O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
159 Compartilhados 163 Comentários

E se em vez do Android o seu Samsung rodasse com o Tizen?

De acordo com o jornal coreano Korea Times, a Samsung estaria considerando mover todos os seus dispositivos para o seu próprio sistema operacional, o Tizen. Isso implicaria no fim dos smartphones e tablets Android da empresa.

Esta notícia vem de encontro com uma publicação da Fast Company, divulgada no mês passado, que sugeria que a empresa estaria se afastando de vez do Android Wear como sistema operacional dos seus futuros relógios inteligentes. Smartwatches executando Android Wear sempre foram uma segunda opção para a fabricante sul-coreana. Contudo, agora parece parece mais provável do que nunca que os smartphones da Samsung possam deixar o Android de lado e passar a usar o Tizen.

FP
Flávio Prado
Os desafios de se abandonar uma plataforma consolidada como o Android são enormes.
O que você acha?
912 participantes
50
50

A Samsung pretende "reduzir sua forte dependência do sistema operacional do Google," de acordo com a Korea Times. "Se você não tiver o seu próprio ecossistema, então você não terá futuro", disse um executivo da Samsung não identificado à publicação.

androidpit Samsung Gear S2 5
O principal smartwatch da Samsung, o Gear S2, roda Tizen / © ANDROIDPIT

A linha Z de smartphones da Samsung, que roda com a plataforma Tizen, já está disponível na Índia e tem sido "popular entre os consumidores indianos", disse o executivo. "Durante o primeiro trimestre deste ano, a Samsung vendeu cerca de 64 milhões de telefones lá". Claramente, no entanto, a empresa precisa de um ecossistema muito mais robusto antes de tal plataforma ser capaz de prosperar em telefones nos Estados Unidos e em outros lugares. 

O executivo também teria dito que "mais incentivos e apoio será fornecido a desenvolvedores do Tizen", mas não se tem quaisquer outros detalhes sobre isso.

SM Z300HZKDINS 56 0
Samsung Z3 também utiliza o Tizen como sistema operacional / © Samsung

Se a Samsung decidir puxar o gatilho e ir adiante com o seu próprio sistema operacional, certamente, isso seria um grande golpe para o Google. A empresa sul-coreana - que é uma das maiores fabricantes de smartphones do mundo - provavelmente gostaria de ter o controle total do ecossistema de seus aparelhos.

Todos sabemos que quando uma mesma empresa controla hardware e software dos seus dispositivos, o resultado geralmente é muito bom, mas os desafios de se abandonar uma plataforma consolidada como o Android são enormes. A Samsung terá que convencer desenvolvedores a portarem seus apps para uma terceira plataforma e, principalmente, convencer os usuários a mudar para essa plataforma.

A própria empresa fracassou no passado com o BADA OS, isso em uma época em que o Android era bem menos popular. A Microsoft também não conseguiu bater de frente com o Android e o iOS, apesar do Windows Phone ter sido bem consistente. A Samsung gastou muitos recursos construindo um ecossistema em torno do Tizen OS nos últimos anos, resta saber se esse esforço será suficiente para a empresa abandonar o Android.

E você, acha que a Samsung terá coragem de substituir o Android pelo Tizen?

Fonte: Korean Times

Os comentários favoritos dos leitores

  • Rogério Valente há 5 meses

    Eu gostaria de ver isso.
    E a Samsung tem cacife para tal empreitada.
    Acredito que ela não abandonaria de vez o Android.
    Ela pode começar com uma ou duas linhas híbridas, deixando o consumidor fazer a escolha, ou ainda determinar que uma certa linha somente usará o seu SO.
    O Tizen já é usado nas TVs pela Samsung e, a decisão de utiliza-lo nos smartphones, seria uma questão de tempo.
    É um bom sistema e é também preciso lembrar que um software só amadurece com seu uso em larga escala.

    Torço para que essa decisão seja tomada. Teríamos mais um sistema para avaliar, testar e usar.
    Quanto mais opções melhor.

  • Tairo P. há 5 meses

    Sinceramente eu não entendo essa insistência de vários sites em dizer que o Tizen é da Samsung.

    O Tizen OS é baseado no MeeGo, mantido pela Linux Foundation e outras empresas, (não só pela Samsung como erroneamente a grande maioria dos sites dizem).

  • jovem tranzante iluminati marxista há 5 meses

    o probelma não é chamar o publico, e sim chamar desenvolvedores

  • Phelipe Breves há 5 meses

    Se a Samsung consegue estragar o Android, imagina como seria um sistema dela onde ela teria total controle... kkkkkk

163 Comentários

Escreva um comentário:
  • Acho Que Vai Ser Ótimo Pq Ah Samsung Poderá Ter Total Controle Do Software

  • Se a Samsung sair da plataforma Android, eu não serei mais usuário da Samsung. A própria samsung já me fez passar por uma experiência desastrosa com o Bada, seu próprio e já falido sistema operacional, que era uma verdadeira porcaria, ma minha opinião. Acho pouco provável que os fãs da empresa e que também são fãs do S.O Andoid apoiem essa mudança brusca.

  • 1 - O Tizen terá a oferta de softwares que eu uso (você como usuário Android) atualmente?
    2 - Terá uma loja de apps sempre se renovando em passos largos?
    3 - Será que desenvolvedoras gostarão e mais um Sistema Operacional para manter - Samsung forçando a barra pela base de usuários?
    4 - A Samsung Galaxy Apps, que é a App Store da Samsung abandonada, tem cacife para atrair usuários as instalarem porcarias sem motivo disseminando o uso de apps (monetização)? Hoje é uma cidade fantasma.
    5 - O Tizen será funcionalmente rápido ou apenas mais um Sistema Operacional?

  • Eu apoio totalmente!

  • já não tenho a samsung como opção de compra desde meu Galaxy SII. se trocar o android pelo Tizen ela não volta pra fila nunca mais ... abraços samsung

  • Não atualiza nem os modelos disponíveis no mercado com android em um tempo abiu, quem dirá em seus aparelhos com sistema próprio

  • O maior problema seria os apps/loja e fora que a samsung não é muito boa com software.

  • Acho que a Google vai rever aquela história de lista de empresas que demoram a entregar as atualizações creio que a Samsung não tenha gostado do tom usado pelo Google de pressionar as fabricantes, mas seria legal se o Tizen entrasse no mercado já que a Microsoft fracassou

  • Se ficar com o Tizen, seria como a apple, usando somente aparelhos do mesmo fabricante! Assim, se você comprar aplicativos, alguns caros, teria que ficar escravo da empresa, ou arcar os prejuízos!

  • Eu acho que o fato de controlar mais o sistema não é garantia de um resultado melhor. Também acho que hoje não compensa esse movimento, o Android tá muito estabelecido, difícil confronto. Dai a arrumar aplicativos... (olha a Microsoft). Além de tudo consumidores vão estranhar.
    Por fim, a própria Samsung já tá colaborando com o Android dando recursos criados por ela à Google. Seria uma jogada um tanto esquizofrênica mudar de sistema.

  • A Samsung precisa focar no desenvolvimento do Tizen em seus smartwatches e SmartTVs, onde funcionam extremamente bem.
    Tive contato breve com um dos smartphones com Tizen, e, sinceramente? O potencial do SO está voltado para os demais dispositivos, não smartphones.

  • Acredito que o futuro está na convergência e não na divergência, perguntem para a Microsoft...

  • suicídio? kkk

  • Eu compraria um Samsung com Tizen!
    Se a Samsung fazer que nem a Apple faz trazendo atualização regularmente e não deixando celulares antigo sem suporte seria uma boa, pelo meu modo de ver a Samsung dona do seu próprio sistema iria ter total controle sobre as atualizações de seus aparelhos, mas claro ela tem que fazer isso aos poucos para o Tizen se popularizar com o consumidor e conseqüentemente com os desenvolvedores de Apps porque um atrai o outro, o Android e um sistema muito inseguro e muito visado pelos Hackers, talvez a Samsung melhore a segurança de seus dispositivos tendo seu próprio sistema, claro estamos só na especulação no momento mas e um ponta de esperança já que a Google não faz nada em relação a segurança do Android alias INsegurança do Android.
    Não sei porque esse pessimismo todo aqui abaixo nos comentários, o Android quando foi lançado não se popularizou rápido assim não, todo o sistema novo demanda tempo para cair no gosto, e já que a Samsung tem mercado em vários continentes para ela popularizar o Tizen não vai ser difícil já que tem um bom hardware, não esquecendo o Android e o que é hoje graças por um parcela da Samsung.

    • O problema para a Samsung é que, quando o Android começou, não tinha um SO tão amadurecido como iOS e Android hoje; a Samsung iria ter de enfrentar dois gigantes estabelecidos e uma Microsoft que só Deus sabe o futuro. Fora que fica a coisa da sincronização no Android independente da marca e modelo que eu use.
      Acho algo muito corajoso de tentar.

  • O Tizen irá rodar mais em aparelhos de baixo custo por ser bem leve é uma boa opção ao Android, quando estiver bem familiarizado no mercado é certeza que veremos aparelhos tops rodando Tizen também.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi