O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
Review #IFA16 90 Compartilhados 29 Comentários

Review preliminar do Samsung Gear S3: O melhor dos dois mundos

Este ano, durante a IFA 2016, a Samsung ampliará seu portfólio de smartwatches com mais dois modelos: o Gear S3 Classic e o Gear S3 Frontier. Eles combinam as características inteligentes do Gear S2 (de 2015) com as funções fitness da Gear Fit 2. Além disso, a fabricante sul-coreana integrou mais inovações em sua nova linha de relógios inteligentes. Confira nossas primeiras impressões nesse hands-on. 

Data de lançamento e preço

Até o momento, a Samsung não divulgou preços e data de lançamento tanto do Gear S3 Classic, quanto do Frontier. A empresa deve esclarecer essas informações durante a IFA 2016, que acontece entre os dias 31/08 e 07/09 em Berlim, na Alemanha. No entanto, nós suspeitamos que os modelos devem custar entre 349 e 400 euros  (entre R$ 1.262 e R$ 1.446, fora impostos e taxas). É provável ainda que ambos os smartwatches comecem a ser vendidos já em outubro deste ano. 

AndroidPIT samsung gear s3 comparison 3
Diferenças entre o Gear S3 Classic (na parte de baixo) e o Gear S3 Frontier (em cima) são os botões e o painel  / © AndroidPIT

Enquanto o Gear S2 e o S2 Classic estão disponíveis em cores diferentes, esse tipo de opção será mais restrito na linha Gear S3. O Classic será vendido apenas na cor prata, enquanto o S3 Frontier estará disponível apenas em preto. Isso mostra que a Samsung tem focado esse tipo de produto mais no público masculino, ao contrário da série S2, que era focado tanto em homens quanto mulheres. 

AndroidPIT Samsung Gear S2 31
Ambos os modelos do Gear S2 permanecem disponíveis. / © ANDROIDPIT

Na Ásia e, provavelmente, também na América do Norte, a Samsung venderá uma versão LTE do Gear S3, a partir da solução eSim. Desde a série Gear S2 já temos versões 3G deste smartwatch, que passaram a ser comercializadas alguns meses depois do lançamento oficial. Logo, esperamos que ocorra o mesmo com o S3. 

Desenho & Qualidade de Construção

Em termos de design e processamento, a Samsung decidiu implementar grandes mudanças tanto no S3 Classic, quanto no Frontier, focando, como dissemos anteriormente, no público masculino. Se o painel do Gear S2 não fornecia marcações, o mesmo não ocorre em ambos os Gear S3. 

AndroidPIT samsung gear s3 frontier hero
A moldura do Gear S3 Frontier trouxe um visual mais esportivo, parecido com os relógios de mergulho / © AndroidPIT

As pulseiras também estão mais maciças e masculinas e 2 mm mais amplas (22 mm na linha Gear S3 contra 20 mm na linha S2). Por padrão o Gear S3 Classic vem com uma pulseira de couro, enquanto o S3 Frontier traz esse item feito em plástico. Esse último tem a vantagem de ser mais resistente a suor e água. Além disso, ambos trazem o bem-vindo certificado IP68, que os torna resistentes à água e poeira.   

AndroidPIT samsung gear s3 comparison 2
Qual smartwatch combina mais com seu estilo: o Frontier (à esq.) ou o Classic (à dir.). / © AndroidPIT

Assim como o Gear S2 e o Gear Fit 2, a linha S3 traz botões físicos do lado direito da carcaça. No Classic, são botões mais tradicionais, que estão bem alinhados com o design do modelo. Já no Frontier, a Samsung optou por teclas, mais fáceis de manusear sem que o usuário precise olhar constantemente para o relógio. Na tecla superior, você avança pelas funções do dispositivo; já a tecla inferior leva o usuário de volta à página inicial.

AndroidPIT samsung gear s3 classic 6
Como de hábito, os sensores estão localizados na parte de trás do S3 / © AndroidPIT

Tela

Como observado anteriormente, as telas do S3 Classic e do Frontier trazem 1,3 polegadas, ou seja 0,1 polegada maior que a série Gear S2. No entanto, a resolução permanece a mesma que a sua antecessora: 360 x 360 pixels. Um funcionário da Samsung nos afirmou que os displays usam a técnica de antialiasing, que imprime maior realismo às imagens digitais, suavizando as bordas recortadas em linhas curvas e diagonais. 

AndroidPIT samsung gear s3 display
A tela da linha Gear S3 traz 1,3 polegadas, Super AMOLED, com resolução de 360 x 360  / © AndroidPIT

Durante o nosso breve hands-on, não detectamos nenhuma diferença significativa de brilho entre a linha S3 e a S2. Mas, assim que tivermos um tempo maior para os testes, vamos compartilhar nossos resultados com você. 

Software

Assim como o Gear Fit 2 e as duas versões do Gear S2, a Samsung usa o Tizen como sistema operacional na linha Gear S3. De acordo com a empresa, existem dez mil aplicativos para a plataforma de smartwatches da Samsung. 

Além disso, para a o Gear S3 existem algumas melhorias de manuseio, como a possibilidade de instalar os apps diretamente no smartwatch. Isso deve evitar o uso do Companion-App a partir dos smartphones. 

AndroidPIT samsung gear s3 18
Agora os apps podem ser instalados diretamente no Gear S3 / © AndroidPIT

A interface de navegação através dos menus permaneceu intocada. Graças ao aro touchscreen e aos botões físicos, o Gear S3 - assim como seu antecessor - é muito fácil de operar. O Tizen foi muito bem adaptado à essa nova série e você dificilmente vai recorrer a um manual para aprender a mexer nos dispositivos. 

Naturalmente, todos os novos sensores foram considerados na nova versão do Tizen, então você pode usar a linha Gear S3 para avaliar diversos dados fitness. Entre os novos sensores está um barômetro, que mostra a altura do usuário vem como a velocidade que ele se locomove. 

Interessante também é a possibilidade de realizar chamadas de emergência, que indica ainda qual a sua localização. Para usar este recurso, basta apertar três vezes o botão físico inferior, que a chamada é feita e os dados da sua posição são enviados ao interlocutor.

Outra novidade da linha Gear S3 é capacidade de executar chamadas usando o microfone e o alto-falante embutido. Usar este recurso em público é um tanto questionável, mas pelo menos, ele está lá e pode ser bastante conveniente para quem quer manter o smartphone no bolso. 

AndroidPIT samsung gear s3 24
Graças ao microfone e o alto-falante, você pode fazer chamadas telefônicas com o Gear S3 / © AndroidPIT

Outro fato positivo do Gear S3 é que a Samsung permite que a série funcione em smartphones de outras marcas, incluindo o iPhone. Logo, quem usa o telefone da Apple, poderia utilizá-lo no lugar do Apple Watch. O aplicativo do Gear S3 para o iOS já está em fase de testes na Coreia do Sul e deve ser liberado em breve.

Performance

A Samsung executou pequenas mudanças no hardware da linha Gear S3. Isso se aplica, por exemplo, ao processador, dual-core, cuja inovação está nos detalhes. Ele agora é um chipset Exynos, com capacidades LTE. 

Além do novo processador, as especificações do Gear S3 trazem uma memória ampliada para 768 MB de RAM e 4GB de capacidade de armazenamento, que sustentam o sistema operacional, além de eventuais aplicativos e arquivos de música. 

Qualquer um que queira correr sem usar as funções do smartwatch, pode usar um fone de ouvido Bluetooth e utilizar o Gear S3 como se fosse um simples MP3 Player. 

AndroidPIT samsung gear s3 15
O Gear S3 tem processador Exynos dual-core, quase 1GB de memória RAM e 4GB de capacidade de armazenamento/ © AndroidPIT

Durante nossos breves testes com o dispositivo, em nenhum momento ele apresentou qualquer tipo de lentidão. Os menus e aplicativos rodaram com agilidade e de forma rápida. O tempo de carregamento dos apps foi bastante satisfatório e a sincronização com o smartphone (no caso um Galaxy Note 7) foi perfeita. Mas saberemos mais sobre o desempenho deste relógio inteligente em nosso review completo, em alguns dias.

Bateria

A Samsung tem feito um belo trabalho no quesito bateria, graças a uma célula de energia de maior dimensão. No Gear S2, a bateria tinha 250 mAh. Já na linha Gear S3, essa capacidade foi ampliada para 380 mAh, ou seja, 50% a mais de energia. 

Agora precisamos ver qual será o comportamento de uma bateria com maior autonomia, trabalhando em conjunto com uma tela otimizada Super AMOLED de 1,3 polegadas e um novo processador principal e, claro, mais sensores. Se tudo funcionar bem, a linha Gears S3 pode se tornar uma das melhores do mercado quando o assunto for smartwatches. No entanto, não podemos afirmar isso no momento. Vamos testar a bateria do dispositivo a fundo em nossos testes mais detalhados e informar a vocês posteriormente sobre os resultados. 

AndroidPIT samsung gear s3 frontier 1
A bateria do Gear S3 agora traz uma maior autonomia, saltando de 250 mAh para 350 mAh / © AndroidPIT

Veredito preliminar

As primeiras impressões em relação a nova linha Gear S3 (Classic e Frontier) foram sólidas. Aparentemente, a Samsung fez um belo trabalho ao combinar as características fitness do Gear FIT 2 com a funcionalidade cotidiana do Gear S2, embalando tudo em smartwatches maiores e mais, digamos, "classudos". A grande diferença em relação a linha anterior é que esta é mais voltada ao público masculino, provavelmente o maior consumidor deste tipo de wearable.

À primeira vista, a linha Gear S3 não revoluciona o mercado de smartwatches, mas oferece um produto mais robusto e aperfeiçoado. Se, de fato, a compatibilidade com o iOS for garantida, sem restrições, podemos ver uma parcela dos usuários de iPhones migrando para o relógio inteligente da Samsung. Pode até ser uma pequena parcela, mas isso faria doer o ego do pessoal de Cupertino.

29 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi