O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 168 Compartilhado 61 Comentários

A Samsung ainda é líder, mas vai enfrentar seu maior desafio em 2016!

De acordo com os dados do último trimestre de 2015, a Samsung mantém sua posição como líder de vendas de smartphones no mundo. Mesmo assim, os números não foram tão positivos como se esperava e, em 2016, a fabricante sul-coreana vai enfrentar um dos anos mais difíceis da sua história. 

Dados de um estudo feito pelo respeitado IDC, analisam as vendas globais de smartphones, com a Samsung se mantendo no topo da lista de fabricantes, batendo até mesmo a arquirrival Apple, a chinesa Huawei e outros dois nomes que dividem o pódio entre as maiores.  

samsung world share opensignal 2014
A Samsung ainda domina o mercado mundial de smartphones / © OpenSignal

Durante o quarto trimestre de 2015, a Samsung alcançou quase 400 milhões de smartphones vendidos, um crescimento de 5,7% em comparação ao mesmo período do ano anterior. No entanto, os lucros continuam a ser o principal problema da empresa.

O desafio para 2016

Para a Samsung, assim como a Apple, as vendas de smartphones é um dos fatores mais importantes para geração de lucro. Este é um aspecto fundamental de seu modelo de negócios e algo que ela não pode dar ao luxo de perder. O problema é que seus próximos telefones podem não oferecer tantos lucros como nos anos anteriores e isso poderia ser um grande problema para a fabricante asiática.

Geralmente a Apple é considerada como a principal concorrente da Samsung e sua mais forte ameaça. Mas, de certo modo, esse não é o único problema enfrentado pela empresa. Na categoria de modelos high-end, a Samsung terá uma alta competição por parte da criadora do iPhone, cujas vendas, apesar de terem sido menores nos últimos meses, continuam a gerar mais dinheiro do que a Samsung.

IMGL6482
Galaxy S6 Edge: competição na categoria high-end aumentará / © ANDROIDPIT

Por outro lado, nas gamas de aparelhos de entrada e intermediários, a Samsung encontra competidores cada vez mais fortes, como a Huawei apresentando-se como a principal competidora. Os números da empresa chinesa têm-se multiplicado nos últimos anos e sua boa reputação tem crescido constantemente.

Além dos dados extraídos do estudo do IDC, este cenário mais complicado é algo que a própria Samsung já assumiu como seu principal desafio. Durante o evento de Ano Novo da companhia, o CEO Kwon Oh-hyun disse aos seus funcionários que o crescimento global da empresa seria baixo ao longo de 2016, como afirmou uma fonte à agência de notícias Reuters.

huawei vs xiaomi
Huawei e Xiaomi: fortes concorrentes da Samsung nas categorias de entrada e intermediária / © ANDROIDPIT

No entanto, é improvável que a Samsung diminua o número de lançamentos em 2016, principalmente se olharmos para os últimos rumores. Pelo contrário: a empresa parece pronta para lançar entre três e quatro versões de seu carro-chefe neste ano, o Samsung Galaxy S7.

A empresa sul-coreana sempre foi conhecida por ser competitiva nos em seus preços, nas várias categoria de smartphones, com o objetivo de  atrair o maior número possível de usuários. Mas com uma concorrência cada vez mais dura, a Samsung será capaz de enfrentar os desafios de lucro maiores em 2016?

Com o seu conhecimento do mercado, você acredita que existe alguma chance da Samsung perder o seu posto de líder em 2016?

Os comentários favoritos dos leitores

61 Comentários

Escreva um comentário:
  • o Mercado e um jogo ...horas você ganha horas você perde. e isso pode acontecer a qualquer momento.

  • Lançando 4 variante de smartphone por semana tem que ser a mais usada é óbvio,
    deixei de lado a Samsung pelo simples fato absurdo de se pagar caro por um aparelho top que em apenas dois meses de uso já perde um percentual grande de valor venal.

  • A Samsung perdeu a sua essência ao longo dos anos, esqueceu que quem a colocou no posto que Ela ocupa hoje foi o cliente, aquele que Ela tanto despreza e desdenha com um péssimo pós venda, preços abusivos, falta de atualizações e descontinuação muito rápida de aparelhos carissimos.

    No final de 2014 lançou o galaxy Alpha, Octacore, 1.6gh, 32 gb e etc, um monstro para a época, em janeiro de 2015 ele ja estava descontinuado, o mesmo acontecera com o Galaxy S6, hj custando absurdos R$ 3.000,00 e até Outubro/2016 este mesmo modelo será superado pela propria Samsung e será esquecido no proximo Update do Android.

    É uma questão de tempo para o consumidor se tocar e aos poucos deixar de consumir produtos Samsung, Eu e minha familia ja boicotamos a Samsung por completo, Smartphones, Tvs e etc.

  • Acho difícil, pois quase nenhum fabricante produz smartphones com valor abaixo de 400 reais. Acho que somente a LG, mas como a Samsung manda bem no marketing, a marca sempre vem a cabeça, não importando se buscamos aparelhos de 3 mil ou de 300 reais.

  • Tratando seus consumidores como tem tratado no pós venda, brevemente perderá sua liderança. O descaso, pelo menos comigo, que tenho um S6, foi bastante ruim.
    Você ter um aparelho de 3.000, com 8 meses de uso, tendo relatório da assistência técnica para troca de duas placas e a SAMSUNG BRASIL não aprova e sugere que eles tentem recuperá-las, não pode ser séria. Repensem a maneira de lidar com seus clientes. Se espelhem na APPLE, essa teria trocado o aparelho por um novo.

    • Bem isso, Tive 6 apple (3 meus e 3 da patroa). 3 deram problema ainda na garantia. Sem nota fiscal, só com meu RG, eles sabiam quando e onde eu havia comprado e identificado o problema. Tive um 4, um 4S e um 5S trocados na garantia. A apple pode ter todos os seus defeitos, como SO fechado demais, o itunes que irrita quando você quer só colocar uma música, ou foto no celular, fazer um toque novo, etc. Mas ela sabe como respeitar seu cliente e isso é a prova de que menos tem sido mais. Seu volume menor de vendas, do que a Samsung, ainda traduz a eficiência da empresa de maior valor do mundo e a que mais lucra. Por que será, não? Já tive iphone e hoje tenho um Moto Maxx. Já precisei da assistência e arrumaram na garantia. Problema no speaker. Mas receber um aparelho novo, sem dúvida é ver o cliente e não quanto isto vai custar!!! Valeu! Abs. =D

  • Um dos problemas da Samsung é que, em certos aparelhos, ela abandona o suporte de SO, não dando nem uma atualização sequer, a empresa tem que mudar esta maneira de agir. Melhorar os preços e fazer aparelhos que sejam ao nível dos topo de linha, mesmo com menos hardware, mas que possam satisfazer a clientela. Com certeza ela vai ter que mudar porque as chinesas estão chegando, e chegando bem, haja vista a Xiaomi com seu Redmi 2 pro.

  • Concorrência é fazer aparelhos de qualidade e ter preço competitivo, o que n não é o caso da Samsung. A samsung têm bons smartphones mas preços elevados, tal qual a Apple com seus valores exorbitantes.

  • asus qualidade e um bom custo e beneficio.

  • queria saber como um smart antigo como o nexus 5 ainda consegue ser super rápido e intravavel ..

  • Quero a Huawei é a Xiaomi entre de vez no Brasil!!!

  • Samsung é só as linhas S é Note o resto é o resto!!!não presta trava é ainda é bem mais caro que a concorrência.

  • Pra Samsung reinar absoluto, tem de baixar os preços dos seus aparelhos!

    • Deivis a grande questão não é preço, Apple vende menos, tem mais lucro e tem mais clientes satisfeitos. Eu não uso Apple mas ela tem os méritos, a Samsung não troca um aparelho por defeito já a Apple não troca peça e sim o aparelho.
      Apple atualiza até o hardware não aguentar mais, já a Samsung só atualiza um vez e na maioria como o s5 o update é bugado

    • E que tal se ela desse um suporte melhor para seus aparelhos? Ou melhorasse esse sua interface passada e devoradora de RAM? Não custa nada sonhar...

  • Também, quase todo dia lança aparelho hahahaha

Mostrar todos os comentários
168 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi