O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
Review 88 Compartilhados 35 Comentários

Review do Samsung Gear VR: bem-vindo ao mundo real

Olhe a sua direita, olhe a sua esquerda, acima, abaixo. 360° de gente falando como a realidade virtual é o último grito. Nesse contexto, a Samsung desenvolveu, em colaboração com a empresa australiana Oculus, o Samsung Gear VR, um óculos de realidade virtual relativamente barato e com vários pontos a favor. 

Avaliação

Prós

  • Leve e confortável
  • Relativamente barato
  • Aplicativos exclusivos interessantes

Contras

  • Compatibilidade muito reduzida
  • Tecnologia em estágio inicial

Samsung Gear VR – Data de lançamento e preço

Houve um ano em que muito se falou de tablets. Outro, de wearables. Agora, podemos dizer que o “grito da moda” de 2016 no mundo da tecnologia é a realidade virtual. Isso animou as principais empresas a desenvolverem seus próprios dispositivos neste formato, com preços e especificações diversas.

Entenda o Gear VR como um acessório do Galaxy e não como um óculos de realidade virtual comum

Por sua vez, o Samsung Gear VR tem um valor relativamente acessível para quem é early adopter de novas tecnologias: na loja online da marca, seu preço sugerido é de R$ 799. Mas é bom lembrar que o dispositivo é compatível apenas com os smartphones topo de linha da marca: Galaxy Note 5 e os Galaxy S6, Galaxy S6 Edge e o S6 Edge+, além dos recém-lançados Galaxy S7 e S7 Edge. Que não são exatamente baratos. 

ANDROIDPIT VR glasses 6
A tira de borracha é bastante cômoda / © ANDROIDPIT

Samsung Gear VR – Desenho & Qualidade de Construção

O Gear VR é fabricando em plástico e se ajusta à cabeça por meio de uma tira de borracha localizada dos lados e uma tira adicional na parte superior.

Na parte de cima, encontra-se a roda de ajuste de distância focal, necessária na primeira vez em que se utiliza o dispositivo. À direita estão os controles de volume e o pad de controle tátil; abaixo, um pequeno botão para retroceder a reprodução. Esta disposição pode fazer com que os canhotos não fiquem totalmente cômodos ao manejar os comandos, ainda que esse problema seja de difícil solução em termos de design.

androidpit samsung gear vr diopter wheel
A roda de ajuste de distância focal. / © ANDROIDPIT

Independente disso, a mudança entre o pad de controle e o botão de retroceder é complicado de manusear entre os dedos. 

A parte do visor que se junta ao rosto está acolchoada e unida ao dispositivo por um velcro, o que aumenta consideravelmente a sua comodidade. O óculos pesa 318 gramas e é muito fácil de transportá-lo. 

Samsung Gear VR – Tela

O Gear VR não conta com nenhuma tela integrada; em seu lugar está o display do smartphone, que assume a tarefa. Tendo em conta que o óculos é compatível com os últimos modelos topo de linha da Samsung, a resolução será sempre de 2560 x 1440 (1280 x 1440 por olho).  

A primeira impressão ao utilizar o Gear VR é um tanto decepcionante, já que as imagens aparecem ligeiramente borradas. Atribuiu-se isso, principalmente, às expectativas pouco realistas que a maioria das pessoas tem antes usar óculos de realidade virtual. Mas também temos de levar em conta que muitos dos aplicativos disponíveis não estão renderizados a resolução de 2K.

androidpit samsung gear vr sickness
O painel do smartphone assume a tarefa de tela oficial do Gear VR / © ANDROIDPIT

A maioria dos óculos de realidade virtual disponíveis atualmente no mercado traz uma resolução similar e, uma vez que você se acostuma com a distância focal, a experiência passa a ser bastante agradável. 

Samsung Gear VR – Software

Ao se colocar os óculos pela primeira vez, a sensação de ridículo é imediata. Seguramente, as primeiras pessoas a falar com o computador em uma videoconferência pensaram a mesma coisa. Mesmo assim, uma vez que você supera essa impressão, é muito mais fácil desfrutar da experiência que o Samsung Gear VR proporciona

A sensação de ridículo é a primeira coisa que você sente ao colocar o VR Gear pela primeira vez. Mas passa logo

Uma vez conectado o telefone ao dock do Gear VR , e colocado o visor em frente aos olhos, o Oculus é iniciado. Trata-se do aplicativo base de onde se pode baixar todos os vídeos, apps e jogos disponíveis para o óculos da Samsung. 

Dentro da loja de aplicativos é possível ver vários nomes conhecidos, como o do Netflix - ainda que a única coisa que mude nesse caso é a simulação de uma sala virtual. A quantidade de apps não é tão vasta (por enquanto), mas é suficiente para justificar o preço do Gear VR. 

Os programas mais interessantes são os pagos e não encontrei nenhum tipo de publicidade nos aplicativos gratuitos que foram instalados. Mas anúncios integrados ao cenário de realidade virtual são, de fato, um aspecto que pode ser muito interessante no futuro. 

A quantidade de apps para usar com o Gear VR não é gigantesca, mas o suficiente para justificar seu preço

E é essa a principal tarefa do Gear VR: a exploração e imersão em diferentes cenários, mais até do que a interação com elementos. A sensação inicial desse tipo de dispositivo é uma só: parece mais um protótipo do que um produto bem acabado. Mas, vale citar que cada óculos de realidade virtual existente no mercado se presta a uma diferente funcionalidade. 

androidpit samsung gear vr back button
O pad de controle e o botão de retroceder / © ANDROIDPIT

Em resumo, o software do Samsung Gear VR é muito bom e o Oculus é um entorno intuitivo e apropriado ao modelo; isso justifica o porquê de muitas empresas o terem escolhido como um território exclusivo para seus aplicativos.

Veredito Final

Ao final da experiência, o Samsung Gear VR está entre os melhores óculos de realidade virtual disponíveis no mercado. O problema é que, como usuário, é fácil encontrar limitações. A primeira delas é óbvia: apenas os proprietários de smartphones topo de linha da marca sul-coreana podem desfrutar do dispositivo. 

A  tecnologia de realidade virtual ainda se encontra em estágio inicial. Mas os primeiros passos são animadores

A segunda das limitações pouco tem a ver com o produto em si e é algo que nenhum fabricante quer dizer ao apresentar um dispositivo deste tipo: goste ou não, a realidade virtual se encontra ainda em um estágio tecnológico inicial, o que ainda dificulta o desenvolvimento de gadgets atrativos. Como dissemos acima, o app mais interessante neste formato, o Land´s End, é pouco mais que uma exploração de cenários. 

De qualquer forma, 2016 ainda não será o ano em que a realidade virtual passará a ser parte da nossa vida cotidiana. Mas, nesse pequeno terreno que a indústria está começando a edificar, o Samsung Gear VR proporciona uma experiência notável. 

 

Samsung Gear VR – Onde comprar

Samsung Gear VR
799,00
Loja Online Samsung
Samsung Gear VR
719,10
Submarino

 

35 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi