O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
7 min para ler 64 Compartilhado 63 Comentários

Minha experiência com a realidade virtual: embaraçosa, alienante e (muito) divertida

Voltei à realidade "real" há cerca de dois minutos. Minhas pupilas estão dilatadas, a cabeça pesada e o pescoço dói um pouco. Mas o entusiasmo é gigantesco. Eu finalmente tive a oportunidade de mergulhar no mundo virtual, oferecido pelos óculos Gear VR, da Samsung. E agora quero compartilhar minhas experiências e também dar alguns conselhos. Prontos para entrar em uma dimensão paralela?

Eu já havia experimentado uma coisa ou outra em ambientes de realidade virtual (Google Cardboard conta?), mas a minha resposta sobre as sensações era sempre um "ah sim, interessante". Na verdade, era apenas para disfarçar a minha ignorância no assunto. Mas resolvi tomar coragem, peguei o Galaxy S7 Edge aqui da redação e pedi um Gear VR de um colega para mergulhar de vez nesse mundo. 

ANDROIDPIT VR glasses 2
Da configuração inicial à total imersão em um mundo paralelo / © ANDROIDPIT

Configuração inicial e navegação

Peguei o Galaxy S7 Edge por volta das 10h50 da manhã e com a bateria indicando carga de 97% (lembre-se desse número, porque ele será útil em alguns parágrafos abaixo). Desbloqueei o visor e fui a procura de um app dedicado à realidade virtual. Demorei uns cincos minutos para entender o funcionamento da loja de apps e como baixá-lo. Admito que no início da manhã, não sou uma pessoa das mais inteligentes.

No final, esse tempo foi o suficiente para conectar o Gear VR ao smartphone. Mas só porque ele foi me indicando que eu estava no caminho certo. 

AndroidPIT samsung gear vr daria 4
Os botões são facilmente acessíveis para os destros / © AndroidPIT

Depois de realizar a conexão entre os dois dispositivos, inicie o download do app da Oculus. O único problema é que para realizar essa configuração inicial, você tem de retirar o smartphone novamente do Gear VR. Na sequencia, o serviço me pediu para baixar sete apps e, em seguida, me registrar no serviço, usando um e-mail e, depois, entrar nesse mesmo endereço para ativar a conta. 

Por último, uma vez que a loja Oculus aparecia, eu pude baixar os apps gratuitos disponíveis, incluindo jogos em 3D e vídeos interativos. 

Finalmente, depois de pouco mais de 10 minutos, recoloquei o Gear VR pronto para alguma ação. Infelizmente, o Oculus conteve meu entusiasmo com um tutorial inicial. E eu recomendo que você não o ignore como eu fiz da primeira vez. Isso porque, se o fizer, vai perder três vezes mais tempo lá na frente. Siga cada passo que, em poucos segundos, você aprenderá como selecionar o conteúdo, navegar entre as telas e ir para a Home a qualquer momento. 

Pessoalmente, eu achei o trackpad e o botão de "voltar" bastante confortáveis de usar, mas eu sou destra. Imagino que um canhoto sofra mais para se acostumar a esses comandos. 

AndroidPIT samsung gear vr daria 1
Entrei no mundo virtual!/ © AndroidPIT

Conselhos úteis

  • Ajuste melhor o foco usando a pequena roda preta que está localizada sobre o visor
  • Não pule o tutorial inicial para entender como funciona a navegação
  • Limpe a tela e a lente do Gear VR com um pano de microfibra antes de usar
  • Retire o smartphone do Gear VR para fazer o download de aplicativos mais facilmente

Constrangimento, provocações e um estado de transe

Ok, tudo pronto e, agora, eu só tenho de acessar a biblioteca de mídia e começar a selecionar os aplicativos baixados anteriormente, para desfrutar da emoção da realidade virtual. Agora, problema número um: superar o constrangimento inicial e ignorar as provocações.

Como você pode imaginar, eu estava testando o Gear VR em uma sala cheia de colegas amigáveis, prontos para tirar algum tipo de sarro, fazer caretas, tocar no meu ombro e me perguntar coisas. Sabendo, claro, que eu não faria a mínima ideia do que estava se passando ao meu redor. 

Ao mesmo tempo, eu não podia ficar parada na cadeira e ignorar tudo, porque os jogos faziam eu realizar movimentos bruscos com a cabeça, para ultrapassar obstáculos. Então, no final das contas, me resignei em assumir meu papel de "louca". 

aAndroidPIT samsung gear vr daria 5
Assumindo o papel de "louca" / © AndroidPIT

Quanto aos aplicativos, eu testei todos os que são gratuitos e devo dizer: Hold on to your seat e Ocean drift me pareceram completamente desnecessários. O primeiro lhe dá a oportunidade de assistir a um espetáculo do Cirque du Soleil, enquanto o segundo é um jogo em que você pode explorar o fundo do mair em busca de espécies raras de peixes. Nada emocionante. Apenas me empolguei ao jogar Anshar Wars 2. Com ele, esqueci do mundo real ao meu redor e fiquei tentando derrubar naves inimigas por mais 20 minutos. 

Infelizmente, não pude testar o Gear VR com um gamepad, o que certamente ajudaria a tornar a experiência mais intuitiva. Usar o trackpad do VR para acelerar ou movimentar o personagem é bastante inconveniente, para não falar das muitoas vezes em que pausei o jogo ou atirei acidentalmente no que não devia.

Mas, apesar destes contratempos menores, eu estava completamente extasiada com os gráficos tridimensionais e imersa na música e no ambiente.

AndroidPIT IT samsung gear vr galaxy s7
Baixe os aplicativos quando seu smartphone estiver desconectado do Gear VR / © AndroidPIT

Conselhos úteis

  • Use o Gear VR quando você estiver sozinho ou na companhia de um amigo de confiança. Pensando bem, use sozinho mesmo
  • Use o Gear VR quando estiver no centro da sala. Ou em uma cadeira giratória
  • Não se preocupe em pausar o jogo ou bloquear a tela do smartphone. O próprio Gear VR se encarrega disso automaticamente assim que você desvia o olhar
  • Tente usar um gamepad para tornar a experiência mais intuitiva

Consequências físicas e do consumo de bateria

O problema da alienação causada pelo uso do Gear VR não é tanto a tal dor de cabeça que eu, pessoalmente, não tive. Mas, depois de utilizar o dispositivo por algum tempo, senti os olhos pesados, além de um torcicolo. Esses incômodos podem ter sido causados na hora que meus olhos tiveram de se readaptar a luz natural quando retirei o gadget, além das 318 gramas do Gear VR adicionados às 157 gramas do Galaxy S7 Edge, que pesam no pescoço. E o "plus" de ter de movimentar a cabeça para se esquivar de meteoros e obstáculos afins.

Enquanto usei o Gear VR, procurei apoiar os cotovelos na mesa e segurei meu queixo com as mãos para relaxar o pescoço. 

AndroidPIT samsung gear vr daria 3
O esforço para realizar os movimentos me rendeu um torcicolo / © AndroidPIT

Agora, finalmente, voltamos a porcentagem apresentada pela bateria do Galaxy S7 Edge (aqueles 97%, lembram?). Depois de, exatamente, uma hora de uso, o display indica que o nível de energia do smartphone está em 84%. Incluindo a configuração inicial, transferência de dados e cerca de 40 minutos de jogo, o telefone da Samsung consumiu apenas 13% da carga. Nada mau se considerarmos que a tela do S7 Edge tem resolução QHD.

No entanto, caso você se esqueça de carregar o dispositivo antes de mergulhar no mundo da realidade virtual, é possível utilizar o cabo USB para manter o smartphone em funcionamento e carregando.

Conselhos úteis

  • Não use o Gear VR por muito tempo para evitar dores de cabeça e torcicolos
  • Use um cabo USB para continuar carregando o smartphone

Conclusão

A experiência com o universo da realidade virtual foi bem bacana e devo dizer que fiquei fascinada com quase tudo o que me cercou. Se usado com moderação, o Gear VR oferece uma dinâmica bastante futurista e uma bela experiência multimídia.  

É claro que o preço do dispositivo é um problema, mas não apenas por isso. Para  fazer uso do Gear VR, você precisa ter smartphones compatíveis com ele e que estão longe de serem baratos: o dispositivo de realidade virtual da Samsung só aceita os modelos o Galaxy S6, S6 Edge, S6 Edge+,além dos Galaxy S7, S7 Edge e Note 5.

Mas se você já tem algum deles, não perca tempo: comece a considerar seriamente um Gear VR na sua casa. Satisfação garantida!

Onde comprar

 

Os comentários favoritos dos leitores

63 Comentários

Escreva um comentário:
  • Adquiri o Gear VR e o smartphone e a experiência com realidade virtual é muito legal de fato. E dizem que ainda está no início...então muita coisa interessante vem por aí nos próximos anos!

  • Conselhos úteis:
    * Use ele quando sair na rua
    * De preferência procure sacadas de prédios com uma boa altura
    * Numa beira de piscina também e um ótimo lugar

    Só assim você terá uma experiência super real das consequências do uso do aparelho...

    *Galera, só tô zuando tá...kkkkkkkk Claro que aqui não tem nenhum imaturo à ponto de fazer isso... Mas tem uma foto aí cima em que ela está próximo à uma grade no alto de um prédio... É irônico, mas perigoso!

    Achei bacana a idéia do Gear VR, é uma experiência e tanta, mas deve ser usado com extrema responsabilidade, e para os pais que vão dar à seus filhos nem se fala...

    Uma novidade que no passado viamos só em filmes de ficção científica. Agora trouxe a nós mais uma experiência de evolução tecnológica.

  • Pena que o valor do Gear VR, é bem alto

  • Tenho um Gear VR há 3 meses. É tudo isso e mais um pouco sim. Mas nunca senti dor nenhuma no pescoço ao usar, os olhos nos primeiros dias sofrem um pouco, depois acostuma. Ver Netflix pra mim não é uma experiência muito legal não, é cansativo, as pupilas dilatam muito e a imagem não é lá essas coisas, não é tão nítida. O consumo de bateria é bem baixo mesmo, porém, o aparelho esquenta absurdamente muito.

    E sim, eu sempre concordei que realmente deveria ser aberto para outros aparelhos da própria Samsung e de outros fabricantes também.

    Ah! os apps da Oculus são todos em dólar e bem caros, mas rola umas promoções legais.

    Uma alternativa legal é vc usar algum app que o desbloqueia para que se use aplicativos de terceiros, como os da Play Store para o Cardboard, por exemplo.

    Alguns jogos e aplicativos só podem ser controlados por Gamepad também, existem alguns bons e baratos no mercado.

    Ah! Use um BOM fone de ouvido para uma experiência ainda mais eletrizante!

    É isso!

  • Poderia ser compatível com mais smartphones tops de linha. não só Samsung, aposto que tem muita gente que gostaria de ter o Gear vr mas a falta de smartphone da marca impede o uso do produto, todos temos preferência a diferentes fabricantes.

  • Tenho o S6 Edge+ e já estava com vontade de comprar o Gear VR. Depois de ler seu texto que reflete como foi sua experiência ao usá-lo, fiquei com mais vontade em comprá-lo.

  • E áudio?? Tem dispositivos que já vem com fones acoplados. Qual é a indicação de equipamento para utilização? Existe algum tipo específico que ajuda em uma maior "imersão"?

    • Cara, eu uso um fone Sony MDR-10RBT, porém, alguns aplicativos não funcionam bem com fones Bluetooth, nesse caso eu desligo a função e uso o fone com fio mesmo. Fica excelente!

  • Matéria ótima. Quando a Daria falou sobre a bateria no começo da matéria, eu achei que no final ela diria que a bateria foi drenada e tinha acabado no meio dos testes, então me surpreendi ao ler que o consumo foi bem baixo.

    • Pois é cara, não drena não, mas esquenta muito o aparelho. Meu S6 Edge fica pegando fogo quando uso alguns apps. Pra assistir Netflix não esquenta muito não. E tem também a opção de ir carregando o aparelho com ele conectado ao G-VR, só não me arrisco muito a fazer isso...kkkkkk... medo de tomar um choque no olho!

  • Passei pelo mesmo processo do amigo abaixo, você compra empolgado, se deslumbra nos primeiros momentos e depois o óculos vai virar amigo da poeira, não vale a pena o investimento, tenho dito.

    • Tinha me acontecido isso também, mas depois de um mês surgiram aplicações bem interessantes e voltei a minha paixão pelo gadget. Depois que comprei um Gamepad então!

  • Parabéns pela matéria!!

  • comprei um Vr e logo nas primeiras semanas foi tudo muito empolgante, mas depois vi que não era tudo isso, e uma coisa muito do momento mas que depois acaba sendo desnecessária

  • Já usei o GearVr e o Google Cardboard. E vou falar: o cardboard é de PAPELÃO e faz quase a mesma coisa que o GearVr.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi