contra 20 mm na linha S2). Por padrão o Gear S3 Classic vem com uma pulseira de couro, enquanto o S3 Frontier traz esse item feito em plástico. Esse último tem a vantagem de ser mais resistente a suor e água. Além disso, ambos trazem o bem-vindo certificado IP68, que os torna resistentes à água e poeira.   

AndroidPIT samsung gear s3 comparison 2
Qual smartwatch combina mais com seu estilo: o Frontier (à esq.) ou o Classic (à dir.). / © AndroidPIT

Assim como o Gear S2 e o Gear Fit 2, a linha S3 traz botões físicos do lado direito da carcaça. No Classic, são botões mais tradicionais, que estão bem alinhados com o design do modelo. Já no Frontier, a Samsung optou por teclas, mais fáceis de manusear sem que o usuário precise olhar constantemente para o relógio. Na tecla superior, você avança pelas funções do dispositivo; já a tecla inferior leva o usuário de volta à página inicial.

AndroidPIT samsung gear s3 classic 6
Como de hábito, os sensores estão localizados na parte de trás do S3 / © AndroidPIT

O visual de ambas as versões, de modo geral, é bastante semelhante. Além do relógio, é enviado com o modelo uma base de carregamento por indução, que funciona junto com uma tomada com porta micro USB, e uma pulseira mais curta para pulsos menores. A pulseira do Classic é feita em couro, enquanto no Frontier temos silicone.

Ambas as versões contam com revestimento à prova d'água, ou seja, podem ficar submersos por até 30 minutos numa profundidade de 1,5 metro. A certificação aqui é a IP68. As pulseiras são de relógios convencionais, logo o usuário pode alternar facilmente a pulseira do smartwatch com a de um modelo convencional.

Samsung Gear S3 – Tela

Como observado anteriormente, as telas do S3 Classic e do Frontier trazem 1,3 polegadas, ou seja 0,1 polegada maior que a série Gear S2. No entanto, a resolução permanece a mesma que a sua antecessora: 360 x 360 pixels. A tela do vestível conta com uma tecnologia chamada anti-aliasing, que reduz os ruídos e torna as letras e os gráficos mais nítidos.

O brilho dessa tela Super AMOLED é excelente em luz solar direta, fácil de ler e de alta luminosidade. Esse brilho é superior ao do Gear S2, por exemplo. O relógio da Samsung conta com um sensor de luz ambiente para ajustar a intensidade do brilho automaticamente, assim como acontece no Moto 360. Contudo, é sempre necessário ajustar o brilho automaticamente, visto que nem sempre esse sensor se adapta ao ambiente de forma eficiente. O vidro é protegido com a tecnologia Gorilla Glass.

AndroidPIT Samsung Gear Classic Frontier 1261 2
Tela do Gear S3 / © ANDROIDPIT

Samsung Gear S3 – Software

Assim como o Gear Fit 2 e as duas versões do Gear S2, a Samsung usa o Tizen como sistema operacional na linha Gear S3. De acordo com a empresa, existem dez mil aplicativos para a plataforma de smartwatches da Samsung. Além disso, para a o Gear S3 existem algumas melhorias de manuseio, como a possibilidade de instalar os apps diretamente no armazenamento interno do relógio, de 4GB. Isso deve evitar o uso do Companion-App a partir dos smartphones. 

A interface de navegação através dos menus permaneceu intocada. Graças ao aro touchscreen e aos botões físicos, o Gear S3 - assim como seu antecessor - é muito fácil de operar. O Tizen foi muito bem adaptado à essa nova série e você dificilmente vai recorrer a um manual para aprender a mexer nos dispositivos. 

AndroidPIT Samsung Gear Classic Frontier 1303 2
Interface principal do Gear S3 / © ANDROIDPIT

Naturalmente, todos os novos sensores foram considerados na nova versão do Tizen, então você pode usar a linha Gear S3 para avaliar diversos dados fitness. Entre os novos sensores está um barômetro, que mostra a altura do usuário vem como a velocidade que ele se locomove. 

Interessante também é a possibilidade de realizar chamadas de emergência, que indica ainda qual a sua localização. Para usar este recurso, basta apertar três vezes o botão físico inferior, que a chamada é feita e os dados da sua posição são enviados ao interlocutor.

Outra novidade da linha Gear S3 é capacidade de executar chamadas usando o microfone e o alto-falante embutido. Usar este recurso em público é um tanto questionável, mas pelo menos, ele está lá e pode ser bastante conveniente para quem quer manter o smartphone no bolso. 

AndroidPIT Samsung Gear Apple 1382
App do Gear para iOS / © ANDROIDPIT

Outro fato positivo do Gear S3 é que a Samsung permite que a série funcione em smartphones de outras marcas, incluindo o iPhone. Logo, quem usa o telefone da Apple, poderia utilizá-lo no lugar do Apple Watch. O aplicativo do Gear S3 para o iOS já está em fase de testes na Coreia do Sul e deve ser liberado em breve.

Always On Display

O software traz ainda o modo Always On, que exibe o horário e a data, além de um resumo das notificações quando o usuário consulta o relógio. Essa função é capaz de oferecer um consumo menor de energia, visto que as informações são exibidas num fundo preto, tirando maior proveito do painel AMOLED. O usuário pode desativar o Always On display a qualquer momento.

AndroidPIT Samsung Gear Classic Frontier 1330 2
Gear S3 Classic / © ANDROIDPIT

Samsung Gear S3 – Performance

O Gear S3 traz um processador quad-core de 1GHz, o Exynos, além de um chip LTE, que é o grande diferencial do modelo. É válido dizer que a versão comercializada no Brasil não conta com conectividade 4G. Essas são as maiores mudanças presente no S3, em comparação com o Gear S2.

O novo processador acompanha ainda 768MB de memória RAM, junto com 4GB de armazenamento. Nessa memória é possível instalar apps e armazenar arquivos, como áudio. É possível utilizar o Bluetooth como ponte entre o relógio e o celular, transformando-o num player de música.

Em nossos testes, o Gear S3 se saiu muito bem no que diz respeito a performance. Nenhum app rodou lentamente ou travou durante o período em que estivemos com o vestível. A sincronização com o app Gear do Android é bem rápida, permitindo que o usuário controle alguns aspectos do sistema do relógio, como as interfaces do relógio.

Sensores

Tudo o que você pode esperar de um smartwatch e de uma pulseira fitness está presente no Gear S3. Devido aos inúmeros sensores, acompanhar atividades físicas e rotineiras ocorreu de forma tranquila com o vestível. Temos aqui GPS, Wi-Fi, Bluetooth, acelerômetro, giroscópio e barômetro. O Wi-Fi torna o relógio ainda mais independente do smartphone, visto que os dados são sincronizados com o Gear S3 mesmo quando não há conexão estabelecida com o dispositivo.

AndroidPIT Samsung Gear Classic Frontier 1288 2
Sensor cardíaco do Gear S3/ © ANDROIDPIT

O barômetro é o grande destaque aqui, visto que esse sensor torna os resultados de clima e pressão do ar ainda mais precisos. O usuário consegue ter um controle melhor das informações do clima, incluíndo mudanças climáticas. De fato, durante meu uso, notei que o gadget realmente conta com informações precisas. Faremos um teste específico com o barômetro e iremos publicar em outro artigo.

Samsung Gear S3 – Áudio

Outra característica do Gear S3 é a capacidade de fazer chamadas utilizando o microfone e o alto-falante embutido. Usar essa função não é realmente o problema, mas sim utilizá-la em público, visto que é um pouco estranho falar com o smartwatch. Em casa ou no trabalho esse tipo de uso é mais conveniente.

É possível usar o Gear S3 para falar durante uma ligação, graças ao microfone e a saída de áudio embutida

Vale ressaltar também que o alto-falante funciona como viva-voz, tanto para ligações quanto para tocar músicas. É claro que o som mono aqui é modesto, mas pode ser útil em algumas situações.

Samsung Gear S3 – Bateria

A Samsung tem feito um belo trabalho no quesito bateria, graças a uma célula de energia de maior dimensão.Temos aqui 280mAh, que são suficientes para usar o relógio por até dois dias moderadamente. Existe nas configurações o modo convencional, que torna o Gear um relógio convencional, onde suas configurações inteligentes são desativas. Isso aumenta a capacidade de bateria do vestível em mais um dia.

Fazendo muita sincronização ou usando uma watch face animada, como a do Super Mario, a autonomia de energia pode cair para um dia e meio de uso. 

AndroidPIT Samsung Gear Classic Frontier 1277 2
Gear S3 dura em média 2 dias de uso / © ANDROIDPIT

Samsung Gear S3 – Especificações Técnicas

Dimensões: 49 x 46 x 12,9 mm
Peso: 57 g
Tamanho da bateria: 380 mAh
Tamanho da tela: 1,3 polegadas
Tecnologia da tela: AMOLED
Tela: 360 x 360 pixels (278 ppi)
RAM: 768 MB
Memória interna: 4 GB
Memória removível: Não disponível
Número de núcleos: 2
Velocidade máx. 1 GHz
Conectividade Bluetooth 4.2

Veredito Final

O Gear S3 é, na minha opinião, o melhor smartwatch do momento. Completo em sensores, mais independente do dispositivo, com fácil usabilidade e informações precisas. O mais notável aqui é que o smartwatch realmente se parece com um relógio convencional, o que pode ser uma boa notícia para aqueles que tem o "pé atrás" com o design dos vestíveis. 

A compatibilidade do relógio com outros smartphones e sistemas também chama atenção aqui, mostrando que existem razões consistentes para a Samsung ter optado pelo Tizen no lugar do Android Wear. Com o Tizen, a empresa consegue promover uma integração com o hardware físico e interno (processamento) do Gear. As funções do SO desenvolvido pela Sammy também é outro ponto positivo, visto que temos aqui funções mais otimizadas, que utilizam melhor a tela e os botões do relógio.

O Gear S3 Frontier é o smartwatch mais parecido com um relógio convencional do momento

O preço pode não ser o mais competitivo, contudo, se levarmos em consideração que o Gear S3 se tornará um concorrente sério do Apple Watch em breve (assim que o app pra iOS sair), notamos que o preço do vestível está dentro da média. O Moto 360 Sport custava mais do que o Gear S2, e o ZenWatch 3, da Asus, está apenas R$ 150,00 mais em conta. Comparando todos os esses modelos, certamente minha escolha seria o Gear S3.

O que você achou do GearS3?


Este artigo foi feito em parceria com o editor Shu On Kwok, do AndroidPIT.de

157 Compartilhado

63 Comentários

Escreva um comentário:
  • Nenhum dura 1 semana. Acho 3 dias muito bom.

  • A bateria tinha que durar pelo menos uma semana, pelo preço que cobram. Gostaria muito de ter um smartwatch, mas o preço deles é algo fora do comum...

  • Alguém sabe se tem alguma maneira de configurar para que a tela do gear s3 desligue por completo durante a noite?? Pois menos com a luminosidade no mínimo, ainda tem muita luz.

  • Olá pessoal. Feliz natal a todos! Já que o relógio não tem 4g é possível utilizar por exemplo o WhatsApp através da conexão do relógio com o celular através?

  • Existe alguma maneira de utilizar a versão LTE da ATeT comprado no EUA aqui no Brasil? quando comprei a versão Frontier achei que fosse sim card... tem como fazer esse e-sim que vem embutido nele funcionar no brasil de alguma maneira?

  • Existe alguma maneira de utilizar a versão LTE da ATeT comprado no EUA aqui no Brasil? quando comprei a versão Frontier achei que fosse sim card... tem como fazer esse e-sim que vem embutido nele funcionar no brasil de alguma maneira?

  • Bateria fraquíssima.

  • Esse é um excelente exemplo de técnica comercial que parou no tempo. Trata-se de vender primeiro à classe A da população. Depois farão dispositivos mais em conta para a classe B, e assim por diante. Foi assim com o micro-ondas, que por vários anos só podiam ser comprados pelos ricos. Será que um relógio de pulso inteligente vale 2,5 salários mínimos? Eu acho nenhum dispositivo desses vale mais do que US$ 100.00

  • caro demais

  • Muito bonito "esse relógio inteligente" da Samsung, e assim tem recursos interessantes.

  • O único problema é que ele não traz novidades suficientes para que eu troque o meu Gear S2.

    • Olhe que tem e muitas e do dia para a noite eu tive um gear s2 nada a ver apesar do interior ser igual muito mas muito melhor mesmo sem cartao sim e se quise um com cartao sim na minha opiniao é o gear s dos melhores que anda ai faz chamada muito facilmente bom som a carcaca para carregar seve de bateria é grande mas escreve sms etc mais confortavel acredite e o gear s3 é o melhor de momento á vontade mesmo e dura muita bateria nao ligue ao que dizem o dobro ou triplo do gear s2


      e em tudo eu tb tenho um faco chamadas na maior

  • Já ganhei ele de presente, vindo dos EUA. Estava em falta na Amazon até semana passada. Devo receber dia 21/12.
    De fato, o melhor relógio inteligente... escolhi a opção frontier porque vou usar nos esportes. Quanto ao fato de não ter LTE, a culpa, pra variar, é da ANATEL, que não regulamentou o e-SIM no Brasil. Só tem a AT&T, nos EUA, com essa função, por enquanto.

    • Amigo vc disse que ganhou o aparelho vindo dos EUA. Sabe me dizer se ele tem a opção em português?
      Quero comprar lá, mas não queria ficar usando ele em inglês.

  • Bom review , belos gadgets , mas pelo custo x benefício ainda continuo com minha Mi Band 2 de 80 temers-)

  • Vou mandar uma cartinha para o Papai noel, vai que ele me manda um de presente rsssssss

    Infelizmente o preço dele não é convidativo ....

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi