O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
157 Compartilhado 58 Comentários

Review do Samsung Gear S3: o melhor de dois mundos

A Samsung ampliou seu portfólio de dispositivos vestíveis com dois novos modelos, o Gear S3 Classic e o Frontier. Eles combinam as características inteligentes do Gear S2 (de 2015) com as funções fitness da Gear Fit 2. Além disso, a fabricante sul-coreana integrou mais inovações em sua nova linha de relógios inteligentes. Saiba tudo sobre o novo lançamento no meu review a seguir.

Avaliação

Prós

  • Acabamento
  • Tela
  • Sistema integrado com hardware
  • Sensores
  • Compatibilidade

Contras

  • Bateria
  • Versão nacional não possui chip LTE

Samsung Gear S3 – Data de lançamento e preço

Ambos os aparelhos chegam ao mercado por R$2.199,00. o Gear S3 estará disponível para compra na loja oficial da Samsung e nas principais redes varejistas do país a partir de 12 de dezembro.

Enquanto o Gear S2 e o S2 Classic estão disponíveis em cores diferentes, esse tipo de opção será mais restrita na linha Gear S3. O Classic será vendido apenas na cor prata, enquanto o S3 Frontier estará disponível apenas em preto.

Isso mostra que a Samsung tem focado esse tipo de produto mais no público masculino, ao contrário da série S2, que era focado tanto em homens quanto mulheres. 

Samsung Gear S3 – Desenho & Qualidade de Construção

Em termos de design e processamento, a Samsung decidiu implementar grandes mudanças tanto no S3 Classic, quanto no Frontier, focando, como dissemos anteriormente, no público masculino. Se o painel do Gear S2 não fornecia marcações, o mesmo não ocorre em ambos os Gear S3. 

AndroidPIT samsung gear s3 frontier hero
A moldura do Gear S3 Frontier trouxe um visual mais esportivo, parecido com os relógios de mergulho / © AndroidPIT

As pulseiras também estão mais maciças e masculinas e 2 mm mais amplas (22 mm na linha Gear S3 contra 20 mm na linha S2). Por padrão o Gear S3 Classic vem com uma pulseira de couro, enquanto o S3 Frontier traz esse item feito em plástico. Esse último tem a vantagem de ser mais resistente a suor e água. Além disso, ambos trazem o bem-vindo certificado IP68, que os torna resistentes à água e poeira.   

AndroidPIT samsung gear s3 comparison 2
Qual smartwatch combina mais com seu estilo: o Frontier (à esq.) ou o Classic (à dir.). / © AndroidPIT

Assim como o Gear S2 e o Gear Fit 2, a linha S3 traz botões físicos do lado direito da carcaça. No Classic, são botões mais tradicionais, que estão bem alinhados com o design do modelo. Já no Frontier, a Samsung optou por teclas, mais fáceis de manusear sem que o usuário precise olhar constantemente para o relógio. Na tecla superior, você avança pelas funções do dispositivo; já a tecla inferior leva o usuário de volta à página inicial.

AndroidPIT samsung gear s3 classic 6
Como de hábito, os sensores estão localizados na parte de trás do S3 / © AndroidPIT

O visual de ambas as versões, de modo geral, é bastante semelhante. Além do relógio, é enviado com o modelo uma base de carregamento por indução, que funciona junto com uma tomada com porta micro USB, e uma pulseira mais curta para pulsos menores. A pulseira do Classic é feita em couro, enquanto no Frontier temos silicone.

Ambas as versões contam com revestimento à prova d'água, ou seja, podem ficar submersos por até 30 minutos numa profundidade de 1,5 metro. A certificação aqui é a IP68. As pulseiras são de relógios convencionais, logo o usuário pode alternar facilmente a pulseira do smartwatch com a de um modelo convencional.

Samsung Gear S3 – Tela

Como observado anteriormente, as telas do S3 Classic e do Frontier trazem 1,3 polegadas, ou seja 0,1 polegada maior que a série Gear S2. No entanto, a resolução permanece a mesma que a sua antecessora: 360 x 360 pixels. A tela do vestível conta com uma tecnologia chamada anti-aliasing, que reduz os ruídos e torna as letras e os gráficos mais nítidos.

O brilho dessa tela Super AMOLED é excelente em luz solar direta, fácil de ler e de alta luminosidade. Esse brilho é superior ao do Gear S2, por exemplo. O relógio da Samsung conta com um sensor de luz ambiente para ajustar a intensidade do brilho automaticamente, assim como acontece no Moto 360. Contudo, é sempre necessário ajustar o brilho automaticamente, visto que nem sempre esse sensor se adapta ao ambiente de forma eficiente. O vidro é protegido com a tecnologia Gorilla Glass.

AndroidPIT Samsung Gear Classic Frontier 1261 2
Tela do Gear S3 / © ANDROIDPIT

Samsung Gear S3 – Software

Assim como o Gear Fit 2 e as duas versões do Gear S2, a Samsung usa o Tizen como sistema operacional na linha Gear S3. De acordo com a empresa, existem dez mil aplicativos para a plataforma de smartwatches da Samsung. Além disso, para a o Gear S3 existem algumas melhorias de manuseio, como a possibilidade de instalar os apps diretamente no armazenamento interno do relógio, de 4GB. Isso deve evitar o uso do Companion-App a partir dos smartphones. 

A interface de navegação através dos menus permaneceu intocada. Graças ao aro touchscreen e aos botões físicos, o Gear S3 - assim como seu antecessor - é muito fácil de operar. O Tizen foi muito bem adaptado à essa nova série e você dificilmente vai recorrer a um manual para aprender a mexer nos dispositivos. 

AndroidPIT Samsung Gear Classic Frontier 1303 2
Interface principal do Gear S3 / © ANDROIDPIT

Naturalmente, todos os novos sensores foram considerados na nova versão do Tizen, então você pode usar a linha Gear S3 para avaliar diversos dados fitness. Entre os novos sensores está um barômetro, que mostra a altura do usuário vem como a velocidade que ele se locomove. 

Interessante também é a possibilidade de realizar chamadas de emergência, que indica ainda qual a sua localização. Para usar este recurso, basta apertar três vezes o botão físico inferior, que a chamada é feita e os dados da sua posição são enviados ao interlocutor.

Outra novidade da linha Gear S3 é capacidade de executar chamadas usando o microfone e o alto-falante embutido. Usar este recurso em público é um tanto questionável, mas pelo menos, ele está lá e pode ser bastante conveniente para quem quer manter o smartphone no bolso. 

AndroidPIT Samsung Gear Apple 1382
App do Gear para iOS / © ANDROIDPIT

Outro fato positivo do Gear S3 é que a Samsung permite que a série funcione em smartphones de outras marcas, incluindo o iPhone. Logo, quem usa o telefone da Apple, poderia utilizá-lo no lugar do Apple Watch. O aplicativo do Gear S3 para o iOS já está em fase de testes na Coreia do Sul e deve ser liberado em breve.

Always On Display

O software traz ainda o modo Always On, que exibe o horário e a data, além de um resumo das notificações quando o usuário consulta o relógio. Essa função é capaz de oferecer um consumo menor de energia, visto que as informações são exibidas num fundo preto, tirando maior proveito do painel AMOLED. O usuário pode desativar o Always On display a qualquer momento.

AndroidPIT Samsung Gear Classic Frontier 1330 2
Gear S3 Classic / © ANDROIDPIT

Samsung Gear S3 – Performance

O Gear S3 traz um processador quad-core de 1GHz, o Exynos, além de um chip LTE, que é o grande diferencial do modelo. É válido dizer que a versão comercializada no Brasil não conta com conectividade 4G. Essas são as maiores mudanças presente no S3, em comparação com o Gear S2.

O novo processador acompanha ainda 768MB de memória RAM, junto com 4GB de armazenamento. Nessa memória é possível instalar apps e armazenar arquivos, como áudio. É possível utilizar o Bluetooth como ponte entre o relógio e o celular, transformando-o num player de música.

Em nossos testes, o Gear S3 se saiu muito bem no que diz respeito a performance. Nenhum app rodou lentamente ou travou durante o período em que estivemos com o vestível. A sincronização com o app Gear do Android é bem rápida, permitindo que o usuário controle alguns aspectos do sistema do relógio, como as interfaces do relógio.

Sensores

Tudo o que você pode esperar de um smartwatch e de uma pulseira fitness está presente no Gear S3. Devido aos inúmeros sensores, acompanhar atividades físicas e rotineiras ocorreu de forma tranquila com o vestível. Temos aqui GPS, Wi-Fi, Bluetooth, acelerômetro, giroscópio e barômetro. O Wi-Fi torna o relógio ainda mais independente do smartphone, visto que os dados são sincronizados com o Gear S3 mesmo quando não há conexão estabelecida com o dispositivo.

AndroidPIT Samsung Gear Classic Frontier 1288 2
Sensor cardíaco do Gear S3/ © ANDROIDPIT

O barômetro é o grande destaque aqui, visto que esse sensor torna os resultados de clima e pressão do ar ainda mais precisos. O usuário consegue ter um controle melhor das informações do clima, incluíndo mudanças climáticas. De fato, durante meu uso, notei que o gadget realmente conta com informações precisas. Faremos um teste específico com o barômetro e iremos publicar em outro artigo.

Samsung Gear S3 – Áudio

Outra característica do Gear S3 é a capacidade de fazer chamadas utilizando o microfone e o alto-falante embutido. Usar essa função não é realmente o problema, mas sim utilizá-la em público, visto que é um pouco estranho falar com o smartwatch. Em casa ou no trabalho esse tipo de uso é mais conveniente.

É possível usar o Gear S3 para falar durante uma ligação, graças ao microfone e a saída de áudio embutida

Vale ressaltar também que o alto-falante funciona como viva-voz, tanto para ligações quanto para tocar músicas. É claro que o som mono aqui é modesto, mas pode ser útil em algumas situações.

Samsung Gear S3 – Bateria

A Samsung tem feito um belo trabalho no quesito bateria, graças a uma célula de energia de maior dimensão.Temos aqui 280mAh, que são suficientes para usar o relógio por até dois dias moderadamente. Existe nas configurações o modo convencional, que torna o Gear um relógio convencional, onde suas configurações inteligentes são desativas. Isso aumenta a capacidade de bateria do vestível em mais um dia.

Fazendo muita sincronização ou usando uma watch face animada, como a do Super Mario, a autonomia de energia pode cair para um dia e meio de uso. 

AndroidPIT Samsung Gear Classic Frontier 1277 2
Gear S3 dura em média 2 dias de uso / © ANDROIDPIT

Samsung Gear S3 – Especificações Técnicas

    • Tipo:
    • Smartwatch
    • Modelo:
    • Ainda não disponível.
    • Fabricante:
    • Samsung
    • Dimensões:
    • 49 x 46 x 12,9 mm
    • Peso:
    • 57 g
    • Tamanho da bateria:
    • 380 mAh
    • Tamanho da tela:
    • 1,3 polegadas
    • Tecnologia da tela:
    • AMOLED
    • Tela:
    • 360 x 360 pixels (278 ppi)
    • Câmera frontal
    • Ainda não disponível.
    • Câmera traseira
    • Ainda não disponível.
    • Flash:
    • Ainda não disponível.
    • RAM:
    • 768 MB
    • Memória interna:
    • 4 GB
    • Memória removível:
    • Não disponível
    • Chipset:
    • Ainda não disponível.
    • Número de núcleos:
    • 2
    • Velocidade máx.
    • 1 GHz
    • Conectividade
    • Bluetooth 4.2

Veredito Final

O Gear S3 é, na minha opinião, o melhor smartwatch do momento. Completo em sensores, mais independente do dispositivo, com fácil usabilidade e informações precisas. O mais notável aqui é que o smartwatch realmente se parece com um relógio convencional, o que pode ser uma boa notícia para aqueles que tem o "pé atrás" com o design dos vestíveis. 

A compatibilidade do relógio com outros smartphones e sistemas também chama atenção aqui, mostrando que existem razões consistentes para a Samsung ter optado pelo Tizen no lugar do Android Wear. Com o Tizen, a empresa consegue promover uma integração com o hardware físico e interno (processamento) do Gear. As funções do SO desenvolvido pela Sammy também é outro ponto positivo, visto que temos aqui funções mais otimizadas, que utilizam melhor a tela e os botões do relógio.

O Gear S3 Frontier é o smartwatch mais parecido com um relógio convencional do momento

O preço pode não ser o mais competitivo, contudo, se levarmos em consideração que o Gear S3 se tornará um concorrente sério do Apple Watch em breve (assim que o app pra iOS sair), notamos que o preço do vestível está dentro da média. O Moto 360 Sport custava mais do que o Gear S2, e o ZenWatch 3, da Asus, está apenas R$ 150,00 mais em conta. Comparando todos os esses modelos, certamente minha escolha seria o Gear S3.

O que você achou do GearS3?


Este artigo foi feito em parceria com o editor Shu On Kwok, do AndroidPIT.de

58 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi